Nossos amigos javalis.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

Caçadores que praticam o abate legalizado não invadem terras.
Se entrarem em sua propriedade sem autorização e armados (mesmo que para caçar), já é um outro cenário, mas não vou entrar neste mérito.
Os javalis estando dentro de minha propriedade devem merecer todo respeito e consideração. São meus convidados e tudo farei para defendê-los. Isso inclui os cachorros dos caçadores, mantenham-nos nas enforcadeiras ou não me responsabilizarei pela integridade física deles se entrarem sem autorização da porteira para dentro.
Não vou entrar nesse mérito de quem é o vilão da história, se é o caçador ou o javali pois não tenho não conhecimento e nem experiência no assunto. A título de registro, assim como o colega Raziel, também não gosto de matar animais...

Meu amigo, o que na verdade me chamou atenção em seu texto foi o tratamento que você pretende dar a possíveis invasores... Desovar os corpos? É isso mesmo que eu li? Senão me engano você é advogado, não é?

O seu ponto de vista sobre a questão dos javalis é muito interessante e concordo em algumas partes mas é assim que você pretende defendê-lo? É assim que pretende ser levado a sério aqui? Me desculpe mas acho que você está fazendo isso da maneira errada...
Só digo uma coisa: que os possíveis invasores saibam que, sejam eles caçadores ou comunistas do MST, se invadirem minhas terras ARMADOS serão recebidos - e repelidos - da forma que eu achar mais eficaz e conveniente.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

Ontem a noite eu me deparei com um vídeo muito triste, onde um sujeito sinistro é entrevistado pelo Sr. Thyago, aquele do canal "Diário do Atirador" no You Tube.

Naquela entrevista os dois cavalheiros conversam animadamente sobre estratégias para eliminar os inocentes javalis. Como era de se esperar o Sr. Thyago apoiou a matança dos animais.

Infelizmente o conhecimento técnico do Sr. Thyago, amplamente demonstrado em seus excelentes vídeos, não vem acompanhado do bom senso na mesma proporção no que se refere à conservação da fauna. Houve uma época em que as onças pintadas também eram consideradas prejudiciais ao homem do campo pois elas devoravam bezerros e cabritos, sendo que em alguns casos atacavam seres humanos, mais para se defenderem do que qualquer outra coisa. Resultado: as onças pintadas entraram na lista de animais em extinção de tanto que foram caçadas.

Como eu mencionei anteriormente nesse tópico, ainda que os javalis não sejam animais da fauna nativa brasileira, eles não sabem ler placas na fronteira, não sabem onde termina um país e começa outro. Para eles tanto faz comerem milho no Uruguai ou no Brasil, eles só querem se alimentar, sentem fome como qualquer um de nós.

Quando alguém apóia a matança de javalis está apoiando a covardia explícita onde matilhas de cães ferozes avançam sobre filhotes de javalis, uma cena de selvageria indescritível. Isso sem falar na caça dos animais com espingardas de pressão ou calibres inadequados de armas de fogo, o que traz sofrimento e dor para o javali atingido, que demora a morrer.

O Sr. Thyago vende armas em Brasília, onde, dizem, tem uma loja moderna e bem montada. Ele não precisa promover a venda de armas de fogo para o abate de animais para aumentar seus lucros. Pode muito bem, isso sim, apoiar ainda mais a venda de armas de fogo para defesa pessoal e patrimonial, além de promover o tiro esportivo.

Querem disparar contra javalis? Eu apóio, desde que os javalis também possam ter a chance de dispararem contra vocês. Se eles não podem fazer isso, só resta uma alternativa, saudável e divertida: atirar contra javalis no clube, silhuetas metálicas.

Vejam o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=7B43LkF3pns&t=466s

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por variedades »

Morcegolino, existe uma clara diferença entre a caça com cães, desportiva, da caça de abate de pragas praticada pelos agricultores.

O abate armado, sem sofrimento, bem feito, é a forma MENOS dolorosa para o abate da praga. Como se matam todos os outros animais, insetos e demais formas de vida (fungos) que atacam plantações. Muito pior é o envenenamento, como feito na Austrália, por exemplo.

Partindo do pressuposto que o animal será abatido, pois maléfico a colheita, é difícil achar outra forma de controle mais "humana" do que o abate controlado, com armas de calibre adequados. Os agricultores vivem bem com outros vários predadores, mas o Javali é algo completamente fora de controle. Notar que até mesmo o IBAMA, historicamente defensor da fauna, considera o abate um meio efetivo de controle da praga.

Um texto interessante do IBAMA: http://www.ibama.gov.br/especies-exotic ... de-javalis

Em resumo, defender o Javali é condenar dezenas de outras espécies a severa redução populacional ou até mesmo a extinção completa em determinadas áreas. O tema passou por consultas públicas em que participaram grande parte das grandes comunidades ambientalistas nacionais e o resultado é que houve um grande apoio a permissão do abate para proteção da biodiversidade nacional.

Quem ama os animais e estuda profundamente o assunto quase sempre concorda que infelizmente o abate do Javali tem que ser feito e incentivado no Brasil. E isso não sou eu quem digo, e sim boa parte das entidades ambientalistas sérias no Brasil e no mundo todo. Notar que até mesmo na Alemanha, onde a proteção a fauna é exemplar, o abate é permitido.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Aspirina »

O mais curioso é que os defensores de javalis nunca apresentam uma forma de controle viável e eficiente, e sabe por quê?
Simples....
Porque não existe forma de controle viável e eficiente!
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

Aspirina escreveu:O mais curioso é que os defensores de javalis nunca apresentam uma forma de controle viável e eficiente, e sabe por quê?
Simples....
Porque não existe forma de controle viável e eficiente!
Eu já mencionei isso antes, xarope... ops, aspirina. :lol:

É preciso colocar ARMADILHAS de captura, sem ocasionar ferimentos no animal. Jaulas de madeira ou aço com porta basculante que se fecha quando o animal entra nela. Uma vez capturados, os animais seriam levados para determinadas fazendas onde veterinários do governo federal ou estadual avaliariam as condições sanitárias de cada indivíduo. Aqueles que estivessem isentos de patologias que os transformassem impróprios para o consumo humano seriam abatidos de acordo com as normas da legislação vigente para suínos enquanto os indivíduos doentes seriam abatidos da mesma forma, entretanto tendo sua carne descartada nos termos da lei, tal qual se faz nos matadouros municipais - suinos e bovinos - atualmente.

Desse modo a carne apropriada para consumo poderia ser negociada com o matadouro pelo caçador que fez o manejo, servindo isso de estímulo para a captura - não abate - na zona rural.

O destino dessa carne poderia ser o comércio local ou a merenda escolar de milhares de crianças, não se descartando a doação para famílias carentes.

Só por que estamos no Brasil, terra de corruptos e ignorantes, isso não significa que não possamos pensar de forma civilizada e inteligente.

Lembrando que até pouco tempo muitos estavam comendo carne podre de grife, FRIBOI, portanto não torçam o nariz para a carne de javali.
variedades escreveu:Morcegolino, existe uma clara diferença entre a caça com cães, desportiva, da caça de abate de pragas praticada pelos agricultores.

O abate armado, sem sofrimento, bem feito, é a forma MENOS dolorosa para o abate da praga. Como se matam todos os outros animais, insetos e demais formas de vida (fungos) que atacam plantações. Muito pior é o envenenamento, como feito na Austrália, por exemplo.

Partindo do pressuposto que o animal será abatido, pois maléfico a colheita, é difícil achar outra forma de controle mais "humana" do que o abate controlado, com armas de calibre adequados. Os agricultores vivem bem com outros vários predadores, mas o Javali é algo completamente fora de controle. Notar que até mesmo o IBAMA, historicamente defensor da fauna, considera o abate um meio efetivo de controle da praga.

Um texto interessante do IBAMA: http://www.ibama.gov.br/especies-exotic ... de-javalis

Em resumo, defender o Javali é condenar dezenas de outras espécies a severa redução populacional ou até mesmo a extinção completa em determinadas áreas. O tema passou por consultas públicas em que participaram grande parte das grandes comunidades ambientalistas nacionais e o resultado é que houve um grande apoio a permissão do abate para proteção da biodiversidade nacional.

Quem ama os animais e estuda profundamente o assunto quase sempre concorda que infelizmente o abate do Javali tem que ser feito e incentivado no Brasil. E isso não sou eu quem digo, e sim boa parte das entidades ambientalistas sérias no Brasil e no mundo todo. Notar que até mesmo na Alemanha, onde a proteção a fauna é exemplar, o abate é permitido.
Tem diferença no papel, pois nem as "declarações de manejo de espécies exóticas invasoras" a ser preenchido e remetido para o IBAMA estão mais ocorrendo. Na internet tem dezenas de vídeos - agora pararam de postar os covardes - onde matilhas avançam sobre javalis indefesos, onde só mesmo um ou outro macho pode se defender antes de levar as facadas e tiros de 22 LR. Selvageria total, tortura animal levada ao extremo.

Se o IBAMA defende o extermínio é por que é um método barato e que não implica em, maior participação do governo federal. A captura e manejo para abate controlado após fiscalização sanitária seria o ideal, mas isso custa dinheiro, dinheiro que é roubado por políticos sentados em gabinetes climatizados em Brasília.

Todo mundo sabe que esse lance de caça ao javali não tem controle nem fiscalização por parte do IBAMA. Fato!

Javalis são transportados, caçados e também mortos por armas com calibres inadequados - nos países SÉRIOS onde a caça é regulamentada isso dá galho, sabia? - sofrem para morrer por conta dos cães, isso quando não são esfaqueados brutalmente.

O IBAMA chega ao cinismo de classificar o javali como "espécie exótica invasora" mas autoriza sua criação em fazendas desde que existam mecanismos que evitam a fuga do animal. Veja no link abaixo.

https://www.cpt.com.br/cursos-animais-s ... -de-manejo

Um dia o europeu, espécime exótica invasora na visão dos Maias, Aztecas, Incas e o povo Hopi nos EUA saqueou o continente Americano e exterminou povos indígenas cujas civilizações remontavam ao tempo das pirâmides do Egito. Essa mesma praga, o homem branco europeu, não satisfeito com a mentalidade predatória, durante 400 anos lucrou com a escravidão negra e sabemos que a cor da pele foi o menos determinante.

Agora querem exterminar os javalis, com a desculpa que esses animais são "invasores", como se eles tivessem vindo a nado da África ou da Ásia e não por conta de importadores brasileiros muitas das vezes.

Covardes, atiram nos javalis por que eles não podem atirar de volta. Se querem adrenalina, subam um morro carioca para tomar as armas dos traficantes. Isso ninguém quer. Os javalis são alvos melhores, pode-se tirar fotos ao lado deles, os covardes caçadores orgulhosos pela carnificina animal. :x :x :x

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Aspirina »

Morcegolino escreveu: Eu já mencionei isso antes, xarope... ops, aspirina. :lol:

É preciso colocar ARMADILHAS de captura, sem ocasionar ferimentos no animal. Jaulas de madeira ou aço com porta basculante que se fecha quando o animal entra nela. Uma vez capturados, os animais seriam levados para determinadas fazendas onde veterinários do governo federal ou estadual avaliariam as condições sanitárias de cada indivíduo. Aqueles que estivessem isentos de patologias que os transformassem impróprios para o consumo humano seriam abatidos de acordo com as normas da legislação vigente para suínos enquanto os indivíduos doentes seriam abatidos da mesma forma, entretanto tendo sua carne descartada nos termos da lei, tal qual se faz nos matadouros municipais - suinos e bovinos - atualmente.

Desse modo a carne apropriada para consumo poderia ser negociada com o matadouro pelo caçador que fez o manejo, servindo isso de estímulo para a captura - não abate - na zona rural.

O destino dessa carne poderia ser o comércio local ou a merenda escolar de milhares de crianças, não se descartando a doação para famílias carentes.

Só por que estamos no Brasil, terra de corruptos e ignorantes, isso não significa que não possamos pensar de forma civilizada e inteligente.

Lembrando que até pouco tempo muitos estavam comendo carne podre de grife, FRIBOI, portanto não torçam o nariz para a carne de javali.
...
Sua idéia é viável, pois a venda da carne poderia arcar com boa parte dos custos envolvidos e o abate seria "políticamente correto", porém, creio que não teria a eficiência necessária para retirar o javali da condição de praga, pois reconheço, esse animal é esperto e seria muito difícil sua captura em grande número para tal finalidade além da dificuldade de manejo por ele ser forte e agressivo.
De qualquer forma, é algo que acho válido ser implementado nas grandes fazendas.
Com relação a carne, tenho vontade de experimentar pois dizem ser muito saborosa.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

Felizmente o estômago dos javalis é o que os comanda e não o cérebro.

Assim, bastam algumas espigas de milho ou pedaços de cana no fundo de uma jaula que são facilmente capturados, bem como espalhadas por sobre folhas secas em cima de um buraco de 3 mts de profundidade no chão.

Redes lançadas da caçamba de caminhonetes também podem capturar os espécimes mais jovens.

Esse conceito de identificar os javalis como "praga" e compará-los aos ratos não é correto, não se comem ratos. Javalis são ótimas alternativas alimentares para a merenda escolar e para venda no mercado consumidor, desde que, repita-se, os animais passem por inspeção sanitária, assim como se faz com bois e porcos domésticos.

O que não pode acontecer é a matança cruel e sem fiscalização efetiva, tal como vem ocorrendo.

Desconfio que os produtores de carne suína não vêem com bons olhos essa alternativa - captura, manejo e abate controlado - por conta de eventual queda nos preços da carne suína por conta da oferta da carne de javali. O preço do Kg do pernil suíno gira em torno de 15,00 o Kg no açougue, não sei quanto está o preço da arroba no mercado de commodities, mas o pernil de javali pode ser vendido a 10,00 ou até menos o Kilograma, daí dá para entender por que certos setores da sociedade estimulam a caça cujos critérios só existem no papel, na prática é pura carnificina e tortura de javalis.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por variedades »

Praticamente todo Javali possui tênia ou outros patógenos porque bebem em nossos rios que são cheios de esgoto... Talvez com exceção das localidades mais distantes, ao menos em SC, onde tenho experiência, nunca dá para comer o animal. Primeiro porque isso é expressamente proibido pelo IBAMA, mas mesmo que fosse permitido não há formas eficientes de saber da sanidade para consumo de um animal selvagem, fazer exames de sangue não bastam, vários patógenos ficam fora da corrente sanguínea.

Também concordo que a fiscalização é completamente ineficiente por parte do IBAMA. Por fim, é também nítido que há uma boa quantidade de caça cruel. Há vários problemas Morcegolino, e concordo com você em 90% do que foi escrito.

Mas, concordemos ambos, se de alguma forma o bicho vai ser abatido, seja capturado antes ou não, conforme sua recomendação, acredite: o abate com tiro, de forma responsável, com calibre adequado (aqui em SC se usa bastante o fuzil 7.62 ou calibre 12 com balote, este com mais de 2500 Joules de energia - para comparar uma .40 tem 600 Joules) é hoje a única solução viável e "humana" dadas as condições de falência completa do Estado brasileiro.

Vou mais longe: há uma espécie de Sagui foi introduzido em Florianópolis/SC que está comendo os ovos de aves e dizimando espécies nativas. Tem espécie de passarinho com risco de desaparecer! E tem um sério movimento para poder se caçar o Sagui. É um bichinho lindo, inteligente ao extremo, mas na prática com ou sem regulamentação estão "passando fogo" com armas de pressão no Sagui porque virou uma praga dos infernos para a diversidade dos pássaros. EU acredito que a longo prazo até mesmo o IBAMA vá intervir para permitir tal caça. O maior problema a diversidade animal não são os caçadores, são os pretensos amantes de animais que ao invés de observarem sua beleza na natureza os aprisionam como animais de estimação, e depois eles fogem, são soltos e dai sim cria-se o problema.

Em resumo o problema ao equilíbrio foi causado pelo ser humano, a natureza sozinha não vai resolver o problema. Vi hoje na Globo pesquisadores arrancando corais introduzimos irresponsavelmente na martelada no Globo repórter. Algum imbecil achou o coral bonito e transplantou e criou um problema gigantesco no RJ...

Em resumo, o ser humano é o bicho mais imbecil da face da terra, kkk... Eu amo os animais, tenho 3 gatos, 1 cão, mas a caça responsável não é o problema a meu ver. Outro exemplo: a grande maioria das reservas Africanas de grandes mamíferos são mantidas por... caçadores, que pagam até $ 50 mil para poder caçar um Leão africano adulto. O guia da reserva mostra qual se pode caçar (animal velho, segregado do grupo, fora de condições de reprodução), e o abate garante o pagamento dos guardas florestais e de toda a estrutura para salvar todos os outros leões. Se não tiver a estação de caça, por mais odiosa que ela seja, o restante dos animais seria morta para arrancar as patas e vender como souvinir na Ásia.

Então as vezes temos que escolher entre o ruim e o péssimo: ruim matar o animal, péssimo não matar e deixar todos os outros morrerem por causa disso... É um assunto complexo, muito complexo!

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

variedades escreveu:Praticamente todo Javali possui tênia ou outros patógenos porque bebem em nossos rios que são cheios de esgoto... Talvez com exceção das localidades mais distantes, ao menos em SC, onde tenho experiência, nunca dá para comer o animal. Primeiro porque isso é expressamente proibido pelo IBAMA, mas mesmo que fosse permitido não há formas eficientes de saber da sanidade para consumo de um animal selvagem, fazer exames de sangue não bastam, vários patógenos ficam fora da corrente sanguínea.
Sob inspeção sanitária as doenças verdadeiramente prejudiciais são identificadas. Se alguém for recusar determinada carne pela possibilidade de contaminação por cisticercose então vai comer só cereais pois não somente a carne de boi ou porco podem apresentar contaminação, mas também as verduras irrigadas com água contaminada. Por isso vegetarianos ficam doentes.

Eu gosto de carne sangrando, mal passada, de boi somente. Por conta disso a cada 6 meses eu tomo um vermífugo de largo espectro, nem faço exames laboratoriais. Quanto a carne de porco eu como sempre ao ponto. Aconselho a todos fazerem o mesmo.
Também concordo que a fiscalização é completamente ineficiente por parte do IBAMA. Por fim, é também nítido que há uma boa quantidade de caça cruel. Há vários problemas Morcegolino, e concordo com você em 90% do que foi escrito.
Não existe fiscalização por parte do Ibama, principalmente sobre o manejo de animais abatidos e os calibres utilizados na caça, quando essa ocorre com armas de fogo. Alguns alucinados estão caçando javalis com armas de pressão no calibre 6mm, totalmente inadequado, o que traz sofrimento ao animal.
Mas, concordemos ambos, se de alguma forma o bicho vai ser abatido, seja capturado antes ou não, conforme sua recomendação, acredite: o abate com tiro, de forma responsável, com calibre adequado (aqui em SC se usa bastante o fuzil 7.62 ou calibre 12 com balote, este com mais de 2500 Joules de energia - para comparar uma .40 tem 600 Joules) é hoje a única solução viável e "humana" dadas as condições de falência completa do Estado brasileiro.
Voce deve estar se referindo a fuzis em calibre .308 Winchester, a versão civil para o 7.62x51mm do FAL. Não sabia que tinha tantos fuzis registrados nesse calibre em SC, .308 Winchester, até por que o preço dessas armas atrapalha bastante a aquisição. Esse calibre e o .223 Remington são os ideais para esse tipo de caça. O cartucho calibre 12 não é o ideal mas serve perfeitamente para curta e média distância.

Curiosamente, ao voce mencionar o uso do calibre 7.62 OTAN isso me faz lembrar que se o governo quisesse REALMENTE combater a "praga" de javalis teria colocado o Exército parta caçá-los. Sim, os "snipers" do Exército ficam atirando em alvos de papel, por que nao poderiam usar essa munição e o tempo para se exercitarem na mata caçando javalis com headshots? Estou falando sério!

Se o problema dos javalis se refere a um estado de calamidade pública com as varas investindo contra plantações e mais ainda, sendo o javali um animal invasor da fauna, por que o Exército não combate esse terrível invasor?
Vou mais longe: há uma espécie de Sagui foi introduzido em Florianópolis/SC que está comendo os ovos de aves e dizimando espécies nativas. Tem espécie de passarinho com risco de desaparecer! E tem um sério movimento para poder se caçar o Sagui. É um bichinho lindo, inteligente ao extremo, mas na prática com ou sem regulamentação estão "passando fogo" com armas de pressão no Sagui porque virou uma praga dos infernos para a diversidade dos pássaros. EU acredito que a longo prazo até mesmo o IBAMA vá intervir para permitir tal caça. O maior problema a diversidade animal não são os caçadores, são os pretensos amantes de animais que ao invés de observarem sua beleza na natureza os aprisionam como animais de estimação, e depois eles fogem, são soltos e dai sim cria-se o problema.
Não se pode comparar a massa de um javali com a massa de um sagui, que pode ser facilmente abatido com uma arma de pressão no calibre 5,5mm de mola ou de gás. Não obstante voce desejar a morte dos javalis, agora quer exterminar os saguis. Que tal investir também contra os quatis de Foz do Iguaçu que roubam e mordem turistas todos os dias? Depois poderemos exterminar os pardais, pássaros que não cantam, são uma espécie invasora - vieram da Inglaterra - e fazem sujeira. Nada poderá deter a fúria assassina dos especistas. :x :x :x
Em resumo o problema ao equilíbrio foi causado pelo ser humano, a natureza sozinha não vai resolver o problema. Vi hoje na Globo pesquisadores arrancando corais introduzimos irresponsavelmente na martelada no Globo repórter. Algum imbecil achou o coral bonito e transplantou e criou um problema gigantesco no RJ...
O problema é o ser humano e não os javalis. Lá em Belo Horizonte retiraram as capivaras do entorno da Pampulha por que alegaram que estavam infestadas com o carrapato estrela que causa a febre maculosa. Na verdade elas estavam numa boa por lá, comendo os jardins de Burle Marx, uma coisa horrorosa que circunda a igreja da pampulha, outro monumento ao mau gosto. O pessoal da conservação dos jardins plantava flores um dia e as capivaras comiam no dia seguinte.

Na estória do Lobo e da Ovelha o lobo implicava que a ovelha sempre o atrapalhava e até a acusou de sujar a água ao beber do mesmo riacho, quando a Ovelha retrucou que bebia no curso abaixo daquele em que o Lobo bebia, ou seja, bem depois do local que o lobo estava. O Lobo se cansou de argumentar e devorou a ovelha. Assim fazem os que odeiam animais.
Em resumo, o ser humano é o bicho mais imbecil da face da terra, kkk... Eu amo os animais, tenho 3 gatos, 1 cão, mas a caça responsável não é o problema a meu ver. Outro exemplo: a grande maioria das reservas Africanas de grandes mamíferos são mantidas por... caçadores, que pagam até $ 50 mil para poder caçar um Leão africano adulto. O guia da reserva mostra qual se pode caçar (animal velho, segregado do grupo, fora de condições de reprodução), e o abate garante o pagamento dos guardas florestais e de toda a estrutura para salvar todos os outros leões. Se não tiver a estação de caça, por mais odiosa que ela seja, o restante dos animais seria morta para arrancar as patas e vender como souvinir na Ásia.
Os africanos não tem outra fonte de renda senão o turismo. Hoje em dia somente idiotas praticam a caça com arma de fogo, os Safaris fotográficos são cada vez mais estimulados e isso não é de hoje, desde os anos 90. Você acha que a Tanzânia e o Quênia tem indústrias e empregos? Voce esta atrasado quanto aos seus conceitos. Qualquer personalidade que é fotografada ou filmada caçando é execrada publicamente e até a família real britânica, adepta da caça de faisões com suas espingardas de calibre 12 italianas de 20 mil dólares cada, está abolindo o hábito por conta da opinião pública inglesa. Até por que o WWF é de lá.
Então as vezes temos que escolher entre o ruim e o péssimo: ruim matar o animal, péssimo não matar e deixar todos os outros morrerem por causa disso... É um assunto complexo, muito complexo!
Ruim é querer justificar a matança de animais quando existem alternativas. Querem matar javalis? Então matem primeiro quem os trouxe para cá. Em todo caso se matar javalis for o último recurso, que isso seja feito por profissionais com armas em calibres adequados, que seja feito pelo Exército. Eles tem armas, tempo, veículos e ao menos em tese, know how para matar.

Errar é humano. Eu erro, voce erra, todos nós erramos. O que nos diferencia dos animais é poder assumir nossos erros e dessa forma modificar nosso comportamento. Eu já matei animais para comer e até para me divertir, eu era mau, estúpido e perverso. Hoje eu sou capaz de matar um homem que pratica maldades contra outros seres humanos mas não sou mais capaz de matar um animal para comer e muito menos para me divertir. Espero que assim como eu mudei meus conceitos sobre a caça armada voce e todos aqueles que estão lendo esse comentário também mudem.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por aniceto »

Morcegolino escreveu:Alguns alucinados estão caçando javalis com armas de pressão no calibre 6mm, totalmente inadequado, o que traz sofrimento ao animal.
Com todo respeito a quem faz o abate do javali, prática recomendável e necessária, concordo plenamente com essa afirmação. Caça é para matar o animal, não para machucar, por isso que o normal na maioria do mundo que regula caça exige um certo poder de fogo mínimo. Melhor atirar de .50bmg que de PCP .22.
Morcegolino escreveu: isso me faz lembrar que se o governo quisesse REALMENTE combater a "praga" de javalis teria colocado o Exército parta caçá-los.
Garanto que haveria soldado pulando de alegria se falasse que vai dar um fuzil e munição pra ele ir matar javali no mato. Só que tudo que é forças armadas é burocracia. Teria que deslocar viatura, pagar diária, montar barraca no mato, pedir munição, organizar o serviço pra compensar a falta do contingente a ser deslocado, só pra começar. Mesmo assim ainda seriam poucos javalis abatidos, por isso que o Ibama quer mais caçadores. Volume é necessário.
Morcegolino escreveu:Ruim é querer justificar a matança de animais quando existem alternativas. Querem matar javalis? Então matem primeiro quem os trouxe para cá. Em todo caso se matar javalis for o último recurso, que isso seja feito por profissionais com armas em calibres adequados, que seja feito pelo Exército. Eles tem armas, tempo, veículos e ao menos em tese, know how para matar.
Não dá pra apagar um incêndio matando o dono da casa que pegou fogo. Tem que jogar água. Exército não tem munição, tempo, veículos que não estejam na manutenção e know how pra caçar javali. E tem uma burocracia gigante atrapalhando qualquer uso pra esse fim. Acredite.

Ou se faz uma operação gigante (coisa que já deveria ter sido feita) ou coloca mais gente caçando. Não há outra alternativa que não seja o abate.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

(...) "por isso que o Ibama quer mais caçadores. Volume é necessário."
É... só que o IBAMA esqueceu de avisar ao DPF que pelo visto não quer mais caçadores! :?

Deixo um ótimo vídeo sobre a caça de coelhos - esse sim uma praga - por doninhas. Particularmente gosto muito de coelho ensopado com legumes, se chama "coelho à caçadora". A pele dos coelhos pode ser utilizada para forrar casacos depois de curtida.

Veja que coelhos deliciosos, caçados sem que se dispare um único tiro.

https://www.youtube.com/watch?v=aZB4npvaHAU

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por aniceto »

Morcegolino escreveu:É... só que o IBAMA esqueceu de avisar ao DPF que pelo visto não quer mais caçadores! :?
Deixo um ótimo vídeo sobre a caça de coelhos - esse sim uma praga
IBAMA não quer caçadores de animais exóticos, ou de qualquer outro animal que não seja uma espécie invasora. Não há como afirmar que o IBAMA não quer a caça do javali ou mais caçadores quando o próprio órgão fornece instruções publicamente sobre como agir para realizar a caça de forma legalizada e reconhece o animal como sendo uma espécie nociva.

O javali é uma praga tão ruim quanto coelhos, cervos, roedores... destrói plantações, ataca animais (é onívoro) e é um dos animais que ataca o ser humano. Com outro ponto negativo, já que ao buscar fontes de água, seu peso esmaga o solo e é prejudicial as nascentes de água. Se destrói fauna, flora e água nativa, é uma praga.

A situação da caça é um outro ótimo exemplo da situação que o cidadão vive em relação a armamento. Você mora na zona rural, planta na sua roça com suas próprias mãos, aparece uma manada desse animal e você tem que entrar na sua casa pra se esconder e não ser atacado. O bicho come o resultado do seu trabalho, mata seu cachorro e aparece depois uma outra manada de animais bípedes reclamando que você está matando essa praga, você tem dificuldades pra comprar armamento que te permita contra-atacar e se o faz vira bandido na opinião de quem nunca esteve perto de um animal daqueles e chora a morte desses "bichinhos" de dentro da sua casa confortável na cidade.

Você pode caçar coelhos, esquilos, e qualquer outro animal sem dar um tiro. A questão é numérica. Se há 1000 coelhos na região e a cada mês eles dobrarem de número, precisaria de 1000 coelhos mortos por mês para manutenção do número de 1000. Se armadilhas, doninhas, cães (coisa que os próprios defensores das ratazanas não gostam), não conseguem reduzir o número, o que fazer?
1. Continuar com a prática antiga e esperar que o número deles chegue nos 1000000 eventualmente?
2. Usar de outra forma de eliminar a praga?
Isso é questão de simples logística. Você não possui nenhuma forma melhor para controle de mamíferos de rápida reprodução e de distribuição em grande território, e que não cause grandes efeitos danosos (como jogar veneno na região toda), que não seja a caça com armas de fogo. Doninha não é uma forma viável numericamente falando. Um coelho morto, mil coelhos mortos não são suficientes se você possui 10 mil filhotes esperados para o próximo mês.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Morcegolino »

Aniceto: houve uma confusão aí. Eu quis dizer que não adianta o IBAMA desejar mais caçadores se a PF não libera a autorização de compra de espingardas calibre 12, o que dirá rifles em calibre específicos para caça.

O IBAMA quer o aumento do número de caçadores mas a PF parece que não quer, dois órgãos federais em desacordo.

Quanto aos coelhos, eles se multiplicam mais rapidamente do que os javalis e podem ser facilmente caçados com armadilhas, não é preciso atirar neles, até por que costuma estragar a pele.

Com esse tempo frio aqui no sudeste um coelho à caçadora feito no fogão à lenha é uma ótima pedida para o jantar, acompanhado de uma cachaça de qualidade para abrir o apetite.

COELHO À CAÇADORA

Ingredientes:

1 coelho de 1 kg e 200 g aproximadamente
200 g de toucinho defumado, picado
1 cebola grande picada
2 cenouras em cubos grandes
2 dentes de alho grandes espremidos
3 xicaras (chá) de vinho branco seco
1 maço de temperos (salsa, manjericão, alecrim, louro e algum mais de sua preferência)
300 grs de batata bolinha, lavada e cortada ao meio com a casca
Sal
pimenta
noz-moscada
200 grs de cogumelos em conserva
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa( de salsa picada

Modo de preparo:

Escalde o coelho em água fervente, corte-o em 8 pedaços
Coloque o toucinho em uma panela de fundo grande e leve ao fogo médio para derreter a gordura
Junte os pedaços do coelho e deixe dourar em fogo baixo, não deixe que a gordura escureça
Quando estiver dourado acrescente a cebola, o alho e as cenouras
Começou a refogar junte o vinho e 2 xícaras (chá) de água fervente o maço de temperos o sal a pimenta a noz-moscada e as batatas
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 30 minutos
Se precisar adicione mais água fervente até q fique macia a carne
Adicione os cogumelos cortados ao meio e deixe por uns 10 a 15 minutos mais
Antes de servir, misture a manteiga com a farinha de trigo e acrescente ao molho da panela (sugiro que retire os pedaços de coelho e passe a uma travessa) volte ao fogo baixo e para cozinhar a farinha e engrossar o molho
Sirva povilhado com a salsa

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Raziel »

Morcegolino escreveu:Aniceto: houve uma confusão aí. Eu quis dizer que não adianta o IBAMA desejar mais caçadores se a PF não libera a autorização de compra de espingardas calibre 12, o que dirá rifles em calibre específicos para caça.

O IBAMA quer o aumento do número de caçadores mas a PF parece que não quer, dois órgãos federais em desacordo.

Quanto aos coelhos, eles se multiplicam mais rapidamente do que os javalis e podem ser facilmente caçados com armadilhas, não é preciso atirar neles, até por que costuma estragar a pele.

Com esse tempo frio aqui no sudeste um coelho à caçadora feito no fogão à lenha é uma ótima pedida para o jantar, acompanhado de uma cachaça de qualidade para abrir o apetite.

COELHO À CAÇADORA

Ingredientes:

1 coelho de 1 kg e 200 g aproximadamente
200 g de toucinho defumado, picado
1 cebola grande picada
2 cenouras em cubos grandes
2 dentes de alho grandes espremidos
3 xicaras (chá) de vinho branco seco
1 maço de temperos (salsa, manjericão, alecrim, louro e algum mais de sua preferência)
300 grs de batata bolinha, lavada e cortada ao meio com a casca
Sal
pimenta
noz-moscada
200 grs de cogumelos em conserva
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa( de salsa picada

Modo de preparo:

Escalde o coelho em água fervente, corte-o em 8 pedaços
Coloque o toucinho em uma panela de fundo grande e leve ao fogo médio para derreter a gordura
Junte os pedaços do coelho e deixe dourar em fogo baixo, não deixe que a gordura escureça
Quando estiver dourado acrescente a cebola, o alho e as cenouras
Começou a refogar junte o vinho e 2 xícaras (chá) de água fervente o maço de temperos o sal a pimenta a noz-moscada e as batatas
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 30 minutos
Se precisar adicione mais água fervente até q fique macia a carne
Adicione os cogumelos cortados ao meio e deixe por uns 10 a 15 minutos mais
Antes de servir, misture a manteiga com a farinha de trigo e acrescente ao molho da panela (sugiro que retire os pedaços de coelho e passe a uma travessa) volte ao fogo baixo e para cozinhar a farinha e engrossar o molho
Sirva povilhado com a salsa
Mas a PF não tem que autorizar nada, armas para caça são autorizadas pelo Exército e não é discricionário
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por raubvogel »

Morcegolino, eu gostaria de saber quais são estes paises serios. Se voce for online, veria que, por exemplo, no estados unidos eles tem uma invasão de javalis de origem Russa que algum idiota americano importou para caçar e escapou. E eles ficam bem grandes e tem oma atitude bem agressiva. Na Florida a estação de caça de javalis é o ano inteiro. Em alguns estados quao que qualquer coisa abaixo de armas nucleares é OK; veja os videos deles sendo caçados com metralhadoras no Texas. A razão é bem simples: como a carpas asiarticas nos Great Lakes e certas cobras na Florida, estes javalis não só destroem plantações e atacam gado e pessoas mas, como boa especie invasora, eliminam a população de animais indigena pois nao tem predadores naturais além de... humanos. De acordo com http://feralhogs.tamu.edu/frequently-as ... wild-pigs/, eles causam mais de 1.5 bilhoes de dollars de destruição à agricultura americana; esta figura não inclui efeitos à fauna indigena.

Outro exemplo é coelhos na Australia. Vai lá dizer que tem que protege-los e ve o que os fazenderos lá vão fazer com voce.

Agora, se estes javalis são locais e tem os seus predadores, de modo que estão num equilibrio que não está destruindo a fauna e flora, eu concordo plenamente em deixa-los em paz.

O argumento que eles só querem comer e se reproduzir pode ser aplicado à todos animais includindo baratas e ratos.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Raziel »

raubvogel escreveu:Morcegolino, eu gostaria de saber quais são estes paises serios. Se voce for online, veria que, por exemplo, no estados unidos eles tem uma invasão de javalis de origem Russa que algum idiota americano importou para caçar e escapou. E eles ficam bem grandes e tem oma atitude bem agressiva. Na Florida a estação de caça de javalis é o ano inteiro. Em alguns estados quao que qualquer coisa abaixo de armas nucleares é OK; veja os videos deles sendo caçados com metralhadoras no Texas. A razão é bem simples: como a carpas asiarticas nos Great Lakes e certas cobras na Florida, estes javalis não só destroem plantações e atacam gado e pessoas mas, como boa especie invasora, eliminam a população de animais indigena pois nao tem predadores naturais além de... humanos. De acordo com http://feralhogs.tamu.edu/frequently-as ... wild-pigs/, eles causam mais de 1.5 bilhoes de dollars de destruição à agricultura americana; esta figura não inclui efeitos à fauna indigena.

Outro exemplo é coelhos na Australia. Vai lá dizer que tem que protege-los e ve o que os fazenderos lá vão fazer com voce.

Agora, se estes javalis são locais e tem os seus predadores, de modo que estão num equilibrio que não está destruindo a fauna e flora, eu concordo plenamente em deixa-los em paz.

O argumento que eles só querem comer e se reproduzir pode ser aplicado à todos animais includindo baratas e ratos.
Esse cara era troll, a moderação já explodiu ele
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por raubvogel »

Interessante. Apesar de que ele tinha opiniões que eu não concordo e era um pouco dramático, sempre achava que muitas vezes ele tinha bons argumentos.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Nossos amigos javalis.

Mensagem por Raziel »

raubvogel escreveu:Interessante. Apesar de que ele tinha opiniões que eu não concordo e era um pouco dramático, sempre achava que muitas vezes ele tinha bons argumentos.
Você pode ver através dos tópicos que ele se contradizia frequentemente, isso foi analisado pela moderação
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Responder