Não façam isso!

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Não façam isso!

Mensagem por Morcegolino »

No video abaixo vemos um "instrutor" de defesa orientar sobre como devemos nos portar diante de uma ameaça armada.

Tudo bem que o suposto agressor de forma imbecil encosta a arma na testa da vítima com o dedo por sobre o guarda mato, usando aparentemente uma pistola de ação simples, sem munição na câmara. :lol:

Não façam isso! Se alguém é suficientemente burro para encostar a arma no corpo de voces, também será suficientemente burro para disparar a arma antes mesmo de você esboçar um início de reação.

Ninguém é mais rápido do que uma bala se o disparo for feito de uma arma encostada.

https://www.youtube.com/watch?v=49pD_Kn3Pbc

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Não façam isso!

Mensagem por marini »

Isso requer muito treinamento em defesa pessoal, e um tempo de reação aprimorado por treinamento.
É possível? Sim. Todos vão conseguir? Não.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Não façam isso!

Mensagem por moliternoga »

Tal técnica existe e há algumas variações mais eficazes para que tenha condições de desarmar o oponente .É preciso que a arma esteja próxima do corpo caso contrário é certo que se dará mal. O problema é que muitos ensinam essa técnica como algo garantido para ser usado em qualquer situação, o que não é correto. Desarmar o oponente com essa técnica só deve ser feito EM ÚLTIMO CASO, quando é certo que irão te matar, quando não há outra saída e é certo que irá morrer, ou seja,é basicamente o último recurso. É oportunidade optar entre morrer sem esboçar nenhuma reação ou arriscar uma última opção. Nesse caso vale a pena o risco pois a morte é certa.

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Não façam isso!

Mensagem por Anderson_ »

O lance é que na hora da verdade, o vagabundo mantêm a arma na linha da cintura, do lado oposto de você, enquanto usa a outra mão para te revistar/roubar.
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Não façam isso!

Mensagem por Leo_FuzNav »

O problema é que as pessoas tentam decorar técnicas e não conceitos. Em um caso extremo em que você iria "tentar a sorte" dificilmente alguma dessas receitas de bolo poderão ser aplicadas, pois exigem posicionamento e condições especificas para a técnica ser eficiente, e como o Anderson_ citou, possivelmente nunca serão. Mas se você estiver com conceitos simples massificados, poderá ter alguma chance.
Conceitos que considero em luta contra arma de fogo: Sair da linha de tiro; Encurtar distancia ao máximo (colar msm no agressor); Procurar posicionamento no "lado morto" do agressor; Manter o foco na arma.
Militar e CAC 1RM.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Não façam isso!

Mensagem por Erick Tamberg »

Leo_FuzNav escreveu:O problema é que as pessoas tentam decorar técnicas e não conceitos. Em um caso extremo em que você iria "tentar a sorte" dificilmente alguma dessas receitas de bolo poderão ser aplicadas, pois exigem posicionamento e condições especificas para a técnica ser eficiente, e como o Anderson_ citou, possivelmente nunca serão. Mas se você estiver com conceitos simples massificados, poderá ter alguma chance.
Conceitos que considero em luta contra arma de fogo: Sair da linha de tiro; Encurtar distancia ao máximo (colar msm no agressor); Procurar posicionamento no "lado morto" do agressor; Manter o foco na arma.
Um conceito interessante ensinado por W.E. Fairbairn é exatamente o oposto do que vejo a maioria dos instrutores fazendo.

O célebre instrutor inglês ensinava a manter as mãos, em posição de rendição, afastadas ao máximo uma da outra. O fundamento é que, estando o agressor próximo da vítima, se esta estiver com as mãos afastadas, ele não conseguirá manter ambas em seu campo de visão ao mesmo tempo. Inicia-se o desarme com a mão oposta à direção do olhar do atacante. Penso que isso dá uma chance maior de sucesso, mesmo que você não seja extremamente veloz (rapidez decai com a idade...)

Responder