Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exército?

Gio
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Ago 2014, 14:39

Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exército?

Mensagem por Gio »

Pessoal, boa tarde! Estou com uma dúvida. O registro da minha pistola na PF venceu no começo de 2013. Acabei não renovando devido ao monte de exigências, exames e principalmente ao custo. Não imaginei que agora o registro venceria. Conheço dezenas de pessoas que estão na mesma situação. Renovaram o registro na época do desarmamento e agora só para renovar o registro é necessário fazer o que era necessário para tirar o porte antigamente... Bom, preciso renovar para regularizar a situação (calculei uns R$ 500 em custos), mas também pensei na hipótese de usar a arma para praticar tiro, ao invés de deixar ela mofando em casa. Estava pensando em transferir a arma para o exército e pedir um CR, etc, para me tornar atirador. Será que consigo fazer isso com o registro vencido? Vale a pena? Pelo que tenho lido no site parece bem mais viável para levar a arma ao clube de tiro. Achei a proposta bem interessante. O processo no exército é mais complicado? A única coisa que vi diferente é a vistoria do local. Nesse caso também é preciso fazer exame psicológico e prático (custo elevado) ou somente ser filiado a um clube de tiro basta? Não achei nada sobre os exames na documentação da PORTARIA Nº 05- D LOG, DE 2 DE MARÇO DE 2005 do exército. Abraços e obrigado pela ajuda!

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por variedades »

Para o CR terás que fazer psicológico, prova teórica e prática de aptidão para uso de arma de fogo. Não sei quando ao registro vencido mas no CR será exigido o que comentei acima.

Eu pessoalmente também acho que o CR é mais viável por permitir o adestramento da pessoa, pois ter a arma sem poder estar adestrado para a usar realmente não faz sentido.

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

Comprei a minha no Sinarm, mas confesso que estou arrependido e estou pensando
encaminhar CR pra praticar no estande, bobo foi quem fez essa limitação de 50 munição
anual, pra que? Você não pode de forma alguma pagar GT pra ir a estande muito menos efetuar disparo de arma de fogo em sua residência, e se você ainda for querer sair com sua arma a uma área de interior corre o risco de ser pego, nada adianta também ter uma arma registrada fazendo seu porte ilegal!
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Avatar do usuário
Pericles
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Out 2014, 08:09

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por Pericles »

Colegas, boa tarde,

muito cuidado com essa ideia de "transferir arma para o Exército".
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
DPF = arma de porte
DFPC/EB = arma de esporte
Arma registrada no DPF é para defesa.
Arma registrada no DFPC/EB é para esporte.
Não queiram resolver o problema da burocracia, demora, negativas do DPF obtendo CR, não é por esse lado.
Fazendo isso vocês só prejudicam a vida dos atiradores esportivos.
Querem arma de defesa, arma de porte, peçam no DPF, se for negado, recorram, novamente negado, impetrem Mandado de Segurança.
Saudações.
Péricles
CAC/4 RM
Diligentia .'. Vis .'. Celeritas

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por variedades »

Pericles, não é bem assim. A pessoa pode praticar a modalidade de TIRO DEFENSIVO, que visa justamente se adestrar para se defender. É considerado um esporte, sim, mas sem premiação, sem disputa por pontos (na maioria das vezes).

O próprio Exército emite o CR com a modalidade de tiro defensivo, e não devemos fazer preconceito contra uma ou outra modalidade. Até porque se for para fazer preconceito 90% das pessoas que possui CR o têm por fins recreativos, para atirar no clube sem medalhas e estar preparado para uma eventualidade de ter que usar para defesa da própria vida.

Se for fazer uma enquete os atiradores desportivos competitivos são uma PEQUENA minoria. Que deve sim ser respeitada, claro. Existe um claro movimento dos atiradores desportivos competitivos alegando que os demais atiradores somente atrapalham seu esporte.

Pois eu digo o contrário: os atiradores desportivos competitivos muitas vezes atrapalham todos os demais, como na propagação em fóruns de tiro que o "CR não pode ser usado para defesa pessoal", que é um mito espalhado a 4 ventos completamente inverídico, visto não existir, até onde saibamos, NENHUM caso em que a situação penal do acusado se agravou pela arma estar em um ou outro registro.

Devemos ser tolerantes as diversas modalidades de tiro, inclusive a defensiva, que são a imensa maioria, a propósito. Eu, trabalhando no Judiciário, com certa experiência em tais casos, recomendo FORTEMENTE que todos retirem o CR para prática do TIRO DEFENSIVO e não registrem na PF as armas, para poderem se adestrar corretamente. E que transfiram para o CR as armas da PF. Demora? Sim!

Vai entupir de CR o Exército? Sim! Vai atrapalhar o tiro competitivo? Sim! Mas dai quem quem que aumentar o pessoal e o Exército, e não para proteger uma modalidade sacrificar o restante das 90% das pessoas com CR. Dou outro exemplo, em Blumenau/SC, onde existem mais de 20 mi atiradores registrados, com forte colonização alemã, tem clube com mais de 300 atiradores com CR e nenhum participa de competições fora do clube, é tudo pela confraternização com os amigos!

O tiro não competitivo, recreativo, é imensamente maior do que o competitivo.

tngdesign
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Mai 2015, 18:21

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por tngdesign »

Caro amigo Variedades, estou comprado uma arma e registrando na PF, então quer dizer que eu não poderei ir para o estande fazer o uso dela para treinar?

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

tngdesign escreveu:Caro amigo Variedades, estou comprado uma arma e registrando na PF, então quer dizer que eu não poderei ir para o estande fazer o uso dela para treinar?
Isso mesmo amigo se tiver intenção em levar ela pra estande pra treino vai ter que pedir concessão de CR aí sim terá guias de tráfego para ir ao clube, arma pela PF vc não está autorizada a pisar com ela na rua na frente da sua casa.
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

tngdesign
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Mai 2015, 18:21

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por tngdesign »

Mas com o CR posso leva-la ao stand ou não por ser registrada na PF? terei que adquirir outra no exercito para poder praticar?

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por ZOJr »

Vc teria q transferir essa arma para o cr, mas pela atual legislação só depois de 1 ano de cr.

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

tngdesign escreveu:Mas com o CR posso leva-la ao stand ou não por ser registrada na PF? terei que adquirir outra no exercito para poder praticar?
você vai poder levar a sua arma para praticar no estande tendo CR, mas terá que transferir sua arma do Sinarm (PF) para o Sigma (EB)
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Avatar do usuário
magost
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2015, 11:33

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por magost »

Bom dia.
Com relação a ter que esperar 1 ano após o CR para adquirir a arma ou transferir é que estou com dúvidas!!
Revirei o estatuto do desarmamento ( Lei 10826/03 | Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003) e a Portaria Nº 1 de 16 de Janeiro de 2015 do Min da Defesa, e em nenhum deles existe sobre ter que esperar 1 ano para a aquisição da arma de fogo, mesmo para quem encaminhou o CR ( de atirador ou caçador) recentemente... Em qual lei está baseado isto? Pergunto pois estou encaminhando CR para atirador, pois quero iniciar no tiro esportivo, e quero comprar uma pistola .380 para isto (sou civil).
Agradeço se alguém puder me auxiliar....
Abraço

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por variedades »

Para compra de arma nova no CR somente após um ano de CR, consta na nova portaria do Exército. Até lá somente usando as armas do clube.

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

magost escreveu:Bom dia.
Com relação a ter que esperar 1 ano após o CR para adquirir a arma ou transferir é que estou com dúvidas!!
Revirei o estatuto do desarmamento ( Lei 10826/03 | Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003) e a Portaria Nº 1 de 16 de Janeiro de 2015 do Min da Defesa, e em nenhum deles existe sobre ter que esperar 1 ano para a aquisição da arma de fogo, mesmo para quem encaminhou o CR ( de atirador ou caçador) recentemente... Em qual lei está baseado isto? Pergunto pois estou encaminhando CR para atirador, pois quero iniciar no tiro esportivo, e quero comprar uma pistola .380 para isto (sou civil).
Agradeço se alguém puder me auxiliar....
Abraço
Olá amigo, acabei comprando minha arma pelo controle da PF achando que iria pelo menos duas vezes por ano ir a um estande de tiro práticar com a mesma. No final fui informado que isso era impossível. Resolvi encaminhar concessão de CR e depois de ter enviado todo o necessário fui informado que na concessão apenas após um ano de CR iria ser liberado a compra da primeira arma, mas em conversa com uma pessoa bem próxima do Sargento responsável pelas análises fui informado de que isso não procede, então aguardo meu CR sair pra tirar minha arma da PF e passar para o Exército assim podendo sair pra praticar e possível competir algo interno sem fins lucrativos.
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Avatar do usuário
magost
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2015, 11:33

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por magost »

variedades escreveu:Para compra de arma nova no CR somente após um ano de CR, consta na nova portaria do Exército. Até lá somente usando as armas do clube.
Boa tarde Variedades!! Como citei anteriormente, estou com a nova portaria e nela não consta que tem que esperar 1 ano, em nenhum artigo ou parágrafo cita isto... No Título III , Na seção II (da aquisição das armas) Artigo 94 - O pedido de aquisição de armas deve ser acompanhado dos seguintes documentos: III - Declaração de ranking dos últimos doze meses (Anexo D).
"Isto não quer dizer que é necessário esperar 1 ano competindo com armas do clube para poder efetuar a compra".
Concordo com o IGS, pois não está explícito na portaria isto, sendo que um formando em direito que é atirador (Nível III) e está fazendo sua monografia sobre o Estatuto também me confirmou isto.

Assim que receber o CR, encaminharei a compra, vamos ver o que vai dar...

Abraço

Avatar do usuário
magost
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2015, 11:33

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por magost »

Pessoal, segue abaixo o ANEXO D que retirei do site do 1º

http://www.1rm.eb.mil.br/colecionadores ... -industria

[ANEXO D

DECLARAÇÃO DE RANKING
(em papel timbrado da entidade)

O (nome da entidade), Certificado de Registro nº (número do CR), com sede na (endereço completo - CEP-município/ UF), DECLARA , conforme os art. 94 e 101 da Portaria nº 01 – COLOG, de 16 de Janeiro de 2015, junto ao Exército Brasileiro, para fim de aquisição de arma de fogo e/ou munição:
1. Que (nome completo do requerente), CR nº (número do CR), está regularmente inscrito nesta entidade sob o nº ( número do registro de filiação ) , datado de (data da filiação ); e que participou dos eventos a seguir, nos últimos doze meses:

DATA LOCAL PROVA / TREINAMENTO RANKING


2. Esta declaração tem validade de 60 dias.


Local e Data

Assinatura e carimbo da entidade
Nome do dirigente
Função

Instruções:
- Quando a participação ocorrer em provas ou em competições, estas deverão ser identificadas e o ranking deve ser informado.
- Quando a participação for em treinamento, não há necessidade de o ranking ser informado.]

Acima em negrito fala que quando em treinamento não é necessário o ranking ser informado.
Pressuponho que uma declaração de participação em treinamentos do Presidente do Clube de Tiro resolva isto...
abraço

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por Diogo Pinchemel »

É esse o procedimento magost, está correto mas... você reparou no que diz o texto que você mesmo citou? Olha aonde está a pegadinha do malandro: "e que participou dos eventos a seguir, nos últimos doze meses"

É necessário comprovar assiduidade dentro desses 12 meses para que haja a liberação da compra de arma de fogo. Na portaria fica claro que apenas atiradores a partir do nível I podem comprar armas e os critérios para sair de atirador iniciante para atirador nível I. Se você analisar estes critérios, vai perceber o que estamos querendo dizer sobre a necessidade de esperar pelo menos 1 ano.

Mas tenta, se passar melhor para você... É que eu mesmo conheço inúmeros casos de pessoas que tiveram a autorização de compra negada justamente por causa disso. Inclusive amigos aqui do Fórum. De qualquer forma se você tentar e passar, nos mantenha informado pois seria uma ótima notícia!

Abraço!

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

Diogo Pinchemel escreveu:É esse o procedimento magost, está correto mas... você reparou no que diz o texto que você mesmo citou? Olha aonde está a pegadinha do malandro: "e que participou dos eventos a seguir, nos últimos doze meses"

É necessário comprovar assiduidade dentro desses 12 meses para que haja a liberação da compra de arma de fogo. Na portaria fica claro que apenas atiradores a partir do nível I podem comprar armas e os critérios para sair de atirador iniciante para atirador nível I. Se você analisar estes critérios, vai perceber o que estamos querendo dizer sobre a necessidade de esperar pelo menos 1 ano.

Mas tenta, se passar melhor para você... É que eu mesmo conheço inúmeros casos de pessoas que tiveram a autorização de compra negada justamente por causa disso. Inclusive amigos aqui do Fórum. De qualquer forma se você tentar e passar, nos mantenha informado pois seria uma ótima notícia!

Abraço!
Bem informado Diogo eu como atirador nível l não terei esse problema, assim que sair o CR dentro de 40 dias é para as armas já estar apostiladas
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por IGS »

Diogo Pinchemel escreveu:É esse o procedimento magost, está correto mas... você reparou no que diz o texto que você mesmo citou? Olha aonde está a pegadinha do malandro: "e que participou dos eventos a seguir, nos últimos doze meses"

É necessário comprovar assiduidade dentro desses 12 meses para que haja a liberação da compra de arma de fogo. Na portaria fica claro que apenas atiradores a partir do nível I podem comprar armas e os critérios para sair de atirador iniciante para atirador nível I. Se você analisar estes critérios, vai perceber o que estamos querendo dizer sobre a necessidade de esperar pelo menos 1 ano.

Mas tenta, se passar melhor para você... É que eu mesmo conheço inúmeros casos de pessoas que tiveram a autorização de compra negada justamente por causa disso. Inclusive amigos aqui do Fórum. De qualquer forma se você tentar e passar, nos mantenha informado pois seria uma ótima notícia!

Abraço!
Bem informado Diogo eu como atirador nível l não terei esse problema, assim que sair o CR dentro de 40 dias é para as armas já estar apostiladas
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Avatar do usuário
magost
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2015, 11:33

Re: Renovar registro na PF ou transferir arma para o Exércit

Mensagem por magost »

É Diogo, creio que nesta leitura a trava está no seguinte:
No Título III Seção II (Dos níveis de situação)
Art 85. Os níveis de situação do atirador são:
I - atirador iniciante
II - nível I
a) atirador vinculado a uma entidade de prática de tiro
b) atirador que compete em provas de âmbito local (municipal)

art 86. As participações mínimas por âmbito:
I - Atirador iniciante: não é necessária comprovação de participação
II - nível I : 8 participações de treinamento ou competição no estande de tiro em eventos distintos nos últimos 12 meses, sendo 2 participações a cada 3 meses.

É o ferro está aqui!!! Mesma coisa que tirar carteira de motorista e ter que andar com o carro da auto escola por um ano, antes de comprar um para si...

Responder