Como transportar uma arma de avião para outro estado?

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Como levar minha pistola para outro estado de avião

Mensagem por joaorfig »

Amigos talvez eu me mude para outro estado e farei essa viagem de avião. Conheço a legislação afundo mas no caso como faço para pegar um guia de trafego, pois, isso é demorado e necessita que eu diga que dia farei ao transporte o que é inviável. Além disso, gostaria de saber se na hora de despachar a arma não é manuseada por funcionários da companhia ou mesmo o comandante. Não acho bom colocar a arma na mão de outras pessoas. Agradeço que tiver algum conhecimento a respeito.

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Também tenho esta curiosidade.

Imagino que a companhia aérea sabe lidar com esses detalhes... No entanto você tem que ter a guia de tráfego sim... sem isso será impossível a companhia aceitar transportar a arma...

Talvez você tenha que dedicar uma viagem exclusivamente para o transporte da arma.
Imagem

Costa
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Out 2013, 15:04
Localização: Curitiba-PR 5ªRM

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Costa »

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_A ... /D7168.htm

Art. 158. O transporte de armas de agremiações esportivas, de empresas de instrução de tiro, de colecionadores, de atiradores e de caçadores, em voos domésticos ou internacionais, deve ser realizado com o despacho da arma desmontada, armazenada em estojo apropriado para o transporte, mediante apresentação à PF do porte de trânsito (guia de tráfego), expedida pelo Comando do Exército.

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por joaorfig »

O problema é que um guia de trafego é matematicamente inviável. Primeiro que eles não vão expedir em tempo hábil. Segundo que muitas é impossível saber em que data conseguirá transportar a arma e o guia de trafego é valido para somente uma data especifica. Caso eu me programe para por exemplo transportar a arma em 47 dias (o que já é impossível prever com tamanha precisão a data da viagem) se a viagem for adiada um dia não conseguirei durante esse tempo um novo guia de trafego é nem terei onde e com quem deixar então só resta a opção de transportar ilegalmente.

Guilherme E
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Abr 2014, 15:00

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Guilherme E »

Por avião, só com guia de transito e na data da guia, nem adianta levar de forma ilegal.
Na hora do check in vc tem que avisar o funcionário da empresa que vc vai voar, sobre a arma... Vc sera encaminhado na PF, que botarão num estojo, que ficará com o piloto.
Se o funcionário disser que vc pode levar, não aceite, vá na PF e faça do jeito certo para evitar problemas.
Esse procedimento é o mesmo para quem tem porte de arma.

Se quiser transporta de forma ilegal, por sua conta e risco, só por carro ou ônibus.

ericoliver
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Jun 2014, 17:15

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por ericoliver »

Em carro particular voce pode transportar se já possuir GTE e for confederado, ai voce pode utilizar em qualquer clube do país, se for federado, somente estadual. dependendo da distancia, para evitar dor de cabeça é até melhor voce ir de carro. Ja que não sabe quando realmente é a sua viagem.

Marco Peres
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:37

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Marco Peres »

Amigos, desculpe ressuscitar o tópico mas estou com dúvidas, tenho uma pistola e fui transferido pela empresa que trabalho para outro estado, como não estava com a GTE não levei de carro pois fiquei receoso, agora vou no fim do ano visitar a família, estou morando em outra RM, agora saiu a GTE, mas ainda não transferi a CR para o novo endereço, será que consigo embarcar com a arma e uma certa quantidade de munição?
Obrigado.

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por marini »

Se a GTE for nacional sim.

Marco Peres
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:37

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Marco Peres »

Marini a GTE é confederada.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Só a nível de curiosidade, há alguns casos que você pode ir portando a arma no avião, desmuniciada.
Militar e CAC 1RM.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Raziel »

Guilherme E escreveu:Por avião, só com guia de transito e na data da guia, nem adianta levar de forma ilegal.
Na hora do check in vc tem que avisar o funcionário da empresa que vc vai voar, sobre a arma... Vc sera encaminhado na PF, que botarão num estojo, que ficará com o piloto.
Se o funcionário disser que vc pode levar, não aceite, vá na PF e faça do jeito certo para evitar problemas.
Esse procedimento é o mesmo para quem tem porte de arma.

Se quiser transporta de forma ilegal, por sua conta e risco, só por carro ou ônibus.
Exatamente, se o funcionário disser que pode levar, não aceite.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."


Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Como transportar uma arma de avião para outro estado?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Também era uma dúvida minha!
Porém esse fim de ano viajei algumas vezes portando minha 9mm carregada ;)

Olhem o item 7.1.1 da página https://www.avianca.com.br/contrato-de-transporte-aereo

Código: Selecionar todos

7.1.1. São consideradas pessoas detentoras de porte de arma por prerrogativa de cargo:
(i) Oficiais das Forças Armadas;
(ii) Policias Federais;
(iii) Policiais Rodoviários Federais;
(iv) Oficiais das Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal;
(v) Oficiais dos Corpo de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal;
(vi) Agentes Operacionais da Agência Brasileira de Inteligência e os Agentes do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
(vii) Agentes e Delegados das Policias Civis dos Estados e do Distrito Federal;
(viii) Integrantes de Carreira de Auditoria da Receita Federal, Auditores Fiscais e Técnicos da Receita Federal;
(ix) Magistrados;
(x) Promotores de Justiça dos Estados e do Distrito Federal;
(xi) Procuradores do Ministério Público Federal;
(xii) Integrantes das Policias da Câmara Federal e do Senado Federal.
Experiência:
O procedimento é bem tranquilo, no geral o chamado "código azul" é rotineiro para os agentes da cia aérea e mais ainda pra os Agentes da PF, basta se apresentar no guichê da cia aérea e falar que esta portando arma de fogo (caso se encaixe nos casos acima), eles te acompanharão à PF.
Militar e CAC 1RM.

Responder