Tiro em Baixa Luminosidade

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por Erick Tamberg »

Prezados,

Abri esse tópico para comentarmos exercícios de tiro em baixa luminosidade. Apesar de alguns se referirem a "tiro noturno", a expressão não é totalmente correta, já que há situações que podem tornar necessário o emprego de lanterna durante o dia.

Vou expor um pouco da minha experiência pessoal com diversas marcas e modelos de lanterna.

As primeiras gerações de lanternas com bateria de lítio e lampada halógena (Surefire, Streamlight Scorpion e outras) foram uma decepção. Atraentes por serem bastante compactas e potentes, mas absurdamente caras (baterias idem) e de baixa autonomia. Usei uma Z2 Combatlight por pouco tempo. Após a queima da lâmpada, ficou uns bons anos encostada, até que lançaram os kits de conversão para LED. Depois da conversão, foi parar na minha CBC 586.

A decepção inicial com a Surefire me fez voltar para a boa, velha e trambolhesca Mag-Lite 4D. Não é tão potente quanto a Surefire, mas ilumina o suficiente, tem boa autonomia e funciona com pilhas convencionais, fáceis de se encontrar em qualquer comércio. Ainda me poupava o trabalho de portar uma arma de baixa letalidade, já que também serve como bastão. Esta lanterna está comigo há 21 (vinte e um!) anos. Está com o corpo todo riscado, já troquei umas 2 borrachas de interruptor e um refletor. Mas ainda funciona perfeitamente. E ficou ainda mais econômica quando recebeu o upgrade de LED. Hoje está de backup, mas sempre com pilhas novas e contatos limpos.

Só para comparar, em uso rotineiro em serviço, a Surefire necessitava de substituição mensal de pilhas. A Mag-Lite, com pilhas alcalinas e lâmpada de krypton, tem autonomia suficiente para precisar de pilhas novas uma vez por ano!

Desde 2011, tenho usado a Fenix L2T. Compacta (2 pilhas AA), potência suficiente (modos de 16 e 152 lumens) e econômica (usa pilhas comuns). No ano passado, apresentou falha no interruptor. Mesmo tendo saído de linha, o representante/importador providenciou a substituição sem nenhum custo. É uma lanterna perfeita para EDC, ainda mais acompanhada de um cone de sinalização (muito útil em acidentes de trânsito) e um "head band" da Nite Ize, que a transforma em uma lanterna de cabeça. Pau para toda obra!

Outra que recomendo bastante é a Maelstrom G5 da Four Sevens. Tem 4 níveis de potência (o mais fraco é o "moonlight", que permite ler sem chamar a atenção do inimigo), o que permite combinar potência com economia (não consumindo as CR 123 desnecessariamente como a Surefire de lâmpada). Não é á toa que foi batizada de "Surefire Killer" lá fora.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por Erick Tamberg »

Pessoalmente, não me agrada o uso da posição Harries (dorsos das mãos unidos). Parece prática e fácil de aprender, mas constatei que a pressão das mãos causa desvios laterais no tiro. Gasta-se algumas caixas de munição até se encontrar o ponto de equilíbrio.

A Chapman funcionou bem melhor comigo, apesar de restringir o tipo de lanterna que pode ser empregado: deve ser fina e com interruptor lateral, e não na tampa traseira.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por moliternoga »

Minhas primeiras lanternas eram shing ling, Mag wing e outras porcarias chinesas, até que aprendi a diferença entre produtos bons de qualidade que não te deixam na mão e as porcarias que você apesar de achar que está economizando na verdade fazem gastar mais pois compra várias vezes e pior, te deixam na mão quando mais precisam. Hoje quando se fala de equipamento como lanterna, faca, canivete e etc compro coisa de qualidade. Enfim, minha primeira lanterna decente foi uma jetbeam ba10 (1 pilha AA e 160 lumens). Até hoje, faz já uns 5 anos é minha lanterna de edc e está comigo no bolso de dia ou de noite (muita gente não dá importância de carrehar uma lanterna durante o dia, acha desnecessário porém cedo ou tarde vai sentir que em dado momento a lanterna fez falta). Tamanho bom, acha pilha em qualquer lugar, a prova de água (ipx 8) e nunca fadou. Depois de alguns anos e pesquisar comprei uma klarus xt11gt (1 bateria e 2000 lumens). Lanterna mais completa, com stobo, vários modos, switch normal e paddle para stobo na traseira, botão lateral lanterna muito top e durável. Não uso pra edc pelo tamanho e peso, apesar de não ser absurdo, não vejo necessidade de tanto. Uso ela em serviço, operações e etc onde além dela levo uma bateria extra. A grande vantagem que vejo dela é que é recarregável com cabo usb, o que facilita pois sempre levo o cabo junto e posso carregar na tomada, no carro/viatura e etc. Lanterna vale o que se paga.
Quanto à técnica a que uso mais é a Rogers, foi a que me adaptei melhor de acordo com o equipamento que tenho. A chapman pra mim é a mais confortável e natural, quase não interfere no tiro porém como minha lanterna de edc não tem botão lateral, preferi aderir a técnica que posso usar para ambas lanternas.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por Erick Tamberg »

Um meio bom e barato de treinar tiro em baixa luminosidade é com armas de airsoft.

O treinamento pode ser feito de dois modos: combate entre dois oponentes/equipes ou usando alvos shoot/no-shoot, como faríamos no tiro real.

O segundo método é uma boa para treinarmos defesa residencial, desde que tenhamos alguém para postar os alvos em locais não conhecidos previamente.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por moliternoga »

Um treinamento muito bom que fiz foi em casas montadas de lona dentro do stand. Realmente alguém montar os alvos e dentro de uma "casa" onde tem que além de fazer as tomadas de ângulo e entrada nos ambientes tem que identificar se o alvo é ameaça ou não.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por Erick Tamberg »

Fiz treinamentos semelhantes usando armas de paintball e revólveres com munição de cera.

Em algumas situações, notei que conseguia, de fato, enganar o oponente usando o antigo método do FBI (lanterna afastada do corpo). Em uma das vezes, o projétil de cera do meu "oponente" ficou grudado exatamente na lente de acrílico da lanterna. Lamento não estar com máquina fotográfica naquele dia.

Era a única coisa a respeito do uso de lanterna que se ensinava - quando se ensinava - ao pessoal da "velha guarda".

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por moliternoga »

O paintball dá uma boa realidade no treinamento pois pode se ter alvos que reagem e atiram de volta e sabe-se onde atingiu o alvo, única coisa ruim é que geralmente as armas são totalmente diferentes das que se usam (pistolas, fuzis, submetralhadoras e etc). Fiz um treinamento uma vez com simunition, coisa top, a arma, sistema de pontaria é tudo igual, até o estampido tem e o projétil lançado marca o alvo porém é muito caro aqui no Brasil e só sei de um órgão/instituição que tem. Se fosse algo mais acessível para todos usarem em instruções seria muito bom pois creio que seja o mais próximo do real que um combate que se possa chegar.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por moliternoga »

O exército brasileiro também tem um sistema que se acopla ao fuzil e receptores em algumas partes do combatente. Usa-se munição de festim nos fuzis e quando se dá um tiro o emissor emite uma espécie de laser e se o tiro foi dado correto o receptor do "atingido" acusa o acerto e o local do corpo (aproximado).

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Tiro em Baixa Luminosidade

Mensagem por flavio380 »


Responder