Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Cooper

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Cooper

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Neste tutorial explico as 4 regras básicas de segurança do coronel Jeff Cooper:

https://www.youtube.com/watch?v=vbPF8r-c6Ug


Tags / Keywords / Palavras Chave - .177, Segurança, Arma, Pistola, Munição, Munições, Piratices, Portugal, Tiro, Seguranca, ASG, Brasil, CO2, Carregador, STI, Duty, One, Jeff, Cooper, Regras, 4.5, mm, Gatilho, Alvo, Cartucho.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Co

Mensagem por Erick Tamberg »

Perfeito!

Nas minhas aulas, acrescentei mais uma, que coloquei em primeiro lugar em relação às demais:

"Não toque na arma se estiver sob efeito de substâncias ou situações que comprometam tua concentração ou raciocínio".

Inclusive, imprimi etiquetas com essas regras, com fundo amarelo e o símbolo de advertência ao fundo (ponto de exclamação dentro de um triângulo de borda vermelha), as quais apliquei na face interna da tampa da caixa de todas as minhas armas.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Co

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Perfeito!

Nas minhas aulas, acrescentei mais uma, que coloquei em primeiro lugar em relação às demais:

"Não toque na arma se estiver sob efeito de substâncias ou situações que comprometam tua concentração ou raciocínio".

Inclusive, imprimi etiquetas com essas regras, com fundo amarelo e o símbolo de advertência ao fundo (ponto de exclamação dentro de um triângulo de borda vermelha), as quais apliquei na face interna da tampa da caixa de todas as minhas armas.
Interessante essa 5ª regra. Vou passar a considerá-la. Obrigado pela partilha.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Co

Mensagem por Erick Tamberg »

Amílcar,

Há algum tempo, adquiri um livreto britânico, pertencente à coleção "Teach Yourself" (editada em 1970) sobre diversos esportes. Cada volume trata de uma modalidade esportiva, sendo que eu adquiri apenas o de tiro.

O ponto original deste livreto é a forma com que as regras de segurança (especialmente os procedimentos de segurança de caça) são ensinados: na forma de versos!

Infelizmente, eles perdem o sentido se traduzidos diretamente para qualquer outro idioma.

O livro também trata da legislação britânica da época para se tornar atirador desportivo. O atirador neófito tinha que passar por um processo de "aceitação", indicações e recomendações. Era quase um ritual de ingresso na Maçonaria!

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Tutorial - Regras Básicas de Seguranca - Coronel Jeff Co

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Amílcar,

Há algum tempo, adquiri um livreto britânico, pertencente à coleção "Teach Yourself" (editada em 1970) sobre diversos esportes. Cada volume trata de uma modalidade esportiva, sendo que eu adquiri apenas o de tiro.

O ponto original deste livreto é a forma com que as regras de segurança (especialmente os procedimentos de segurança de caça) são ensinados: na forma de versos!

Infelizmente, eles perdem o sentido se traduzidos diretamente para qualquer outro idioma.

O livro também trata da legislação britânica da época para se tornar atirador desportivo. O atirador neófito tinha que passar por um processo de "aceitação", indicações e recomendações. Era quase um ritual de ingresso na Maçonaria!

Eric,

É muito interessante ensinar os procedimentos em forma de verso par mais fácil memorização.

Em relação ao processo de aceitação algo maçónico para entrar no tiro desportivo, acho que deve ser muito parecido ao que existe ainda hoje em Portugal para quem se quer tornar colecionador de armas.

Para se ser aceite numa associação de colecionadores, o candidato tem que se submeter a um "backgound check" pela associação, seguido de uma entrevista e após estes passos, os membros pertencentes ao concelho de direção decidem se aceitam ou não o candidato. Este processo é bastante acelerado se o candidato for recomendado por um membro de plenos direitos da associação. Só não é necessário vestir aventais.

Abraço e Feliz Natal.


Responder