Armas de pressão CO2

Mateus Luiz
Mensagens: 15
Registrado em: 02 Out 2013, 18:21

Armas de pressão CO2

Mensagem por Mateus Luiz »

Já vi alguns vídeos e já consultei até pessoas, mas ainda continuo com tal dúvida: É necessário possuir CR para poder possuir legalmente uma arma de pressão por CO2? Perguntei a um amigo que é advogado, e ele disse que não é necessário, mas ainda permanece a dúvida porquê eu já vi lojas que cobram o CR para a compra e lojas que vendem para maiores de 18 anos como as carabinas de pressão monotiro.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

Sim, sendo arma de pressão por ação de gás comprimido necessita de CR. Se for ter só este tipo de arma pode solicitar CR de "atirador de arma de pressão de uso restrito", que tem aprovação mais facilitada. Falo com propriedade, acabei de fazer o desembaraço de centenas de pistolas para distribuição no Brasil, sem nenhuma dúvida exige o CR do comprador.

Se for por ação de mola, abaixo de 6mm, é de uso permitido e não exige CR, por ação de gás comprimido exige.

Adauto Alves
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2014, 13:08

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por Adauto Alves »

com cr de atirador de pressão podemos comprar pcp calibre restrito? :roll:

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

Sim. O "atirador de arma de pressão de uso restrito" teve um impulso pelos milhares de pedidos feitos pela explosão do Airsoft no Brasil com um crescimento absurdo de jogadores querendo comprar armas a gás. Com este CR, em tese, poderia comprar as PCP sim. A vantagem é que na maioria das RM tal CR não exige filiação a clube de tiro pois tal CR se presta, primordialmente, para jogos de ação (Airsoft e Paintball).

Eu acredito que já postei aqui o video mas não custa postar novamente para quem não conhece o esporte (ação começa aos 3 min. de vídeo):

Assistir no YouTube

O realismo é absurdo, eu francamente acredito que fora o sistema Miles, que custa dezenas de milhares de reais por pessoa, esta é a mais realista simulação militar que se pode ter acesso como "simples mortais" que somos. As provas de IPSC com armas a gás estão crescendo enormemente, isso porque o custo do disparo nas armas a gás não passa de 3 centavos por disparo.

Mateus Luiz
Mensagens: 15
Registrado em: 02 Out 2013, 18:21

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por Mateus Luiz »

variedades escreveu:Sim, sendo arma de pressão por ação de gás comprimido necessita de CR. Se for ter só este tipo de arma pode solicitar CR de "atirador de arma de pressão de uso restrito", que tem aprovação mais facilitada. Falo com propriedade, acabei de fazer o desembaraço de centenas de pistolas para distribuição no Brasil, sem nenhuma dúvida exige o CR do comprador.

Se for por ação de mola, abaixo de 6mm, é de uso permitido e não exige CR, por ação de gás comprimido exige.
Obrigado pela resposta! e mais duas dúvidas: pelo boletim do defesa.org eu vi a notícia sobre a suspensão de novos CR's para esse ano. Isso incluis os de arma de pressão?
Pelo que eu sei, CR de atirador esportivo pode ser tirado desde os 14 anos, segundo a CBTE. o de arma de pressão também?
Fonte: http://www.cbte.org.br/template.php?pag ... ea=informe

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

A questão do CR estar suspenso é controversa, na 5RM (PR e SC) está, já em outras regiões parece que não está completamente paralizado (como SP). Quanto a idade mínima, o CR é o menor dos problemas, porque no Brasil para o menor poder participar de qualquer atividade de tiro deve ser retirado alvará judicial para tanto. Em algumas cidades (como Blumenau/SC), onde os clubes de tiro tem mais de 300 anos, o Judiciário já sabe entender que é um esporte como todos os outros, mas em comarcas menores quando se pede um alvará judicial para menor praticar tiro tem muito juiz que não conhece o esporte... dai pode ser mais difícil.

Na Alemanha em si o tiro de pressão é bem desenvolvido, especialmente entre os jovens, porque as armas a gás utilizadas são de baixo potencial ofensivo, o que é salutar para a prática entre menores.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

Para complementar: não reputo ser possível retirar o CR no nome do menor, ele somente terá o alvará para poder praticar o esporte, mas as armas devem ser adquiridas por maior de idade, como seu pai/mãe ou responsável legal. Então neste caso seria o CR para os responsáveis e o alvará para o menor.

tlopes
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2014, 01:45

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por tlopes »

variedades escreveu:Sim. O "atirador de arma de pressão de uso restrito" teve um impulso pelos milhares de pedidos feitos pela explosão do Airsoft no Brasil com um crescimento absurdo de jogadores querendo comprar armas a gás. Com este CR, em tese, poderia comprar as PCP sim. A vantagem é que na maioria das RM tal CR não exige filiação a clube de tiro pois tal CR se presta, primordialmente, para jogos de ação (Airsoft e Paintball).

Eu acredito que já postei aqui o video mas não custa postar novamente para quem não conhece o esporte (ação começa aos 3 min. de vídeo):

Assistir no YouTube

O realismo é absurdo, eu francamente acredito que fora o sistema Miles, que custa dezenas de milhares de reais por pessoa, esta é a mais realista simulação militar que se pode ter acesso como "simples mortais" que somos. As provas de IPSC com armas a gás estão crescendo enormemente, isso porque o custo do disparo nas armas a gás não passa de 3 centavos por disparo.
Só uma observação:

Neste video a maioria das "armas" utilizadas são na verdade AEGs (Automatic Eletric Gun), funcionam com um motor elétrico a bateria, e diferentemente das GBBs (Gas Blow Back), de funcionamento a gás (CO2, Green Gás, Propano), não necessitam de CR. Apenas nota fiscal e também necessário, assim como nas GBBs, de ter a ponta pintada de vermelho ou laranja.

Abraço!

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

Correto Lopes. Quanto ao mais, um exemplo de outro tipo de arma a gás (não usa CO2, usa Propano):

http://www.parabellum.com.br/as1/produt ... produto=46

Excelente ferramenta para adestramento :evil:

Mateus Luiz
Mensagens: 15
Registrado em: 02 Out 2013, 18:21

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por Mateus Luiz »

Só por título de curiosidade, para deixar bem claro que não é meu objetivo, mas qual é a punição para alguém que possui uma arma de pressão por co2 mas não possui CR?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por variedades »

Penal nenhuma, administrativa perante o Exército pode ser multado em até R$ 2000,00 e ter a arma apreendida.

Luiz Miguel
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Fev 2015, 00:18

Armas de pressão CO2

Mensagem por Luiz Miguel »

Prezados senhores, tenho espingarda pcp, porem, agora quero comprar de CO2, como sera um investimento relevante, gostaria de aprender com a experiência dos senhores, vocês podem me recomendar qual arma de CO2(carabina) é a mais indicada? meus requisitos são:
. ser leve
. a mais potente possível
. 5.5
. automatica( sem necessidade de rearmar a cada tiro)
. pente que suporta o maior numero possível de esferas de aço

Nao sei se é possível aglutinar todos estes requisitos numa unica arma, porem, ficaria satisfeito com o mais próximo possível disto.

De antemão agradeço antecipadamente a colaboração dos senhores.

Alson Rodrigues
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jul 2015, 00:14

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por Alson Rodrigues »

Prezados,
A concessão do CR hoje para armas de pressão (a gás) esta seguindo os mesmos tramites exigidos para armas de fogo.
https://www.youtube.com/watch?v=I2ddnf21xSQ

Alson Rodrigues
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jul 2015, 00:14

Re: Armas de pressão CO2

Mensagem por Alson Rodrigues »

O vídeo acima mostra um instrutor da policia metropolitana de SP explicando as novas exigências feitas pelo exercito para concessão do CR. O vídeo tem 17min, mas cada minuto vale a pena pois o cara explica tudo direitinho, passo a passo.
Já o link abaixo é sobre a obrigatoriedade de se filiar a um clube de tiro para tirar o CR. O texto aborda a opinião do forista baseada em sua interpretação da lei. Vale muito a pena ler.

http://www.qgairsoft.com.br/blog/voce-s ... -e-ilegal/

Responder