Segurança na condução de arma durante uma corrida

joaoluna
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Set 2019, 01:28

Segurança na condução de arma durante uma corrida

Mensagem por joaoluna »

Estou procurando alguma doutrina escrita ou instrução referente ao modo de portar arma velada (coldre liso) durante o momento que o policial necessite fazer uma corrida rápida.
Ou caso não exista como obter uma declaração assinada por três instrutores registrados na DPF sobre como fazer este procedimento de segurança
Pode me ajudar?
Obrigado

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Segurança na condução de arma durante uma corrida

Mensagem por moliternoga »

Colega, doutrina escrita eu nunca vi pois é algo com muitas variáveis e vai depender de qual tipo de roupa a pessoa está usando, qual tipo de tamanho e peso da arma, onde a pessoa está acostumado a portar a arma e por aí vai . Posso, se te servir, dar minha sugestão e os métodos que eu uso. Primeiro, a escolha da arma é um fator bem determinante. Eu quando vou correr opto por usar o revólver rt 85 por ser menor e mais leve que a pistola que tenho. Uma opção e a melhor pra mim é comprar aqueles coldres abdominais de elástico que passam em volta da cintura. Eles mantêm a arma bem colada ao corpo, tem porta acessórios/porta carregador extra que permite levar a funcional e munição extra caso queira, e mantém tudo bem justo, sem ficar sacudindo durante a corrida. Muitos tem também uma alça pra poder passar em cima da arma, dando uma segurança a mais e evitando a queda do armamento do coldre. Nesses tipos de coldre procure um material de qualidade pois com o tempo eles tem uma tendência de esgarçar e perder a funcionalidade, principalmente aqueles que são feitos apenas de duas camadas de elástico. Prefira aqueles que tem um reforço de neoprene ou nylon nas áreas de maior estress. Outro ponto desses coldres que eles devem ser lavados de tempo em tempo pois devido à atividade e o material acumulam suor, ficando com mau cheiro. Esse tipo de coldre tem a vantagem de ser confortável com armas maiores, apesar de não ser o ideal.
Outro método que usei e eventualmente ainda uso é colocar o cinto por baixo da bermuda e prendo o coldre no cinto, como se tivesse usando roupas com passador. Esse método mantém a arma segura porém é mais desconfortável e a arma balança muito mais do que com o coldre abdominal. Correr com armas full size nesse método é muito desconfortável.
Outro ponto importante que gostaria de frisar é, chegou em casa da corrida, limpe sua arma, de preferência da uma passada de wd40 pra tirar bem o suor e seca. Na corrida a arma acaba pegando muito suor, inclusive na parte dos mecanismos internos. Se não limpar no dia é certo que aparecerá corrosão na arma.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Segurança na condução de arma durante uma corrida

Mensagem por moliternoga »

Outro ponto que esqueci de mencionar é a posição de porte da arma em qualquer um dos métodos que citei. A melhor posição que achei foi às 4h. Apesar de estar acostumado a portar a arma na região frontal (12/1h) na posição de 4h a arma balança menos. Na região frontal a arma "pula" mais durante a corrida.

Responder