CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por José Soares »

Empresário morto a tiro após assalto


00:00 · 12.04.2016 / atualizado às 07:57

O empresário Felipe Araújo seguia na BR-222 em um veículo Mercedes. Ele teria presenciado o roubo a um policial. Ao tentar ajudar acabou assassinado
Um empresário do ramo de confecções foi morto com um tiro na nuca na tarde de ontem na rodovia BR-222, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele tentou ajudar um policial militar a recuperar a motocicleta que havia acabado de ser roubada mas acabou atingido por um disparo efetuado por um suspeito.

Segundo informações de populares, um cabo da PM foi vítima de assalto por volta das 16h nas proximidades do km 4 daquela rodovia. Ele teve a motocicleta tomada por, pelo menos, um suspeito armado.

O cabo PM não permaneceu sozinho por muito tempo. Um outro policial militar que transitava naquela região também em uma motocicleta teria surgido no local e se oferecido para ajudar o colega de farda.

O empresário Felipe Araújo Machado, 28, seguia naquela mesma rodovia em um veículo Mercedes de cor preta. Ele teria presenciado o roubo e também ofereceu ajuda ao cabo PM. Segundo as informações, ele teria dito que também era policial. Felipe, que praticava tiro esportivo, carregava consigo documento de licença para transportar arma com a finalidade recreativa. E também possuía uma pistola calibre 380 importada. A intenção era usá-la para recuperar a moto roubada.
[/b][/b][/b]
Arrojo

Segundo informações da Polícia, o empresário subiu na garupa da motocicleta guiada pelo sargento PM que ofereceu apoio ao cabo assaltado.

Entretanto, quando atravessavam a rodovia, foram surpreendidos por um disparo, efetuado de dentro de um Volkswagen Parati de cor prata, que dava apoio. O empresário foi atingido na nuca e caiu morto. O condutor arrancou com o veículo.

Os suspeitos fugiram e, até o fechamento desta edição, não haviam sido presos ou identificados pela participação no crime.

A pistola importada de calibre 380 que pertencia a Felipe ficou no local do crime e foi apreendida pela Polícia Militar. Buscas foram feitas durante o restante da tarde e durante a noite naquela área da Região Metropolitana de Fortaleza com o objetivo de localizar os suspeitos do crime.

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por PauloMC »

Complicado isso. Entendo a vontade de ajudar mas um CAC Não é policial e ir atrás de bandido é trabalho da polícia.

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por andregomes »

é.. complicado, no meu caso ando com a arma municiada para defesa da mesma, afinal não vou deixar ladrão levar minha pistola fácil, mas nunca pretendo me meter em situações adversas como essa.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

Arbdias
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2016, 23:42

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por Arbdias »

Isso aí nao é NEM DE LONGE a razao de alguem usar uma arma.

É pra defesa propria, da familia ou de alguem proximo em caso real de necessidade ali na hora. A ameaça acabou, guarda a arma e toca a vida.

Sair se oferecendo pra caçar bandido junto com policial, e na garupa de moto ainda, é coisa de retardado. PESSIMA escolha...

Vai só vendo, ainda vao usar essa noticia pra defender o desarmamento...

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por andregomes »

Arbdias escreveu:
Vai só vendo, ainda vao usar essa noticia pra defender o desarmamento...
poisé..
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por PauloMC »

PauloMC escreveu:Complicado isso. Entendo a vontade de ajudar mas um CAC Não é policial e ir atrás de bandido é trabalho da polícia.
Ainda não tenho arma, mal comecei a jornada nessa estrada em busca do CR.. Porém eu estou com bastante medo dessa questão de ter que transportar a arma desmuniciada e no porta malas e ter minha vida muito ameaçada caso o bandido ache a arma e conclua que sou policial. :(

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por andregomes »

PauloMC escreveu:
PauloMC escreveu:Complicado isso. Entendo a vontade de ajudar mas um CAC Não é policial e ir atrás de bandido é trabalho da polícia.
Ainda não tenho arma, mal comecei a jornada nessa estrada em busca do CR.. Porém eu estou com bastante medo dessa questão de ter que transportar a arma desmuniciada e no porta malas e ter minha vida muito ameaçada caso o bandido ache a arma e conclua que sou policial. :(
Eu não imagino q seja obrigatório levar no porta malas, até porque isso seria burrice, se você é assaltado perde o carro e a arma. Eu carrego ela sempre comigo, debaixo da perna, caso eu veja algum comando apenas saco o pente e jogo debaixo do banco ( apesar de nunca ter acontecido, já fui parado mas nem pediram para eu descer do carro, apenas documento e cnh ). Pelo meu entender o que não podemos é carregar a arma municiada pronta para uso.

estou certou ou errado? Alguém já passou por alguma situação dessa?
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

Arbdias
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2016, 23:42

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por Arbdias »

Alguem ja foi assaltado e o bandido falou "Pera ai, vou olhar seu porta mala antes de te liberar"?

Ja levaram meu carro, e me falaram "sai sai sai sai sai sai sai sai sia sia sia sai sai sai sai sai sai", entraram correndo e vazaram.

Infelizmente nao tem o q fazer. Se te assaltarem no caminho, deixa levar a arma. Até pq se alguem te pegar de surpresa num sinal e vc estiver armado, sua posicao é de extrema desvantagem pra reação. A chance de dar merda pra vc é pior q pra ele, que teve o elemento surpresa e ta com um cano apontado pra vc.

O ideal é a prevencao, estar ligado 100% etc etc e nao dar mole, e se alguem vier vc ja perceber antes e estar pronto, mas com a lei atual nao tem o q fazer nao...

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por andregomes »

Por isso q sempre q trafego minha arma uso o carro blindado da minha esposa. Foi a forma ideal q achei de andar armado com segurança.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por PauloMC »

Arbdias escreveu:Alguem ja foi assaltado e o bandido falou "Pera ai, vou olhar seu porta mala antes de te liberar"?

Ja levaram meu carro, e me falaram "sai sai sai sai sai sai sai sai sia sia sia sai sai sai sai sai sai", entraram correndo e vazaram.

Infelizmente nao tem o q fazer. Se te assaltarem no caminho, deixa levar a arma. Até pq se alguem te pegar de surpresa num sinal e vc estiver armado, sua posicao é de extrema desvantagem pra reação. A chance de dar merda pra vc é pior q pra ele, que teve o elemento surpresa e ta com um cano apontado pra vc. Outro vizinho foi assaltado com seu carro em uma semáforo e andou por mais de 4 horas com o ladrão.

O ideal é a prevencao, estar ligado 100% etc etc e nao dar mole, e se alguem vier vc ja perceber antes e estar pronto, mas com a lei atual nao tem o q fazer nao...
Isso não existe, cada situação é uma situação! Eu prefiro mil vezes ter como usar a arma do quê ficar a mercê do bandido.

Quantas pessoas são sequestradas?? Só na minha rua já houve nos últimos 10 anos uns 3 ou 4 sequestros. Aí nessa o sujeito abre a mala pra te enfiar lá e acha uma arma, é tiro certo.

Eu vejo muita gente falando que bandido não olha porta malas, só posso achar que vivo em um país diferente do de vocês.. :( Colega Arbdias, "sai sai sai" é comum em certos tipos de crimes. Porém há diversas situações onde o criminoso passa mais tempo com a vítima, como em situações onde há a intenção de realizar saques com diversos cartões bancários. Isso é apenas um pequeno exemplo pois situações onde os criminosos averiguam os carros são muito, muito comuns.

PS: Eu concordo que a reação tem chance de dar merda também mas aí você está no controle de sua vida e a cabe a você reagir ou não e a questão toda é a razão pela qual estamos aqui. O DIREITO da defesa. Minha arma no porta malas não é direito de defesa, é direito de torcer pra que não encontrem a arma.

Eu não tenho nem arma e nem CR ainda, sou um mero curioso, mas é o que eu sempre digo. A ideia de me deslocar armado e ter que usar a arma para me defender me assusta, mas a ideia de transportá-la em um porta-malas me assusta mais ainda!. Hoje eu uso a minha pistola de chumbo no porta malas e sinto bastante receio, idem para meus equipamentos de Airsoft. Se eu fosse CAC e tivesse o direito de andar armado eu nunca transportaria desmuniciada e longe de mim.

O que eu tenho visto é que de fato a maioria das pessoas faz isso. Anda com a arma carregada e caso consigam visualizar antecipadamente que irão passar por uma autoridade policial, retiram o carregador e jogam longe. Inclusive alguns amigos militares e CACs já me disseram que a prática é muito comum, porém eu gosto de andar certo, sou daqueles que não bebe e dirige e não atende celular no trânsito e ficaria muito incomodado em andar fora de lei (ridícula) que fazem com que CACs andem desarmados e expostos.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por José Soares »

Cada pessoa deve ser responsável por suas ações e omissões, é fato, é lei.
No entanto, sempre é oportuno lembrar, embora todos já estejam "carecas" de saber, que os CACs não podem transportar carregador cheio, mesmo estando longe da arma, ou seja, o mesmo deve estar vazio, pois, caso sejam pegos em alguma fiscalização, certamente serão indiciados por porte ilegal de arma, infelizmente.
Essa informação que é bastante comum que militares tem ciência de algumas pessoas retiram carregador ao avistarem uma fiscalização, com a devida vênia, não condiz com a realidade(pelo menos aqui no Ceará), pois, é sabido que os casos em se tem notícia em que ocorreram tal conduta no Brasil a fora, verificaram-se, após uma vistoria nesse sentido, que os condutores foram levados à delegacia.
Aqui no Ceará ocorreu um caso neste sentido com um CAC, pois o mesmo, ao ser parado em operação policial, foi encontrado um carregador cheio, o que levou, por consequência, a ser indiciado por porte ilegal de arma, respondendo até onde sabe, a um constrangedor processo penal, lamentável.
A solução é mudar essa draconiana legislação.
PT saindo, felizmente está cada vez mais perto, talvez tal realidade legal se modifique.

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por PauloMC »

Caro colega José, talvez a forma que eu escrevi tenha deixado a entender que essa atitude seria legal. Na verdade como eu não sou CAC ainda, não posso falar com conhecimento de causa, por isso fiz questão de dizer os que me relatam. E de fato, a grande maioria das pessoas que conversam afirmam isso, até mesmo que desmuniciam e sim, preferem assumir o risco de serem presas por porte ilegal do quê transportar armas desarmado.

Mas como eu disse, no meu caso eu vou optar (se possível) em deixar a arma no clube para evitar o transporte desmuniciada.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: CAC assassinado ao tentar evitar roubo a um PM.

Mensagem por José Soares »

Sem problema, prezado Paulo MC.
Compreendi a sua mensagem.
Verdadeiramente, em face da insegurança pública como um todo, é imensamente arriscado, sob o ponto de vista legal, tal comportamento, uma vez que o CAC fere inteiramente a legalidade ao agir dessa forma.
Mas, como dito no post anterior, cada um é responsável por seus atos, e realmente assim deve ser.
A legislação tem que mudar, é necessário.


Responder