Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Sidney Junior
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:39

Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por Sidney Junior »

Boa tarde,
Em conversa com amigos Mikes, ficamos nessa Duvida. É possível um policial comprar arma como Civil registrando no SINARM e utiliza-la no porte? Lembrando que a posse de arma do Policial no RJ é impresso em sua funcional. Ai fica duvida eu comprando arma registrada na policial federal SINARIM, existe alguma lei que proíba o porte dela eu sendo policial militar?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por variedades »

O art. 14 do Estatuto do desarmamento considera crime portar arma em desacordo com instrução regulamentar. Se a Polícia Militar restringe no seu estado o porte a uma arma específica registrada, o porte de outra arma é crime. Mas na prática, sejamos sinceros, nenhuma polícia fiscaliza outra polícia, e desconheço caso onde um PF ou Polícia Civil prendeu um colega seu da Polícia Militar por porte ilegal nestas condições (arma diferente da registrada).

Tem que analisar se a legislação de seu estado restringe por regulamento o porte a uma só arma ou não, isso varia de estado para estado.

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por neogalax »

Olá sou bravo Mike, fiz a aquisição de uma glock 380. Estou registrando ela na PF (sinarm)o porte de arma temos direito por lei. Então assim que ela estiver registrada, você com o registro na mão, pode usar a arma normalmente. (uso velado )

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por LHV »

Na PMERJ você poderá portar a arma se ela estiver identificada na identidade , um amigo possui uma carabina 22, um 38 e uma. 40, todas estão em sua ID e caso ele adquirir outra, deverá fazer a troca da ID, para incorporar a nova arma nesta.

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por LHV »

Na PMERJ você poderá portar a arma se ela estiver identificada na identidade , um amigo possui uma carabina 22, um 38 e uma. 40, todas estão em sua ID e caso ele adquirir outra, deverá fazer a troca da ID, para incorporar a nova arma nesta.

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por LHV »

Na PMERJ você poderá portar a arma se ela estiver identificada na identidade , um amigo possui uma carabina 22, um 38 e uma. 40, todas estão em sua ID e caso ele adquirir outra, deverá fazer a troca da ID, para incorporar a nova arma nesta.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por variedades »

neogalax escreveu:Olá sou bravo Mike, fiz a aquisição de uma glock 380. Estou registrando ela na PF (sinarm)o porte de arma temos direito por lei. Então assim que ela estiver registrada, você com o registro na mão, pode usar a arma normalmente. (uso velado )
Colega, me ajude a ficar mais claro, quer dizer que a PF está emitindo documento de porte porque você é policial militar sem qualquer outra exigência (qual seja, somente pelo fato de ser PM)? Ou exigem o processo todo, apresentação de certidões etc?

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por neogalax »

variedades escreveu:
neogalax escreveu:Olá sou bravo Mike, fiz a aquisição de uma glock 380. Estou registrando ela na PF (sinarm)o porte de arma temos direito por lei. Então assim que ela estiver registrada, você com o registro na mão, pode usar a arma normalmente. (uso velado )
Colega, me ajude a ficar mais claro, quer dizer que a PF está emitindo documento de porte porque você é policial militar sem qualquer outra exigência (qual seja, somente pelo fato de ser PM)? Ou exigem o processo todo, apresentação de certidões etc?
O porte de arma nos já temos, o que a polícia federal vai emitir é o registro da arma, agora eu não sei te dizer se precisa cadastrar sua pistola na carteira funcional, o que eu sei é que aqui é obrigatório andar com o registro junto com a pistola, além da funcional.

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por ZOJr »

Acho q a regra é igual. Um primo juiz que não gostava de armas foi obrigado a fazer o curso pois o porte é automático, assim quando ele comprar uma arma ja tem o porte. Depois do curso gostou e esta pensando em comprar uma

Avatar do usuário
Dioni
Mensagens: 52
Registrado em: 13 Mai 2015, 18:20
Localização: Brasil, RS

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por Dioni »

Pelo que entendo, aqui no sul (RS), o porte de arma é estadual, sendo vedado eu portar minha arma particular fora do Estado.

Quando comprei minha .380, fui até a Policia Federal e ele me disseram que não haviam com encaminhar o registro e que esse deveria ser feito pelo EB (sigma) respeitando os tramites da minha instituição.

Obs, não sou atirador. Ando com o CRAF e minha funcional dentro do Estado, sendo que uma Norma Interna da Brigada Militar afirma que para portá-la fora do Estado, devo pedir autorização para o outro Estado. Nunca vi ngm fazer isso.
Venha nos visitar no 1º Forum Brasileiro sobre Lanternas Táticas
http://lanternastaticas.com.br/

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por neogalax »

Dioni escreveu:Pelo que entendo, aqui no sul (RS), o porte de arma é estadual, sendo vedado eu portar minha arma particular fora do Estado.

Quando comprei minha .380, fui até a Policia Federal e ele me disseram que não haviam com encaminhar o registro e que esse deveria ser feito pelo EB (sigma) respeitando os tramites da minha instituição.

Obs, não sou atirador. Ando com o CRAF e minha funcional dentro do Estado, sendo que uma Norma Interna da Brigada Militar afirma que para portá-la fora do Estado, devo pedir autorização para o outro Estado. Nunca vi ngm fazer isso.
Estranho né, até por que o porte é Federal não? Segundo a lei pode andar em todo território nacional. Correto?

Sidney Junior
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:39

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por Sidney Junior »

A minha duvida é essa na carteira vem descrito " Permitido o porte de arma em todo território nacional" Porém desconheço alguma lei que diz que não podemos portar uma arma que esteja registrada no SINARM. Por isso a duvida. Ninguém da uma posição concreta sobre tal. A duvida é pertinente porque o CRAF pela pmerj ta demorando 8 meses ou até mais, e pelo SINARIM costuma demorar menos.

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por LHV »

Como disse antes,se vc è policial militar do RJ , poderá ter até 3 armas na sua identidade as quais você escolherá e então somente estas que forem escolhidas poderão ser portadas ,a posição concreta è essa.

Avatar do usuário
Dioni
Mensagens: 52
Registrado em: 13 Mai 2015, 18:20
Localização: Brasil, RS

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por Dioni »

neogalax escreveu:
Dioni escreveu:Pelo que entendo, aqui no sul (RS), o porte de arma é estadual, sendo vedado eu portar minha arma particular fora do Estado.

Quando comprei minha .380, fui até a Policia Federal e ele me disseram que não haviam com encaminhar o registro e que esse deveria ser feito pelo EB (sigma) respeitando os tramites da minha instituição.

Obs, não sou atirador. Ando com o CRAF e minha funcional dentro do Estado, sendo que uma Norma Interna da Brigada Militar afirma que para portá-la fora do Estado, devo pedir autorização para o outro Estado. Nunca vi ngm fazer isso.
Estranho né, até por que o porte é Federal não? Segundo a lei pode andar em todo território nacional. Correto?
Sim, completamente. Talvez até tenham revogado ela. Mas trata-se apenas de uma norma interna, que muitas vezes é feito por pessoas que gostam de fazer mais restrições. Não estaria incidindo em crime algum, apenas uma transgressão.
Venha nos visitar no 1º Forum Brasileiro sobre Lanternas Táticas
http://lanternastaticas.com.br/

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por variedades »

Olha, esta questão da mera transgressão x crime é nebulosa... eu já presenciei apreensão de uma mera mira laser e o promotor denunciou o cidadão como crime pelo estatuto do desarmamento... mesmo sendo policial e tendo CR vai enfrentar processo para vários anos de reclusão, eu não confiaria nisso não :(

Sidney Junior
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2014, 00:39

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por Sidney Junior »

LHV escreveu:Como disse antes,se vc è policial militar do RJ , poderá ter até 3 armas na sua identidade as quais você escolherá e então somente estas que forem escolhidas poderão ser portadas ,a posição concreta è essa.
Entendi, agora outra duvida posso comprar e registrar arma no Sinarm apenas para a posse em minha residencia sendo policial militar ou será que sou obrigado a registrar ela no Craf pela PM?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Policial pode registrar Arma no SINARM e porta-la?

Mensagem por variedades »

Se comprar como cidadão comum, apresentando a documentação para a PF, completamente desvinculado da corporação, a Lei não restringe. A Lei, digo ressaltando, porque alguma norma interna da PM pode dificultar ou tornar esta opção não válida.

Responder