Têmpera

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Têmpera

Mensagem por eliezerbarros »

Boa tarde, galera.
Estou com dois projetos em andamento: um machado de bombeiros e um facão kukri de 16"(desenho meu baseado em outros desenhos). E como precisarei fazer e têmpera, gostaria de dicas.
Obrigado!
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Têmpera

Mensagem por Erick Tamberg »

Machado de bombeiro é um projeto bem bacana. Suponho que tenham um processo de fabricação diferenciado em relação aos machados comuns, pois, mesmo os de produção comercial, custam o quádruplo do valor de um machado comum. Ao que eu saiba, no Brasil, só a Bellotta produz esse tipo de machado em escala industrial.

Porém, nos EUA, esse tipo de machado caiu em desuso, preferindo-se, atualmente, machados convencionais, com o contra-fio plano. O motivo para isso é que, quando bombeiros vão realizar um rompimento de porta, o utilizam em conjunto com a "ferramenta Halligan" (alguns escrevem erroneamente Hooligan), que precisa ser golpeada pelo dorso do machado para penetrar nas frestas das portas.

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: Têmpera

Mensagem por eliezerbarros »

Erick Tamberg escreveu:Machado de bombeiro é um projeto bem bacana. Suponho que tenham um processo de fabricação diferenciado em relação aos machados comuns, pois, mesmo os de produção comercial, custam o quádruplo do valor de um machado comum. Ao que eu saiba, no Brasil, só a Bellotta produz esse tipo de machado em escala industrial.

Porém, nos EUA, esse tipo de machado caiu em desuso, preferindo-se, atualmente, machados convencionais, com o contra-fio plano. O motivo para isso é que, quando bombeiros vão realizar um rompimento de porta, o utilizam em conjunto com a "ferramenta Halligan" (alguns escrevem erroneamente Hooligan), que precisa ser golpeada pelo dorso do machado para penetrar nas frestas das portas.
Sim. conheço a ferramenta halligan. Quanto ao machado é algo que acho lindo e sempre quis ter um. Estou num processo de "fabricação" baseado num vídeo do Youtube do Alexandre Bigunas. Até tentei comprar um da Bellota mas o preço é alto demais e muito difícil de achar uma empresa que venda para pessoa física (não achei na verdade). E importar um fica muito caro também (tenho um menor que foi importado). Por isso decidi "fazer" um.
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Têmpera

Mensagem por Erick Tamberg »

O meu, da Bellotta, eu comprei em uma casa de ferragens na rua Cásper Líbero, 489 (centro de São Paulo), próximo à Estação da Luz. O preço é salgado mesmo (170 reais há uns 5 anos).

Eles tem um facão comemorativo da Corneta na vitrine que não está à venda (não adianta choramingar!).

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: Têmpera

Mensagem por eliezerbarros »

Erick Tamberg escreveu:O meu, da Bellotta, eu comprei em uma casa de ferragens na rua Cásper Líbero, 489 (centro de São Paulo), próximo à Estação da Luz. O preço é salgado mesmo (170 reais há uns 5 anos).

Eles tem um facão comemorativo da Corneta na vitrine que não está à venda (não adianta choramingar!).
Aqui em MG não achei nenhuma loja que venda. Quando o meu ficar pronto posto foto. Valeu.
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Responder