Como precaver em compra de arma de terceiro?

agentepenitenciario
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Out 2017, 10:53

Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por agentepenitenciario »

Bom dia, estou um pouco preocupado sobre uma transação que fiz a algum tempo, conheci uma pessoa que estava vendendo uma pt taurus 938 por 3000 e fiquei bastante interessado, ele exigia o pagamento a vista antes da transferência da arma, o que eu achei até normal já que o processo de transferência é muito burocrático e de qualquer forma ele só poderia entregar depois de autorizada a transferência, acabei combinando com ele 2500 na hora e 500 quando pudesse realmente pegar a arma, mas depois de um tempo completei os 3000 pra ele. A grande maioria das pessoas que já conversei no ramo de segurança publica diz que a unica forma de comprar armas de terceiros agora é através de termo de doação, e se tentar por contrato de compra e venda a pf não vai autorizar, eu até disse isso pra ele mas ele me garantiu que conhece um delegado da pf e que é possível sim pelo contrato de venda, tudo bem, depois de algum tempo eu to com o contrato de compra e transferência assinado em mãos. Mas minha dúvida é a seguinte: esse contrato tem validade pra ele me obrigar a entregar a arma se a transferência por autorizada? ou ainda me obrigar a devolver o dinheiro se ela for barrada? Apenas para me precaver, porque a burocracia está demorando demais e eu não sei o que faria caso ele simplesmente desistisse do negocio e não quisesse me devolver o dinheiro.

Grato pela atenção.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por lucsilva »

cara, isso é muito delicado, se o cara for de confiança e sério, horará o acordado, mas nada impede dele não te entregar a arma, nem o dinheiro, pois a PF não se responsabiliza, nem exige que as partes se entedam, ela só cumpre o papel de lhe dar a autorização para a transação! No caso da autorização for negada ou se ele desistir do negócio, volto a dizer, se o cara for de confiança, devolverá seu dinheiro numa boa, mas se for FDP, só a justiça poderá lhe ajudar! Você terá que ingressar na justiça contra ele e provar o descumprimento do acordo.
Nossa justiça no Brasil é uma verdadeira piada de mau gosto para os cidadãos corretos, já para a malandragem é um prato cheio!
Um exemplo clássico é um acidente de transito, se o cara que bateu em vc não quiser pagar, NINGUÉM obriga ele a fazer isso, mesmo que prove que a culpa não foi sua, daí vc fica com o carro quebrado, além de ter que gastar com adv, entrar na justiça, aguardar sei lá quanto tempo, para ouvir o juiz perguntar: "o sr. tem alguma proposta para fazer algum acordo?", daí o vago responde: "eu posso pagar somente R$25,00 por mês"... e aí vai...
Luciano Silva

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por sammale »

SE a transferencia for autorizada vc vai ter o registro da arma no seu nome, então neste caso ele estaria com a posse ilegal da arma, se ele recusar entregar só vc acionar a policia para ir até ele e prende-lo por posse ilegal. Se não for autorizado ele deve devolver o dinheiro e caso ele não devolva vai na justiça de pequenas causas com o contrato, o comprovante de pagamento e a negativa da policia federal, a justiça pequena causas o tempo de decisão é bem mais rapido e não precisa advogado.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por Raziel »

agentepenitenciario escreveu:Bom dia, estou um pouco preocupado sobre uma transação que fiz a algum tempo, conheci uma pessoa que estava vendendo uma pt taurus 938 por 3000 e fiquei bastante interessado, ele exigia o pagamento a vista antes da transferência da arma, o que eu achei até normal já que o processo de transferência é muito burocrático e de qualquer forma ele só poderia entregar depois de autorizada a transferência, acabei combinando com ele 2500 na hora e 500 quando pudesse realmente pegar a arma, mas depois de um tempo completei os 3000 pra ele. A grande maioria das pessoas que já conversei no ramo de segurança publica diz que a unica forma de comprar armas de terceiros agora é através de termo de doação, e se tentar por contrato de compra e venda a pf não vai autorizar, eu até disse isso pra ele mas ele me garantiu que conhece um delegado da pf e que é possível sim pelo contrato de venda, tudo bem, depois de algum tempo eu to com o contrato de compra e transferência assinado em mãos. Mas minha dúvida é a seguinte: esse contrato tem validade pra ele me obrigar a entregar a arma se a transferência por autorizada? ou ainda me obrigar a devolver o dinheiro se ela for barrada? Apenas para me precaver, porque a burocracia está demorando demais e eu não sei o que faria caso ele simplesmente desistisse do negocio e não quisesse me devolver o dinheiro.

Grato pela atenção.
Essa informação que lhe passaram não procede, a PF autoriza sim compra e venda normalmente, desde que o delegado aceite a declaração de efetiva necessidade. Busque sempre informações vindas de fontes oficiais ao invés de "fulano disse que". Em último caso ligue para a PF ou vá lá, o delegado não morde. Um bom despachante ajuda muito nesses casos. Infelizmente em relação ao caso só buscando a via judicial mesmo, nunca entregue dinheiro sem ter a compra em mãos.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

agentepenitenciario
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Out 2017, 10:53

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por agentepenitenciario »

Muito obrigado pelas respostas

ricardotimoteo78
Mensagens: 42
Registrado em: 30 Dez 2013, 21:43

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por ricardotimoteo78 »

Eu acho que você foi enganado.

Avatar do usuário
Well Lex
Mensagens: 30
Registrado em: 03 Ago 2017, 19:41
Localização: São Paulo

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por Well Lex »

como ficou o processo
Well Lex
CBTD
CR SFPC - 2ª RM
CLUBE DE TIRO TAVOLA - SP

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por Anderson_ »

Well Lex escreveu:como ficou o processo
Jamais saberemos, é daqueles (vários que tem por aí, infelizmente) que estão interessados apenas nos seus próprios assuntos...
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como precaver em compra de arma de terceiro?

Mensagem por Raziel »

Anderson_ escreveu:
Well Lex escreveu:como ficou o processo
Jamais saberemos, é daqueles (vários que tem por aí, infelizmente) que estão interessados apenas nos seus próprios assuntos...
Sacanagem né
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Responder