Manutenção e limpeza de lâminas

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por Lucas Parrini »

Olá, boa tarde!

Estou enfrentando problemas para manter limpas e sem ferrugem, as minhas lâminas, principalmente as de aço damasco. Limpo hoje, amanhã já estão sujas.

Estou lixando com lixa dágua 200, mas encontrei alguns vídeos falando para lixar com óleo ao invés de água, ou produtos específicos.

Os colegas possuem alguma indicação desses produtos ou poderiam, por gentileza, compartilhar algumas dicas para conservar?

Obrigado!
Abraços!

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por joao da silva »

Olá Lucas,
Eu costumo limpar com pasta de dente branca e aquelas esponjas de cozinha que não riscam teflon...
depois da faca ficar bem limpa, faço uma secagem completa com papel toalha.
Para finalizar e guardar a faca, passo uma fina camada de azeite de oliva na lamina e no cabo, que termina a limpeza retirando várias manchas do aço carbono. Guardo a faca com a camada de azeite.
Outra que ouvi falar e deu resultado, é não guardar a faca na bainha! Use a bainha quando for manusear e transportar a faca.
Dependendo da bainha, ela pode ter recebido um tratamento no couro com o uso de SAL, e isso acaba estragando o brilho e acabamento da faca.
Quando parei de deixar a faca na bainha (geralmente ficava uma semana guardada) ela apresentou uma melhora na manutenção da limpeza.
Mas, bom mesmo, é passar a faca na politriz... fica nova!

Abraço.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por Lucas Parrini »

Oi joao da silva, obrigado pelas dicas!

Eu havia lido sobre a bainha, e comecei a seguir isso. Realmente, deu diferença. A última faca que comprei, o artesão também me falou isso.

Sobre o azeite, não sabia. Eu já tinha ouvido falar de óleos, mas o churrasqueiro estava ocupado e não pode me dar maiores detalhes.

Obrigado!

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Lucas, o azeite funciona com toda a certeza mas se quiser algo mais específico compre óleo SINGER. A maioria das lojas de ferragens e construção vão ter, é barato e é o ideal.

O que eu costumo fazer é o seguinte:

Lavo a faca normalmente e sem muitas frescura, seco (a secagem tem que ser 100%) e depois passo uma fina camada do singer em todos os pontos de aço aparente da faca. É uma camada fina mesmo, não precisa ficar escorrendo óleo. No caso das facas que eu não uso com frequência e vou deixar guardada por muito tempo e gosto de embrulhar em filme plástico (aqueles de cozinha).

Nunca tive problemas com pontos de ferrugem nas minhas facas depois que comecei a usar esse processo.

Abraço.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por Lucas Parrini »

Estou montando minha coleção, e quero que as belezinhas fiquem lindas, rs. Estou quase terminando os suportes de parede, aí vou seguir as dicas do colega João da Silva e as suas.

Obrigado!

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por joao da silva »

Lucas Parrini escreveu:Estou montando minha coleção, e quero que as belezinhas fiquem lindas, rs. Estou quase terminando os suportes de parede, aí vou seguir as dicas do colega João da Silva e as suas.

Obrigado!
Olá Lucas, bom dia.
Cara... para deixar na parede, seria interessante voce instalar um "desumidificador" no local, ou espalhar aqueles potes que puxam a umidade (custam 8 reais cada nos mercados).
Dependendo do tamanho da coleção, voce terá muito trabalho em tirá-las da parede e limpar a cada 15 ou 30 dias, se deixar muito tempo, a umidade poderá danificar algumas (depende do tipo do aço).
Ou, se quiser gastar mais um pouco, seria legal fazer uma espécie de quadro com vidros e fechaduras, iguais aos que encontramos em lojas, onde voce poderá abrir e fechar.
Abraço.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Manutenção e limpeza de lâminas

Mensagem por Lucas Parrini »

Oi joao da silva, boa tarde!

Tudo certo?!

Eu pensei em fazer uma prateleira, e colocar uma espécie de vidro cobrindo todas as facas daquela prateleira.
Estou muito enrolado, mas mês que vem vou dar uma diminuída nos "bicos" que faço, ganharei mais tempo para terminar logo isso aí eu posto uma foto.

Mas gostei da idéia dos quadros, teria que achá-las prontas pra comprar pois não terei habilidade para fazê-las com beleza. Obrigado pela idéia!

Responder