Embarque Armado - norma ilegal?

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Até então eu costumava embarcar em aviões portando arma de fogo, não só pela prerrogativa, mas principalmente pela facilidade e por não confiar minha arma em mãos de terceiros (como a própria lei proíbe).

Para minha surpresa esse ano foi pulicada a RESOLUÇÃO Nº 461, 25/01/2018, em vigor 28 de julho de 2018, que proíbe o embarque armado de qualquer um (salvo raríssimas exceções), mesmo que a lei o garanta pelas prerrogativas.

A desculpa é "por maior segurança nas aeronaves", porém não me recordo de sequer um único caso de problemas de segurança na aviação brasileira causada por passageiros armados, muito menos por passageiros armados em sua legalidade e prerrogativas.

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/aeropo ... -aeronaves
Militar e CAC 1RM.

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por Anderson_ »

"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por moliternoga »

Esse é um tema complexo mas se analisar normas em outros países, mesmo os pró armas como os EUA, o embarque armado é extremamente restrito, sendo autorizado em casos raríssimos ou pelos air marshalls, que são uma espécie de "Polícia aérea". Aqui no Brasil até que demorou para adotarem regras parecidas. Não estou aqui falando que sou a favor da norma, também tenho porte de armas porém como disso, é um tema muito complexo.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Estados Unidos é um País em guerra, sofre ataques terroristas.
Sinceramente não entendo, se não confia em alguém portando arma em lugar X, por que confia no lugar Y? Qual a diferença de uma arma em um avião ou uma arma embarcada em um ônibus em alta velocidade?
Militar e CAC 1RM.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Na minha opinião, isto está mais ligado à cultura desarmamentista criada do que com argumentos palpáveis, particularmente no Brasil.
Militar e CAC 1RM.

amiko
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2018, 22:31

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por amiko »

Leo_FuzNav escreveu:Estados Unidos é um País em guerra, sofre ataques terroristas.
Sinceramente não entendo, se não confia em alguém portando arma em lugar X, por que confia no lugar Y? Qual a diferença de uma arma em um avião ou uma arma embarcada em um ônibus em alta velocidade?

Um ônibus em alta velocidade nunca derrubou duas torres matando três mil pessoas.

Eu penso que uma coisa que pode atrapalhar a nossa causa, afastando pessoas que poderiam nos apoiar, é defender que não pode haver restrições ou que elas devem ser mínimas no que tange a armas. Nenhum direito é absoluto. Armas são potencialmente muito perigosas, penso que deve haver controle, porém este controle só não pode aniquilar o direito, como tem ocorrido. E, mais, este controle não pode existir só contra a pessoa que quer comprar uma arma legalmente.

Mesmo nos EUA há muito mais controle do que imaginamos e é propagado por aí. Morei um tempo na Pensilvânia, estado tradicionalmente republicano, com exceção das duas maiores cidades (Philadelphia e Pittsburgh). Lá se demora quase seis meses para comprar sua arma.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por Leo_FuzNav »

amiko escreveu:
Leo_FuzNav escreveu:Estados Unidos é um País em guerra, sofre ataques terroristas.
Sinceramente não entendo, se não confia em alguém portando arma em lugar X, por que confia no lugar Y? Qual a diferença de uma arma em um avião ou uma arma embarcada em um ônibus em alta velocidade?

Um ônibus em alta velocidade nunca derrubou duas torres matando três mil pessoas.

Eu penso que uma coisa que pode atrapalhar a nossa causa, afastando pessoas que poderiam nos apoiar, é defender que não pode haver restrições ou que elas devem ser mínimas no que tange a armas. Nenhum direito é absoluto. Armas são potencialmente muito perigosas, penso que deve haver controle, porém este controle só não pode aniquilar o direito, como tem ocorrido. E, mais, este controle não pode existir só contra a pessoa que quer comprar uma arma legalmente.

Mesmo nos EUA há muito mais controle do que imaginamos e é propagado por aí. Morei um tempo na Pensilvânia, estado tradicionalmente republicano, com exceção das duas maiores cidades (Philadelphia e Pittsburgh). Lá se demora quase seis meses para comprar sua arma.
Só pra registrar, até mesmo no 11 de setembro não houve uso de armas de fogo, muito menos por pessoas autorizadas.
Militar e CAC 1RM.

amiko
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2018, 22:31

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por amiko »

Não disse que houve uso de arma de fogo nos sequestros. Meu ponto é que armas em aviões é uma situação bem diferente de armas de fogo em outros meios de transporte, especialmente ônibus, porque aviões têm potencial destrutivo maior. Quase mísseis.

amiko
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2018, 22:31

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por amiko »

E o estrago causado por um disparo acidental num avião??? Não se resume a uma janela quebrada.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Embarque Armado - norma ilegal?

Mensagem por moliternoga »

Existe a lenda que um disparo em um avião pressurizado pode resultar em uma explosão devido à diferença de pressão interna da externa (caso o projétil transfixe a fuselagem). Na Real não ocorre porém o fato de haver despressurizarão da aerronave já à obriga a mudar a altitude para altitudes onde não seja necessário a pressurização. Mas acredito que o maior risco é o disparo atingir algum componente da aeronave que seja importante/crucial para o vôo. Quando se está voando não da pra parar o avião no acostamento então as probabilidades de risco a aeronave são levados mais a sério que em um ônibus por exemplo. E outro ponto a ser considerado é que as aeronaves são construídos de materiais de liga leve que não resistem bem à projéteis de arma de fogo. O alumínio usado na fuselagem por exemplo é facilmente perfurado por projéteis, assim como revestimentos internos que são de plásticos relativamente finos.

Responder