eficiencia de lamina pequena para defesa

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por aniceto »

Corta e perfura = arma que pode ser letal.

Se é eficiente? Prefiro ter um canivete na mão do que ir com mãos limpas pra cima de um bandido. Uma faca maior seria obviamente melhor. Uma espada melhor ainda. Uma arma de fogo, ainda melhor. Uma meia dúzia de sujeitos com armas de fogo, melhor. Você vai com aquilo que tu tem disponível e qualquer coisa é melhor que ir desarmado.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
Wander Porfirio
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mai 2016, 13:19
Localização: Curitiba PR
Contato:

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Wander Porfirio »

Para defesa pessoal caso você não tenha treinamento ou muito pouco conhecimento em combate com lâminas (como eu mesmo) eu utilizaria um canivete com 8 cm de fio útil no minímo.
Imagem
Si vis pacem, para bellum

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Esse pessoal é estranho. Se querem lâminas para descascar laranjas, podem usar essas coisas ridículas mas se desejam exercitar a defesa pessoal de forma efetiva, esqueçam lâminas com menos de 15 cm de comprimento. É o mínimo para efetuar lesões em oponentes barrigudos. :lol:

Quando voces espetarem um canivetinho ou faquinha no vagabundo e ele descarregar a Taurus ou Beretta 6.35 mm ou um Rossi .22 LR em vocês, quando chegarem no céu vão se arrepender de não estarem portando uma bowie com pelo menos 17 cm de lâmina. :D

O mais perigoso não é estar desarmado, mas imaginar que se está armado!!!

Eu não vou em bocas de fumo nem frequento puteiro de madrugada mas posso perfeitamente ser abordado por um meliante voltando do cinema com a namorada a meia noite. Facas são ótimas armas para defesa desde que se saiba usá-las e desde que tenham um minimo de potencialidade lesiva. Uma coisa é encarar um trombadinha subnutrido outra coisa é encarar um vagabundo também armado. Na hora que o bicho pega, acreditem em mim, vão querer estar de posse de uma faca de verdade e não esses simulacros engraçadinhos com nomes pomposos. :mrgreen:

Só mais uma coisa: facas, muito mais do que armas de fogo, puxou tem de sangrar. São ótimas para exercitar o sangue frio justamente por isso. Não tem essa de puxar a faca e ficar "vem, cai dentro", nada disso. Puxou, é para sangrar!

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu:Esse pessoal é estranho. Se querem lâminas para descascar laranjas, podem usar essas coisas ridículas mas se desejam exercitar a defesa pessoal de forma efetiva, esqueçam lâminas com menos de 15 cm de comprimento. É o mínimo para efetuar lesões em oponentes barrigudos. :lol:

Quando voces espetarem um canivetinho ou faquinha no vagabundo e ele descarregar a Taurus ou Beretta 6.35 mm ou um Rossi .22 LR em vocês, quando chegarem no céu vão se arrepender de não estarem portando uma bowie com pelo menos 17 cm de lâmina. :D
...
Concordo em parte....
Lâminas maiores com certeza têm mais chances de encerrar um combate mais rapidamente, mas um canivete com 10cm de lâmina fazendo um corte ou perfuração no local certo, terá a mesma eficiência.

Tente portar uma Bowie com 20cm de lâmina e verá que o tamanho e peso serão muito desconfortáveis e de fácil detecção por qualquer um.
No mais, tenho o mesmo pensamento. Se puxar a faca numa situação de defesa (que deve ser o último recurso), tem que usá-la.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

O lance da lâmina vai depender muito de cada um e da finalidade. Eu Porto arma de fogo e o canivete é um backup pra situação onde não tenho oportunidade de sacar a arma (agressor colado) sendo assim minha prioridade é segurar a arma para não ser tomada e com a lâmina desferir cortes em pontos que geram muita dor e sangramento como articulação do braço, punho, virilha, joelho, pescoço axilas e etc. Mesmo com lâmina grande se estocar em lugares que não vão gerar uma incapacitação rápida o agressor tem possibilidade de continuar atacando. Uma estocada na barriga não terá efeito imediato. Com lâminas pequenas a idéia é cortar pontos de articulação ou de grandes vazos. O corte em um tendão do punho certamente vai gerar muita dor e "incapacitar" aquela mão/braço. Corte na carótida vai gerar muita dor e sangramento rápido. Enfim, estocar na barriga não é a melhor opção para lâminas pois não gera muito sangramento e como é só tecido mole o agressor pode continuar lutando por um tempo considerável. Pra quem tem a lâmina como arma principal acho mais vantagem uma lâmina fixa de 10/12 cm ao invés do canivete. Desse modo é possível carregar ela velada e estar em pronto uso mais rápido que um canivete. O mais importante é treinar.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Concordo em parte....
Lâminas maiores com certeza têm mais chances de encerrar um combate mais rapidamente, mas um canivete com 10cm de lâmina fazendo um corte ou perfuração no local certo, terá a mesma eficiência.

Tente portar uma Bowie com 20cm de lâmina e verá que o tamanho e peso serão muito desconfortáveis e de fácil detecção por qualquer um.
No mais, tenho o mesmo pensamento. Se puxar a faca numa situação de defesa (que deve ser o último recurso), tem que usá-la.
Tentar portar? Tá bom... :lol:
O lance da lâmina vai depender muito de cada um e da finalidade. Eu Porto arma de fogo e o canivete é um backup pra situação onde não tenho oportunidade de sacar a arma (agressor colado) sendo assim minha prioridade é segurar a arma para não ser tomada e com a lâmina desferir cortes em pontos que geram muita dor e sangramento como articulação do braço, punho, virilha, joelho, pescoço axilas e etc. Mesmo com lâmina grande se estocar em lugares que não vão gerar uma incapacitação rápida o agressor tem possibilidade de continuar atacando. Uma estocada na barriga não terá efeito imediato. Com lâminas pequenas a idéia é cortar pontos de articulação ou de grandes vazos. O corte em um tendão do punho certamente vai gerar muita dor e "incapacitar" aquela mão/braço. Corte na carótida vai gerar muita dor e sangramento rápido. Enfim, estocar na barriga não é a melhor opção para lâminas pois não gera muito sangramento e como é só tecido mole o agressor pode continuar lutando por um tempo considerável. Pra quem tem a lâmina como arma principal acho mais vantagem uma lâmina fixa de 10/12 cm ao invés do canivete. Desse modo é possível carregar ela velada e estar em pronto uso mais rápido que um canivete. O mais importante é treinar.
Você está certo. Vou rever meus conceitos. Perfurações profundas no abdome ou no peito não estão com nada, o importante é fazer lacerações cirúrgicas. Esse seu conceito de defesa com objetos pérfuro-cortantes me parece genial.

Provavelmente as forças armadas vão substituir as baionetas IA2 e AMZ do fuzil 5.56 da Imbel por faquinhas com 10 cm de lâmina. :lol: :lol: :lol:

O treinamento com baioneta visando o óbvio - perfuração do tronco - deverá ser substituído por ataques com faquinhas e canivetes. :lol: :lol: :lol:

Fala sério... :?

Engraçado que na prática, isso é, nas mesas dos IMLs e nos necrotérios dos hospitais de urgência médica encontramos muito mais cadáveres de ferimentos com instrumentos pérfuro-cortantes com lacerações no tronco do que com cortes cirúrgicos nos tendões dos punhos ou esgorjamento. Estou pra ver um indivíduo com 4 perfurações de 17 cm no abdome, fígado e intestinos, após ser derrubado conseguir se levantar e correr atrás do agressor. Ele pode até se levantar e tentar correr, mas não irá muito longe. Até mesmo para atingir a veia femoral de forma eficaz - virilha, uma área sensível por você mencionada - é preciso uma lâmina com pelo menos 14 cm de comprimento, a não ser é claro, que o alvo seja uma feroz... seriema! :lol: :lol: :lol:

OBSERVAÇÃO: eu gostaria de esclarecer que minhas respostas dizem respeito à defesa de idéias, muitas vezes de forma bem humorada. Não é nada pessoal.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

A utilização de baionetas em combates não é usado há muito tempo pelos exércitos (países onde realmente participam de guerra). A faca pro soldado é uma ferramenta e usado pra ataques como faca, não mais como baioneta. Outra coisa, soldados portam armas e equipamentos ostensivamente então o tamanho não é fator decisivo. Quanto ao necrotério ter muitos corpos por lesões perfuro-cortantes realmente é, eu não disse que um golpe no abdome com faca grande não mata, disse que há muitos casos que não tira o agressor de combate rapidamente, assim como um tiro no abdome também não, matar mata mas muitas vezes nem é percebido na hora. Agora realmente cada um tem seu pensamento e modus operandis, posso ficar aqui colocando N fatores que provavelmente você não irá mudar sua visão e vice-versa.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

moliternoga escreveu:A utilização de baionetas em combates não é usado há muito tempo pelos exércitos (países onde realmente participam de guerra). A faca pro soldado é uma ferramenta e usado pra ataques como faca, não mais como baioneta. Outra coisa, soldados portam armas e equipamentos ostensivamente então o tamanho não é fator decisivo. Quanto ao necrotério ter muitos corpos por lesões perfuro-cortantes realmente é, eu não disse que um golpe no abdome com faca grande não mata, disse que há muitos casos que não tira o agressor de combate rapidamente, assim como um tiro no abdome também não, matar mata mas muitas vezes nem é percebido na hora. Agora realmente cada um tem seu pensamento e modus operandis, posso ficar aqui colocando N fatores que provavelmente você não irá mudar sua visão e vice-versa.
Esses "guerreiros" de canivetinho... :lol:

Concordo que atualmente os fuzis de assalto não estão sendo fabricados para suportar baionetas, em princípio, ainda que existam kits para a instalação desse importante acessório, como no caso do kit para baioneta do M-16.

Entretanto:

Eu vou fazer uma pergunta para voce. Se responder corretamente ganha um doce, hehehehe.

Se é verdade que o combate corpo-a-corpo dá maior importância ao combate de facas e não ao combate com baionetas - não estamos mais na guerra de trincheiras - por que a IMBEL sacrificaria o tamanho, peso e ergonometria da guarda de suas facas militares IA2 e AMZ, que são claramente facas mas também baionetas?

Por que um fuzil moderno que pretende substituir o FAL e até mesmo o excelente - mas dizem, ultrapassado - calibre 7.62 OTAN vem equipado com dispositivo para fixação de baioneta, em pleno século XXI, como no caso do IA2?

Vamos ver sua resposta... :mrgreen:

Só mais uma coisa: você pode, por receio de ser enquadrado pela PM em suposto porte ilegal de arma branca - isso não é crime nem contravenção - utilizar seu canivetinho de escoteiro com lâmina de 10 cm de comprimento mas não venha me dizer que alguém está armado com essa porcaria, até por que justamente a "lei' permite faquinhas e canivetinhos com esse comprimento de lâmina por que elas não matam nada maior do que um gato magrelo. :lol: :lol: :lol:

Olha aí. Quem sabe agora voce anima a se armar como gente grande... :mrgreen:

TERMO DE AUDIÊNCIA – JECRIM
Data: 21/08/2012 Hora: 15:00
Juiz Presidente: Luis Filipe Lemos Almeida
Processo nº: 125/2.12.0000294-5 (CNJ:.0000890-
73.2012.8.21.0125)
Natureza: Porte de Arma
Autor: Justiça Pública
Autor do Fato: Jackson Huttel
Vítima O Estado
Ministério Público: Valdoir Bernardi de Farias - ausente (Of. 122/2012)
Oficial Escrevente: Biane Teixeira da Silva - Estagiária


Aberta a audiência pelo(a) MM. Juiz(a) de Direito foi dito que
que passou a proferir a seguinte decisão: Trata-se de termo circunstanciado
instaurado para apurar contravenção capitulada no art. 19 do Decreto-lei n°
3.688/41, praticado, em tese, por Jackson Huttel no dia 16/03/2012, na
estrada do Pirajú, próximo ao numero 413, Município de Manoel Viana. Na
ocasião, o autor do fato portava uma um facão marca Tramontina, com o
cabo de borracha, com aproximadamente 30cm de lâmina na via pública
. É
O RELATO. PASSO A DECIDIR. O tipo penal em questão exige que o
agente traga consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem
licença da autoridade. Logo, ao contrário do que ocorre com armas de fogo,
não é necessária licença para portar faca ou outro tipo arma branca no
Município de Manoel Viana, por ausência de previsão legislativa nas regras
de postura municipais, o que evidencia a atipicidade da conduta imputada.
Com efeito, conforme preceitua o art. 654, parágrafo 2º, do Código de
Processo Penal, “os juízes e os tribunais têm competência para expedir de
ofício ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem
que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal”. Na lição de
Espínola Filho, “Para a concessão da ordem, na hipótese, não há
necessidade de processo especial; a autoridade judiciária serve-se dos
próprios elementos do processo, que corre sob sua jurisdição, eis que a
prova nele colhida, a convença da efetividade, ou da ameaça real e
iminente, de constrangimento ilegal de que seja paciente, o réu, o ofendido,
o querelante, testemunha, advogado”. Ex positis, concede-se de ofício
ordem de habeas corpus para trancamento do presente termo
circunstanciado, em face da atipicidade da conduta descrita no boletim de
ocorrência.
Restitua-se o facão apreendido ao proprietário após o trânsito
em julgado.


Nos termos do art. 574, inciso I, do Código de Processo Penal,
ainda que não havendo recurso voluntário, remetam-se aos autos ao
Egrégio Tribunal de Justiça. Publique-se. Registre-se. Intimados em
audiência. Intime-se o Ministério Público. Nada mais.
Luis Filipe Lemos Almeida
Juiz de Direito

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Tentar portar? Tá bom... :lol:
...
Sim, tentar portar.
Por que?
Não entendi o tom irônico, principalmente porque é você que fica falando em utilizar uma Bowie com pelo menos 17cm de lâmina, combater com facas enormes, etc, etc, etc...
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Aspirina escreveu:
Morcegolino escreveu: Tentar portar? Tá bom... :lol:
...
Sim, tentar portar.
Por que?
Não entendi o tom irônico, principalmente porque é você que fica falando em utilizar uma Bowie com pelo menos 17cm de lâmina, combater com facas enormes, etc, etc, etc...
Jovem comprimido: eu não tento portar, eu efetivamente costumo usar diuturnamente essas daqui, como declinado anteriormente nesse tópico e mais uma bowie com 18 cm de lâmina.

https://www.youtube.com/watch?v=FoLRUC0eAkI&t=16s
-
https://www.youtube.com/watch?v=8c0kstShkcI&t=244s

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Jovem comprimido: eu não tento portar, eu efetivamente costumo usar diuturnamente essas daqui, como declinado anteriormente nesse tópico e mais uma bowie com 18 cm de lâmina.

https://www.youtube.com/watch?v=FoLRUC0eAkI&t=16s
-
https://www.youtube.com/watch?v=8c0kstShkcI&t=244s
Ok, caro senhor que, com suas ironias, pouco respeito demonstra aos colegas deste fórum...
Em cidades do interior é fácil, mas gostaria muito de saber como você conseguiria portar isso tudo numa cidade grande como São Paulo por exemplo, e eventualmente utilizar transporte público, andar em meio à multidão ou em locais mais frequentados ou mesmo ir a reuniões de negócios sem que percebam o que carrega?
Poderia nos dar esta dica?
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Ok, caro senhor que, com suas ironias, pouco respeito demonstra aos colegas deste fórum...
Em cidades do interior é fácil, mas gostaria muito de saber como você conseguiria portar isso tudo numa cidade grande como São Paulo por exemplo, e eventualmente utilizar transporte público, andar em meio à multidão ou em locais mais frequentados ou mesmo ir a reuniões de negócios sem que percebam o que carrega?
Poderia nos dar esta dica?
Usa isso daqui...

https://http2.mlstatic.com/mini-faca-de ... 017-F.webp

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

Acredito que tenha sido o exército que fez a exigência do fz IA2 viesse com baioneta mas como disse anteriormente exercitos modernos que participam de guerras (não é nosso caso) não usam mais baioneta. E quanto a ter medo de ser preso por portar uma lâmina grande não vem ao caso, ainda mais como disse anteriormente, porto arma de fogo então não me preocuparia de ser preso por portar lâmina. A lâmina pra mim é um backup do backup, então meu canivetinho tá mais que o suficiente. Como disse anteriormente posso ficar aqui falando diversos motivos que não vai adiantar então eu fico com minha concepção e meu canivetinho e você com a sua e sua faca.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Usa isso daqui...

https://http2.mlstatic.com/mini-faca-de ... 017-F.webp
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa não serve nem para descascar laranjas...
De qualquer forma, gostaria de saber sua dica para carregar facas grandes sem chamar a atenção, pois seria muito útil a mim e a outros colegas nossos.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

moliternoga escreveu:Acredito que tenha sido o exército que fez a exigência do fz IA2 viesse com baioneta
Isso é óbvio, mas com qual objetivo? Saudosismo? :?
Estariam as Forças Armadas tentando reeditar a Guerra do Paraguai ao encomendar facas de trincheira e combate no formato de baioneta? :mrgreen:
OU...
Existirá outro motivo?
mas como disse anteriormente exercitos modernos que participam de guerras (não é nosso caso) não usam mais baioneta.
Voce deveria avisar os generais brasileiros desse fato, vai ver eles não sabem disso... :mrgreen:
E quanto a ter medo de ser preso por portar uma lâmina grande não vem ao caso, ainda mais como disse anteriormente, porto arma de fogo então não me preocuparia de ser preso por portar lâmina. A lâmina pra mim é um backup do backup, então meu canivetinho tá mais que o suficiente. Como disse anteriormente posso ficar aqui falando diversos motivos que não vai adiantar então eu fico com minha concepção e meu canivetinho e você com a sua e sua faca.
Tem um ditado que diz: "não leve uma faca para um duelo com revólveres". Uma arma não tem nada a ver com a outra, ainda que em confrontos inferiores a 1 metro de distância não exista grande diferença entre ter uma lâmina de 17 cm cravada no nariz ou entre os olhos e ser alvejado por um .40 SW. Quem considera uma faca como "back up gun" não pode ser levado a sério. Armas de fogo qualquer idiota pode portar, de forma ilegal ou legal, por isso vemos tantos vagabundos pés de chinelo matando policiais nas ruas. Não se trata de poder de fogo e sim poder de defesa.
Editado pela última vez por Morcegolino em 27 Jun 2017, 08:17, em um total de 1 vez.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

Aspirina escreveu:
Morcegolino escreveu: Usa isso daqui...

https://http2.mlstatic.com/mini-faca-de ... 017-F.webp
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa não serve nem para descascar laranjas...
De qualquer forma, gostaria de saber sua dica para carregar facas grandes sem chamar a atenção, pois seria muito útil a mim e a outros colegas nossos.
Se voce não sabe nem mesmo portar uma faca eu é que não vou ensinar... via de regra quem não sabe portar uma arma de forma velada também não sabe usá-la. Isso pode ser fatal. Melhor continuar com seu canivete Victorinox no bolso.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Se voce não sabe nem mesmo portar uma faca eu é que não vou ensinar... via de regra quem não sabe portar uma arma de forma velada também não sabe usá-la. Isso pode ser fatal. Melhor continuar com seu canivete Victorinox no bolso.
Já que você sabe tudo e se gaba por andar com uma Bowie com 20cm de lâmina, o que representa uma faca com mais de 30cm de comprimento no total, dê esta dica de como portar uma dessas numa cidade grande sem ser notado, pois confesso que não sei como fazê-lo e garanto que muitos de nossos colegas aqui também se beneficiariam com este conhecimento.
Ou você tem dificuldade para agir como adulto e admitir que também não saberia como fazer isso numa cidade grande nas condições citadas anteriormente?
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por moliternoga »

Realmente acho que o negócio desse morcego é só causar a discórdia. Entrou faz pouco tempo no fórum, fala com desprezo e não mostra respeito pelos outros. Vc ganhou morceguinho, sua experiência e conhecimento estão muito acima dos outros participantes desse fórum.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

moliternoga escreveu:Realmente acho que o negócio desse morcego é só causar a discórdia. Entrou faz pouco tempo no fórum, fala com desprezo e não mostra respeito pelos outros. Vc ganhou morceguinho, sua experiência e conhecimento estão muito acima dos outros participantes desse fórum.
Exato!
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Morcegolino »

moliternoga escreveu:Realmente acho que o negócio desse morcego é só causar a discórdia. Entrou faz pouco tempo no fórum, fala com desprezo e não mostra respeito pelos outros. Vc ganhou morceguinho, sua experiência e conhecimento estão muito acima dos outros participantes desse fórum.
Cole aqui um único parágrafo onde eu tenha ofendido alguém. Eu defendo idéias, não ofendo pessoas. Inclusive as MPs que recebi sobre dúvidas referentes a determinado comentário de nossa autoria sobre legislação foram devidamente respondidas e... agradecidas! :mrgreen:

De qualquer modo agradeço seu reconhecimento em relação a minha experiência e conhecimento estar acima dos outros participantes do fórum. É prova de sabedoria reconhecer a superioridade alheia tanto em um combate armado como no embate de idéias. Valeu!

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Cole aqui um único parágrafo onde eu tenha ofendido alguém.
...
Ele não falou em ofensas, e sim falta de respeito, que aliás, concordo com ele.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Erick Tamberg »

Frase que ouvi de um homicida condenado, ao ser encontrada uma faca em sua cela:
"Sinhô, faca grande é coisa de comédia. São ruins porque não furam. As boas são pequenas e pontudas".

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por aniceto »

Com faca de mão o melhor é perfurar, e não cortar. As facas dos primeiros "comandos" ingleses eram perfil próximo ao triangular, lâmina dupla. Faca pra assassinar é uma coisa, faca utilitária é outra.

Mas se estivesse na infeliz situação de briga de faca, decidir quem vai pro cemitério e quem vai pro bloco cirúrgico, prefiro um facão que precisa de duas mãos pra segurar que um canivetinho.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por Erick Tamberg »

aniceto escreveu:Com faca de mão o melhor é perfurar, e não cortar. As facas dos primeiros "comandos" ingleses eram perfil próximo ao triangular, lâmina dupla. Faca pra assassinar é uma coisa, faca utilitária é outra.

Mas se estivesse na infeliz situação de briga de faca, decidir quem vai pro cemitério e quem vai pro bloco cirúrgico, prefiro um facão que precisa de duas mãos pra segurar que um canivetinho.
Uma das minhas facas de porte é uma Fairbairn-Sykes original.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: eficiencia de lamina pequena para defesa

Mensagem por aniceto »

Tem um perfil bom pra perfurar e o tamanho pra isso. Aqui usamos pouca roupa, mas pra furar um cara de terras geladas com casaco grosso no inverno uma faca menor não é o ideal. O design dela é ótimo pra função.

Faca que levo comigo é um balisong (canivete borboleta, canivete butterfly). Fechado ele é compacto o bastante pra caber em qualquer bolso (ou em uma improvisação na capinha de celular como eu fazia), aberto tem 8cm de lâmina. Já castiguei ele um pouco no tijolo e na parede e ele resistiu o suficiente. Não confiaria na resistência de um canivete convencional no mesmo preço que o comprei. Descasca laranja muito bem também. O que mais me atraiu nele é que pra abrir e depois travá-lo você vai ter que fazer algum movimento de malabarismo mesmo que simples. Minha idéia era de que ao fazer tal coisa já é uma forma de intimidação por si só. Equivalente a você, em vez de simplesmente levantar os braços em posição de pugilista, dar um chute alto e completar o giro como se faz no Muay Thai, terminando em posição de luta. Já passa uma idéia, mesmo que falsa, de que você possui alguma capacidade técnica que talvez faria o outro lado pensar duas vezes. Hoje já não penso dessa forma, mas já me acostumei com ele.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Responder