Dúvida sobre porte de arma

stormrider
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Abr 2014, 13:53

Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por stormrider »

Olá,

Tenho uma dúvida sobre o exame de porte de arma ( note que realmente estou falando de porte, e não posse/registro ).

Conversando com algumas pessoas do meu clube, me falaram que o exame para porte apenas pode ser aplicado na PF e não em qualquer clube de tiro como é feito com o exame para registro de arma.

Essa informação procede? Alguém sabe me dizer onde exatamente é realizado?

Estou tentando buscar algumas informações sobre isso, mas só consigo detalhes do exame para registro de arma e nada sobre porte.

Jean Soterio
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Abr 2014, 18:42

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Jean Soterio »

Stormrider,

Cara, estava tentando achar algo para te ajudar, dai veio na cabeça, se você conhecer a pagina da CAMPANHA DO ARMAMENTO.

Esta pagina pode te ajudar um pouco. Envie um E-mail, para um rapaz responsável para fazer este exame do porte, o mesmo me disse que tem que paga uma taxa e envia alguns documentos para monta um processo, junto com o Srº delegado da unidade.

Espero que tenha te ajuda.

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Mcout »

stormrider escreveu:Olá,

Tenho uma dúvida sobre o exame de porte de arma ( note que realmente estou falando de porte, e não posse/registro ).

Conversando com algumas pessoas do meu clube, me falaram que o exame para porte apenas pode ser aplicado na PF e não em qualquer clube de tiro como é feito com o exame para registro de arma.

Essa informação procede? Alguém sabe me dizer onde exatamente é realizado?

Estou tentando buscar algumas informações sobre isso, mas só consigo detalhes do exame para registro de arma e nada sobre porte.
Stormrider, lhe passaram a informação equivocada. O exame será realizado onde o instrutor credenciado pela PF indicar, podendo inclusive ser no seu clube de tiro. Mas, pelo menos no meu caso foi assim, o exame é muito mais rigoroso do que o de aquisição/renovação de registro de arma de fogo, devendo sua habilidade avaliada com muito mais rigor. Boa sorte.
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

Guilherme E
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Abr 2014, 15:00

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Guilherme E »

Quanto ao local eu não sei.

Vou iniciar meu pedido de porte mês que vem e estou treinando os dois teste de tiro..

Essa cartilha mostra como funciona as provas. Olhar Item 8. http://www.combatte.com.br/download/cartilha.pdf


Teste 1 - Alvo Silhueta Humanoide
O instrutor vai apitar e falar para vc se preparar.
Nisso vc precisa municiar a arma (no caso de uma pistola), desarmar o cão e travar a arma (Se sua arma não tem trava, como a minha CZ Duty, vc só tem que desarmar o cão).
Fique com o braço em 45 graus (se deixar muito abaixado, perde tempo depois pra subir), já com a alça e massa centralizadas, dessa forma vc ganha tempo.
Depois ele pode ficar o tempo que quiser sem dar o comando, só para deixar vc nervoso, pode levar 5 segundos ou pode levar 5 minutos. Então ele apita e manda vc atirar (se ele não apitar, vc não atira, se atirar antes do apito, perde os tiro e ponto). Vc tem que subir os braços já com a mira. Não vai olhar para o alvo e subir a pistola, assim perde muito tempo. Fica olhando a alça e massa o tempo todo, até chegar no alvo. Depois que atirou os 10 tiros (se der mais tiros perde ponto), vc baixa, braço em 45 graus de novo, desarma o cão e trava arma (senão fizer isso, perde ponto).

Teste 2 _ 4 Cores
Quando for o segundo teste, no alvo multicor (4 cores), o procedimento é o mesmo. Mas são quatro tiros por vez. Quando der o comando para atirar, ele irá falar o seguinte: Verde e Azul. Depois irá apitar, vc tem que atirar na sequencia, dois tiror no Verde e dois no Azul. Se mudou a sequencia, perdeu os quatro tiros. Se atirar em cor errada, perde os tiros, se errar a folha de papel, perde tiro e ponto.
Depois dos dois tiros, tem que voltar em descaço o braço, desarmar o cão e travar.


Nos dois teste tens que fazer 60% dos pontos. São fáceis para quem treina um pouco. Problema é ficar nervoso na hora, ainda mais se falhar arma ou munição (ai fica nervoso até o fim e não se acalma mais)
Se munição falhar, eles dão uma chance. Se arma falhar, não dão chance, vc tem que saber solucionar na hora. Treina falhas. Qualquer falha em pistola se resolve tirando carregador e puxando ferrolho, depois botando carregador de volta. Mas o tempo irá passar e irá perder algum tiro.


Depois se eles liberaram porte, terás que pagar uma taxa de mil reais. Se não passar, não tem que pagar.

stormrider
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Abr 2014, 13:53

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por stormrider »

Agradeço aos colegas pela respostas e peço desculpas pela demora.

Pelo que conversei na PF a diferença entre o exame de registro e de porte, é que o exame de registro pode ser feito por qualquer instrutor credenciado na PF. Já o exame de porte, tem que ser feito por um agente da PF em um stand que é indicado por eles.

Na próxima semana vou dar início ao meu processo. Sou CAC mas não conheço ninguém da PF daqui ( ou seja, não sou amigo do rei ). Mas mesmo assim, caso não aceitem minha justificativa pretendo continuar tentando mesmo que seja na justiça. Bom, vamos ver o que vai acontecer. Caso seja deferido ou indeferido, volto a postar aqui.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por variedades »

De fato, na minha região o exame de porte também é feito diretamente na PF.

Adauto Alves
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2014, 13:08

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Adauto Alves »

tenho uma duvida quanto a portar arma em fazenda,precisa de porte pra andar armado pela fazenda mesmo sendo dono dela?
e os empregados que moram na fazenda,tambem precisam de porte ou só registro basta?

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Blademir »

Adauto Alves escreveu:tenho uma duvida quanto a portar arma em fazenda,precisa de porte pra andar armado pela fazenda mesmo sendo dono dela?
Não, não precisa de porte, só registro. A fazenda é sua propriedade. Evite ser avistado armado nos limites de sua propriedade, existem pessoas "sensíveis" a presença de armas de fogo, e podem te denunciar, mesmo vc estando em seu direito, dentro de sua propriedade.
Adauto Alves escreveu:e os empregados que moram na fazenda,tambem precisam de porte ou só registro basta?
A principio empregados não podem. Somente vigilantes/seguranças particulares podem andar armados dentro de sua propriedade.

Mas este é um caso peculiar, se eles moram la, possuem residencia, creio que possam ter armas no interior dela, algo assim. Se alguém ajudar a responder essa...

Forte abraço
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Rafael Lopes
Mensagens: 13
Registrado em: 20 Mai 2014, 12:22

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Rafael Lopes »

Com relação ao porte de arma do fogo, vocês tem conhecimento de alguém que tenha conquistado esse direito através de ação judicial?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por variedades »

Sim, existem vários casos, mas todos de profissões de notório risco, como Oficiais de Justiça que realizam prisões, por exemplo, ou fiscais de impostos municipais. Como pessoa física, sem ser profissão de risco, não conheço nenhum caso. Pode até existir, mas são absurdamente raros.

Rafael Lopes
Mensagens: 13
Registrado em: 20 Mai 2014, 12:22

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Rafael Lopes »

Aí complica...

calil
Mensagens: 11
Registrado em: 20 Set 2014, 18:19

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por calil »

Em 2013 minha psicologa me disse que foram expedidos 12 portes de armas no estado de sp.

Avatar do usuário
Rammster
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Set 2014, 12:27
Localização: Santos/SP

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por Rammster »

eu passei no concurso publico de Oficial Administrativo da SPTC e apesar do serviço não é considerado cargo Policial ou seja sem Porte.

Minha ideia era comprar uma arma pela Sinarm e tentar tirar o porte será que consigo ou é muito trabalho e dor de cabeça para nada?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por variedades »

Quais são as funções do "Oficial Administrativo da SPTC"? Se puder fazer um resumo bem curto posso lhe ajudar.

Avatar do usuário
odilonnicchio
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Set 2014, 16:05
Localização: Vitoria / ES

Re: Dúvida sobre porte de arma

Mensagem por odilonnicchio »

Guilherme E escreveu:Quanto ao local eu não sei.

Vou iniciar meu pedido de porte mês que vem e estou treinando os dois teste de tiro..

Essa cartilha mostra como funciona as provas. Olhar Item 8. http://www.combatte.com.br/download/cartilha.pdf

Fala Guilherme, beleza.

Comentou que estava iniciando o pedido de porte.
Pode nos dizer se teve algum sucesso? Como foi ? Alguma dica a mais pra passar ?

Valeu.

Responder