Relato de Aquisição

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Relato de Aquisição

Mensagem por atrevisani »

Caros, dei entrada hoje na documentação na PF e pretendo ir postando aqui tudo o que for relevante, para auxiliar quem quer fazer o mesmo.

Exame Psicotécnico:
Busquei no site da PF os psicólogos credenciados, fiz uma rápida pesquisa de preço, mas basicamente o preço me pareceu tabelado, pois todos cobravam a mesma coisa: R$ 200,00. A consulta levou umas 3h, começando com uma entrevista e seguida de diversos testes. Após 15 dias recebi o laudo como apto.

Exame de Tiro:
Este foi o que mais percebi diferença nos valores, principalmente porquê gostaria de receber um treinamento junto. Inclusive, recomendo a quem não tem larga experiência a fazer um treinamento antes. Eu já atirei algumas vezes em um estande, com pistola e revólver, mas resolvi fazer um curso antes do exame. Foi muito bom, pude disparar diversas vezes com a arma que iria fazer o teste. Meu instrutor me ensinou várias coisas importantes como resolver panes, situações de stress, etc. Após o curso fiz a prova prática e fui aprovado. Logo após fiz a prova teórica e também fui aprovado. Detalhe, é muito importante ler a cartilha do armamento no site da PF, a prova é fácil mas cai bastante coisa chata, e se eu não tivesse lido a cartilha, também não teria passado.

Documentação:
Juntei toda a documentação que eles pedem. Foi muito fácil, aqui no RS eu pude pedir todos os alvarás online, ficam prontos na mesma hora, menos o militar que levou 1 dia. A parte mais chata realmente foi a "Declaração de Efetiva Necessidade".

PF:
Fui na PF de Porto Alegre (Av. Ipiranga). Fui muito bem atendido. Enquanto a moça conferia a documentação, eu olhei a pilha enorme de processos e fiquei com medo que ia demorar muito. Sério, tinha no mínimo uns 80 envelopes epilhados, com etiquetas "Aquisição", "Porte", "Renovação"... Mas quando perguntei para a moça quanto tempo ela achava que ia levar, ela me disse 10 dias úteis em média. Achei muito rápido, já que em outros lugares tá demorando bastante.

Conforme o processo for rolando eu vou postando aqui. Se alguém tiver dúvidas vai perguntando aí e vamos discutindo.
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

Avatar do usuário
Luís Octavio
Mensagens: 33
Registrado em: 14 Abr 2015, 13:17

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Luís Octavio »

Excelente Iniciativa. Obrigado por dividir conosco sua experiência. :D

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por AgenteLeal »

E outra coisa, qd vc for dar entrada pelo sinarm para aquisição de arma, vc precisará se deslocar até a PF no minimo 4 vezes, ou vc pode pagar um despachante!

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por bugre »

Aqui em Passo Fundo/RS, da entrada do processo ao Registro ,à pistola 380 na mão, foram 41 dias.
Fiz o psicotécnico em mais ou menos 1 hora por R$120,00, a prova teórica e prática em aproximadamente 1 hora também por R$180,00, e entreguei os dois no mesmo dia para a loja de armas, junto com xerox do RG, CPF e comprovante de residencia autenticados, que por R$100,00 providenciou todo o resto da papelada, 32 dias estava tudo aprovado, paguei a taxa de R$60,00 e levou mais 9 dias para a PF imprimir o documento.
Agora vamos ver o porte, fiz a prova de tiro hj e entro com a papelada na segunda 17/08, através do instrutor de tiro que fez a prova pratica.
Editado pela última vez por bugre em 25 Ago 2015, 09:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por atrevisani »

Dando seguimento ao relato.

Hoje fui buscar a resposta do protocolo de autorização de aquisição de arma de fogo (2º visita à PF).

A PF de Porto Alegre cumpriu o prazo que me prometeu, 10 dias úteis. Achei muito rápido em relação ao relato dos colegas aqui que chega a levar meses! No meu caso o pedido foi deferido (autorizado). Mesmo que ele fosse indeferido (negado) o simples fato de demorar 10 dias úteis para sair a resposta já me faz tirar o chapéu para a equipe da PF de Porto Alegre. Agora tenho 30 dias para comprar uma arma de fogo.

Fiz o pedido para "Pistola" da marca "Glock" em ".380". Queria uma G25, mas as lojas não tem mais e o Exército não libera a importação de novas. Portanto tenho as seguintes três opções:

A) Compro uma G42
B) Deixo vencer a autorização e faço um novo pedido quando chegarem (e SE chegarem) as G25
C) Deixo vencer a autorização e faço um novo pedido para outra arma, como uma Taurus

Adoro a proposta da G42. Gostaria de ter uma G25 e uma G42. Poderia optar por comprar a G42 agora e futuramente uma G25. Vou me decidir nos próximos dias e postar aqui o andamento do processo.

Abraço!
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por AgenteLeal »

atrevisani escreveu:Dando seguimento ao relato.

Hoje fui buscar a resposta do protocolo de autorização de aquisição de arma de fogo (2º visita à PF).

A PF de Porto Alegre cumpriu o prazo que me prometeu, 10 dias úteis. Achei muito rápido em relação ao relato dos colegas aqui que chega a levar meses! No meu caso o pedido foi deferido (autorizado). Mesmo que ele fosse indeferido (negado) o simples fato de demorar 10 dias úteis para sair a resposta já me faz tirar o chapéu para a equipe da PF de Porto Alegre. Agora tenho 30 dias para comprar uma arma de fogo.

Fiz o pedido para "Pistola" da marca "Glock" em ".380". Queria uma G25, mas as lojas não tem mais e o Exército não libera a importação de novas. Portanto tenho as seguintes três opções:

A) Compro uma G42
B) Deixo vencer a autorização e faço um novo pedido quando chegarem (e SE chegarem) as G25
C) Deixo vencer a autorização e faço um novo pedido para outra arma, como uma Taurus

Adoro a proposta da G42. Gostaria de ter uma G25 e uma G42. Poderia optar por comprar a G42 agora e futuramente uma G25. Vou me decidir nos próximos dias e postar aqui o andamento do processo.

Abraço!
Amigo estava nesse dilema tb, já q a G25 está em falta, e a G42 não rola mesmo pois são apenas 6+1 tiros em 380 e por isso preferir pegar o RT 817 7 tiros tauros de 2 polegadas em calibre 37 e aceita munição +p+ !

A única vantagem de ter uma 380 é a capacidade de munições e baixo recuo do disparo, tirando esses 2 pontos é melhor usar 38.
Editado pela última vez por AgenteLeal em 25 Ago 2015, 11:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Bom no meu caso eu iria de CZ mas fui pego pelo mesmo problema com as importações... Optei pela compra da G 42 e gostei muito. Não me arrependo... Até porque eu pretendia comprar outra arma depois dessa e agora tenho mais uma desculpa pra isso.

A próxima deve ser uma pistola full size. Provavelmente uma Imbel, porque sou fã do projeto, mas pretendo tirar o CR antes e comprar em .40, o que provavelmente vai me fazer levar aí mais uns 3 anos, sendo otimista!

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por bugre »

E hj, depois de 20 dias da entrega dos documentos no despachante para o processo de obtenção de porte, liguei na PF pra ver se tinha como acompanhar o processo via on line, e tive e DESagradável surpresa que o valor da taxa de porte subiu de R$ 1000,00 para R$ 1522,00. A moça que me atendeu foi muito solicita, me falou que na mesa do delegado são em média 4 meses e que depois de pagar a taxa, geralmente mais dois meses. Calculando tudo acho que pro carnaval o documento chega.

Bronson
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Ago 2015, 23:21

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Bronson »

Ainda pretendo tirar o porte, mas mesmo não sendo rico, na prática o que acontece é que ter arma é coisa pra rico.

Se elitizou um direito que era pra ser de todos.

Taxa (60) + Psicotécnico (150)+ teste prático (150) Arma (3.500)+ porte (1500)= R$5.382,00

fabriciolma
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Jun 2015, 16:13

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por fabriciolma »

Aos amigos membros do fórum eu pergunto: o que vcs tem colocado na declaração de necessidade para o porte?
aproveitando lá vai o meu relato: gastei R$ 760 entre exame prova despachante e gru, tempo total exatos 3 meses no processo de aquisição da minha pt 838, que custou R$ 3.400 na pavei, dei entrada no porte imediatamente depois do recebimento da minha pt, ai aproveitei o exame psicológico que ainda estava na validade, e fiz a prova escrita de novo e outro exame de tiro, o dos alvos coloridos, e na PF daqui o discurso é: espera... moro em Belém/PA.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Lucas Parrini »

Eu coloquei um mini-mapa do crime da minha região, enfatizando os perigos perto da minha casa, em um raio de 1km, mostrando endereço e em alguns pontos até o horário aproximado da distribuição de drogas. Coloquei as minhas últimas aquisições que chamaram atenção de "quem frequenta" a rua onde moro, que foram 2 motos e 1 carro, sendo a moto uma das mais roubadas do Brasil e o carro um popular também muito roubado.

Enfatizei que apesar de não concordar, até entendo a preocupação do Ministério da Justiça com pessoas andando armadas nas ruas, mas não poderia ficar desprotegido em minha própria casa, sem ter como fugir nem como ser socorrido pela polícia (coloquei reportagens da região que mostram a demora no atendimento e casos onde a polícia foi enxotada pelos bandidos).

E por fim, citei o artigo 4 da lei 10.826 onde diz que preciso DECLARAR necessidade, não COMPROVAR.

Pedido foi negado duas vezes: primeiro pedido e recurso.

A gente tenta andar na linha né.

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Filipe »

Infelizmente a PF veem sucessivamente descumprindo a lei (que já é altamente restritiva). É por relatos que nem o seu e de tantos outros colegas que já escutei, que antes de do PL 3722/12 ser aprovado e virar Lei, não tenho a mínima paciência de tentar solicitar meu registro.

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por SOD »

Tb estou aqui quebrando a cabeça, dos requisitos para o porte.

Ta ficando foda andar desguarnecido em SP.....

A mais ou menos um mês estava com meu funcionário, depois de um dia cheio... comprando pão na padaria próxima a minha residência por volta das 18:30h um fdp deu ré e bateu na porta do carro que deixo com meu funcionário.. apenas fomos verificar o que havia acontecido, sem se quer dizer uma palavra.. o cara já desceu do carro todo alterado, batendo boca. Nessa de paga, não paga, chama a policia não chama a policia, o cara simplesmente pediu para um amigo pegar seu revolver que ele iria dar um tiro nos dois.... o tempo fechou e logo os vizinhos chegaram para intervir, o vagabundo entrou no carro, foi embora, acionamos o 190 e o mesmo não compareceu no local! o cara é praticamente um vizinho recente e não registrei a ocorrência para não prejudicar minha familia..

A dois anos a traz eu e meu pai fomos abordados por dois malas em uma moto, ambos armados quando estavamos voltando de um velório de um amigo, não roubaram nada, porem nos revistaram, revistaram o carro achando que possivelmente fossemos policiais...

foram em uma discussão de transito...

ou seja. tenho 26 anos de idade e já é a 3 vez que tive uma arma apontada, para mim, já tive familiares assaltados e sequestrados, invasão de domicilio, furto e vão dizer que não posso portar uma arma pra me defender e defender meus familiares, pois nem todos os fatos são tão recentes e só 1 deles com efetivo registro de ocorrencia ao qual eu não estava diretamente ligado?! tnc

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Filipe »

SOD escreveu:Tb estou aqui quebrando a cabeça, dos requisitos para o porte.

Ta ficando foda andar desguarnecido em SP.....

A mais ou menos um mês estava com meu funcionário, depois de um dia cheio... comprando pão na padaria próxima a minha residência por volta das 18:30h um fdp deu ré e bateu na porta do carro que deixo com meu funcionário.. apenas fomos verificar o que havia acontecido, sem se quer dizer uma palavra.. o cara já desceu do carro todo alterado, batendo boca. Nessa de paga, não paga, chama a policia não chama a policia, o cara simplesmente pediu para um amigo pegar seu revolver que ele iria dar um tiro nos dois.... o tempo fechou e logo os vizinhos chegaram para intervir, o vagabundo entrou no carro, foi embora, acionamos o 190 e o mesmo não compareceu no local! o cara é praticamente um vizinho recente e não registrei a ocorrência para não prejudicar minha familia..

A dois anos a traz eu e meu pai fomos abordados por dois malas em uma moto, ambos armados quando estavamos voltando de um velório de um amigo, não roubaram nada, porem nos revistaram, revistaram o carro achando que possivelmente fossemos policiais...

foram em uma discussão de transito...

ou seja. tenho 26 anos de idade e já é a 3 vez que tive uma arma apontada, para mim, já tive familiares assaltados e sequestrados, invasão de domicilio, furto e vão dizer que não posso portar uma arma pra me defender e defender meus familiares, pois nem todos os fatos são tão recentes e só 1 deles com efetivo registro de ocorrencia ao qual eu não estava diretamente ligado?! tnc
Infelizmente se você não for da área da segurança pública e alguns cargos públicos específicos, é praticamente impossível a PF liberar o porte para você, até porque pela aberração jurídica que é o estatuto do desarmamento, o porte não é ato vinculado, e sim ato discricionário, então mesmo que você cumpra os requisitos para obtenção do porte, a PF simplesmente pode negar sem ter qualquer justificativa plausível. Isso já vem sendo feito na solicitação registro de arma de fogo, mas nesse caso esse sim é ato vinculado e cumprindo os requisitos deveria ser concedido o registro, mas mesmo assim há inúmeros casos na internet de pessoas que estão tendo o seus pedidos negados, em um claro desrespeito a lei,e prevaricação de delegados da PF.

randerson
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Set 2015, 16:03

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por randerson »

fale galera blz? dei entrada no meu proceso na PF aqui no amapá dia 14/09/2015 no dia 19 liguei e mu processo ja estava na mesa do delgado para apreciação,quando foi dia 22 liguei e nao e nao tinha nem uma resposta depois liguei dia 30 e o delegado pediu xerox de meus documentos autenticados acho q ele ja analisou meu processo so no aguardo agora deles vou ligar na amanha novamente ,detalhe a atendente do sinarm e muito gentiu ja liguei muito pra la ela sempre m tratou bem !!!

randerson
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Set 2015, 16:03

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por randerson »

boas noticias galera saiu hj a minha autorização amanha irei comprar meu brinquedo

broton
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Set 2015, 23:55

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por broton »

Meu pedido foi autorizado em mais ou menos 15 dias, mas estava viajando, voltei agora e fui procurar CZ e Glock no mercado, NÃO EXISTE! Alguém sabe explicar o por que?

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Filipe »

broton escreveu:Meu pedido foi autorizado em mais ou menos 15 dias, mas estava viajando, voltei agora e fui procurar CZ e Glock no mercado, NÃO EXISTE! Alguém sabe explicar o por que?
Porque a legislação atual, só permite a segurança pública adquirir armas de procedência nacional, por isso que a taurus abastece todas as polícias do brasil. E com o atual estatuto basicamente o mercado legal é formado pela demanda da segurança pública, a demanda civil tem uma representatividade MUITO pequena hoje em dia, devido as restrições de se obter o registro de arma, e a praticamente impossibilidade de se obter o porte (salvo se for um peixe grande do PT). Fora que as importações de arma de fogo tem que ser liberara pelo exercito para as lojas através de uma CII que é um processo moroso e que muitas vezes o pedido é negado. Moral da historia armas de marcas renomadas importadas para abastecer o mercado civil é a conta gostas e estão sempre faltando nas lojas.

Douglas José
Mensagens: 16
Registrado em: 31 Out 2015, 11:37

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Douglas José »

Mais alguém de Goiânia aguardando autorização? Protocolo em 07/10/15.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Alan Rodrigues »

Lucas Parrini escreveu:Eu coloquei um mini-mapa do crime da minha região, enfatizando os perigos perto da minha casa, em um raio de 1km, mostrando endereço e em alguns pontos até o horário aproximado da distribuição de drogas. Coloquei as minhas últimas aquisições que chamaram atenção de "quem frequenta" a rua onde moro, que foram 2 motos e 1 carro, sendo a moto uma das mais roubadas do Brasil e o carro um popular também muito roubado.

Enfatizei que apesar de não concordar, até entendo a preocupação do Ministério da Justiça com pessoas andando armadas nas ruas, mas não poderia ficar desprotegido em minha própria casa, sem ter como fugir nem como ser socorrido pela polícia (coloquei reportagens da região que mostram a demora no atendimento e casos onde a polícia foi enxotada pelos bandidos).

E por fim, citei o artigo 4 da lei 10.826 onde diz que preciso DECLARAR necessidade, não COMPROVAR.

Pedido foi negado duas vezes: primeiro pedido e recurso.

A gente tenta andar na linha né.
Infelizmente a legislação pede para obtenção do porte a "Comprovação da Efetiva Necessidade" e para aquisição apenas a "Declaração".

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por bugre »

SAAAAAAIIIIIIIIIUUUUUUUUU.
Logo após sair o meu registro e, 03/08/15, dei entrada no pedido de porte através do mesmo despachante que fez os papéis do registro, porém ele só deu entrada dos papéis na PF no dia 18/09/15, pois hj, após varias ligações de informação, resolvi ir diretamente na PF para ver o andamento, eis que tenho a grata surpresa, que meu porte foi DEFERIDO na data de 14/12/15 e está aguardando o pagamento da taxa de R$ 1522,49. Tenho certeza que liguei pelo menos duas vezes desde esse dia, sendo informado que não havia nada ainda, na ultima ligação do dia 07/01/16 a atendente me pediu pra ligar no dia seguinte, pois segundo ela estaria chegando o malote e talvez recebesse. Já podeira estar com o porte em mão, maaaasssss....
Contando da entrada do pedido até o deferimento foram menos de 3 meses, o que me deixa até impressionado.
Agora é pagar a ABUSIVA taxa e esperar mais uns 45 dias, segundo a atendente, para receber o documento.
Abraço e boa sorte aos demais. Ainda dá pra ter esperança.

HerculesJr
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Mai 2015, 12:42

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por HerculesJr »

bugre escreveu:SAAAAAAIIIIIIIIIUUUUUUUUU.
Logo após sair o meu registro e, 03/08/15, dei entrada no pedido de porte através do mesmo despachante que fez os papéis do registro, porém ele só deu entrada dos papéis na PF no dia 18/09/15, pois hj, após varias ligações de informação, resolvi ir diretamente na PF para ver o andamento, eis que tenho a grata surpresa, que meu porte foi DEFERIDO na data de 14/12/15 e está aguardando o pagamento da taxa de R$ 1522,49. Tenho certeza que liguei pelo menos duas vezes desde esse dia, sendo informado que não havia nada ainda, na ultima ligação do dia 07/01/16 a atendente me pediu pra ligar no dia seguinte, pois segundo ela estaria chegando o malote e talvez recebesse. Já podeira estar com o porte em mão, maaaasssss....
Contando da entrada do pedido até o deferimento foram menos de 3 meses, o que me deixa até impressionado.
Agora é pagar a ABUSIVA taxa e esperar mais uns 45 dias, segundo a atendente, para receber o documento.
Abraço e boa sorte aos demais. Ainda dá pra ter esperança.
Se me permite perguntar, qual a cidade?
Poderia elaborar um pouco sobre o motivo apresentado para a concessão do porte?

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por Alan Rodrigues »

HerculesJr escreveu:
bugre escreveu:SAAAAAAIIIIIIIIIUUUUUUUUU.
Logo após sair o meu registro e, 03/08/15, dei entrada no pedido de porte através do mesmo despachante que fez os papéis do registro, porém ele só deu entrada dos papéis na PF no dia 18/09/15, pois hj, após varias ligações de informação, resolvi ir diretamente na PF para ver o andamento, eis que tenho a grata surpresa, que meu porte foi DEFERIDO na data de 14/12/15 e está aguardando o pagamento da taxa de R$ 1522,49. Tenho certeza que liguei pelo menos duas vezes desde esse dia, sendo informado que não havia nada ainda, na ultima ligação do dia 07/01/16 a atendente me pediu pra ligar no dia seguinte, pois segundo ela estaria chegando o malote e talvez recebesse. Já podeira estar com o porte em mão, maaaasssss....
Contando da entrada do pedido até o deferimento foram menos de 3 meses, o que me deixa até impressionado.
Agora é pagar a ABUSIVA taxa e esperar mais uns 45 dias, segundo a atendente, para receber o documento.
Abraço e boa sorte aos demais. Ainda dá pra ter esperança.
Se me permite perguntar, qual a cidade?
Poderia elaborar um pouco sobre o motivo apresentado para a concessão do porte?
X2

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por bugre »

Sou de Passo Fundo/RS, sou empresário e agricultor em uma cidade distante 80 km daqui, quem elaborou o motivo foi o despachante, que é aposentado do setor de armas da PF. Ele alega basicamente insegurança da área rural. Como a região aqui é bastante agrícola e com pouco efetivo policial no interior, em geral o porte tem sido concedido, mas mesmo assim me espantei com o prazo, geralmente são uns 6 meses.

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Relato de Aquisição

Mensagem por ZOJr »

Me animei com esse relato

Responder