ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

PASTRO
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Abr 2017, 23:28

ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por PASTRO »

Olá, estou tirando o dr e estou com uma dúvida.
Na 5A região existe espaço para colocar dois endereços na DECLARAÇÃO DE SEGURANÇA DO ACERVO. Pretendo colocar minha casa e minha empresa. Terei direito a deslocar esta arma de um endereço ao outro com uma GT? E agora pode ser municiada, certo?
Outra coisa, em minha cidade não tem clube de tiro, posso me deslocar para outra cidade com esta arma?
Aguardo, vlw.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Aspirina »

PASTRO escreveu: Terei direito a deslocar esta arma de um endereço ao outro com uma GT?
Como você terá 2 endereços de guarda do acervo, acho que não terá problemas.
PASTRO escreveu: E agora pode ser municiada, certo?
Depende....
A única arma que pode estar municiada e pronta para uso é aquela que você declarar como arma de porte. As demais deverão estar desmuniciadas.
PASTRO escreveu: Outra coisa, em minha cidade não tem clube de tiro, posso me deslocar para outra cidade com esta arma?
Sim, mas tenha sempre em mãos a carteirinha do clube para provar que você está indo para lá.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por sammale »

Quando eu pedir meu CR eu posso colocar 2 endereço para guardar o acervo?

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

sammale escreveu:Quando eu pedir meu CR eu posso colocar 2 endereço para guardar o acervo?
Você pode apostilar um segundo endereço, só não sei se é preciso que autorizem a guarda no primeiro acervo ou você já pode fazer direto.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Carlos Adão »

sammale escreveu:Quando eu pedir meu CR eu posso colocar 2 endereço para guardar o acervo?
É melhor consultar a sua RM sobre o assunto pois a "Portaria Nº 28 - COLOG, de 14 de Março de 2017" é muito sucinta ao tratar do mesmo, segue abaixo:

“Art. 26-A. Poderá ser apostilado um segundo endereço de acervo de coleção, tiro desportivo ou caça, localizado na área da Região Militar de vinculação ou na de outra RM.”
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por aniceto »

Raziel escreveu:Você pode apostilar um segundo endereço, só não sei se é preciso que autorizem a guarda no primeiro acervo ou você já pode fazer direto.
Creio eu, conforme o artigo que o colega colocou anteriormente, seja após já possuir um, visto que o artigo fala "segundo" e não dois. Se não tem o CR concedido para o primeiro endereço ainda não poderia ter para o segundo.

Tudo leva a acreditar, até pela falta de norma regulatória específica, que se você tem dois endereços no CR pode levar a arma com GT de um para outro. Exceto se no segundo endereço existir um mapa específico para ele. Aguardo CACs que já registraram dois afirmarem ou não.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por renato23 »

No meu entendimento você não pode usar endereço comercial como guarda de acervo. A minha RM exige que o endereço seja RESIDENCIAL. Nunca ouvi falar de ninguém que use guarda de acervo na empresa. Existe sim isso no Sinarm (Polícia Federal), lá você pode registrar uma arma no endereço da sua empresa.

E quanto a transportar a arma municiada entre um endereço e outro creio que também não seja possível. Lê-se na Portaria 28: "Art. 135-A. Fica autorizado o transporte de uma arma de porte, do acervo de tiro desportivo,
municiada, nos deslocamentos do local de guarda do acervo para os locais de competição e/ou
treinamento.
". No MEU entendimento isso não abrange deslocamentos entre endereços de guarde de acervo.
"Se vis pacem, para bellum"

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por aniceto »

Concordo com o entendimento acima. O artigo fala que é do local de guarda do acervo para os locais de competição ou treinamento.
Do endereço 1 para o clube pode ir municiada. Do clube para o endereço 1 pode retornar municiada. Do clube para o endereço 2 (se for possível, válido essa troca imediata, o que desconheço e aguardo algum CAC com dois endereços informar) poderia retornar municiada.

Do endereço 1 para o endereço 2 não pode ir municiada. Do endereço 2 para o endereço 1 também não poderia.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

aniceto escreveu:Concordo com o entendimento acima. O artigo fala que é do local de guarda do acervo para os locais de competição ou treinamento.
Do endereço 1 para o clube pode ir municiada. Do clube para o endereço 1 pode retornar municiada. Do clube para o endereço 2 (se for possível, válido essa troca imediata, o que desconheço e aguardo algum CAC com dois endereços informar) poderia retornar municiada.

Do endereço 1 para o endereço 2 não pode ir municiada. Do endereço 2 para o endereço 1 também não poderia.
Poder não poderia, mas o negócio é dizer sempre que está indo ou voltando do clube. Na prática pode andar sempre municiada e na cintura.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por José Soares »

Muito delicada a posição do caro integrante da segurança pública, o guarda municipal Raziel na questão acima, no sentido de dizer, de que em uma eventual fiscalização, bastaria o cac falar que estava indo ou voltando do clube.
De uma maneira geral, principalmente para os treinos que ocorrem em clubes dentro da própria cidade, PERGUNTA-SE: como a fiscalização saberá que um cac realmente vai ou vem de seu treino?
Em cidades grandes e nas capitais, por exemplo, será que a fiscalização vai questionar o percurso especifico da residência até o clube? Uma linha reta?
E se, por exemplo, um cac for treinar pela manhã em seu clube, e depois for para o seu trabalho à tarde no outro lado da cidade, e no caminho for abordado em uma blitz? Estará ele cometendo crime de porte ilegal de arma?
E a questão do horário? Digamos que o cac só volte do trabalho pela madrugada?
Pela literalidade da lei, A RESPOSTA É SIM.
É evidente que, em uma situação em que o cac verdadeiramente venha de seu treino, e a depender do agente fiscalizador, a situação em si poderá ser provada e tudo ficará dentro da normalidade, no entanto, o inverso pode ocorrer.
Tivemos recentemente(noticia veicula em outro post) aquele caso de um cac de Maringá que foi preso quando voltava com a arma municiada do interior, no qual, tanto a PM que o conduziu à delegacia, como também o delegado, ambos entenderam tratar-se de crime de porte ilegal.
Dizer por dizer que está indo ou voltando do clube em caso de fiscalização, caso realmente não venha do clube, além da irregularidade em si, o " tiro" pode sair pela culatra, uma vez que a realidade concreta em situações de tal natureza envolve a prova de que o cac demonstre que o mesmo vem ou vai ao clube, isso sem falar no percurso, horário, etc.
No caso de dois endereços, onde um deles fosse, digamos no interior do estado ou até em outra Região Militar, a situação seria muito pior, pois assim sendo, bastaria o cac dizer que estaria indo ou voltando clube/casa, principalmente nos finais de semana, ou seja, uma tremenda temeridade.
Tudo isso, acontece ou aconteceria, é claro, em face da draconiana legislação brasileira, que dificulta ao extremo o uso de armamento pelo cidadão, levando-o a caminhos que encontre brechas para minorar a sua segurança pessoal ou de sua família, entretanto, se a legislação não permite, não podemos ignorá-la, muito menos descumpri-la.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

José Soares escreveu:Muito delicada a posição do caro integrante da segurança pública, o guarda municipal Raziel na questão acima, no sentido de dizer, de que em uma eventual fiscalização, bastaria o cac falar que estava indo ou voltando do clube.
Ok, ipsis litteris meu posicionamento está errado. Mas antes de ser Guarda Municipal sou cidadão, inclusive sou criticado por alguns colegas por fazer oposição aberta a alguns políticos que dizem apoiar os GCMs mas são contra o cidadão de bem armado. Pra mim esse tipo de político é bandido e não presta.

O CR é a última esperança legal de muitos brasileiros que tiveram seu pedido de aquisição negado pelo delegado da Federal. Recentemente sai de um grupo de Whatsapp pela hipocrisia de seus moderadores e eu e outros membros descontentes criamos outro grupo, de pessoas que concordam que armas de CR são para defesa pessoal e residencial e não para esporte.

Eu falei isso para ajudar o colega do fórum, pois sei que é um cidadão de bem que quer apenas se proteger e proteger sua família. Eu, José, assim como você sou extremamente legalista e diferente de muitos colegas não ando com arma fria, a primeira vez que dirigi um carro foi com 18 anos na auto escola, a primeira vez que pilotei uma moto foi com 19 na auto escola, a primeira vez que segurei uma arma de fogo foi com 24, no curso de formação. Tenho arma pelo SINARM, não sou CAC, mas dei esse conselho para ele para evitar uma prisão em flagrante que ia complicar a vida de alguém que está apenas querendo exercer o mais legítimo dos direitos. Antes de ser GCM, sou humano.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por José Soares »

Prezado Raziel, seu posicionamento vai ao encontro de minha pequena observação.
Se você reler o último parágrafo do post, notará que em face da legislação atual, a qual sou inteiramente contrário, o cidadão brasileiro é totalmente desamparado no que concerne à sua segurança pessoal e familiar, com o absurdo agravante de não poder, minimamente, usar dos meios elementares para uma eventual ameaça à sua integridade física, lamentável, sob todos os aspectos, e porque não dizer, estapafúrdia hipocrisia da lei brasileira.
Assim como o nobre forista, ingressei na área da segurança pública aos 20 anos de idade, na época como policial civil, passando um bom período vivenciando a experiência e a realidade do mundo "negro" que existe em nossa sociedade, observando, outrossim, como o cidadão é violado em seus direitos pela bandidagem.
Na minha humilde opinião, e aqui não vem o caso, bandido não era nem pra nascer, mas como não temos "bola de cristal" quanto a isso", os que estão ai a respirar o mesmo oxigênio das pessoas de bem, a solução seria outra.....
Saindo da PC e ingressando em outro cargo público, igualmente como atividade de risco, continuo a presenciar como a situação do homem é delicada em todos os seus aspectos, principalmente na área da segurança pública.
Quando fui convidado há algum tempo por um amigo pra ser cac, só aceitei por ter PAF, pois naquele momento achei injustificado e esdruxulo que o atirador esportivo transportasse seus "brinquedos" desmuniciados, absurdo.
Hoje só continuo a ser cac, de forma eventual diga-se de passagem, por ter porte, caso contrário, não correria esse risco.
Acho verdadeiros guerreiros os cacs que até há pouco tempo não podiam transportar o respectivo armamento municiado.
Felizmente, antes tarde do que nunca, aconteceu essa mudança por força da Portaria 28/2017 Colog.
Compreendo, assim, nobre Raziel, que todo cidadão, atendidos os requisitos objetivos da legislação pertinente,deveria ter o seu porte de arma, uma vez que o Estado(em seus três níveis de administração), não assegura a necessária segurança de seus concidadãos.
Procuro ser, dentro do que a nossa realidade permite, ser igualmente o mais humano possível, muito embora, infelizmente, os que governam não estejam realmente interessados em mudança em favor da coletividade.
Mas tudo isso pode mudar um dia.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

José Soares escreveu:Compreendo, assim, nobre Raziel, que todo cidadão, atendidos os requisitos objetivos da legislação pertinente,deveria ter o seu porte de arma, uma vez que o Estado(em seus três níveis de administração), não assegura a necessária segurança de seus concidadãos.
Perfeito. Só gostaria de acrescentar que mesmo que o Estado supostamente assegurasse a segurança dos cidadãos mesmo assim esse direito não deve ser tirado, tendo em vista o Estado não poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo como nos atentados recentes na Europa, aonde os cidadãos são desarmados por causa dessa suposta segurança mas que na prática leva alguns minutos até as forças de segurança neutralizarem os terroristas, e nesses minutos alguns morrem. Também é válido lembrar da nossa própria história e voltar a 1932, quando São Paulo mostrou ao Brasil que um povo armado é dono de seu próprio destino.

Por esses motivos e por outros, o cidadão não deve, nunca, ser desarmado.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por steagall »

nao sei porque ..mais me deu vontade de andar com arma fria..o policia toma..levo uns tapas e fica por isso mesmo.( que me perdoem os 3 ou 4 que são honestos e vão retrucar ) pois vivo em um bairro perigoso..onde catarrento anda com 9mm na mão e nao da nada...e eu com estilingue sou abordado (não da pra tomar estiligue e vender para outro interessado )..maldita hora que resolvi ser homem direito...tudo com registro e viver dando satisfação...Estou correndo o risco de que mesmo com TODA DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM ser abordado por um bosta com autoridade dada pelo uniforme ou um chifudo mal amado que se intitula DOTÔ me enquadar como porte ilegal...deveria perder o cargo por inutilidade publica..duvido que tenha acontecido alguma punição com esse adubo animal,
agora o real motivo de minha visita ao topico..posso cadastrar o 2º endereço para fazer recarga ( tenho uma chacara isolada) que fica a 5 km do clube onde pratico.
quanto ao horario, se sair do clube antes de fechar chego as 22 horas em casa...tarde mais dentro do caminho...se der blitz...??

e agora o chefe da rota falou que tem que tratar diferente quem mora na QUEBRADA e nos JARDINS
to mais fudido ainda....
Editado pela última vez por steagall em 26 Ago 2017, 21:57, em um total de 1 vez.
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

steagall escreveu:nao sei porque ..mais me deu vontade de andar com arma fria..o policia toma..levo uns tapas e fica por isso mesmo.( que me perdoem os 3 ou 4 que são honestos e vão retrucar ) pois vivo em um bairro perigoso..onde catarrento anda com 9mm na mão e nao da nada...e eu com estilingue sou abordado (não da pra tomar estiligue e vender para outro interessado )..maldita hora que resolvi ser homem direito...tudo com registro e viver dando satisfação...Estou correndo o risco de que mesmo com TODA DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM ser abordado por um bosta com autoridade dada pelo uniforme ou um chifudo mal amado que se intitula DOTÔ me enquadar como porte ilegal...deveria perder o cargo por inutilidade publica..duvido que tenha acontecido alguma punição com esse adubo animal,
agora o real motivo de minha visita ao topico..posso cadastrar o 2º endereço para fazer recarga ( tenho uma chacara isolada) que fica a 5 km do clube onde pratico.
quanto ao horario, se sair do clube antes de fechar chego as 22 horas em casa...tarde mais dentro do caminho...se der blitz...??
Você pode cadastrar um segundo endereço para o acervo sim. Quanto ao horário que você sair do clube,
nada impede que seja as 03:00 da manhã, mas você não pode ir fazer comprar no supermercado, embora possa parar em posto de gasolina, ir no banheiro, etc. Inclusive pode voltar do clube a pé!
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por steagall »

posso cadastrar uma chacara ou sitio como local para recarga ?? desde que cumpra com a segurança ?? gostaria de montar um local para recarga,mais em outro endereço
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

jeep willys
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Ago 2017, 10:51

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por jeep willys »

quanto tempo esta demorando p tirar o CR depois de protocolar toda documentação?

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por rbusato »

steagall escreveu:posso cadastrar uma chacara ou sitio como local para recarga ?? desde que cumpra com a segurança ?? gostaria de montar um local para recarga,mais em outro endereço
Sim, nesse caso você vai apostilar um segundo endereço para guarda de acervo. Passa pelo mesmo processo da concessão do CR, ou seja, sua chácara/sítio será vistoriada e terá de apresentar condições de segurança compatível.

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por rbusato »

jeep willys escreveu:quanto tempo esta demorando p tirar o CR depois de protocolar toda documentação?
Depende da RM. Eu protocolei meu pedido na 1ª RM em Abril/17 e estou aguardando.

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por MHereda »

Afinal alguém sabe dizer com certeza se é possível o porte de trânsito municiada da arma de um endereço apostilado p/ outro? Sem achismo
IMBEL - .380 MD1 GC

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

MHereda escreveu:Afinal alguém sabe dizer com certeza se é possível o porte de trânsito municiada da arma de um endereço apostilado p/ outro? Sem achismo
Não está previsto por nenhuma legislação ou portaria. O transporte é permitido, mas desmuniciada. A não ser que você leve do local 1 pra algum clube ou estande, e de lá pro local 2.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Lucas V
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Dez 2014, 19:37

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Lucas V »

Boa noite pessoal!
Sobre o transporte municiada, a guia de trafego nova e de acordo com a portaria diz: transporte de uma arma do acervo, municiada. e coloca uma observação do local de guarda para treinamentos.

NA TEORIA: você pode transportar ela pra onde quiser e o horário que quiser. (modo de dizer)
se for parado em uma blitz, na estrada as 00h, você pode estar indo viajar de uma cidade a outra, pois tem um campeonato no dia seguinte. esse horário os clubes da sua cidade estão fechados, e você não esta na rota indo para o clube da sua cidade ou sua casa. você esta indo pra outra cidade, participar do campeonato no clube de lá, no dia seguinte. e não tem nada de ilegal nisso.
As pessoas começam a desmembrar demais a lei, e inventar proibições que não existem.

NA PRATICA: vai depender da pessoa que te abordar em uma blitz.
Você pode estar 100% correto, indo do seu clube pra sua casa que ele pode INVENTAR algo que não existe e te levar pra delegacia. COISAS DO NOSSO PAÍS.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: ENDEREÇO DE GUARDA DO ACERVO

Mensagem por Raziel »

Lucas V escreveu:Boa noite pessoal!
Sobre o transporte municiada, a guia de trafego nova e de acordo com a portaria diz: transporte de uma arma do acervo, municiada. e coloca uma observação do local de guarda para treinamentos.

NA TEORIA: você pode transportar ela pra onde quiser e o horário que quiser. (modo de dizer)
se for parado em uma blitz, na estrada as 00h, você pode estar indo viajar de uma cidade a outra, pois tem um campeonato no dia seguinte. esse horário os clubes da sua cidade estão fechados, e você não esta na rota indo para o clube da sua cidade ou sua casa. você esta indo pra outra cidade, participar do campeonato no clube de lá, no dia seguinte. e não tem nada de ilegal nisso.
As pessoas começam a desmembrar demais a lei, e inventar proibições que não existem.

NA PRATICA: vai depender da pessoa que te abordar em uma blitz.
Você pode estar 100% correto, indo do seu clube pra sua casa que ele pode INVENTAR algo que não existe e te levar pra delegacia. COISAS DO NOSSO PAÍS.
Ser levado pra delegacia é o de menos, faz parte(não deveria fazer), ser enquadrado no porte ilegal pelo delegado comunista são outros 500
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Responder