Comprimento do cano de calibre 12?

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por Sergio-7 »

Bem, as portarias antes do Bolsonaro exigiam que espingarda calibre 12 tivesse cano de 24" restringindo menores comprimentos, o que é um absurdo total!

Eu ouvi dizer que essas restrição foi mudada. Alguém sabe mais algum detalhe a respeito?

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Acredito que a restrição não exista mais com o novo decreto.

Só um adendo: na minha visão, estas restrições são fundamentadas em Hollywood, onde os vilões usam espingardas curtas embaixo dos sobretudos, ou da mesma forma, os silênciadores/supressores que são usados por assassinos nos filmes.
Militar e CAC 1RM.

JJSantos
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Jan 2019, 10:42

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por JJSantos »

NO ULTIMO R105 ISSO JÁ HAVIA MUDADO.

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por Sergio-7 »

Eu vi um texto do R-105 na internet que falava que cano menor que 24" é restrito, ou seja, só poderia comprar como CAC e não pelo Sinarm então. Não sei se ainda está valendo.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por moliternoga »

Pelo decreto atual não é restrito. No "novo r 105" assinado final do ano passado pelo Temer também tinha deixado de ser. Não atentei no decreto do bolsonaro quias legislações ele revogava mas em tese, esse decreto do bolsonaro regulamenta o estatuto do desarmamento então o r 105 assinado pelo temer ainda teria valor caso o decreto do bolsonaro caia. Se analisar por essa perspectiva as espingardas 12ga não tem restrição de tamanho de cano.

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por Sergio-7 »

O que eu achei na internet fala que é de uso restrito:

Art. 16. São de uso restrito:

VI - armas de fogo de alma lisa de calibre doze ou maior com comprimento de cano menor que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros;

Está aqui:
http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/com ... 9#acccgrgu

Tem algo mais atual?

Eu cheguei a este texto por essa página:
http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/com ... =169:r-105

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por moliternoga »

Então sergio, esse é o antigo r105. Final do ano passado, setembro se não me engano foi assinado outro decreto (r 105) pelo temer em que as 12ga deixavam de ser de uso restrito. O decreto do bolsonaro alterou muita coisa nesse texto assinado pelo Temer, principalmente no que diz à classificação de armas quanto à restrito e permitido. Agora não sei, teria que olhar no decreto do bolsonaro se ele revogou esse r 105 na íntegra ou apenas em algumas partes.

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por Sergio-7 »

Eu achei o texto na internet. Pelo menos fica melhor então que abre a possibilidade de comprar pela Sinarm ou o Sigma.

Comprando pelo sigma vc sabe qual a quantidade de eventos esportivos ou treinamentos é preciso participar para comprovar e ter sua renovação de registro no futuro?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Comprimento do cano de calibre 12?

Mensagem por moliternoga »

Depende do nível mas salvo engano nivel I são oito participações em recreação/treinamentos e ou competições de âmbito regional.

Responder