Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

Gostaria de informações, se possível me envie msg em 082 996184006 , sou Policial militar, obrigado a quem puder me ajudar !

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por marini »

Pra obter CR, você deve ser filiado a algum clube de tiro, comece por ai, e o clube geralmente tem um despachante que ajuda a fazer essa função.

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

marini escreveu:Pra obter CR, você deve ser filiado a algum clube de tiro, comece por ai, e o clube geralmente tem um despachante que ajuda a fazer essa função.
Obrigado marini, dentre as minhas pesquisas já estava ciente disto, após conseguir o CR, precisarei continuar filiado a um clube de tiro ? o que acontece é que, gostaria da atividade de recarga para meu treino próprio (defesa), já as instalações eu uso as do quartel da PM, que tem estande de tiro, armamento etc.

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por marini »

Sim, CR tem alguns requisitos, precisa ter e comprovar presença em treinos no clube, ou em provas, pra manter o CR. Pra isso precisa continuar sócio do clube sim, alem disso seu clube tem que ter maquina de recarga, pra você poder ter recarga em seu CR, ou ter feito o curso de recarga em algum clube.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por sammale »

o apostilamento da recarga não esta vinculado ao clube, pois o cac pode comprar a maquina quando sair o CR com a recarga apostilada

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

obrigado pela atenção amigos, nesse caso me ficou a dúvida, qual o procedimento então ? preciso ou não me filiar a um clube de tiro para poder fazer a compra da prensa e exercer a atividade de recarga ?

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por marini »

Precisa, acho que o mais simples é procurar um clube de tiro na sua região que forneça munição recarregada e prensa pra recarga, onde você mesmo pode recarregar e praticar o tiro no local.

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

O clube de tiro aqui não possui o equipamento dessa forma, creio eu, e gostaria de fazer em casa mesmo

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por moliternoga »

Policiais, militares e membros do ministério público não precisam estar filiado a um clube para tirar CR. Após tirar CR de atirador você deve comprar uma arma para apostilar, ou seja, deve ter uma arma registrada no CR para poder apostilar a atividade de recarga e comprar maquinário e insumos.

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

moliternoga escreveu:Policiais, militares e membros do ministério público não precisam estar filiado a um clube para tirar CR. Após tirar CR de atirador você deve comprar uma arma para apostilar, ou seja, deve ter uma arma registrada no CR para poder apostilar a atividade de recarga e comprar maquinário e insumos.
Confirmada mesmo essa informação? Eu sendo PM não preciso ser sócio de clube?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por moliternoga »

Colega, não se sinta ofendido mas a maneira desse ter certeza de algo é procurar onde regulamenta o mesmo, pois assim não ficamos só no "bizu". Procure no site do DFPC o regulamento dos CACs e verá que nos anexos bonde tem as fichas para solicitação de CR diz que os militares e etc não precisam. Além disso poderá elucidar muitas outras dúvidas. Uma coisa que aprendi é buscar na legislação a realidade e não acreditar apenas no que outros dizem. Por isso que brasileiros muitas vezes acabam perdendo em diversos sentidos, pois não conhecem seus direitos, seja como cidadão, como consumidor, usuário de algum serviço e etc.

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

moliternoga escreveu:Colega, não se sinta ofendido mas a maneira desse ter certeza de algo é procurar onde regulamenta o mesmo, pois assim não ficamos só no "bizu". Procure no site do DFPC o regulamento dos CACs e verá que nos anexos bonde tem as fichas para solicitação de CR diz que os militares e etc não precisam. Além disso poderá elucidar muitas outras dúvidas. Uma coisa que aprendi é buscar na legislação a realidade e não acreditar apenas no que outros dizem. Por isso que brasileiros muitas vezes acabam perdendo em diversos sentidos, pois não conhecem seus direitos, seja como cidadão, como consumidor, usuário de algum serviço e etc.
Obrigado amigo, acontece que procurei sim, porém alguns sites estavam fora do ar, outros não encontrei informação suficiente, tenho aqui portaria COLOG 51, e anexo A, onde fala algumas coisas mas nada sobre não se filiar a clube, reforço ainda que algumas informações no próprio site do DFPC, encontram-se DESATUALIZADAS e ERRADAS, creio que isto aqui é um forum e seja o local apropriado a tirar duvidas ? mas fico grato por sua contribuição, abraços.

edit: após encontrar o arquivo em site de terceiros, descobri que apenas oficiais, sub-tenentes e sargentos são isentos, eu como sou soldado tenho que me filiar.., apenas me livro de comprovação de capacidade técnica e psicológica.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por moliternoga »

Eu não tinha observado essa questão de apenas oficiais, sub e sgt e apesar de ser sgt acho isso uma besteira total, pois apesar de haver diferença entre postos e graduações todos são da mesma corporação, enfim, uma besteira total. Nesse ponto as corporações policiais não militares estão muito mais avançadas, mesmo havendo diferença de cargos e proventos entre delegados, peritos, investigadores e etc todos tem o mesmo direito. De qualquer maneira o negócio é filiar-se a um clube. Apesar de não ser necessário eu me filiei e não me arrependo nem um pouco. Além de ter um espaço bom para treinar livremente, tranquilamente, você acaba aprendendo muito sobre recarga, técnicas de tiro, pega dicas de treinamento para melhorar e aí vai. Mais uma vez, espero que não te há ficado ofendido com minha mensagem anterior mas foi bom que você mesmo viu a legislação e inclusive observou algo que eu não tinha. Ah, e o fórum é local pra tirar dúvidas sim, não só dúvidas mas trocar experiências também. Espero que você não desanime com o tiro, apesar de tudo ser muito burocrático e caro, vale muito a pena. Força e Honra.

Lima249
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2016, 22:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Lima249 »

Não fiquei ofendido não amigo, fiquei grato pela ajuda, infelizmente estamos no brasil, eu como sendo parte da força pública de segurança, não tenho direitona comprar uma arma decente pra defender a sociedade, e munição nova só custando o olho da cara, o estado nem sequer treinamento me oferece, a maior contradição é que eu trabalho nas ruas com armas automáticas e de calibre restrito, sub metralhadoras 9mm, fuzil 7,62, escopeta cano curto, sou concursado e de carreira, tenho porte de arma e possuo duas armas já em meu nome, mas mesmo assim não sou dispensado de me filiar a clube, rsrss

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por moliternoga »

Eu sei como é pois vivo a mesmo situação. A maneira menos cara que encontrei pra treinar foi filiar ao clube mas mesmo assim a munição não é barata, claro, mais barata que a de fábrica, mas mesmo assim cara. O que mais me revolta é saber que em outros países os gringos compram munições da Cbc que é fabricada no Brasil infinitamente mais barato. Pra ser ter noção uma caixa de 9mm com 50 munições nos EUA CUSTA 14 dólares, isso nas lojas de lá. Resumindo, após pagar impostos de importação, imposto sobre mercadoria, lucro do distribuidor e lucro do lojista eles compram a.mesma munição muito mais barato que nós compramos direto da fábrica.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por aniceto »

Lima249 escreveu:Confirmada mesmo essa informação? Eu sendo PM não preciso ser sócio de clube?
Não. Como PM você é isento de teste de aptidão e psicológico. Pra CR você tem que estar filiado.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por MAX »

Portaria COLOG 1 de 2015, Anexo A: sargento ou patente superior não precisa ser filiado a clube de tiro para obter o CR.

famate
Mensagens: 53
Registrado em: 22 Jun 2016, 10:42

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por famate »

Se você quer ser mesmo atirador eu aconselho a filiar no clube sim, porque diversas razões entre elas:

1) lá você vai fazer boas amizades, só por isso já vale a pena;
2) o clube tem campeonatos e como sócio você ficará mais apar das coisas;
3) contato com as federações;
4) grupo de tiros, participar nos campeonatos em equipe é divertido também, no clube você poderá integrar uma equipe para competir, viajar, etc.


Os colegas mais experientes podem apontar outros fatores, para mim esses seriam os principais, mas ainda sou iniciante, bemmmmm iniciante.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Leo_FuzNav »

moliternoga escreveu:Policiais, militares e membros do ministério público não precisam estar filiado a um clube para tirar CR. Após tirar CR de atirador você deve comprar uma arma para apostilar, ou seja, deve ter uma arma registrada no CR para poder apostilar a atividade de recarga e comprar maquinário e insumos.
É (era) uma dúvida minha também! Sou militar e quero ser CAC, sendo que já tenho um CRAF/PAF (9mm)! Especificamente adquirir um rifle em calibre 7mm (ou até msm 7.62), acredito que como "atirador" consigo.
Militar e CAC 1RM.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por aniceto »

Aproveitando a deixa pra não criar outro tópico, na portaria 51 da COLOG (regula atividades CAC) só fala que não há um requisito específico pra atividade de recarga, somente sendo necessário assinar um termo de compromisso que você tem a habilidade necessária para a atividade. Então, não preciso ter um curso específico com um certificado ou comprobatório semelhante?
Leo_FuzNav escreveu:
moliternoga escreveu:Especificamente adquirir um rifle em calibre 7mm (ou até msm 7.62), acredito que como "atirador" consigo.
7,62 não dá por lei, mas .308win, que é a mesma coisa basicamente, tudo ok.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por eliezerbarros »

Companheiros. Tenho uma dúvida parecida. Também sou militar (BM) e estou esperando "virar o ano" para dar entrada no CR (e mais dois colegas de trabalho também). Contudo gostaria que os colegas, na medida do possível, me ajudassem. Posso apostilar recarga e coleção de uma vez? Se sim, como faço? Desculpe pela pergunta se parece boba.
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por sammale »

no requerimento do CR vc pode incluir colecionar, atirador, caçador e recarga. Quando sair já vem tudo incluso. Então é só colocar no requerimento

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por eliezerbarros »

sammale escreveu:no requerimento do CR vc pode incluir colecionar, atirador, caçador e recarga. Quando sair já vem tudo incluso. Então é só colocar no requerimento
Excelente ! Muito obrigado
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por eliezerbarros »

Lima249 escreveu:
moliternoga escreveu:Policiais, militares e membros do ministério público não precisam estar filiado a um clube para tirar CR. Após tirar CR de atirador você deve comprar uma arma para apostilar, ou seja, deve ter uma arma registrada no CR para poder apostilar a atividade de recarga e comprar maquinário e insumos.
Confirmada mesmo essa informação? Eu sendo PM não preciso ser sócio de clube?
Sim. É verdade. Não precisa ser filiado a clube.
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: Como faço para obter CR, depois CAC para recarga ?

Mensagem por Buda »

Boa Tarde a Todos!!!

Quanto custam os Equipamentos de Recarga para .380 e .38, com uma qualidade razoável (a nível de Brasil)???

Até Mais!!!

Responder