O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores despor

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por moliternoga »

O crime em tese seria o mesmo para ambas, em ambos a arma seria apreendida. Teu CR seria cancelado e responderia processo administrativo no EB caso a arma fosse registrada no CR. Se não fosse não conseguiria renovar pois teria antecedentes criminais, fora o crime de porte ilegal de arma de fogo. Ambos os casos vai ser ruim igual, não vejo diferença.

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Buda »

Muito Obrigado moliternoga!!!

HerculesJr
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Mai 2015, 12:42

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por HerculesJr »

Se você tem CR, logo suas armas possuem GTE, correto?
Se sim, use elas, visto que a abrangência da GTE é nacional. Bastaria deixar a arma sem o "pronto uso" que a GTE pede.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por José Soares »

Se o local não for para treino ou competição, é evidente que o CAC NÃOOOOOOOOOO pode estar com o seu armamento.
A guia de tráfego só dá o direito de transportar "o brinquedo" desmuniciado para tal finalidade, é claro como o sol.
Se assim não fosse, qualquer cac poderia levar os seus instrumentos para qualquer lugar, poderia, por exemplo, levar para casa de praia em finais de semana, sítios, fazendas, viagens, férias, mesmo que não fosse treinar ou competir, talvez levando os "brinquedos" para uma eventual defesa nesses lugares, o quê, definitivamente, não é permitido pela legislação.
Guia nacional APENAS AUTORIZA o transporte do armamento, desmuniciado, caixinha de munição separada, nem que seja do Amazonas até o Rio Grande do Sul, se for especificamente para treinos ou competições, é simples.
Não se compreende porque persiste eventual dúvida de prescrição legal tão elementar.
A lei está errada, é evidente que sim, mas enquanto não for alterada, deve ser observada.

HerculesJr
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Mai 2015, 12:42

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por HerculesJr »

José Soares escreveu:Se o local não for para treino ou competição, é evidente que o CAC NÃOOOOOOOOOO pode estar com o seu armamento.
A guia de tráfego só dá o direito de transportar "o brinquedo" desmuniciado para tal finalidade, é claro como o sol.
Se assim não fosse, qualquer cac poderia levar os seus instrumentos para qualquer lugar, poderia, por exemplo, levar para casa de praia em finais de semana, sítios, fazendas, viagens, férias, mesmo que não fosse treinar ou competir, talvez levando os "brinquedos" para uma eventual defesa nesses lugares, o quê, definitivamente, não é permitido pela legislação.
Guia nacional APENAS AUTORIZA o transporte do armamento, desmuniciado, caixinha de munição separada, nem que seja do Amazonas até o Rio Grande do Sul, se for especificamente para treinos ou competições, é simples.
Não se compreende porque persiste eventual dúvida de prescrição legal tão elementar.
A lei está errada, é evidente que sim, mas enquanto não for alterada, deve ser observada.
Permita-me discordar dando um curto exemplo:

Moro em SC, visito meus pais no interior de SP e aproveito para dar uns tiros no clube da cidade.
Já fiz isto e inclusive consultei (informalmente) o SFPC sobre isto e obtive a informação de que não haveria nenhum problema, desde que observando o fato de que a arma não deve estar em condição de pronto uso.

Como disse anteriormente, o dono do tópico perguntou o que seria "menos pior", e a meu ponto de vista seria este, visto que poderia estar com sua arma, mesmo que sem condição de pronto uso de uma forma tranquila. Bastando para isto declarar caso algo aconteça que ele iria sair do local em que estava e iria a um clube de tiro.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por José Soares »

Caro forista Hércules Jr.

A sua sensata discordância foi exatamente ao encontro do meu singelo post, qual seja, o Sr. Buda levantou a dúvida última informou em eventual ida a uma pescaria, ou seja, em em nenhum momento falou em ir ou voltar de um treinamento ou competição.
O seu exemplo é plenamente coerente, uma vez que ao ir ou ao retornar de uma dessas atividades esportivas, nada impede que um CAC, pare em um local dessa natureza recreativa ou familiar.
O que ressalto e confirmo, é a impossibilidade legal de um CAC sair de casa com os seus instrumentos para qualquer outro local que não seja treinamento ou competição, isso sim é que não pode.

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Buda »

Muito Obrigado a Todos pelo esclarecimento!!!

Gostaria de lembrar, mais uma vez, que issas são apenas conjecturas, não pretendo e nunca pretendi levar nenhuma arma para nenhum lugar que não seja um lugar permitido e regulamentado.


Outra Dúvida... :lol:

Se eu fosse viajar daqui de Marialva-PR até Florianópolis-SC e quisesse levar minha arma para atirar em algum Clube de Tiro daquela região. Bastaria eu ligar no Clube de Tiro de lá e marcar horário e pagar as taxas exigidas pelo clube???

Se tiver algum comprovante de que tenho horário reservado no Clube de Tiro estaria amparado pela lei no caso de ser parado em alguma blitz (arma desmuniciada e separada da munição)???


Até mais!!!

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por moliternoga »

Essa situação já é totalmente diferente da anterior e não haveria problema algum em levar as armas registradas no CR desde que esteja com a guia em dia e respeite as normas acerca do transporte, não precisa nem comprovar reserva em clube e etc.

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Buda »

Gostaria de Agradecer novamente por sanar minhas dúvidas!!!

Muito Obrigado a todos!!!

Sicario
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Nov 2016, 21:31

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Sicario »

Boa noite,
Esta era minha duvida.
Eu e alguns colegas (tambem policiais militares) cogitamos tirar o CR para assim podermos adquirir armamento de melhor qualidade assim como munições, mas como percebi na legislação pertinente, o CR so da direto a adquirir a arma (restrita, importada... o que seja), mas não é possivel ir ao Quartel e registrar (tirar o porte militar - indefinido e valido em todo o territorio nacional), sendo necessária a guia de transporte para o deslocamento ao clube ou estande, andar com ela na cintura, sendo do acervo de atirador constitui crime, entendi corretamente? Creio q alem disso, nem seria possivel o EB liberar o registro, sendo que ela ja esta mapeada no SINARM (pq seria em calibre restrito).

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por moliternoga »

Armas registradas no CR não podem ser usadas para porte/defesa, apenas transporte para o clube com finalidade de tiro esportivo, porém a arma importada após um ano registrada no CR pode ser transferida para o acervo pessoal (porte/defesa). Essa é a vantagem de obter CR tendo porte funcional, posteriormente poderá transferir ela.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por aniceto »

Sicario escreveu:Eu e alguns colegas (tambem policiais militares) cogitamos tirar o CR para assim podermos adquirir armamento de melhor qualidade
Por lei, a arma registrada no CR é só para a finalidade de esporte, caça ou coleção. Não pode registrar para o porte.
O que tu pode fazer é adquirir o CR, importar uma arma e posteriormente transferir pro acervo do SIGMA pra poder registrar e portar. Só que aí, é claro, só poderia comprar insumos para recarga de munição se possuir outra arma no mesmo calibre registrada no CR. Caso queira para isso é só transferir a porcaria nacional que tu tem atualmente pro CR. Um com uma .40 no CR compra insumos pra todos, por exemplo.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por marini »

Sempre tive dúvida quanto a uma coisa, oficial das forças armadas tem a arma de porte registrada no Sinarm?

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por andregomes »

Conheço muitos CAC que levam a arma sempre q viajam, como disseram, respeitando o que está no documento.

No mais eu tirei uma arma pelo SINARM e vou tentar o porte para proteger meu acervo, ja está comprada a 8 meses, vou esperar fazer um ano para enviar o pedido.

Quando eu for tentar documentarei aqui. Mas a minha ideia é ter uma 380 soh para "segurança" do acervo que levo no porta malas.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por moliternoga »

Militares e policiais militares e bombeiros tem suas armas registradas no SIGMA, independente de posto ou graduação. . Cada força singular e das corporações militares estaduais tem um sistema próprio em que as armas são registradas e os sistemas são vinculadas ao sigma. No sigma são registradas as armas dos militares, PMs, BMs e CACs.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por aniceto »

Problema do atirador esportivo não ter porte é que um sujeito com uma Imbel .40 levando 200 munições pro clube está carregando o equivalente a uns 10 mil reais em armas e munições pra um bandido revender. No mercado negro pode dobrar o preço da arma e como uma munição .38spl custa 8 reais em loja, uma .40 no mercado negro me "falaram" que custa uns 20 a 25 reais...

10 mil em algo que a sociedade, a polícia, o estado, todo mundo não quer que o bandido tenha em mãos e o dono do material sem nada pra defendê-lo em caso de necessidade.

Não tem níveis de atirador? Se o cara passa de nível 1 pra nível 2 já está carregando armas e munição pra competir até fora do seu estado, pois é um requisito para alteração do nível ele competir no estado ou região. Campeonato estadual vai estar transitando para locais distantes aos quais ele conhece com um material extremamente controlado e que qualquer criminoso gostaria de ter em mãos. Competição do sudeste? O sujeito vai sair do interior de Minas pra ir lá em Rio de Janeiro capital com um paiol no carro passando em frente a linha amarela e meia dúzia de favelas...
marini escreveu:Sempre tive dúvida quanto a uma coisa, oficial das forças armadas tem a arma de porte registrada no Sinarm?
No SIGMA. Seja EB, MB, FAe, PM, BM... militar é no SIGMA.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por andregomes »

aniceto escreveu:Problema do atirador esportivo não ter porte é que um sujeito com uma Imbel .40 levando 200 munições pro clube está carregando o equivalente a uns 10 mil reais em armas e munições pra um bandido revender. No mercado negro pode dobrar o preço da arma e como uma munição .38spl custa 8 reais em loja, uma .40 no mercado negro me "falaram" que custa uns 20 a 25 reais...
Essa é a alegação que vou fazer para tirar o porte em uma pistola q já tenho a algum tempo no SINARM, as minhas armas do CAC nao podem serem portadas, entao a do SINARM vai ter esse papel de protetora..

Que o delegado interprete isso com sabedoria.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Raziel »

"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por lucsilva »

Esse cara deu sorte em pegar um juiz a favor do uso de armas. Isso ocorre uma em mil.
Luciano Silva

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Raziel »

Na verdade o juiz pra dar uma variada cumpriu a lei. Os milagres existem, mas é melhor não esperar por eles.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por PauloMC »

Raziel escreveu:Na verdade o juiz pra dar uma variada cumpriu a lei. Os milagres existem, mas é melhor não esperar por eles.
É bom que isso a cria a tal de jurisprudência, né?

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: O transporte e o porte de arma de fogo por atiradores de

Mensagem por Raziel »

PauloMC escreveu:
Raziel escreveu:Na verdade o juiz pra dar uma variada cumpriu a lei. Os milagres existem, mas é melhor não esperar por eles.
É bom que isso a cria a tal de jurisprudência, né?
Exatamente. Já dá alguma base para uma possível ação judicial.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Responder