Fator de Precisão

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Fator de Precisão

Mensagem por Erick Tamberg »

Assim como no tiro prático existe o fator de potência para uma determinada munição, um método interessante para se medir o desempenho do conjunto arma-munição-atirador é usar o "fator de precisão".

O método é simples: basta dividir a distância até o alvo pelo tamanho do agrupamento obtido.

Pessoalmente, considero o fator 100 (agrupar 10 cm a 10 metros, 15 cm a 15 metros e assim por diante) o meu mínimo aceitável, embora procure não baixar de 150 com as armas de serviço.

Como muitos estandes de tiro possuem apenas 15 metros de profundidade, o macete é levar um CD velho (que tem 15 cm de diâmetro) no equipamento. Com o alvo na distância máxima, ao se colocar o CD sobre o agrupamento, este deve cobrir todos os furos.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Fator de Precisão

Mensagem por niceguyedge »

Para fins de segurança pessoal acho que seria legal incluir o fator tempo nessa equação. Sendo bem chato dava para adicionar a energia do projetil, e ai ficaria assim:

FP= (D:G) X (N:T) X J

Sendo quanto maior o resultado, melhor. Não tenho nenhuma base ou métrica oficial, mas pra quem tem várias armas e esta escolhendo qual portar, taí a matemática para dar uma visão mais clara.

Pegando como exemplo uma sequência minha recente, de quem não atirava há 15 anos (.38 UL):

FP = (5 (metros) /0.3 (metros)) X ( 5 (disparos) / 5 (segundos) )X 270 (joules) (to chutando aqui, pois a munição era recarregada e eu também não medi direito o agrupamento) = 4.050

Claro que com essas adições deixa de ser o fator de precisão, mas pode ser o "Fator Porrada" :lol:

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Rock Shooter »

Erick, muito bacana a sua ideia.

Nice, você turbinou a ideia do Erick, mas fiz umas simulações no Excell e ficou estranho o cálculo com a energia, fica muito mais intuitivo o cálculo sem a energia.

Não é uma fórmula mágica que transformará alguém no Jerry Miculek, mas serve para direcionar o atirador nos seus treinos.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Leo_FuzNav »

Gostei do post, sou engenheiro. Para modelar algo como o sugerido, tem que identificar as variáveis relevantes e ter dados amostrais, muitos... dai é possível equacionar em uma fórmula (ou não, por conta das variáveis aleatórias) e simplificá-la.

Abraço.
Militar e CAC 1RM.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Erick Tamberg »

A ideia não é minha. Manuais militares antigos já ensinavam a dimensionar o alvo por uma determinada fração da distância. Só adaptei isso em função do tamanho do agrupamento.

Eu sugiro dividir esse fator pelo tempo só quando o atirador, sem limite de tempo, não conseguir aumentar mais seu fator de precisão com determinado conjunto arma/munição.

É um meio mais lento de aprendizado, mas dá uma base mais sólida.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Fator de Precisão

Mensagem por niceguyedge »

Rock Shooter escreveu:Erick, muito bacana a sua ideia.

Nice, você turbinou a ideia do Erick, mas fiz umas simulações no Excell e ficou estranho o cálculo com a energia, fica muito mais intuitivo o cálculo sem a energia.

Não é uma fórmula mágica que transformará alguém no Jerry Miculek, mas serve para direcionar o atirador nos seus treinos.
Concordo que sem fixar alguns parâmetros vira uma zona. O ideal, penso, ainda no âmbito da defesa pessoal, seria fixar uma meta de distancia/agrupamento e tempo, onde a variável J seria balanceada pela variável N, o que daria uma boa ideia da energia que se consegue despejar no "alvo" com diferentes armas.

A variável de energia sem um componente moderador realmente avacalha bastante os resultados, mas para armas de calibres semelhantes, tipo comparar um .38 spl com .380 ou mesmo munições normais e +p os resultados são mais razoáveis. Mas se botar uma 12 e contar cada chumbinho, ai os números realmente tendem ao infinito :lol:

Realmente desvia bastante da proposta inicial do colega que criou o tópico, mas no espirito de disseminar ideias, fica ai a sugestão para benchmark do armamento.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Fator de Precisão

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Assim como no tiro prático existe o fator de potência para uma determinada munição, um método interessante para se medir o desempenho do conjunto arma-munição-atirador é usar o "fator de precisão".

O método é simples: basta dividir a distância até o alvo pelo tamanho do agrupamento obtido.

Pessoalmente, considero o fator 100 (agrupar 10 cm a 10 metros, 15 cm a 15 metros e assim por diante) o meu mínimo aceitável, embora procure não baixar de 150 com as armas de serviço.

Como muitos estandes de tiro possuem apenas 15 metros de profundidade, o macete é levar um CD velho (que tem 15 cm de diâmetro) no equipamento. Com o alvo na distância máxima, ao se colocar o CD sobre o agrupamento, este deve cobrir todos os furos.
Muito interessante a sua ideia. Vou experimentar da próxima vez que for ao range. Depois partilho os resultados aqui.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Fator de Precisão

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Há pouco tive oportunidade de testar este conceito de Fator de Precisão, a uma distancia de 5m, com uma pistola Zastava M70, em calibre 9x19mm e estes foram os resultados que eu e um amigo conseguimos obter:

O meu amigo AC fez um agrupamento de 4,5 cm, o que lhe confere um fator de precisão de 1,11111111:

https://photos.app.goo.gl/oLxjMSYyfTkqku9t9



No meu caso, um alvo de sorte num dia de sorte, consegui um grupo de 2,1 cm, o que me confere um fator de precisão de 2,38:

https://photos.app.goo.gl/9PHqpwDvAufH5u8DA


Tendo em atenção a arma usada, com o seu gatilho extremamente pesado, considero os resultados bastante bons. Vou compara-los com os resultados conseguidos com outras armas e a outras distâncias.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Erick Tamberg »

Olá!

Eu uso a mesma unidade de medida para a distância e o tamanho do agrupamento. Então, o fator seria o cêntuplo (111 e 238). Considero 100 o mínimo aceitável para tiro de defesa, embora eu mesmo procure nunca abaixar dos 150 com o armamento padrão de serviço.

O conceito original (tirei de um manual do Exército Brasileiro de 1936) é "distância correspondente a tantas vezes o tamanho do alvo/agrupamento".

Invertendo o cálculo, a partir dos resultados obtidos, pode-se estimar o alcance com precisão. No caso de uma arma curta, a distância onde se obteria um agrupamento de 30 cm - equivalente em tamanho a um tórax humano.

O último teste desse tipo que fiz foi com um pequeno revólver INA, cano de 3", em calibre .32 S&W Longo. (creio terem sido exportados também para Portugal. Esta indústria faliu em 1972) Atirei a distâncias de 5, 10 e 15 metros (10 tiros a cada distância). O fator foi constante nas três distâncias: 133,33. Aplicando a inversão acima, significa ser possível atingir um tórax humano a 40 metros com o pequeno .32 (eficiência balística é outro assunto...). O resultado foi ainda mais interessante considerando que a munição testada foi fabricada em 1977!

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Erick Tamberg »

Após o primeiro teste, fiz um amaciamento de gatilho no revólver. Apesar de ter sido fabricado em 1964, creio ter sido eu o primeiro a atirar com ele, uma vez que estava até em sua caixa original. A licença de porte em nome do primeiro dono (falecido) sequer estava com indícios de ter sido transportada num bolso ou carteira.

Refiz o teste após polimento dos componentes e redução da tensão da mola de retorno do gatilho (deixei com 4 libras na ação simples e 10 na dupla) com os 20 cartuchos restantes da caixa, atirando a 7 e 15 metros. Para minha surpresa, o fator foi exatamente o mesmo do teste anterior.

O amaciamento tornou o revólver mais confortável de disparar, porém, não o fez mais preciso.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Fator de Precisão

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Olá!

Eu uso a mesma unidade de medida para a distância e o tamanho do agrupamento. Então, o fator seria o cêntuplo (111 e 238). Considero 100 o mínimo aceitável para tiro de defesa, embora eu mesmo procure nunca abaixar dos 150 com o armamento padrão de serviço.

O conceito original (tirei de um manual do Exército Brasileiro de 1936) é "distância correspondente a tantas vezes o tamanho do alvo/agrupamento".

Invertendo o cálculo, a partir dos resultados obtidos, pode-se estimar o alcance com precisão. No caso de uma arma curta, a distância onde se obteria um agrupamento de 30 cm - equivalente em tamanho a um tórax humano.

O último teste desse tipo que fiz foi com um pequeno revólver INA, cano de 3", em calibre .32 S&W Longo. (creio terem sido exportados também para Portugal. Esta indústria faliu em 1972) Atirei a distâncias de 5, 10 e 15 metros (10 tiros a cada distância). O fator foi constante nas três distâncias: 133,33. Aplicando a inversão acima, significa ser possível atingir um tórax humano a 40 metros com o pequeno .32 (eficiência balística é outro assunto...). O resultado foi ainda mais interessante considerando que a munição testada foi fabricada em 1977!
Muito interessante a ideia de inverter os cálculos para calcular o alcance útil da arma. Vou passar a incluir este fator nas minhas reviews de armas.

Questão:
Como é medido o tamanho dos grupos? Eu tenho o hábito de medir a partir dos extremos dos impactos para que a medição seja mais precisa mas, o que é normal é medir-se a partir do centro para que os resultados sejam comparáveis independentemente do diâmetro do projétil.

O fator de precisão que indiquei em cima foi calculado com base na medição por extremos. Retirando 9mm ao tamanho total do grupo ficaria com o tamanho dos grupos medidos a partir do centro dos impactos o que daria um FP de 138,89 para o AC e 416,67 para mim. É esta a forma correta de calcular?

Muito obrigado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Fator de Precisão

Mensagem por Erick Tamberg »

Para facilitar, eu procuro medir a partir dos bordos do mesmo lado dos impactos mais distantes. É mais fácil tangenciar a régua com os furos do que tentar medir onde é o centro de cada um. Assim não é necessário subtrair o diâmetro do projétil no cálculo.

Em agrupamentos muito fechados, a solução é a que você adotou: medir os extremos e subtrair o diâmetro do projétil. O método está correto.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Fator de Precisão

Mensagem por flavio380 »


Responder