Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

John.Armless
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Nov 2018, 21:25

Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por John.Armless »

Boa noite pessoal.

Sou um mero "cidadão de bem", servidor efetivo do judiciário que trabalha em uma vara criminal com competência de execução penal, passo o meu dia inteiro às voltas com apenados, denunciados e afins. Não tenho um B.O. na vida, nem por atropelar galinha na BR. Quando fiz a documentação da posse, já aproveitei e fiz o teste de porte e estava aqui pensando em protocolar um pedido, mas me deparei com a incrível situação de que os despachantes da minha região sequer se dispõe a fazer o processo por absoluta descrença na viabilidade do pedido.

Por outro lado, eu realmente não acredito em nenhuma mudança no porte tão cedo, e já estou com o teste de aptidão na mão, então pergunto se alguém tem alguma experiência e/ou conhece alguém que já teve o porte deferido sem necessariamente ter uma ameaça direita dos chefes PCC postada no youtube e atermada por tabelião. Enfim, é tão impossível a ponto de eu nem me dar ao trabalho de protocolar o processo que já está praticamente pronto?

Agradeço antecipadamente!

hugohc
Mensagens: 72
Registrado em: 03 Mai 2018, 19:21

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por hugohc »

Nem se de ao trabalho. Em SP capital vc pode esquecer. Isso pq nem conhecendo o chefe do Sinarm vc conseguiria. Só quem tem porte funcional, prerrogativa etc.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Rafael Oliveira »

Eu só conheço uma pessoa que tentou e não conseguiu.
Eu até queria tentar (também sou servidor, mas do TRT), mas o instrutor que fez meu laudo pro CR não é credenciado pela PF e não estou disposto a gastar uma grana com outro laudo sendo as chances remotas.
No mais, você pode fazer por conta própria, não gastando com despachante, e podendo expor melhor sua necessidade.
E, em caso de indeferimento, pode recorrer e também entrar com mandado de segurança (isso já com um custo extra).
Eu arriscaria.

John.Armless
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Nov 2018, 21:25

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por John.Armless »

Obrigado pelos retornos pessoal. Sei que realmente é quase impossível, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a certa ojeriza dos despachantes. Queria utilizar os despachantes pois a delegacia não fica na minha cidade e está complicado viajar até lá.

Enfim, só me falta mesmo recolher aquela taxa menor e formular o pedido, o restante eu já tenho do pedido de posse mesmo. Se aparecer uma chance de levar pessoalmente na delegacia, acho que vou tentar.

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por BFC »

Amigo,

Você só terá a reposta se tentar.

Mesmo sendo um valor absurdo, eu tentaria, se estivesse com a minha vida em risco ou com medo.

NMRR87
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2019, 21:32

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por NMRR87 »

Estou em uma situação semelhante. Sou servidor público ocupante de um cargo de auditor e pela norma do artigo 18, § 2º, I, da antiga IN DPF 23 de 01/09/2005, são - ou eram, à época - consideradas como profissões de risco, entre outras, a de servidor público que exerça cargo efetivo ou comissionado nas áreas de segurança, fiscalização, auditoria ou execução de ordens judiciais, e por isso o porte de arma de fogo, quando requerido por tais razões, era devido. Acontece que essa norma foi revogada pela IN 131 DG-PF, de 14/11/2018, e na nova norma, em seu artigo 30, I, dispõe que para a concessão do porte é necessário que o requerente demonstre a efetiva necessidade de portar arma de fogo por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física, apresentando declaração pormenorizada dos fatos e circunstâncias justificadoras do pedido e documentos comprobatórios para cada alegação. Fala do exercício de atividade profissional de risco mas sequer exemplifica quais são essas atividades. Na vigência da IN DPF 23, além das profissões de servidor público que citei acima, também eram consideradas de risco a de sócio, gerente ou executivo de empresa de transporte de valores e segurança privada e a de funcionários de instituições financeiras de guarda de valores. Na norma atualmente vigente, até por sequer exemplificar quais são as profissões consideradas de risco, a concessão de porte ficou ainda mais subjetiva. Tenho como prerrogativa funcional a de solicitar acompanhamento policial sempre que julgar necessário, mas acho sem sentido desviar uma equipe de policiais de suas funções apenas porque me exponho a certos riscos eventualmente. Seria mais prático e econômico que eu fizesse minha própria defesa. De qualquer forma, vou solicitar o porte em breve. Seja o que Deus quiser.

Assis.Rodrigo
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Jan 2019, 16:56

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Assis.Rodrigo »

Bom dia Senhores, essa e minha primeira postagem e queria saber a opinião de vocÊs, afinal ontem foi concedido uma entrevista ao SBT do nosso presidente

https://youtu.be/WBxvrz7Tpm8?t=136

Pelo que eu entendi, a POSSE será direito, apenas vocÊ deve comparecer a loja para comprar uma arma, e informar a PF sobre a compra apresentando o RG, CPF, comprovante de residencia e a Nota fiscal, assim eles vão te dar uma guia de transito, para que vocÊ possa levar para casa. (é que eu eu entendi sobre garantir esse direito de posse).

E a flexibilização do PORTE deverá ser exigido alguns testes(tiro;psicotécnico), além de comprovantes e certidões negativas que comprovam que vocÊ nunca respondeu a algum crime;delito.

No caso o porte seria o que hoje nós fazemos para ter a posse, e a posse será totalmente liberada, cabendo a decisão do cidadão de ter ou não uma arma dentro de casa.

Procede essa linha de raciocínio meu ? e alias, vocÊs concordam ? Pois eu sinceramente tenho alguns receios quanto a isso, obviamente, é melhor uma arma de fogo na mão de um cidadão de bem, do que de um bandido, porém, no minimo, já que é para ter essa "flexibilização" conforme dito ao porte, seja exigido um curso de manuseio de arma de fogo (expedido por clubes de tiros) e um curso de noções básicas para um porte de arma, afinal de contas, ter uma arma é uma coisa, saber agir com ela em um momento de alto estresse é outra, apesar que bandido não tem curso nem nada, só rouba e algumas vezes mata, além do mais, só se para uma pessoa armada com um outra pessoa armada, ou até as munições dele acabar.

Como dito em video, foi conversado com o Sergio Moro, e estão com boas ideias, para mim como disse, a pessoa terá que além de testes, fazer ao menos 2 cursos, tanto manuseio, e algum que o mantenha "minimamente" capaz de portar arma. Apesar de não ter nada a ver com o assunto, mas segue a mesma linha de raciocínio, quem tira uma carteira de moto, só anda dentro de um patio, dando volta em uns circulos e sobe uma rampa, se vocÊ fizer isso no teste, sua carteira ta garantida, mas a questão é que vocÊ dar umas 10 volta num quadrado não o torna apto a andar no meio de trânsito, muito menos em Rodovias movimentadas, mas pelo menos vocÊ sabe andar em cima de uma moto, a ponto de não deixar ela cair no chão e sabe manusear ela (dar pista, ligar, acelerar, coisas básicas).

Sem mais me prolongar, é o que eu penso um pouco desse assunto, afinal, arma de fogo é responsabilidade extremamente alta, e muitas pessoas não tem essa noção.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Rafael Oliveira »

Eu acho que nos dois casos deveriam ocorrer testes. O da posse bem básico. O do porte, bem rigoroso.
Sou contra impor a realização de cursos. Clubes cobram caro e tornariam ainda mais difícil para alguém mais pobre obter uma arma.
Se a pessoa acha necessário fazer um curso, que faça. Mas não deve ser obrigada. Se conseguir passar no teste, bom para ela. Se não conseguir azar.
Eu aprendi a atirar e a manusear com um amigo e no youtube. Fui bem no teste e vou relativamente bem nas provas.
Eu optei por isso por não ter porte. Caso eu queira e seja possível ter porte, é provável que eu faça um curso específico para tal. Mas não quero ser obrigado, muito menos a fazer aqueles cursos meia-boca de introdução ao tiro rsrs.
No mais, algumas coisas são inerentes a pessoa e não tem como aprender em um curso (agir sob estresse, coordenação motora). Algumas pessoas simplesmente não tem e não devem portar uma arma rsrs.

Avatar do usuário
Claudio Chui
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Dez 2018, 15:31
Localização: Chui - RS

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Claudio Chui »

Olá!!!
Apenas dando um pitaco no assunto, a comparação com a habilitação para moto é realmente muito bem colocada no meu entender. Hoje quando você obtém a primeira habilitação, quer para carros ou motos, ela tem inicialmente um prazo de validade de um ano e, caso não haja nenhuma ocorrência grave neste período ela é renovada por mais tempo (parece que é assim). Porque não liberar o porte de arma curta (defesa pessoal) por um determinado período e seguir no mesmo raciocínio?
Se você tem um problema que NÃO tem solução não se estresse pois, ele NÃO tem solução. Mas se você tem um problema que TEM solução, não se estresse pois, TEM solução.

Assis.Rodrigo
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Jan 2019, 16:56

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Assis.Rodrigo »

Olá Rafael e Claudio, obrigado pela resposta, porém citei o curso, pois é uma forma de se "provar" que vocÊ pelo menos teve uma instrução básica de alguma pessoa experiente no assunto, vide exemplo, quem quer ser médico, faz faculdade, que chamamos de um curso de longa duração, quem quer ser juiz, tem que estudar direito, e nesse âmbito que eu me referi, obviamente, tem gente que aprende muita coisa pela internet sem precisa de curso, porém mesmo aprendendo na internet, o rapaz do video acaba sendo seu "tutor". Obviamente, nós (ou pelo menos a maioria) deveria saber distinguir o que uma pessoa ta fazendo é certo ou errado.

Já a questão de cursos serem meia-boca, tenho que concordar com vocÊ, pois fiz um e me arrependia amargamente hahaha, alias, sai de lá com muito mais duvidas do que eu entrei, porém como era "básico", eu deveria aderir o "nivel 2" :lol: :lol: :lol: :lol: O problema deles é que como vocÊ citou também são caros, e isso é uma verdade, mas se de repente no teste da aquisição/porte for solicitado que a pessoa demonstre uma certa aptidão a manusear uma arma de forma correta, ágil e segura, quem sabe se dispensa ele.

Quanto a carteira de habilitação e bem assim mesmo, 1 ano sem multas (só pode leve eu acho e 2 ainda), quem sabe liberar posse por 1 ano, e caso não tenha tido nenhum problema, liberar porte por 3 meses, caso o cidadão se mostrou apto, libere por mais tempo assim por diante.

Assim como a maioria aqui, sou a favor do porte, porém, pois quem quer roubar e matar não precisa disso, alias, não tem o menor comprometimento com nada e sabe que não vai dar em nada, então por que a população deveria ficar sem poder reagir ? claro o porte com algumas condições, como citado acima, além do "psicotécnico", pois uma pessoa pode passar por um transtorno logo após sair do consultório (alguém aqui no fórum citou isso ainda e concordo plenamente).

Um fato é, ainda esse mês saberemos como será essa situação, mas uma outra coisa que eu penso é, não adianta flexibilizar o porte e as armas (pistolas) custarem 4K + e o porte uma taxa de 1k+ tornando inviável o acesso a muita maioria da população.

Avatar do usuário
Phantom
Mensagens: 82
Registrado em: 21 Set 2018, 15:47
Localização: MG

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Phantom »

Boa tarde, aos ilustres. Minha tendência segue essa linha também, conforme alegaram os colegas Assis, Rafael e Cláudio. Mas que há muita gente sem condição de possuir/portar arma, isso é inegável. Já fiz minhas considerações em outros tópicos e basicamente, para a AQUISIÇÃO no SINARM, eu acho que deveria haver maior rapidez (meu processo de aquisição de arma registrada demorou 6 ridículos meses); taxas mais baratas; possibilidade de compra de qualquer fabricante, seja nacional ou estrangeira; redução do preço das armas e seus acessórios e munições; abertura de mercado, para empresas estrangeiras comercializarem aqui, o que, fatalmente, padronizaria o preço para baixo; exclusão da DEN; possibilidade de treino com a arma, sem necessidade de guia de trânsito/tráfego (ou pelo menos, uma guia com validade de tempo indeterminada e válida em todo território nacional); aumento na quantidade de munições que podem ser adquiridas; registro com validade de 10 anos e que seja renovável mediante comprovação técnica/psicológica (mas com valores bem baixos para realização desses testes). Na minha opinião, ainda acho que deveria prevalecer as exigências que são praticadas hoje para aquisição da arma, devendo excluir apenas a DEN. Acho também que o porte deveria ser concedido mais facilmente, desde que respeitados as exigências, é claro. Bem, vamos ver o que o horizonte nos trará. Abraço.
Behind this mask there is more than just flesh. Beneath this mask there is an idea... and ideas are bulletproof

leandrob
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2018, 22:11

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por leandrob »

John.Armless escreveu:Obrigado pelos retornos pessoal. Sei que realmente é quase impossível, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a certa ojeriza dos despachantes. Queria utilizar os despachantes pois a delegacia não fica na minha cidade e está complicado viajar até lá.

Enfim, só me falta mesmo recolher aquela taxa menor e formular o pedido, o restante eu já tenho do pedido de posse mesmo. Se aparecer uma chance de levar pessoalmente na delegacia, acho que vou tentar.
Eu tive meu porte recentemente deferido sem nenhum problema. Sou médico e expus as razoes pelas quais julgo a necessidade do porte e foi deferido, fiz uma longa argumentação embasada em documentos que foram apresentados ao delegado. Todo o processo por conta própria sem despachante.
Entao se tiver boas razoes para o pleito, sugiro que o faça por conta própria!

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Raziel »

leandrob escreveu:
John.Armless escreveu:Obrigado pelos retornos pessoal. Sei que realmente é quase impossível, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a certa ojeriza dos despachantes. Queria utilizar os despachantes pois a delegacia não fica na minha cidade e está complicado viajar até lá.

Enfim, só me falta mesmo recolher aquela taxa menor e formular o pedido, o restante eu já tenho do pedido de posse mesmo. Se aparecer uma chance de levar pessoalmente na delegacia, acho que vou tentar.
Eu tive meu porte recentemente deferido sem nenhum problema. Sou médico e expus as razoes pelas quais julgo a necessidade do porte e foi deferido, fiz uma longa argumentação embasada em documentos que foram apresentados ao delegado. Todo o processo por conta própria sem despachante.
Entao se tiver boas razoes para o pleito, sugiro que o faça por conta própria!
Os deferimentos de porte tem aumentado cada vez mais, a hora de tentar é agora
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Alberto Velasquez
Mensagens: 14
Registrado em: 31 Jan 2019, 21:50

Re: Porte Sinarm - "Cidadão de Bem"

Mensagem por Alberto Velasquez »

leandrob escreveu:
John.Armless escreveu:Obrigado pelos retornos pessoal. Sei que realmente é quase impossível, mas o que me chamou a atenção mesmo foi a certa ojeriza dos despachantes. Queria utilizar os despachantes pois a delegacia não fica na minha cidade e está complicado viajar até lá.

Enfim, só me falta mesmo recolher aquela taxa menor e formular o pedido, o restante eu já tenho do pedido de posse mesmo. Se aparecer uma chance de levar pessoalmente na delegacia, acho que vou tentar.
Eu tive meu porte recentemente deferido sem nenhum problema. Sou médico e expus as razoes pelas quais julgo a necessidade do porte e foi deferido, fiz uma longa argumentação embasada em documentos que foram apresentados ao delegado. Todo o processo por conta própria sem despachante.
Entao se tiver boas razoes para o pleito, sugiro que o faça por conta própria!

Você é de qual estado? E qual modelo está utilizando para porte? Qual o tempo de validade da sua licença?

Responder