Requisitos para frequentar clube de tiro

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por SOPMod »

Olá pessoal!

No site Defesa.org informa que não é preciso fazer nenhum curso para atirar enquanto no clube de tiro. No entanto, os 02 clubes mais próximos exigem psicotécnico e curso de tiro para frequentar o clube e atirar.

Isto me foi dito mesmo deixando claro que não pretendo (por enquanto) tirar CR ou posse pelo SINARM. Eles alegaram que caso aconteça um acidente no clube, o mesmo pode ser fechado se for constatado que alguém estava atirando sem atestado de aptidão para atirar.

Afinal, essa exigência é comum?

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por raubvogel »

Não sei onde o seu clube é, mas já fui em clube que voce tem que fazer curso de tiro antes de usar. Eles aceitam ceritficado ou voce faz o curso lá mesmo (que é teoricamente o mesmo que voce faria em outros lugares). Sabendo que este clube fica com gente esperando até uma hora para poder atirar no fim de semana, faz sentido que eles querem que voce prove que sabe manusear a arma antes de começar a atirar.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Erick Tamberg »

Não sei da legalidade da exigência, mas faz sentido.

Por outro lado, deveria haver uma exigência de haver a presença permanente de um instrutor na linha de tiro. Não foram poucas as vezes que vi, quando o estande é frequentado por policiais, que se permita que eles treinem sem acompanhamento de instrutor. Muitas vezes, acaba virando uma zona, pois, infelizmente, muitos colegas acham que podem fazer o que bem entendem - incluindo violar normas de segurança.

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por MHereda »

Eu acho que seu clube não está errado, aliás isso deveria ser obrigatório em todos os clubes
IMBEL - .380 MD1 GC

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Raziel »

SOPMod escreveu:Olá pessoal!

No site Defesa.org informa que não é preciso fazer nenhum curso para atirar enquanto no clube de tiro. No entanto, os 02 clubes mais próximos exigem psicotécnico e curso de tiro para frequentar o clube e atirar.

Isto me foi dito mesmo deixando claro que não pretendo (por enquanto) tirar CR ou posse pelo SINARM. Eles alegaram que caso aconteça um acidente no clube, o mesmo pode ser fechado se for constatado que alguém estava atirando sem atestado de aptidão para atirar.

Afinal, essa exigência é comum?
Isso é ERRADO. Clube que faz isso está pedindo pra fechar. Quando estava fazendo meu processo de aquisição entrei em contato com o calibre 12 para ver se poderia fazer a prova com eles, e informaram que eu teria que fazer um cur$o antes de utilizar o stand. Não aceitei, fiz uma reclamação ao Lucas Silveira, pois como membro premiun eu teria desconto, e fiz em outro estande no qual pude fazer o teste tranquilamente,
sem essas regras absurdas.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por SOPMod »

É, como suspeitei, essa exigência não é obrigatória (para não dizer ilegal).

Apesar dos pesares, não quero prejudicar os clubes da região, que são escassos (apenas 02 num raio de 150km). O negócio é preparar o bolso :(

Avatar do usuário
Reinaldo
Mensagens: 82
Registrado em: 04 Jun 2014, 21:37

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Reinaldo »

A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Abraço,
RED

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por MHereda »

Reinaldo escreveu:A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Abraço,

Concordo plenamente, aliás se não for obrigatório acho que deveria se tornar
IMBEL - .380 MD1 GC

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por rbusato »

Reinaldo escreveu:A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Não poderia escrever melhor.

Concordo em 100% e o clube que frequento faz tal exigência.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por lucsilva »

rbusato escreveu:
Reinaldo escreveu:A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Não poderia escrever melhor.

Concordo em 100% e o clube que frequento faz tal exigência.
Perfeito!!!!! Não consigo enxergar a seriedade de um clube que qualquer um pode entrar e praticar tiro. Tem que ter o mínimo de conhecimento.
Luciano Silva

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Raziel »

MHereda escreveu:
Reinaldo escreveu:A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Abraço,

Concordo plenamente, aliás se não for obrigatório acho que deveria se tornar
O Instituto Defesa é contra o seu posicionamento de ser obrigatório.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por MHereda »

Raziel escreveu:
MHereda escreveu:
Reinaldo escreveu:A exigência pode não ser LEGAL mas é coerente pois não gostaria de estar na mesma pista que uma pessoa sem noção mínima de segurança esteja atirando. Isso sem falar em alguém com distúrbios psicológicos.
Outrossim, o clube é uma empresa privada e as regras e normas do estatuto, desde que não contrariem a lei, devem ser cumpridas.
Abraço,

Concordo plenamente, aliás se não for obrigatório acho que deveria se tornar
O Instituto Defesa é contra o seu posicionamento de ser obrigatório.
Espero que nenhum louconou retardado atire ao lado do pessoal do instituto Defesa pois tenho certeza que do meu lado eles não atiram pois graças a Deus meu clube nos protege de pessoas mentalmente doentes
IMBEL - .380 MD1 GC

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Raziel »

Tomara que esse stand venha a falência, pois todos que começam com essas regras loucas e absurdas são boicotados
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por raubvogel »

Dono do clube que eu gosto (apesar de se longe) mandou ontem de noite (15 horas atrás de acordo com gmail) uma email para todos os membros. Se mandou ontem de noite, algo aconteceu na Sexta pois lendo a email voce sabe que ele estava P da vida. Para entender um pouco, o clube está aberto durante a semana apenas para membros, e no fim de semana aceita visitantes.

Visitantes tem que mostrar documentação, prencher papelada, e passar um teste. O teste é no papel mas é um teste. Normalmente voce termina tudo em 20 minutos. E ai o visitante recebe identificação -- um cartão vermelho -- com um colar para botar no pescoço durante à visita. Os cartões dos membros é amarelo anemico e voce tambem tem que estar com ele enquanto esta no clube.

Ok, a email dele começa assim:
Quando qualquer range está "cold" -- carregadores fora da arma, arma travada aberta, e bandeirinhas nas armas -- todo mundo tem que ficar atras da linha vermelha. E ABSOLUTAMENTE NINGUEM MEXE EM ARMA NA FRENTE DA LINHA VERMELHA QUANDO AGUEM ESTIVER NA FRENTE DAS MESAS MEXENDO NOS ALVOS!
Depois a email avisa que alguem quebrando esta regra é imediatamente expulso do clube.

Gianni77
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jul 2014, 13:51

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Gianni77 »

Saudações.

Meus dois centavos sobre o tema... Um clube de tiro não é necessariamente um local aberto ao público. O local que frequento em SP é uma associação e deve zelar pelos interesses dos associados. Visitante desacompanhado só atira com curso ou funcional que o habilite e em horários selecionados. Não habilitados podem permanecer dentro do estande se acompanhados por um sócio que se responsabilize por eles.

É mais que razoável, é defender os interesses dos associados. Um BO por conta de visitante eventual traz consequências negativas para todos os associados.

Bons tiros.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por raubvogel »

Raziel,

voce suporta a teoria que se não tem regras voce pode fazer o que quiser?

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Requisitos para frequentar clube de tiro

Mensagem por Anderson_ »

Eu nunca fiz curso no clube, mas fiz diversos na área militar e de segurança, vários mesmo..
Então sempre chego me apresentando, conversando, usando jargões... e atiro sem curso mesmo (na verdade, sem apresentar certificados, embora os possua)
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Responder