Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling...

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling...

Mensagem por nikito »

Olá galera.

Sou novo por aqui.

Por volta de 1 mês, tenho pesquisado muito sobre facas, e nunca encontro algo pontual.

Tenho alguns canivetes, mas nao manjo de nada!

No caso do topico, procuro uma faca para os meus churrascos, a cada 30-45 dias rs, e para cortar meus peitos de frango e algumas peças de carne que as vezes compro, creio que estou exagerando na procura, para essa simples função, mas prefiro pegar uma faca que seja boa(para mim leigo, que corte muito bem, que mantenha o corte por muito tempo, esse tempo seria 1 mes no minimo, gostaria eu rs, que a faca durasse bons anos comigo, e que eu mesmo consiga amolar ela na pedra)... ah, esses cortes que faço, sao basicamentes em bifes, filezinhos bem finos.

Dito isso tudo, pus meu orcamento de no maximo, chorando, 150 pilas.

Essas 4 facas que mencionei no topico (Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling Twin Master , Fortis Brasil), nao sei se sao boas, porem foi a conclusao que cheguei. Pelo que vi, também, conclui que a do "Chef", seria ideal.

Ah, a linha century e a profissional master, elas possuem a mesma lamina?

Gostaria da opniao da galera, de qual dessas 4 sao melhores, os motivos...

Vou por o link delas:

Century: http://giftpalace.com.br/produto/faca-p ... ntina/1468

Profissional Master: https://www.reidacutelaria.com.br/produ ... tramontina

Twin Master Zwilling: http://www.lazershop.com.br/cutelaria/f ... -zwilling/

Fortis Brasil: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... urgico-_JM

Ah, encontrei esse site com facas "chamativas", e dentro do orcamento que quero, a linha Imperial, Trento, foram uma das que observei, se puderem olhar e me ajudar, agradeço: http://www.facagourmet.com/#!facas-cozi ... rmet/c1a9k

Outra duvida, que é alinhado a faca, sao sobre as pedras. Eu li que a Carborundum possui uma pedra dupla, que se nao me engano, é 120/380. Todas as coisas que li sobre ela, sempre foram positivas. Entretanto, tambem vi, que essa granulação é super baixa, muita grossa, que tem galera que usa granulacao 1000 ate 2000, e que comecao por 400 por exemplo. Entao, pra mim, ficou meio confuso, afinal essa da carborundum serve ou nao serve, o que fazer a respeito das pedras?


Se cometi algum equivoco, se falei muita besteira, algo errado, me desculpem. Espero que possam me ajudar, e me indicarem facas para o meu uso, dentre estas, e ate outras que acharem legais.

Obrigado pela paciencia!

Um abraco!

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Nikito;

Sobre o modelo da faca, vai da tua preferencia, em manuseio e estilo. A Century eu pessoalmente descartaria, não gosto daquele ressalto próximo ao cabo, isso impediria passar a faca caso precise finalizar o corte, gostei desse modelo da Fortis.

De uma olhada na http://www.doncassioselaimen.com.br, são umas facas mais rústicas, mas nos vídeos da pra perceber que o fio é espetacular.

Quanto a afiação, depois que vi o tutorial sobre como afiar utilizando lixas d'agua, nunca mais usei pedras, estou com 3 gramaturas de lixa, 800, 1200 e 2000 se não me engano, passo umas 20 vezes de cada lado em cada lixa, o fio fica um veneno.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Fala Rael

Para ser sincero, sou leigo, tenho alguns canivetes, porém não utilizo pra nada.

Em relação a manuseio, pra mim tanto faz, assim como o estilo, pra mim seria indiferente mesmo. O que eu me pego mais é na questão de durar o fio, a que corta melhor... mas pela eficacia da faca mesmo.


Voce conhece esses modelos que pus? ou teria outro especifico que conheca?


Vou dar uma fuçada nesse site ai.


Em relação as lixas, o foda é que leio alguns dizendo que "estraga" a faca, outros nao, como nao tenho experiencia e nao tenho ninguem proximo que manje do assunto, fico em duvidas kkkk. Voce faz isso ha bastante tempo, e elas nao estragaram? e desculpa a pergunta, vc utiliza qual faca/canivete e pra ql uso?

Valeu cara, abracao!




To editando...

Vi o site, as facas devem ser otimas mesmo, mas os preços tao fora do meu orcamento kkkkkkk

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Em casa tenho esse conjunto de facas da Tramontina:
http://viainox.com/produto/cepo-de-faca ... oCMSjw_wcB

Veja que a faca maior, é reta na parte mais próxima do cabo, diferente da Century que fica mais grossa, interrompendo o fio.

Quanto a usar lixa, elas são bem finas e não estragam a faca, é capaz de estragar mais usando uma pedra muito grossa.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Legal Rael!

Entendi o que disse sobre o cabo.

Essa linha de faca desse conjunto, tem qualidade de lamina inferior das que eu procuro.

Você usa todo dia a faca? E lixa com que frequencia? E quando voce lixa, vc usa todas? Vc usa o chaira no dia a dia?

E essas lixas vc usa agua nelas?

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Nikito;

Uso cotidianamente, a chaira é só pra assentar o fio, passei elas na lixa faz uns 2 meses e o fio continua excelente, tem que usar água na lixa sim, ajuda a faca a deslizar melhor e não riscar.

Uma faca de qualidade superior que tenho é uma Muela CAZ16
http://www.lojacabanasport.com.br/produ ... z-16/24987

Excelente aço, faca muito robusta e praticamente uma obra de arte.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Bacana, vc usa a da 3M?

Legal essa faca, utiliza ela? ou é de colecao?

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Chaira da 3M? Uso uma bem fajuta mesmo, estou pra comprar uma melhorzinha faz um tempo mas me enrolei.

A faca Muela uso sim, usava na cinta na época em que fazíamos cavalgadas, já carneeie boi com ela, usei em churrascos, sem frescuras, faca muito rústica e resistente.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Não a chaira, a lixa dagua rsss

Legal, é que ela não voltada para o uso que pretendo. Você lembra quanto pagou nela? Ela ta indisponivel no site.


To quase decidindo pegar a da Fortis Brasil.

O cara tem mais de 5000 vendas, fora pelo site dele, que não há contagem, só possui avaliacoes positivas. E esse modelo ele usa para exportação. A lógica é ser boa né.

O que tambem vi sobre essa marca, e essa faca em questão, é que muitos outros sites de cutelaria, que possuem até marca propria, revendem as facas deles.



Ah, lembrei de uma coisa, quando voce amola a faca na lixa, vc apoia a lixa em algum lugar, joga agua, e dai passa a lamina, 15-20 graus? Ou voce deixa a faca apoiada, e passa a lixa sobre a faca?

Um abraco!!

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Essa faca da Muela foi presente, meu pai trouxe da Espanha.

A lixa pode ser 3M sim. Pra afiar pego um pedaço de madeira, coloco uma tira de EVA e depois a lixa, jogo água e vou passando a faca, umas 20 vezes de cada lado.

Da uma olhada nesse vídeo, no lugar do pano coloco o EVA.

https://www.youtube.com/watch?v=_7AygkYuno8

Essa da Fortis foi a que achei mais interessante pela aparência.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Que legal!!

Forma bem economica ne? Sera que não estraga a faca?

Quais granulações que voce usa?


Só vi coisas boa a respeito, mas o vendendor é meio folgado, não tem paciencia pra explica as especificacoes da faca, to quase desistindo por isso kkkkkkkk

nikito
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2015, 02:12

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por nikito »

Outra coisa que me lembrei, estou a procura de uma chaira tambem, que a minha esta velha. E hoje estava pensando, se o aço da chaira tem que ser mais duro do que a da faca, para que nao a estrague, por que que nao podemos cortar sobre tabuas mais duras do que a faca pois tira o fio? Meio confuso ne kkkkk, sabe a resposta para isso?

Abraco!!

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por Rael Breda »

Acho que estou com 1200, 1600 e 2000, não tem como estragar a faca, no máximo vai ficar sem fio se passar de forma errada.

A Chaira tem que ser mais dura justamente pra assentar o fio quando a faca começa a ficar cega. Passa a faca na chaira e ela acerta o fio novamente.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

rafaelpio
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Ago 2014, 23:08

Re: Faca Tramontina Century e Profissional Master, Zwilling.

Mensagem por rafaelpio »

Rael Breda escreveu:Nikito;

Sobre o modelo da faca, vai da tua preferencia, em manuseio e estilo. A Century eu pessoalmente descartaria, não gosto daquele ressalto próximo ao cabo, isso impediria passar a faca caso precise finalizar o corte, gostei desse modelo da Fortis.

De uma olhada na http://www.doncassioselaimen.com.br, são umas facas mais rústicas, mas nos vídeos da pra perceber que o fio é espetacular.

Quanto a afiação, depois que vi o tutorial sobre como afiar utilizando lixas d'agua, nunca mais usei pedras, estou com 3 gramaturas de lixa, 800, 1200 e 2000 se não me engano, passo umas 20 vezes de cada lado em cada lixa, o fio fica um veneno.

Só complementando, as facas do Don Cassio são verdadeiras joias, certamente entre as melhores que se existe no mercado hj (não falo só de Brasil não).
Procure ele no facebook (Cassio Selaimen) e dê uma olhada nos videos e comentários do pessoal...
É meu sonho de consumo, no tocante a facas...

Responder