Disparo em casa

Andreluis1
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Abr 2018, 14:48

Disparo em casa

Mensagem por Andreluis1 »

Pessoal, Bom Dia.

Gostaria da ajuda de vc´s

Recentemente consegui meu CRAF, mas, minha experiência com armamentos é bem limitada e com isso, as dúvidas surgem.

Se ocorrer um disparo dentro de minha residência, posso ser de alguma forma penalizado pro isso?

Sei lá, diversas situações. Avistei alguem no meu quintal e fiz o disparo, no muro, em cima da casa!!

Enfim, as situações podem variar, mas questiono isso por que a vizinhança pode chamar a policia e ai vai-se la saber o nível de conhecimento dos policiais que irão atender a ocorrência!!

Obrigado PEssoal!!

André

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Disparo em casa

Mensagem por Anderson_ »

Só atire em quem estiver com os dois pés dentro de sua propriedade e à noite, infelizmente
Em outras situações vai precisar de um advogado melhor! :lol:
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Disparo em casa

Mensagem por moliternoga »

Se analisar a lei, disparo de arma de fogo em local habitado, em via pública ou em direção a ela é crime salvo se pra cometer outro crime ou no caso legítima defesa. O correto DE ACORDO COM O QUE DIZ A LEI seria usar a arma somente se o invasor estivesse oferecendo um risco integridade física sua ou de terceiros e ainda QUE esse risco fosse de alguma forma letal. Infelizmente no Brasil pelas nossas leis não se justifica uso de força letal somente pra proteger o patrimônio. Isso tudo é de acordo com a lei, na prática é mais complicado....

Andreluis1
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Abr 2018, 14:48

Re: Disparo em casa

Mensagem por Andreluis1 »

Esses dias tinha um funcionario de empresa do lado pendurado no meu muro!! E depois ainda subiu em parte do meu telhado para ter acesso ao telhado da empresa. Isso tudo sem pedir permissao. Invasao de domicilio basicamente, entao, como eu ja estava com o saco cheio peguei a 12 que tenho aqui e so engatilhei!! O cara desceu que nen um raio!!

Nao ia atirar nele. Claro.. mas acho que ao fazer isso eu deixei margem para me ferrarem!! Mesmo tendo registro!

Agora e se a situacao fosse diferente.. e se essa pessoa estivesse dentro do meu quintal, eu poderia rende-lo sem nenhum problema com.a lei? Render nao e disparar!!!

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Disparo em casa

Mensagem por Rafael Oliveira »

Render sim. E chamar a polícia, claro.
O problema é disparar a toa ou disparar contra pessoa que claramente não ofereça risco (uma criança pegando uma pipa no seu quintal).

Elias
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Fev 2016, 13:43
Localização: São Paulo

Re: Disparo em casa

Mensagem por Elias »

Infelizmente essa é a LEI.

Até no caso de "criança " pegando pipa existe um risco pra gente....pois os bandidos são criativos....porém, espero que esse tipo de Lei mude e que dê realmente Segurança pra todos.

Acho que todo mundo concorda que se alguém entra no seu quintal sem pedir permissão precisa no minimo de ser recebido com a arma em punho sem que essa pessoa, sofra algum problema com alguma Lei.

Mas ,por enquanto é o que tempos, graças aos bandidos que fazem as leis.

Isso vai mudar com o Bolsonaro Presidente !

Bons tiros.
“Se nós não cuidarmos de combater inflação da sem-vergonhice nacional, este pais vai ter que pedir falência moral".(Helio Ribeiro)

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Disparo em casa

Mensagem por Rafael Oliveira »

Falei criança sem aspas. Se for um marmanjão, nada te impede de sacar a arma e, se for o caso, atirar.

Vai depender do contexto. Se de dia ou à noite. Tamanho ou quantidade de invasores. Local onde você mora.

E outra, a polícia te prender é uma coisa (chata, revoltante e que custará um bom dinheiro), outra é ser condenado por homicídio. O júri popular é muito mais pró-cidadão do que pró-bandido, então dificilmente você será condenado por atirar num homem que entrou na sua casa sem autorização, ainda mais à noite.

Há muita desinformação nesse assunto espalhada por cidadãos de bem e políticos de direita, como se o cidadão que mata um bandido dentro da sua casa fosse sempre condenado e pegasse 30 anos de prisão. Não é assim que as coisas funcionam no Brasil. Em verdade, não me recordo de nenhuma condenação nesse tipo de caso, mesmo nos casos em que o invasor estava desarmado. A lei não precisa dizer que você pode matar um invasor na sua casa para que você possa fazer isso. Existe a legítima defesa para isso.

Editando:
Nada contra políticos de direita, muito pelo contrário, voto neles. Mas a verdade é que pouco fizeram por nós nos últimos anos (é uma bancada grande com poder de negociação grande). Fora o caso da proibição de caça no estado de SP que não teve um mísero deputado estadual que votou contra. Votarei só em deputados de direita "novos", que estão entrando na política.

Avatar do usuário
Angelo
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Ago 2018, 23:09

Re: Disparo em casa

Mensagem por Angelo »

A questão é seguir o que a lei diz não importando se está dentro ou fora da casa. Qualquer coisa fora disso é problema para você até acho, que junto com o teste psicológico deveria-se instituir um curso básico de legislação para as pessoas não sairem atirando baseado no que se acha correto.

A lei diz que pode-se reagir contra "injusta agressão contra si ou outra pessoa, usando os meios necessários em perigo atual ou iminente.

Vamos em algumas hipóteses:

Um cara está em cima do telhado as 2 da manhã e você não viu nenhuma arma ou menção dela (aconteceu em uma casa de um amigo, não atire você vai ter problema nesse caso ele não estava armado era só um noia querendo fazer um furto).

O mesmo noia mexendo no seu carro dentro do seu quintal (não atire vai ter problema).

Um meliante com arma (seja simulacro ou não apesar que na hora é dificil acertar) na mão entrou mas ele não te viu (atire para matar e depois conte uma versão convincente).

A questão é estudar possíveis fatos para não decidir no stress da hora, lembrando que nada é como é e sim o que você pode provar.

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Re: Disparo em casa

Mensagem por BFC »

Andreluis1 escreveu:Esses dias tinha um funcionario de empresa do lado pendurado no meu muro!! E depois ainda subiu em parte do meu telhado para ter acesso ao telhado da empresa. Isso tudo sem pedir permissao. Invasao de domicilio basicamente, entao, como eu ja estava com o saco cheio peguei a 12 que tenho aqui e so engatilhei!! O cara desceu que nen um raio!!

Nao ia atirar nele. Claro.. mas acho que ao fazer isso eu deixei margem para me ferrarem!! Mesmo tendo registro!

Agora e se a situacao fosse diferente.. e se essa pessoa estivesse dentro do meu quintal, eu poderia rende-lo sem nenhum problema com.a lei? Render nao e disparar!!!
Parabéns, pois agora todos da empresa já sabem que você possui uma arma.

Próximo passo é tentarem invadir sua casa, quando você estiver fora, para levá-la.

Andreluis1
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Abr 2018, 14:48

Re: Disparo em casa

Mensagem por Andreluis1 »

Obrigado pela "dica" amigo, mas nao vai servir de nada!!! Andre luis não é o meu none e essa situação de "empresa " foi meramente ilustrativa, pois eu nunca exporia o fato real aquj!

Mas se foi convincente para você eu cheguei no objetivo.

Vai fazer um curso de segurança digjtal e depois vc vem retrucar nas perguntas dos outros ok.

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Re: Disparo em casa

Mensagem por BFC »

Ou seja, em nada ajudou na discussão, pois alguém pode entrar aqui e usar essa sua situação hipotética como correta.

Analise antes de postar algo que pode influenciar outras pessoas.

caldasfernandes
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Jan 2018, 16:05

Re: Disparo em casa

Mensagem por caldasfernandes »

Não é permitido.
Qualquer disparo em via pública, próximo a ela ou em direção dela é crime tipificado no Estatuto do Desarmamento.
Veja esse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=8Jc_U9Za3Io

Responder