Página 1 de 1

Não façam isso!

Enviado: 30 Jun 2017, 14:56
por Morcegolino
No video abaixo vemos um "instrutor" de defesa orientar sobre como devemos nos portar diante de uma ameaça armada.

Tudo bem que o suposto agressor de forma imbecil encosta a arma na testa da vítima com o dedo por sobre o guarda mato, usando aparentemente uma pistola de ação simples, sem munição na câmara. :lol:

Não façam isso! Se alguém é suficientemente burro para encostar a arma no corpo de voces, também será suficientemente burro para disparar a arma antes mesmo de você esboçar um início de reação.

Ninguém é mais rápido do que uma bala se o disparo for feito de uma arma encostada.

https://www.youtube.com/watch?v=49pD_Kn3Pbc

Re: Não façam isso!

Enviado: 01 Jul 2017, 08:08
por marini
Isso requer muito treinamento em defesa pessoal, e um tempo de reação aprimorado por treinamento.
É possível? Sim. Todos vão conseguir? Não.

Re: Não façam isso!

Enviado: 01 Jul 2017, 09:02
por moliternoga
Tal técnica existe e há algumas variações mais eficazes para que tenha condições de desarmar o oponente .É preciso que a arma esteja próxima do corpo caso contrário é certo que se dará mal. O problema é que muitos ensinam essa técnica como algo garantido para ser usado em qualquer situação, o que não é correto. Desarmar o oponente com essa técnica só deve ser feito EM ÚLTIMO CASO, quando é certo que irão te matar, quando não há outra saída e é certo que irá morrer, ou seja,é basicamente o último recurso. É oportunidade optar entre morrer sem esboçar nenhuma reação ou arriscar uma última opção. Nesse caso vale a pena o risco pois a morte é certa.

Re: Não façam isso!

Enviado: 14 Jun 2018, 23:33
por Anderson_
O lance é que na hora da verdade, o vagabundo mantêm a arma na linha da cintura, do lado oposto de você, enquanto usa a outra mão para te revistar/roubar.

Re: Não façam isso!

Enviado: 15 Jul 2018, 11:57
por Leo_FuzNav
O problema é que as pessoas tentam decorar técnicas e não conceitos. Em um caso extremo em que você iria "tentar a sorte" dificilmente alguma dessas receitas de bolo poderão ser aplicadas, pois exigem posicionamento e condições especificas para a técnica ser eficiente, e como o Anderson_ citou, possivelmente nunca serão. Mas se você estiver com conceitos simples massificados, poderá ter alguma chance.
Conceitos que considero em luta contra arma de fogo: Sair da linha de tiro; Encurtar distancia ao máximo (colar msm no agressor); Procurar posicionamento no "lado morto" do agressor; Manter o foco na arma.

Re: Não façam isso!

Enviado: 17 Jul 2018, 14:30
por Erick Tamberg
Leo_FuzNav escreveu:O problema é que as pessoas tentam decorar técnicas e não conceitos. Em um caso extremo em que você iria "tentar a sorte" dificilmente alguma dessas receitas de bolo poderão ser aplicadas, pois exigem posicionamento e condições especificas para a técnica ser eficiente, e como o Anderson_ citou, possivelmente nunca serão. Mas se você estiver com conceitos simples massificados, poderá ter alguma chance.
Conceitos que considero em luta contra arma de fogo: Sair da linha de tiro; Encurtar distancia ao máximo (colar msm no agressor); Procurar posicionamento no "lado morto" do agressor; Manter o foco na arma.
Um conceito interessante ensinado por W.E. Fairbairn é exatamente o oposto do que vejo a maioria dos instrutores fazendo.

O célebre instrutor inglês ensinava a manter as mãos, em posição de rendição, afastadas ao máximo uma da outra. O fundamento é que, estando o agressor próximo da vítima, se esta estiver com as mãos afastadas, ele não conseguirá manter ambas em seu campo de visão ao mesmo tempo. Inicia-se o desarme com a mão oposta à direção do olhar do atacante. Penso que isso dá uma chance maior de sucesso, mesmo que você não seja extremamente veloz (rapidez decai com a idade...)