Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

skav
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Dez 2016, 17:48

Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por skav »

Gostaria de saber qual a punição para quem tem uma pistola CO2 (Apenas em sua residência) sem o CR.
A pessoa pode ser presa ou ficar com passagem pela policia ? ou apenas tem a pistola apreendida e multa?

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Raziel »

Pergunta interessantíssima, também gostaria de saber
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por variedades »

Crime é porte de arma de FOGO, então não seria crime, é conduta atípica. Mas teria a arma apreendida sem dúvida e geraria processo. R-105:

§ 5o No caso das infrações serem cometidas por pessoas físicas ou jurídicas que não estejam registradas no Exército, após lavratura do Auto de Infração ou da Notificação será instaurado o Processo Administrativo para as providências cabíveis na esfera de sua competência e lavrada ocorrência junto à Polícia Civil, para a instauração da ação penal.

Pode não ir preso, mas é milhares de R$ gastos em advogado e uns 10 anos de processos e audiências...

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por variedades »

Para atualizar o tópico: pela nova portaria 56/2017 do COLOG não é mais necessário CR para armas a gás, entrou em vigência hoje, 06 de julho de 2017.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por lucsilva »

variedades escreveu:Para atualizar o tópico: pela nova portaria 56/2017 do COLOG não é mais necessário CR para armas a gás, entrou em vigência hoje, 06 de julho de 2017.
Boa notícia! Eu achava isso uma bobagem, ainda bem que caiu!
Luciano Silva

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por steagall »

eu tenho uma hk co2..possuo cr com guia para a glock g22...caso queira usar a de co2 no clube posso levar junto..?? nao tinha que apostilar e ter ate gt para a mesma ??
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Carlos Adão »

steagall escreveu:eu tenho uma hk co2..possuo cr com guia para a glock g22...caso queira usar a de co2 no clube posso levar junto..?? nao tinha que apostilar e ter ate gt para a mesma ??
Pode levar sim. Antes mesmo de cair a necessidade do CR para armas à gás, já não era necessário a GT. Segue abaixo o texto da Portaria Nº 51 - COLOG, de 08 de Setembro de 2015 sobre o assunto:

"§3o As armas de pressão de uso permitido (calibre até seis milímetros) não necessitam de GT, podendo, mediante manifestação do atirador desportivo, ser apostilada ao CR."
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Raziel »

variedades escreveu:Para atualizar o tópico: pela nova portaria 56/2017 do COLOG não é mais necessário CR para armas a gás, entrou em vigência hoje, 06 de julho de 2017.
Você tem certeza disso? Qual o tópico que cita isso?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por variedades »

Basta ver no próprio site da DFPC, portaria COLOG 56-2017.

Nitro007
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Jun 2017, 21:56

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Nitro007 »

Galera eu comprei uma pistola de CO2 a pouco menos de um mes e estava lendo se precisava ou não de algum cr ou coisa do tipo, e o que entendi foi que sendo o calibre menor ou até 6mm vc estando com ela junto com a nota fiscal está sussa, agora é só a pessoa ter bom censo de n sair andando com a pistola junto consigo no carro dentoe da calça ou coldre parecendo que esta simulando o transporte de uma arma de fogo ilegal que dai caso seja parado o policial vai suspeitar de algo, eu quando vou levar a minha ora atirar na casa de campo levo ela no ports malas dentro de uma caixa e junto a nota fiscal então sem stress =D

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por aniceto »

PORTARIA Nº 56 - COLOG, DE 05 DE JUNHO DE 2017

Art. 2º Para o exercício de qualquer atividade com Produto Controlado pelo Exército (PCE), própria ou terceirizada, as pessoas físicas ou jurídicas devem ser registradas no Exército.
[...]
§2º Ficam dispensadas, ainda, do registro de que trata o caput as pessoas físicas, quando a atividade for utilização de armas de pressão ou fogos de artifício.

Art. 3º As atividades com PCE são a fabricação, o comércio, a importação, a exportação, a utilização e a prestação de serviços, o colecionamento, o tiro desportivo e a caça.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Nitro007
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Jun 2017, 21:56

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Nitro007 »

Pra qualquer duvida, tem esse pergunas e reapostas no sote do exercito que responde as perguntas mais basicas com relacao a armas de pressão
http://www.dfpc.eb.mil.br/images/Pergun ... _17_V1.pdf

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por Raziel »

Nitro007 escreveu:Pra qualquer duvida, tem esse pergunas e reapostas no sote do exercito que responde as perguntas mais basicas com relacao a armas de pressão
http://www.dfpc.eb.mil.br/images/Pergun ... _17_V1.pdf
Pelo que eu entendi do link que você postou só foram liberadas as armas de Paintball e do gênero. As de CO² continuam pendentes de CR, ou estou enganado?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Pistola CO2 sem CR, qual a punição?

Mensagem por aniceto »

Raziel escreveu:Pelo que eu entendi do link que você postou só foram liberadas as armas de Paintball e do gênero. As de CO² continuam pendentes de CR, ou estou enganado?
Pelo link, armas de CO2 são permitidas se forem para airsoft e paintball. O problema é que também tem que ser de calibre até 6mm. Munição de paintball é maior que isso.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Responder