Motivo da não exploração do calibre .223 no mercado nacional

LSC95
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Jan 2017, 11:03

Motivo da não exploração do calibre .223 no mercado nacional

Mensagem por LSC95 »

Decreto 3.665/2000
Art. 17. São de uso permitido:
II – armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;

O questionamento é simples: por que não vemos rifles no calibre .223 no mercado nacional e também não vemos ninguém importando os mesmos (pelo menos eu nunca vi). Analisando o dispositivo acima (encontrei ele aqui: http://www.defesa.org/quais-sao-as-arma ... no-brasil/) vemos que a legislação permite armas de fogo longas raiadas com energia, na saída do cano, de até 1355 joules.

Imagem

O calibre .223 Remington, com um projétil de 55 gramas fica abaixo disso, inclusive com um "espaço de sobra" (1281 joules)!! Aqui está a prova: Imagem
(essa tabela pode ser encontrada em: http://gundata.org/blog/post/223-ballistics-chart/)

O art. 16, inciso IV, em sua infeliz redação, diz que são armas de uso restrito armas de fogo longas raiadas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia superior a mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, .22-250, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7 Mauser, .30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .357 Magnum, .375 Winchester e .44 Magnum;

Observa-se então que quem nada entende de armas de fogo acabou utilizando o calibre .223 Remington na exemplificação dessa restrição, embora ele possa ser utilizado com um projétil de 55 gramas, o que, como foi exposto acima, deixaria a arma dentro dos limites legais.

Ao meu ver, a utilização de armas nesse calibre dentro dos parâmetros que falei (projétil de 55 gramas) deveria ser permitida aos civis pois o parâmetro que o decreto utiliza para proibir ou não o seu uso é a energia do projétil na saída do cano da arma (até 1355j vs. acima de 1355j). A listagem de calibres que ele faz após isso é um rol meramente exemplificativo, não absoluto. Aqui vai um pouco do que estamos perdendo por causa disso:
Imagem
Imagem
Imagem

PS: não sou nenhum sabichão; se eu estiver errado em algum ponto ou se houver algum outro motivo para a restrição do calibre, por favor, me informem. :D

Avatar do usuário
Reinaldo
Mensagens: 82
Registrado em: 04 Jun 2014, 21:37

Re: Motivo da não exploração do calibre .223 no mercado naci

Mensagem por Reinaldo »

LSC95,
Pelo que me consta o calibre 223 (ou 5,56 NATO) é somente restrito para armas de ferrolho e proibido para as semi-automáticas exceto para coleção (para CACs - Caçadores, Atiradores e Colecionadores). O custo da importação de um bom fuzil em 223 é semelhante ao 308 (considerado pelos atiradores de precisão como melhor).
Nas semi-automáticas ele é o cartucho padrão (em 5,56 NATO) do famoso AR-15 M4, uma das armas mais utilizados por forças armadas gerando certo desconforto aos países desarmamentistas autoriza-lo aos cidadãos comuns.
Quanto ao peso do projétil, ele é 55 GRAINS equivalendo (mais ou menos) a 3,5 gramas.
Espero ter ajudado e abraço,
RED

LSC95
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Jan 2017, 11:03

Re: Motivo da não exploração do calibre .223 no mercado naci

Mensagem por LSC95 »

Reinaldo escreveu:LSC95,
Pelo que me consta o calibre 223 (ou 5,56 NATO) é somente restrito para armas de ferrolho e proibido para as semi-automáticas exceto para coleção (para CACs - Caçadores, Atiradores e Colecionadores). O custo da importação de um bom fuzil em 223 é semelhante ao 308 (considerado pelos atiradores de precisão como melhor).
Nas semi-automáticas ele é o cartucho padrão (em 5,56 NATO) do famoso AR-15 M4, uma das armas mais utilizados por forças armadas gerando certo desconforto aos países desarmamentistas autoriza-lo aos cidadãos comuns.
Quanto ao peso do projétil, ele é 55 GRAINS equivalendo (mais ou menos) a 3,5 gramas.
Espero ter ajudado e abraço,
Então, pelo que li, o 5.56 nato surgiu após os militares darem uma encorpada ao .233, tanto que dizem não haver problemas em usar o .223 numa plataforma voltada para o 5.56, porém utilizar o 5.56 numa plataforma .223 poderia causar algum acidente.

Caçar não é uma das minhas atividades favoritas mas vi alguém falando que o .223 está sendo um dos favoritos para a caça de javali lá fora.

E não fazia ideia da diferença entre grains e gramas, valeu pelo toque.

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Motivo da não exploração do calibre .223 no mercado naci

Mensagem por marini »

.223 é um projétil muito fraco para a caça de qualquer animal com o porte superior a uma lebre.
Dependendo do estado americano existe proibição de caça de animais maiores com esse calibre para não fazer o mesmo sofrer.

Responder