Treino Reativo com Projetor

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Treino Reativo com Projetor

Mensagem por Erick Tamberg »

Mesmo no treino policial, uma coisa que faz muita falta é o treino de tiro reativo, ou seja, aquele onde alvos diferentes são expostos ao instruendo, apenas por um segundo, onde ele deve tomar a decisão de atirar ou não.

Algumas Academias de Polícia usam recursos caríssimos como o Cinema-Range, o que está fora do alcance da maioria.

Pergunto: alguém já tentou montar um exercício desse tipo utilizando um projetor de imagens comum? Creio ser possível montar alguns exercícios interessantes com sequências aleatórias de imagens e tempo de exposição curto.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Treino Reativo com Projetor

Mensagem por raubvogel »

Se eu fosse fazer isso, eu acharia 3 projetores de slides. Colocaria cada um numa direção com uma tampa para bloquear a luz na frente da lente. Os slides representariam as situações que gostaria de ser praticadas.

Bota os slides ou sem ordem ou na ordem que o instrutor quer; estudante não tem ideia.
Mostra um slide pelo tempo desejado enquanto está trocando o slides nos outros dois projetores.
Cobre a lente do projetor 1, descobre do projetor 2 ou 3, e repete o ciclo.
Como os 3 slides são independentes, o momento que eles são descobertos é idependente. i.e. Pode-se ter todos mostrando imagens ao mesmo tempo, forçando o estudante a escolher alvo e ordem de tiro.

A razão que sugiro slides é porque assumo que se possa encontrar os projetores perdidos no departamento ou uma escola, de modo que o custo seria os consumiveis: slides e lampadas. Se tme mais dinheiro pode até fazer animações.

No filme Jurassic Park tem uma cena com eles usando 2-3 projetores de slides enquanto os personagens estão comendo; esta cena indica um problema neste sistema: voce precisa controlar a luz, o que tem que ser um balanço pois o instrutor tem que poder verificar que o estudante esta com a arma apontando nas direções "seguras".

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Treino Reativo com Projetor

Mensagem por Erick Tamberg »

Há só um problema com projetores de slides: hoje é raríssimo achar quem ainda faça revelação nesse formato. Lâmpadas ainda há no mercado.

Responder