Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Fajiolli
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2016, 18:37

Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Fajiolli »

Boa tarde... Para o porte tenho essa dúvida, qual das duas é mais confiável?

Obrigado!

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Alan Rodrigues »

Mais confiável com certeza seria a imbel, porém funciona somente em SA que requer mais treinamento para o uso rápido. Eu ficaria com a 838, mais uma opinião muito pessoal, eu escolheria a 938.

Araujo
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Dez 2015, 18:03

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Araujo »

Entre armas da Taurus eu também escolheria a 938, por questão de gosto pessoal e por esta já estar no mercado a muito mais tempo e não termos relatos de problemas igual as outras séries da Taurus.

Marcioroberto
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Mar 2016, 21:44

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Marcioroberto »

Eu tenho uma 838 e Uma Imbel MD2 (mesmo principio de funcionamento que a MD1), eu voto junto com os colegas, para porte não ficaria nem com a 838 e nem com a Imbel, a 838 é muito leve, gosto muito da arma, mas o cabo é muito grande e não facilita para velar, a Imbel é ação simples...

Já que tem que ser uma Taurus, eu iria de 938, projeto confiável e arma é mais compacta.

Fajiolli
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2016, 18:37

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Fajiolli »

Obrigado pelas opiniões e sugestões... Sei que não se compara a Ação dupla mas esse sistema ADC da imbel realmente funciona legal? Isso poderia aumentar a rapidez de pronto emprego... Eu estou quebrando a cabeça com isso, escolher confiabilidade ou rapidez de ação, tem prós e contras de cada, a ideia da 938 já deu uma luz... Qual a opinião dos senhores a respeito disso?

Obrigado

Marcioroberto
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Mar 2016, 21:44

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Marcioroberto »

Fajiolli escreveu:Obrigado pelas opiniões e sugestões... Sei que não se compara a Ação dupla mas esse sistema ADC da imbel realmente funciona legal? Isso poderia aumentar a rapidez de pronto emprego... Eu estou quebrando a cabeça com isso, escolher confiabilidade ou rapidez de ação, tem prós e contras de cada, a ideia da 938 já deu uma luz... Qual a opinião dos senhores a respeito disso?

Obrigado
A minha imbel tem o kit ADC, realmente funciona bem rápido, gostei do sistema, mas não confio nele 100% pq já ouvi falar que se o ADC quebrar a arma fica inutilizada, numa hora do stress vc ficaria sem ação, teria que atirar a arma na cabeça do agressor, já que não dá pra ter Glock, Cz, etc eu iria de 938

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por moliternoga »

O kit ADC é uma porcaria, uma aberração ao projeto 1911. Eu já ouvi relatos em que policiais ficaram na mão na hora do pega por causa do ADC. E também o kit não muda muita coisa pois você terá que destravar a arma para realizar o disparo e também há uma impressão que o cão está desarmado mas na verdade a mola do cão continua tensionada. As imbel funcionam muito bem sem o ADC e se for portar é usar como ela foi feita para ser portada, ou seja, cão armado e trava acionada. Na hora do saque destrava e atira. Com um pouco de treinamento consegue fazer isso rapidamente. Em questão de segurança é totalmente seguro portar a arma desse modo pois existe além da trava manual, a trava do percursor que só permite o disparo com a tecla do gatilho pressionada e tem a tecla de segurança do punho, que só permite que o cão desarme quando pressionada. Ou seja, a arma só disparará se realmente quiser. Muitos vão falar que a arma é insegura de portar assim, e vão dizer que a glock é totalmente segura. A Glock não tem tantos dispositivos de segurança quanto uma pistola baseada no projeto 1911, sendo muito mais fácil ocorrer um disparo "acidental". Não estou dizendo que glock não é segura, apenas que portar uma pistola imbel com cão armado e trava acionada é até mais seguro que uma glock. Quanto ao kit ADC no YouTube tem vídeos explicando como funciona e também dando defeito.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Um dos fatores que renderam à Glock fama por sua alta confiabilidade é justamente a simplicidade do projeto, com um número pequeno de peças para se desgastar e quebrar. Tenho uma G 42 e gosto muito dela apesar de suas limitações.

Sou obrigado, no entanto, a admitir que sou fã do projeto 1911 e pretendo adquirir uma Imbel futuramente. Minha opção é sem o kit ADC, sem sombra de dúvida, porque é uma peça a menos pra quebrar, o que na minha opinião aumenta a confiabilidade da arma. Além do mais, o kit ADC garante nada mais do que um conforto psicológico por levar o cão à frente mas independente disso a mola real continua tensionada.

Concordo que com treino frequente o problema da trava de segurança armada pode ser resolvido e que é uma arma muito segura, principalmente com a trava do percussor, mas prefiro não entrar na polêmica sobre que sistema é mais seguro, Glock (safe action) X imbel (projeto 1911).

Somente uma pequena correção no comentário do colega moliternoga, ao escolher uma pistola Imbel deve-se optar por modelo com ou sem a trava do percussor, pois ambos são fabricados e alguns atiradores desportivos (principalemente) preferem não ter esta trava de segurança mantendo-se o mais próximo possível do projeto original e fazendo com que o peso do gatilho seja ainda menor (quanto à interferência no peso do gatilho não sei se procede).

Espero ter contribuído.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por moliternoga »

Tanto a md1 quanto a md2 possuem a trava de percursor como padrão dos modelos e até onde eu saiba não tem opção de vir sem, isso para as pistolas em .380, modelo citado pelo colega no fórum. Os atiradores não gostam da trava de percursor pois ela deixa o gatilho um pouco mais pesado e acabam retirando o sistema de segurança do percursor.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Diogo Pinchemel »

No catálogo da Imbel para compras direto da fábrica os modelos referidos vêm como padrão com a trava de segurança do percussor mas na discrição do produto eles colocam a possibilidade de comprar com ou sem o ADC e também com ou sem a trava.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por moliternoga »

Que bom saber disso, realmente não sabia que a imbel dava a opção das armas sem a trava do percursor. Você sabe se essa opção é para todos os modelos da imbel?

Fajiolli
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2016, 18:37

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Fajiolli »

Diogo Pinchemel escreveu:Um dos fatores que renderam à Glock fama por sua alta confiabilidade é justamente a simplicidade do projeto, com um número pequeno de peças para se desgastar e quebrar. Tenho uma G 42 e gosto muito dela apesar de suas limitações.

Sou obrigado, no entanto, a admitir que sou fã do projeto 1911 e pretendo adquirir uma Imbel futuramente. Minha opção é sem o kit ADC, sem sombra de dúvida, porque é uma peça a menos pra quebrar, o que na minha opinião aumenta a confiabilidade da arma. Além do mais, o kit ADC garante nada mais do que um conforto psicológico por levar o cão à frente mas independente disso a mola real continua tensionada.

Concordo que com treino frequente o problema da trava de segurança armada pode ser resolvido e que é uma arma muito segura, principalmente com a trava do percussor, mas prefiro não entrar na polêmica sobre que sistema é mais seguro, Glock (safe action) X imbel (projeto 1911).

Somente uma pequena correção no comentário do colega moliternoga, ao escolher uma pistola Imbel deve-se optar por modelo com ou sem a trava do percussor, pois ambos são fabricados e alguns atiradores desportivos (principalemente) preferem não ter esta trava de segurança mantendo-se o mais próximo possível do projeto original e fazendo com que o peso do gatilho seja ainda menor (quanto à interferência no peso do gatilho não sei se procede).

Espero ter contribuído.
Companheiro, para o porte você escolheria qual? Pt 838, pt 938 ou imbel md1?

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Moliternoga, não sei te dizer se a opção está disponível para todos os modelos. Com certeza está disponível para a MD1 e MD2 mas para outros teria que olhar pra ter certeza...

Fagiolli, você me perguntou qual das três EU escolheria... Sinceramente ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto. A PT 838 tem tido uma aceitação boa com a maioria das pessoas que eu conheço que compraram mas na maioria dos casos são para defesa então essas armas foram / serão disparadas poucas vezes. EU já vi uma falha dela em mais de um exemplar com mais de 1000 disparos que me deixou com medo de confiar nela para defesa.

Quanto a PT 938, a maior crítica a ela é com relação à empunhadura. O projeto entretanto, é antigo testado e bem aceito, uma arma considerada segura para defesa. Eu nunca achei a empunhadura dela tão desconfortável, uma questão de adaptação e gosto pessoal, então olhando de forma geral gosto do conjunto.

Quanto a MD1, tenho pouca experiência com ela, só manuseei umas 2 vezes e nunca atirei com ela. O modelo sem o kit ADC, com trava de segurança de percussor me deixa confortável com relação à segurança mas o cão armado tem desvantagens como possibilidade de arranhar o corpo durante o porte velado além de ser mais uma peça para enroscar na roupa e principalmente o peso.

Enfim, eu tenderia para a PT 938 (pelo menos por enquanto, lembrando que não tenho uma posição totalmente formada sobre assunto) para o porte diário em primeiro lugar mas não descartaria a MD1 porque acredito que as desvantagens dela podem ser minimizadas com o uso de um coldre apropriado. Quanto a PT 838, ainda não confio nela o suficiente para porte.

Avatar do usuário
Luiz.mqtti
Mensagens: 60
Registrado em: 17 Jan 2016, 17:26

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Luiz.mqtti »

A PT938 é realmente fruto de um projeto confiável. Se considerarmos a Imbel Md1 e a PT938 para o porte, acho que na questão peso a tendência é pela PT938, no entanto, nada que um bom Coldre não facilite o porte na Md1. Já quanto a ação simples e dupla, me acostumei a portar a arma no velado travada, então não tenho problemas no uso da ação simples. Porém, isso requer treinamento. Tenho porte a 10 anos e quase todos os dias realizo uns quatro saques como forma de treinamento. Arma travada. Hoje isso pra mim é natural, algo automatico. Seja qual for a tua escolha treine.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por variedades »

Luiz.mqtti escreveu:Seja qual for a tua escolha treine.
Salvem e memorizem esta frase como se fosse um mantra.

Fajiolli
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Fev 2016, 18:37

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Fajiolli »

Obrigado pelas dicas!

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Leandro Bulldog »

Boa tarde!

Mais uma questão.

Os colegas não chegaram a cogitar a Imbel Md1 monofilar para porte?

Há muito tempo atrás eu me perguntava do porquê a Imbel disponibilizar essa arma.

Mas, pensando bem, para porte é uma opção mais leve e mais fina que a GC, a qual fica com o cabo muito maior e mais volumoso em função da alta capacidade, o que torna o porte velado bem desconfortável.

E convenhamos, a monofilar comporta 9+1, o que é razoável.

Att.

Lisboa
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Abr 2016, 20:02

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Lisboa »

Boa noite, na minha opinião, uma 380 monofilar, 9+1, seria melhor considerar um Revolver de 7 ou 8 tiros. Um abraço.

Rodrigo Alves
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Abr 2016, 11:47

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Rodrigo Alves »

Uma dúvida:ouço falar que a 938 tem o sistema de ejeção de cápsula pela "janela" e isso pode ocorrer um travamento tipo encavalando a cápsula, o que não ocorre nas PTs que utilizam o a ejeção de cápsula tipo a PT 58. Isso é verdade?

Prateado .'.
Mensagens: 63
Registrado em: 29 Mar 2016, 20:49

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Prateado .'. »

Eu estava com as mesmas duvidas, e atualmente tb veio a opção de uma Bersa thuder plus 380, e foi a única que ainda não atirei !
Caso haja, algum colega que possa passar suas experiências seria uma boa?

Araujo
Mensagens: 13
Registrado em: 17 Dez 2015, 18:03

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Araujo »

Eu estou neste momento em dúvida entre um RT 627 Tracker .357, uma PT 740 Slim (esta é a minha ultima opção), uma MD6 TC .40 ou uma MD2 .40 (Xodó), estou em dúvida entre essas armas, não por similaridade, mas porque quero possuir uma dessas armas, estou mais inclinado para o RT 627 mas fico receoso em relação ao calibre .357, mas queria muito um revolver desta categoria, futuramente (bem mais adiante) quero adquirir um RT 85S e uma pistola .380 que seja super compacta (quem sabe futuramente a situação do país não melhore e possamos voltar a comprar armas importadas com uma facilidade um pouco maior).

Avatar do usuário
Scarpetta
Mensagens: 100
Registrado em: 14 Jun 2016, 07:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Scarpetta »

Lendo algumas postagens atrás fala sobre a ação simples que requer mais treinamento para uso rápido, com prática não seria quase o mesmo tempo de pegar uma ação dupla destravar e pegar uma ação simples (destravada pois não teria necessidade de estar travada) e puxar o cão?
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por moliternoga »

Armar o cão em uma situação leva muito mais tempo que apenas destravar a arma. Outra coisa que que não vejo diferença é ação dupla travada e uma ação simples travada. Nesse caso a ação simples é até melhor pois a puxada do gatilho é igual tanto no primeiro disparo quanto nos subsequentes. A vantagem de uma ar.a em ação dupla é poder portar a arma destravada. Outro mito muito comum é que não é seguro portar uma ar.a de ação simples com cão armado e travada, principalmente nas armas baseadas no projeto 1911 como as da imbel. Não tem risco nenhum de disparar sozinha. Outra coisa, quando se usa uma arma com a trava acionada deve treinar destravar a arma no momento em que se empunha a arma pra sacar. O dedão da mão forte já vai sobre a trava.

Avatar do usuário
Scarpetta
Mensagens: 100
Registrado em: 14 Jun 2016, 07:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Scarpetta »

Bem isso que eu tava pensando, moliternoga....

Só que em vez do dedão da mão forte ir sobre a trava quando vai sacar a arma, ele ir sobre o cão e já sacar ela puxando o cão.

Claro que vai de treino.

E no caso de uma munição não disparar, não perder tempo em percurtir novamente e sim ejetar ela manualmente o mais rápido possível.
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

Heitnaz
Mensagens: 57
Registrado em: 15 Out 2015, 18:20

Re: Taurus PT 838 x Imbel .380 GC MD1

Mensagem por Heitnaz »

Pistola com acao dupla nao precisa travar, somente municiar e voltar a posicao de descanso do cao.

Responder