eficiencia de lamina pequena para defesa

Ton
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Fev 2014, 21:16

eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Ton »

amigos, bom dia,

a minha duvida é quanto usar um pequeno canivete nautika wolf em defesa pessoal, mais não só ele como tambem qualquer outro canivete ou faca, dado que gosto de laminas pequenas e faceis de esconder, tanto canivete como faca.

Imagem

a diferença do meu para esse da foto é que o meu eu perdi o parafuso do eixo e coloquei um de uns 2,3cm (o menor que achei) e eu ia corta-lo mais ajuda na empunhadura então deixarei como está e tambem o fato de usa-lo no chaveiro, como ele é muito pequeno mesmo, eu consigo segura-lo com mais firmeza com as coisas do chaveiro que fica chegando no fim da mão/inicio do pulso.

obs.: o uso principal dele não é defesa e sim cortar frutas, corda, papel, pano, borracha, coisas do dia a dia ligadas a casa e a um caminhão (trabalho), mais pensei essa semana sobre esse outro uso. obrigado.

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Cara, eu não conheço muito de combate com facas... o Lucas Silveira com certeza vai saber mais sobre isso.

Mas eu acho que, para defesa, uma lamina tão pequena tem que ser usada com muita criatividade...

É claro que, se tudo der errado, você pode enfiar ela na garganta do oponente. Mas certamente devem haver outras formas de cessar a ameaça sem necessariamente acabar com a vida do sujeito.
Imagem

Ton
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Fev 2014, 21:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Ton »

justamente, acredito que precisaria de um pouco de criatividade, mais como nunca usei e pretendo nunca usar (mais usarei sem dó nem piedade se precisar) seria interessante eu saber um pouco mais sobre o assunto, sobre limites, sobre pontos criticos, essas coisas.

realmente eu imaginei que o lucas responderia esse topico pois é ele (eu acho) que dá o curso de combate com facas, veremos a opinião dele e dos nossos colegas foristas.

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Mcout »

A primeira regra de defesa pessoal é a prevenção. Evite ambientes hostis, evite confrontos até o último momento, não procure o embate. Mas, caso seja inevitável, você deverá ter o condicionamento e a técnica necessária para que obtenha êxito, LEMBRE SEMPRE QUE A CORAGEM É IRMÃ DA BURRICE. Ações impensadas sempre terão resultados desastrosos. A estratégia, a disciplina, o preparo(condicionamento físico e técnicas de combate) E A INTELIGÊNCIA são as principais armas do verdadeiro guerreiro. Loucos possuídos pelo destemor não são heróis, nem guerreiros, tão pouco corajosos, são apenas loucos, ou no máximo, burros. O uso de armas brancas requer habilidade motora e técnica. Uma faca, por melhor que seja, nas mãos de uma pessoa despreparada, possivelmente será utilizada contra ela própria.
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por joao da silva »

Olá colegas...
Primeiramente, concordo com o Mcout... a primeira regra de defesa é a "prevenção".
Se voce é costumado a usar um canivete, use um que sirva para qualquer ocasião, desde cortar uma fruta até defesa pessoal eficiente.
Abri um tópico hoje sobre os canivetes da GANZO, estou pesquisando e acho que vou importar um modelo. É barato e parece ser excelente.
Dizem que é fácil trazer da China, mas demora 1 mes.
Vi o ganzo no blog foodandfire.blogspot.com.br
Tem vários reviews no youtube... os mais vendidos parecem ser o G704 e o G710...

rafaelpio
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Ago 2014, 23:08

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por rafaelpio »

Comprei o canivete smith & wesson border guard 2, minha prima está trazendo dos EUA, chega semana que vem!!

Posto fotos.

adrianohkd
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Jun 2015, 09:42

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por adrianohkd »

Facas têm dois propósitos básicos: perfurar e cortar. Independente do tamanho da lâmina, facas cortam. Pequenas facas levam vantagem no quesito portabilidade e também se tornam ferramentas ágeis em mãos treinadas. Facas com lâminas maiores são mais robustas mas exigem muitas vezes um uso ostensivo. O ideal é aliar a portabilidade, qualidade da lâmina e treinamento e não decidir apenas pelo tamanho da lâmina. Facas pequenas são bastante eficientes mas como as de lâminas maiores exigem bastante treinamento.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Rock Shooter »

Muitos descartam as pequenas lâminas afirmando que a facilidade de transporte, além de ser o seu maior atributo, é também a sua maior fraqueza, quando se trata de realmente usá-la em uma luta.

Certamente existe um fundo de verdade nessa afirmação, porém, aqueles que repudiam as pequenas lâminas por considerá-las inúteis, não estão familiarizados com a dinâmica global de uma luta.

Pequenas lâminas são, em primeiro lugar, apenas isso, pequenas. Nós geralmente estamos falando de algo com uma lâmina de três polegadas ou menos. O seu grande atributo para transportar todos os dias reside no seu tamanho compacto.

Aqui tratamos de lâminas na forma genérica, você poderá traduzir o termo tanto como uma faca compacta quanto um canivete tático.

Se entendermos que a maior parte das lutas corpo-a-corpo não pode ser controlada, em seguida, a eficácia das pequenas lâminas começa a vir à tona.

A auto-defesa é toda sobre poder de parada. Independentemente da arma que você usa, seu objetivo final é parar o ataque do seu oponente (ou fazê-lo desistir), isso deve ser feito de forma eficaz e decisiva(se pensar muito ou errar o golpe você pode ser morto). E quanto menos capaz for a arma que você usa, mais hábil você precisa ser com o uso dessa arma.

Antes de tudo é necessário entender o fato de que a faca que você vai usar é uma lâmina pequena. Você também deve entender que o uso de uma pequena lâmina para atingir tronco ou o pescoço de seu atacante com a intenção de desativá-lo através da perda de sangue, choque ou danos aos órgãos vitais é uma abordagem lenta, indireta, e extremamente ineficiente, que deixa você exposto ao perigo por um longo e inaceitavelmente período de tempo. A maneira mais rápida e mais eficiente de parar o atacante com uma lâmina é parar as partes específicas do corpo que lhe permitem ser perigoso para você. E você faz isso cortando as estruturas que desativam imediatamente as partes do corpo, como os músculos, tendões e nervos dos braços e pernas, ou qualquer outro conjunto de músculos que possam lhe oferecer algum perigo.

Uma pessoa sem o devido conhecimento no uso tático da lâmina compacta poderá imaginar que a forma adequada de usá-la contra um oponente é aplicando golpes com o intuito de perfurar o tronco com a intenção de atingir algum órgão vital, mas os resultados práticos em combate revelam que o ideal é aplicar golpes cortantes nas extremidades do corpo que sejam uma ameaça para você. Golpes perfurantes no tronco dificilmente irá perfurar algum órgão importante devido ao fato da lâmina ser muito curta.

A lâmina escolhida deve ter um cabo que permita uma pegada firme e segura pois sua mão não poderá escorregar do cabo (pode resultar em cortes na sua mão ou a perda do controle da lâmina).

Quanto ao tipo de lâmina, comprovadamente o tipo “karambit” é mais eficaz para esse tipo de defesa (com cortes profundos), pois seu gume curvo para frente permite cortar mais profundamente. Mas o ideal é que você escolha a que também lhe seja útil em seu dia-a-dia, além do que qualquer lâmina fará o mesmo serviço, desde que seja bem afiada.
(a faca karambit é originária da Ásia e seu desenho foi inspirado nas garras dos tigres. Seu objetivo é maximizar o potencial de corte)

A empunhadura deve permitir que a lâmina esteja sempre firme em suas mãos e também que os cortes aplicados sejam o mais profundo possível. Uma boa empunhadura é aquela onde você segura a lâmina como se fosse um martelo e o polegar fica firmado sobre a parte de trás da lâmina. Imagine o gume da sua lâmina apontada para o oponente e o seu polegar apoiado por trás da lâmina. O polegar cria uma “referencia” natural para você, os seus ataques/defesas serão sempre usando o polegar contra o adversário e a lâmina fará o resto.
(aqui, empunhadura é a forma que se segura a faca, existem várias técnicas. Empunhadura também é o cabo da faca)

Através dessa técnica o seu oponente não conseguirá desferir nenhum golpe em você e deixará de ser uma ameaça.

Nós sempre vemos na TV ou na internet artigos que mostram certos tipos de técnicas de combate que desarmam oponentes com facas (Krav-Magá e Combato), os vídeos são belíssimos de se ver e é incrível a “facilidade” com que eles desarmam os seus oponentes. O que não mostram nesses vídeos é que essas técnicas somente são válidas contra oponentes que demonstrem não saberem como utilizar suas facas e que no mundo real, mesmo quem é “faixa-preta” dessas artes marciais nunca enfrentará alguém com uma faca pois sabem que se o oponente souber alguma técnica de combate com faca, mesmo o faixa-preta vai (no mínimo) ser todo cortado pelo oponente. Os mestres dessas artes marciais ensinam os seus alunos a se defenderem contra facas, mas também os ensinam a evitar ao máximo esse tipo de combate. A questão que coloco aqui é inverter a posição, agora você é o cara com uma faca e você sabe como usá-la de modo a parar o meliante que queira te agredir. SE e somente SE, você souber uma técnica de combate com faca, certamente você poderá carregar uma lâmina com um melhor potencial de ser realmente ofensivo/defensivo.

P.S.: Lembre-se que se você avisar o seu oponente que você é um mestre no combate com facas, isso poderá amedrontá-lo, mas se ele realmente quiser te atacar, isso apenas o prevenirá com os seus ataques e isso lhe custará mais esforço e talvez a vitória da luta!

.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Max Müller
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Fev 2016, 17:24

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Max Müller »

Segue, abaixo, algumas normas elaboradas por um perito em facas, Mestre Ricardo Nakayama que, assim como eu, somos praticantes da arte marcial filipina, Arnis (também chamada Eskrima, Kali, Arnis de Mano), especializada em todo tipo de lâminas e bastões, além de armas improvisadas e combate desarmado. O Arnis é amplamente utilizado pelas melhores forças especiais militares e policiais do mundo inteiro, inclusive a Marinha dos Estados Unidos da América e o Spetsnaz: Forças Especiais Russas. Mestre Nakayama é autor do Método SOTAI de autodefesa.

"Escolha da Faca

1 – Se o objetivo é um combate corpo a corpo, vejam que não estou me referindo a defesa pessoal urbana, uma lâmina fixa tem vantagens sobre um canivete tático, em geral pelo maior tamanho(que é uma vantagem em uma luta real), capacidade de utilizar o pomo para ataques mais efetivos, menor possibilidade de um acidente ou mal funcionamento da trava onde um golpe pode se voltar contra nós mesmos.
2 – Ao contrário se o objetivo é a defesa pessoal urbana, canivetes táticos têm minha preferência pelos fatores de dissimulação e portabilidade.
3 – Compre uma faca que seja confortável em sua mão. Uma faca muito pesada ou que a empunhadura não seja firme pode prejudicar muito se ela for utilizada.
4 – Em uma situação de guerra, estudos comprovam que para transpassar os pesados uniformes, com vários apetrechos e equipamentos, o ideal é uma lâmina de grande penetração. Em situações de defesa pessoal o ideal é uma lâmina que seja tão boa para cortar com para estocar.
5 – Uma lâmina deve ter ser facilmente manipulada e ter bastante velocidade para ataques e defesas.
6 – Uma lâmina deve ter um bom aço, se for um canivete tático, uma boa trava e facilidade de abertura.
7 – Uma guarda é importante para proteção em caso de duelos ou para evitar que a mão deslize em direção a lâmina cortando nossos dedos.
8 – A lâmina deve ter um fio largo o suficiente para aumentar a área de corte, ter um fio duplo facilita na penetração do golpe mas em empunhaduras reversas podem machucar o próprio portador da faca quando este não tem muita habilidade.
9 – Escolha uma cabo que permita uma boa empunhadura. Evite cabos de madeira ou metal que em situações onde o sangue ou o suor aumentam as chances de perder a faca.
10 – Evite lâminas automáticas, como a Lei de Murphy diz, se uma coisa pode dar errada, ela vai dar errada no pior momento."
Texto Ricardo Nakayama

Lisboa
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Abr 2016, 20:02

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Lisboa »

Boa noite, sou Militar e Cursado em Opções Especiais em Combate com Facas, não existe receita de bolo.
Vc tem que avaliar sua Real necessidade. No meu caso, dentre as lâminas que possuo, a que sempre está comigo é um canivete, abertura manual, da Boker. Tenho à Anos, bom peso, tamanho, portabilidade e atende minhas necessidades do dia a dia. Abraço

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por aniceto »

Corta e perfura = arma que pode ser letal.

Se é eficiente? Prefiro ter um canivete na mão do que ir com mãos limpas pra cima de um bandido. Uma faca maior seria obviamente melhor. Uma espada melhor ainda. Uma arma de fogo, ainda melhor. Uma meia dúzia de sujeitos com armas de fogo, melhor. Você vai com aquilo que tu tem disponível e qualquer coisa é melhor que ir desarmado.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
Wander Porfirio
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mai 2016, 13:19
Localização: Curitiba PR
Contato:

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Wander Porfirio »

Para defesa pessoal caso você não tenha treinamento ou muito pouco conhecimento em combate com lâminas (como eu mesmo) eu utilizaria um canivete com 8 cm de fio útil no minímo.
Imagem
Si vis pacem, para bellum

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Esse pessoal é estranho. Se querem lâminas para descascar laranjas, podem usar essas coisas ridículas mas se desejam exercitar a defesa pessoal de forma efetiva, esqueçam lâminas com menos de 15 cm de comprimento. É o mínimo para efetuar lesões em oponentes barrigudos. :lol:

Quando voces espetarem um canivetinho ou faquinha no vagabundo e ele descarregar a Taurus ou Beretta 6.35 mm ou um Rossi .22 LR em vocês, quando chegarem no céu vão se arrepender de não estarem portando uma bowie com pelo menos 17 cm de lâmina. :D

O mais perigoso não é estar desarmado, mas imaginar que se está armado!!!

Eu não vou em bocas de fumo nem frequento puteiro de madrugada mas posso perfeitamente ser abordado por um meliante voltando do cinema com a namorada a meia noite. Facas são ótimas armas para defesa desde que se saiba usá-las e desde que tenham um minimo de potencialidade lesiva. Uma coisa é encarar um trombadinha subnutrido outra coisa é encarar um vagabundo também armado. Na hora que o bicho pega, acreditem em mim, vão querer estar de posse de uma faca de verdade e não esses simulacros engraçadinhos com nomes pomposos. :mrgreen:

Só mais uma coisa: facas, muito mais do que armas de fogo, puxou tem de sangrar. São ótimas para exercitar o sangue frio justamente por isso. Não tem essa de puxar a faca e ficar "vem, cai dentro", nada disso. Puxou, é para sangrar!

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu:Esse pessoal é estranho. Se querem lâminas para descascar laranjas, podem usar essas coisas ridículas mas se desejam exercitar a defesa pessoal de forma efetiva, esqueçam lâminas com menos de 15 cm de comprimento. É o mínimo para efetuar lesões em oponentes barrigudos. :lol:

Quando voces espetarem um canivetinho ou faquinha no vagabundo e ele descarregar a Taurus ou Beretta 6.35 mm ou um Rossi .22 LR em vocês, quando chegarem no céu vão se arrepender de não estarem portando uma bowie com pelo menos 17 cm de lâmina. :D
...
Concordo em parte....
Lâminas maiores com certeza têm mais chances de encerrar um combate mais rapidamente, mas um canivete com 10cm de lâmina fazendo um corte ou perfuração no local certo, terá a mesma eficiência.

Tente portar uma Bowie com 20cm de lâmina e verá que o tamanho e peso serão muito desconfortáveis e de fácil detecção por qualquer um.
No mais, tenho o mesmo pensamento. Se puxar a faca numa situação de defesa (que deve ser o último recurso), tem que usá-la.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

O lance da lâmina vai depender muito de cada um e da finalidade. Eu Porto arma de fogo e o canivete é um backup pra situação onde não tenho oportunidade de sacar a arma (agressor colado) sendo assim minha prioridade é segurar a arma para não ser tomada e com a lâmina desferir cortes em pontos que geram muita dor e sangramento como articulação do braço, punho, virilha, joelho, pescoço axilas e etc. Mesmo com lâmina grande se estocar em lugares que não vão gerar uma incapacitação rápida o agressor tem possibilidade de continuar atacando. Uma estocada na barriga não terá efeito imediato. Com lâminas pequenas a idéia é cortar pontos de articulação ou de grandes vazos. O corte em um tendão do punho certamente vai gerar muita dor e "incapacitar" aquela mão/braço. Corte na carótida vai gerar muita dor e sangramento rápido. Enfim, estocar na barriga não é a melhor opção para lâminas pois não gera muito sangramento e como é só tecido mole o agressor pode continuar lutando por um tempo considerável. Pra quem tem a lâmina como arma principal acho mais vantagem uma lâmina fixa de 10/12 cm ao invés do canivete. Desse modo é possível carregar ela velada e estar em pronto uso mais rápido que um canivete. O mais importante é treinar.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Concordo em parte....
Lâminas maiores com certeza têm mais chances de encerrar um combate mais rapidamente, mas um canivete com 10cm de lâmina fazendo um corte ou perfuração no local certo, terá a mesma eficiência.

Tente portar uma Bowie com 20cm de lâmina e verá que o tamanho e peso serão muito desconfortáveis e de fácil detecção por qualquer um.
No mais, tenho o mesmo pensamento. Se puxar a faca numa situação de defesa (que deve ser o último recurso), tem que usá-la.
Tentar portar? Tá bom... :lol:
O lance da lâmina vai depender muito de cada um e da finalidade. Eu Porto arma de fogo e o canivete é um backup pra situação onde não tenho oportunidade de sacar a arma (agressor colado) sendo assim minha prioridade é segurar a arma para não ser tomada e com a lâmina desferir cortes em pontos que geram muita dor e sangramento como articulação do braço, punho, virilha, joelho, pescoço axilas e etc. Mesmo com lâmina grande se estocar em lugares que não vão gerar uma incapacitação rápida o agressor tem possibilidade de continuar atacando. Uma estocada na barriga não terá efeito imediato. Com lâminas pequenas a idéia é cortar pontos de articulação ou de grandes vazos. O corte em um tendão do punho certamente vai gerar muita dor e "incapacitar" aquela mão/braço. Corte na carótida vai gerar muita dor e sangramento rápido. Enfim, estocar na barriga não é a melhor opção para lâminas pois não gera muito sangramento e como é só tecido mole o agressor pode continuar lutando por um tempo considerável. Pra quem tem a lâmina como arma principal acho mais vantagem uma lâmina fixa de 10/12 cm ao invés do canivete. Desse modo é possível carregar ela velada e estar em pronto uso mais rápido que um canivete. O mais importante é treinar.
Você está certo. Vou rever meus conceitos. Perfurações profundas no abdome ou no peito não estão com nada, o importante é fazer lacerações cirúrgicas. Esse seu conceito de defesa com objetos pérfuro-cortantes me parece genial.

Provavelmente as forças armadas vão substituir as baionetas IA2 e AMZ do fuzil 5.56 da Imbel por faquinhas com 10 cm de lâmina. :lol: :lol: :lol:

O treinamento com baioneta visando o óbvio - perfuração do tronco - deverá ser substituído por ataques com faquinhas e canivetes. :lol: :lol: :lol:

Fala sério... :?

Engraçado que na prática, isso é, nas mesas dos IMLs e nos necrotérios dos hospitais de urgência médica encontramos muito mais cadáveres de ferimentos com instrumentos pérfuro-cortantes com lacerações no tronco do que com cortes cirúrgicos nos tendões dos punhos ou esgorjamento. Estou pra ver um indivíduo com 4 perfurações de 17 cm no abdome, fígado e intestinos, após ser derrubado conseguir se levantar e correr atrás do agressor. Ele pode até se levantar e tentar correr, mas não irá muito longe. Até mesmo para atingir a veia femoral de forma eficaz - virilha, uma área sensível por você mencionada - é preciso uma lâmina com pelo menos 14 cm de comprimento, a não ser é claro, que o alvo seja uma feroz... seriema! :lol: :lol: :lol:

OBSERVAÇÃO: eu gostaria de esclarecer que minhas respostas dizem respeito à defesa de idéias, muitas vezes de forma bem humorada. Não é nada pessoal.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

A utilização de baionetas em combates não é usado há muito tempo pelos exércitos (países onde realmente participam de guerra). A faca pro soldado é uma ferramenta e usado pra ataques como faca, não mais como baioneta. Outra coisa, soldados portam armas e equipamentos ostensivamente então o tamanho não é fator decisivo. Quanto ao necrotério ter muitos corpos por lesões perfuro-cortantes realmente é, eu não disse que um golpe no abdome com faca grande não mata, disse que há muitos casos que não tira o agressor de combate rapidamente, assim como um tiro no abdome também não, matar mata mas muitas vezes nem é percebido na hora. Agora realmente cada um tem seu pensamento e modus operandis, posso ficar aqui colocando N fatores que provavelmente você não irá mudar sua visão e vice-versa.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

moliternoga escreveu:A utilização de baionetas em combates não é usado há muito tempo pelos exércitos (países onde realmente participam de guerra). A faca pro soldado é uma ferramenta e usado pra ataques como faca, não mais como baioneta. Outra coisa, soldados portam armas e equipamentos ostensivamente então o tamanho não é fator decisivo. Quanto ao necrotério ter muitos corpos por lesões perfuro-cortantes realmente é, eu não disse que um golpe no abdome com faca grande não mata, disse que há muitos casos que não tira o agressor de combate rapidamente, assim como um tiro no abdome também não, matar mata mas muitas vezes nem é percebido na hora. Agora realmente cada um tem seu pensamento e modus operandis, posso ficar aqui colocando N fatores que provavelmente você não irá mudar sua visão e vice-versa.
Esses "guerreiros" de canivetinho... :lol:

Concordo que atualmente os fuzis de assalto não estão sendo fabricados para suportar baionetas, em princípio, ainda que existam kits para a instalação desse importante acessório, como no caso do kit para baioneta do M-16.

Entretanto:

Eu vou fazer uma pergunta para voce. Se responder corretamente ganha um doce, hehehehe.

Se é verdade que o combate corpo-a-corpo dá maior importância ao combate de facas e não ao combate com baionetas - não estamos mais na guerra de trincheiras - por que a IMBEL sacrificaria o tamanho, peso e ergonometria da guarda de suas facas militares IA2 e AMZ, que são claramente facas mas também baionetas?

Por que um fuzil moderno que pretende substituir o FAL e até mesmo o excelente - mas dizem, ultrapassado - calibre 7.62 OTAN vem equipado com dispositivo para fixação de baioneta, em pleno século XXI, como no caso do IA2?

Vamos ver sua resposta... :mrgreen:

Só mais uma coisa: você pode, por receio de ser enquadrado pela PM em suposto porte ilegal de arma branca - isso não é crime nem contravenção - utilizar seu canivetinho de escoteiro com lâmina de 10 cm de comprimento mas não venha me dizer que alguém está armado com essa porcaria, até por que justamente a "lei' permite faquinhas e canivetinhos com esse comprimento de lâmina por que elas não matam nada maior do que um gato magrelo. :lol: :lol: :lol:

Olha aí. Quem sabe agora voce anima a se armar como gente grande... :mrgreen:

TERMO DE AUDIÊNCIA – JECRIM
Data: 21/08/2012 Hora: 15:00
Juiz Presidente: Luis Filipe Lemos Almeida
Processo nº: 125/2.12.0000294-5 (CNJ:.0000890-
73.2012.8.21.0125)
Natureza: Porte de Arma
Autor: Justiça Pública
Autor do Fato: Jackson Huttel
Vítima O Estado
Ministério Público: Valdoir Bernardi de Farias - ausente (Of. 122/2012)
Oficial Escrevente: Biane Teixeira da Silva - Estagiária


Aberta a audiência pelo(a) MM. Juiz(a) de Direito foi dito que
que passou a proferir a seguinte decisão: Trata-se de termo circunstanciado
instaurado para apurar contravenção capitulada no art. 19 do Decreto-lei n°
3.688/41, praticado, em tese, por Jackson Huttel no dia 16/03/2012, na
estrada do Pirajú, próximo ao numero 413, Município de Manoel Viana. Na
ocasião, o autor do fato portava uma um facão marca Tramontina, com o
cabo de borracha, com aproximadamente 30cm de lâmina na via pública
. É
O RELATO. PASSO A DECIDIR. O tipo penal em questão exige que o
agente traga consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem
licença da autoridade. Logo, ao contrário do que ocorre com armas de fogo,
não é necessária licença para portar faca ou outro tipo arma branca no
Município de Manoel Viana, por ausência de previsão legislativa nas regras
de postura municipais, o que evidencia a atipicidade da conduta imputada.
Com efeito, conforme preceitua o art. 654, parágrafo 2º, do Código de
Processo Penal, “os juízes e os tribunais têm competência para expedir de
ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem
que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal”. Na lição de
Espínola Filho, “Para a concessão da ordem, na hipótese, não há
necessidade de processo especial; a autoridade judiciária serve-se dos
próprios elementos do processo, que corre sob sua jurisdição, eis que a
prova nele colhida, a convença da efetividade, ou da ameaça real e
iminente, de constrangimento ilegal de que seja paciente, o réu, o ofendido,
o querelante, testemunha, advogado”. Ex positis, concede-se de ofício
ordem de habeas corpus para trancamento do presente termo
circunstanciado, em face da atipicidade da conduta descrita no boletim de
ocorrência.
Restitua-se o facão apreendido ao proprietário após o trânsito
em julgado.


Nos termos do art. 574, inciso I, do Código de Processo Penal,
ainda que não havendo recurso voluntário, remetam-se aos autos ao
Egrégio Tribunal de Justiça. Publique-se. Registre-se. Intimados em
audiência. Intime-se o Ministério Público. Nada mais.
Luis Filipe Lemos Almeida
Juiz de Direito

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Tentar portar? Tá bom... :lol:
...
Sim, tentar portar.
Por que?
Não entendi o tom irônico, principalmente porque é você que fica falando em utilizar uma Bowie com pelo menos 17cm de lâmina, combater com facas enormes, etc, etc, etc...
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Aspirina escreveu:
Morcegolino escreveu: Tentar portar? Tá bom... :lol:
...
Sim, tentar portar.
Por que?
Não entendi o tom irônico, principalmente porque é você que fica falando em utilizar uma Bowie com pelo menos 17cm de lâmina, combater com facas enormes, etc, etc, etc...
Jovem comprimido: eu não tento portar, eu efetivamente costumo usar diuturnamente essas daqui, como declinado anteriormente nesse tópico e mais uma bowie com 18 cm de lâmina.

https://www.youtube.com/watch?v=FoLRUC0eAkI&t=16s
-
https://www.youtube.com/watch?v=8c0kstShkcI&t=244s

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Jovem comprimido: eu não tento portar, eu efetivamente costumo usar diuturnamente essas daqui, como declinado anteriormente nesse tópico e mais uma bowie com 18 cm de lâmina.

https://www.youtube.com/watch?v=FoLRUC0eAkI&t=16s
-
https://www.youtube.com/watch?v=8c0kstShkcI&t=244s
Ok, caro senhor que, com suas ironias, pouco respeito demonstra aos colegas deste fórum...
Em cidades do interior é fácil, mas gostaria muito de saber como você conseguiria portar isso tudo numa cidade grande como São Paulo por exemplo, e eventualmente utilizar transporte público, andar em meio à multidão ou em locais mais frequentados ou mesmo ir a reuniões de negócios sem que percebam o que carrega?
Poderia nos dar esta dica?
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Ok, caro senhor que, com suas ironias, pouco respeito demonstra aos colegas deste fórum...
Em cidades do interior é fácil, mas gostaria muito de saber como você conseguiria portar isso tudo numa cidade grande como São Paulo por exemplo, e eventualmente utilizar transporte público, andar em meio à multidão ou em locais mais frequentados ou mesmo ir a reuniões de negócios sem que percebam o que carrega?
Poderia nos dar esta dica?
Usa isso daqui...

https://http2.mlstatic.com/mini-faca-de ... 017-F.webp

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

Acredito que tenha sido o exército que fez a exigência do fz IA2 viesse com baioneta mas como disse anteriormente exercitos modernos que participam de guerras (não é nosso caso) não usam mais baioneta. E quanto a ter medo de ser preso por portar uma lâmina grande não vem ao caso, ainda mais como disse anteriormente, porto arma de fogo então não me preocuparia de ser preso por portar lâmina. A lâmina pra mim é um backup do backup, então meu canivetinho tá mais que o suficiente. Como disse anteriormente posso ficar aqui falando diversos motivos que não vai adiantar então eu fico com minha concepção e meu canivetinho e você com a sua e sua faca.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Usa isso daqui...

https://http2.mlstatic.com/mini-faca-de ... 017-F.webp
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa não serve nem para descascar laranjas...
De qualquer forma, gostaria de saber sua dica para carregar facas grandes sem chamar a atenção, pois seria muito útil a mim e a outros colegas nossos.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

moliternoga escreveu:Acredito que tenha sido o exército que fez a exigência do fz IA2 viesse com baioneta
Isso é óbvio, mas com qual objetivo? Saudosismo? :?
Estariam as Forças Armadas tentando reeditar a Guerra do Paraguai ao encomendar facas de trincheira e combate no formato de baioneta? :mrgreen:
OU...
Existirá outro motivo?
mas como disse anteriormente exercitos modernos que participam de guerras (não é nosso caso) não usam mais baioneta.
Voce deveria avisar os generais brasileiros desse fato, vai ver eles não sabem disso... :mrgreen:
E quanto a ter medo de ser preso por portar uma lâmina grande não vem ao caso, ainda mais como disse anteriormente, porto arma de fogo então não me preocuparia de ser preso por portar lâmina. A lâmina pra mim é um backup do backup, então meu canivetinho tá mais que o suficiente. Como disse anteriormente posso ficar aqui falando diversos motivos que não vai adiantar então eu fico com minha concepção e meu canivetinho e você com a sua e sua faca.
Tem um ditado que diz: "não leve uma faca para um duelo com revólveres". Uma arma não tem nada a ver com a outra, ainda que em confrontos inferiores a 1 metro de distância não exista grande diferença entre ter uma lâmina de 17 cm cravada no nariz ou entre os olhos e ser alvejado por um .40 SW. Quem considera uma faca como "back up gun" não pode ser levado a sério. Armas de fogo qualquer idiota pode portar, de forma ilegal ou legal, por isso vemos tantos vagabundos pés de chinelo matando policiais nas ruas. Não se trata de poder de fogo e sim poder de defesa.
Editado pela última vez por Morcegolino em 27 Jun 2017, 08:17, em um total de 1 vez.

Responder