Sistema percursor lançado

epistola
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Out 2019, 15:47

Sistema percursor lançado

Mensagem por epistola »

Olá, gente

Seque uma imagem do sistema de acionamento PERCURSOR LANÇADO da pistola Mauser 1914. Eu sou entusiasta da mecânica das pistolas.

Uma abraço.
Anexos
mauser14.jpg
mauser14.jpg (109.54 KiB) Exibido 10370 vezes

epistola
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Out 2019, 15:47

Re: Sistema percursor lançado

Mensagem por epistola »

Olá, gente

Recentemente, desde que entendi como funciona uma pistola, me encantei de cara por esse harmonioso sistema mecânico. Venho estudando detalhadamente os sistemas de acionamento das pistolas de diversos modelos.

Mas, antes de continuar, deixo claro que esse tópico só está aqui em Balística por que o espaço Armas Curtas é frequentemente atacado por uma quantidade enorme de tópicos completamente distantes dos objetivos desse grupo.

Continuando, estive comparando 3 modelos de pistolas: Imbel MD1, Taurus G2c e Taurus PT111.
As análises me dão a tendência de concluir que pistolas não precisa de Cão. A afirmação pode até soar como uma blasfêmia aos veneradores da M1911 e da Beretta 92, mas o cão é realmente desnecessário numa pistola do ponto de vista mecânico.
Me deixem explicar: dentro da minha experiência com projetos mecânicos, quanto menor for a quantidade de peças dentro de uma máquina mais eficiente ela é, desde que realize sua função. Quanto maior for a quantidade de peças dentro de uma máquina mais difícil fica a ajustagem mecânica do sistema, maior é a probabilidade de uma peça danificar, maior é o custo de manutenção e de fabricação. O mesmo se aplica a uma arma de fogo.
Até onde eu pude me aprofundar, a Mauser 1914 é a primeira pistola sem cão. Usa o sistema de percursor lançado. Embora a Glock consagrou o sistema, a ideia é bem antiga.

No comparativo Imbel MD1 vs Taurus G2c, temos:

1. Imbel MD1
Comp. total... 194mm - Comp. do Cano.....108mm - Dist. entre massa e alça...135mm