Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

JoãoGomes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jan 2016, 11:04

Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por JoãoGomes »

Olá,
Estou pesquisando sobre artes marciais mais voltadas para defesa pessoal. Já treinei algumas coisas, mas sempre tive a sensação que demorava muito para aprender e que fora do tatame não funcionaria muita coisa. A filosofia das artes orientais são muito interessantes, mas sempre me questionei se não haveria uma arte marcial mais cristã.
Encontrei uma arte marcial russa chamada Systema e queria saber se alguém já ouviu falar ou tem alguma experiência para compartilhar. Pelo que vi parece bem interessante como defesa pessoal e tem alguns vídeos em inglês que falam um pouco sobre a relação dessa arte com o cristianismo ortodoxo.
Só achei estranho eles treinarem muito devagar.

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por warfiction »

diga lá João,

Tenho certa experiência com treinamento de algumas artes marciais, e gostaria de comentar sobre sua dúvida,
Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou não me considero mestre em nenhuma arte.

Primeiro problema existente hoje em dia e que grande parte das modalidades de lutas viraram esporte e assim de fato perderam sua eficiência em uma situação de defesa real e em alguns casos, beirando o ridículo a idéia de se usar as técnicas que são ensinadas em uma situação real.

Segundo problema:
Como vivemos em um meio urbano irei focar a necessidade da defesa específica a nossa realidade, que seria se defender contra arma de fogo ou arma branca. Esse caso é notável a desvantagem que se encontra o indivíduo que está contando única e exclusivamente em se defender usando seu corpo, quanto você fala na demora de se adquirir a proficiência em uma arte específica, demonstra uma certa contradição entre a necessidade e do seu objetivo.

Outra questão é que a arte marcial se perde ao decorrer das gerações, não existe mais samurais em que treinam 24 horas exclusivamente pra guerra, em que não tem espaço pra erros um movimento errado e já era, sendo assim eles usavam técnicas que realmente funcionavam. Hoje em dia isso não existe. 90 porcento dos professores de karate nunca precisaram se defender, eles perdem a noção da realidade, efetividade. Onde o ego impera e totalmente inverso com a verdadeira habilidade que ele tem.

E simples pra saber se algo funciona se pergunte se tem alguém que usa ela diariamente para defesa em situação de guerra.

Existem em Israel o Krav maga porém vc tem que aprender com instrutor que usa isso na em situações de vida ou morte , e treinar de 3 a 5 horas diariamente.

No Brasil teríamos o jiujitsu que apesar de virar esporte e perder eficácia tem uma vantagem, eles treinam diariamente com a "realidade "um movimento precipitado vc e finalizado por um faixa branco, isso torno na grande maioria o jiujitsu o um cara com ego equilibrado.

Existem ramificações do jiujitsu que focam única e exclusivamente com defesa e deixam o esporte de lado, Porém e dificil de encontrar.

Não importa o que vc escolher vc terá que treinar muito não tem outra saída.

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por warfiction »

Porem existem bons professores de karate um exemplo e o Vinicius antony, no jiujitsu a assumidade seria o rickson graicie. Existem exceções, muito raras infelizmente.

JoãoGomes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jan 2016, 11:04

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por JoãoGomes »

Obrigado pela resposta,

Realmente concordo com o que você abordou. Especialmente que as artes marciais que derivam de esportes não tem eficiência em situações de defesa real.

Concordo também que o simples fato de alguém me abordar com uma arma branca já é uma desvantagem para mim. Sempre tive consciência que se minha vida não estiver em risco, não pretendo colocá-la. Dou a carteira ou o celular. Agora se a pessoa me atacar ou se eu sentir que minha vida está em risco eu quero saber como poderia reagir. Já sofri tentativas de assalto em que a pessoa não me ameaçou com nenhuma arma e eu recusei entregar minha carteira, o assaltante acabou desistindo e saiu correndo. Sei que ele poderia tirar uma arma e me atacar, mas não pretendo me deixar intimidar pelos gritos.

Minha concepção de defesa pessoal é um pouco mais ampla. Socos, chutes um macaco pode dar (vide vários videos no youtube), já vi até tamanduá agarrando/wrestling. Para mim, saber manobras evasivas no trânsito, parar a 1 metro do carro da frente para ter espaço para sair e manobrar, por exemplo é defesa pessoal. Acredito que nem sempre é necessário resolver um conflito com violência.

Infelizmente a minha experiência foi ruim, treinei em lugares que falavam que apenas em tal faixa poderia aprender uma determinada técnica. Quando cheguei na faixa, era outra faixa e assim por diante. Era mais um mercado do que qualquer coisa.

Também sei que preciso treinar muito. Mas acredito que o treino deva se estender para fora do tatame/academia. Treinar em um ambiente cheio de pessoas, em um metro lotado, por exemplo.

Por isso achei interessante o Systema (arte marcial russa). Pelo que pesquisei não tem faixas (que alimentam o bolso dos professores e ego dos alunos), não tem respostas prontas ou katas infernais, cada situação é única e deve ter uma resposta única para aquele momento. Além dela ser usada pelos Spetnasz, elite militar russa e provavelmente do mundo.

Por isso estava interessado em pesquisar e ler experiências de quem já tenha tido contato com esta arte.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Lucas Parrini »

João, neste tipo de assunto eu gosto sempre de começar dizendo: "Não existe melhor arte, existe melhor lutador."

Eu já vi faixas pretas em determinada luta que apanharam em briga de rua, achando que o cara vai ficar esperando, vai afrouxar pra não machucar, que não vai jogar areia no olho, que é sempre um contra um, que não vai dar garrafada, etc. Já vi também um cara com 6 meses de uma luta destruindo outro com anos e anos de outra luta.

Lembrando também que arte marcial é o conjunto de técnicas que visa subjugar e matar o oponente o mais rápido possível, e essas técnicas não se resumem a socos, chutes e chaves, elas englobam desde combate 1 a 1 desarmado, passando por observações do ambiente até táticas e estratégias com várias pessoas e armas. É literalmente a arte da guerra.

O que temos em academias hoje é esporte, não arte marcial, pois mesmo que compartilhem várias semelhanças, ninguém treinar pra matar. Treinamos para competições esportivas, saúde, diversão e para desenvolver algumas características individuais e sociais, como auto-controle e trabalho em equipe.

Então, para defesa pessoal, sugiro que treine tudo o que conseguir. Lute no alto, lute no chão, saiba ler o corpo do seu agressor, entenda o básico de comportamento humano, principalmente o criminal e algumas táticas, por exemplo:

1) Como atirar de cima de uma moto ou dentro de um carro?
2) Como recarregar com uma mão (vai que a outra está ferida...)?
3) Quanto tempo leva pra correr 10m e pular um muro de 2m?
4) Se precisar pular um muro e esbarrar com um cachorro feroz, qual a maneira mais rápida de tirá-lo de ação para continuar sua fuga?
5) Quais os pontos fracos da sua casa?
6) E você, tem algum, como um joelho que se apoiar seu peso, torcerá?
7) Quais as rotas de fuga da sua casa e bairro? E do seu trabalho?
8) As pessoas que vivem com você, também possuem essas noções ou quando começar a praticar a defesa, a histeria tomará conta?
9) Em sua casa, trabalho ou rotas que costuma frequentar, o que existe no ambiente que você pode usar a seu favor?

Etc.

Abraço!

Max Müller
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Fev 2016, 17:24

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Max Müller »

"Treine de tudo, fique com o que funciona." (Provérbio Filipino)

Olá, amigo! Sou graduado em Arnis, arte marcial filipina, especializada no uso de armas brancas, especialmente lâminas, bastões e armas improvisadas. Sempre fui interessado em artes marciais, até me focar justamente na essência delas que, para mim, é a autodefesa.

Pela minha experiência, pesquisando os sistemas de defesa utilizados por forças militares e policiais mundo afora, vamos chegar à conclusão de que as artes marciais mais buscadas são as que, histórica ou circunstancialmente, foram elaboradas e desenvolvidas em contextos de guerra ou sobrevivência urbana.

Nessa seara, o que importa não é nem a questão da orientação filosófica, religiosa ou mística, mas sim seus efeitos práticos, porque estamos tratando de coisas cruciais - a Defesa da Nação, a Vida, a Legítima Defesa. Nesse sentido, vamos encontrar autodefesas tais como:

a) Jujutsu, o tradicional japonês, o qual é representado por diversos estilos, mais encontrável no exterior do que no Brasil;
b) Judo de Combate, diferente na aplicação em relação ao Judo esportivo;
c) Karate de Combate (Kakuto Karate), com fortes influências de estilos de Karate como o Kyokushin;
d) Muay Thai, da fonte: o Muay Boran tradicional;
e) Systema russo, sendo que há vários estilos, um deles o Systema Spetsnaz;
f) Taihojustu, das forças policiais japonesas, o qual combina várias artes japonesas: Aikido Yoshinkan, Judo Kodokan, Karate Wadoryu, Nihon Kenpo Kyokai, Kenjutsu, Jujutsu Shindo Yoshin Ryu, além de outras;
g) MCMAP, sistema de autodefesa de forças especiais dos Estados Unidos, que engloba: Jiu Jitsu Brasileiro, Sambo Russo, Judo, Wrestling, Muay Thai, Boxe, Esgrima Olímpica, Arnis (arte filipina, também chamada Kali ou Eskrima), entre outras;
h) German Jujutsu, sistema usado nas forças especiais alemãs, composto de: Jujutsu, Judo, Aikido, Karate, Muay Thai, Boxe, Jiu Jitsu Brasileiro, Sambo, Wrestling, Wing Chun, Arnis, como lutas principais;
i) Junshi Sanda, ou Sanda (Sanshou, Boxe Chinês) para uso Militar, no qual as técnicas são divididas em 4 categorias: Ti (chutes, joelhadas), Da (socos, cotoveladas, golpes de mãos), Shuai (quedas, projeções) e Na (agarramentos, pontos de pressão, chaves, estrangulamentos);
j) Combat Hapkido, em especial o estilo Pellegrini, um militar estadunidense que misturou várias lutas: Hapkido tradicional coreano, Jujutsu, Jeet Kune Do (sistema do Bruce Lee), Boxe, Kuntao Silat (arte marcial do sul da Ásia);
k) Krav Maga e Kapap: sistemas israelenses, também uma fusão de vários estilos de combate, a exemplo dos anteriores;
l) Bison System, das forças especiais indianas, que envolve as técnicas mais funcionais e ecléticas de várias artes marciais, não muito diferente dos exemplos dados acima;
m) além de outros encontrados mundo afora.

Enfim, resumindo a ópera toda: sigo os princípios de vários mestres, os quais têm como base a ideia de que não é uma arte marcial que vai atender a todas as demandas, mas você deve se esforçar, experimentar, fazer de seu corpo e sua mente um verdadeiro laboratório, até fazer como o escultor que, em vez de acrescentar mais material à obra, na verdade ele vai retirando os excessos que, no fim das contas, será o Seu Estilo Próprio, adaptado ao seu jeito, sua expressão, seu modo de lutar. Em geral, eu recomendaria que você pensasse nas diversas instâncias e distâncias do combate: armas, chutes, socos, joelhadas/cotoveladas, clinche, agarramento. Há sistemas de combate completos, outros não. Talvez você precise aprender mais de uma arte marcial, se não encontrar uma que seja híbrida ou mista. Uma que pratico, chamada Kudo Daido Juku, um MMA que segue os princípios do Budo, é composta dos estilos: Karate Kyokushin, Judo, Jujutsu tradicional, Muay Thai, Boxe, Sambo e Wrestling. Veja se não há em sua região.

Oberve o que as forças especiais militares e policiais fizeram: foram às fontes, treinaram de tudo e ficaram com o que convinha a eles. Mas uma coisa é certa: há um abismo enorme entre esporte e combate real. No esporte você luta um contra um, com proteção, regras, tempo e outras limitações. No combate real você não tem nada disso! Será você contra um, dois, três, seis, doze, estando seus agressores armados ou não. Você deverá saber lutar, usando armas ou desarmado, saber desarmar e, além de tudo isso, entender um pouco de leis, de Legítima Defesa, Uso Progressivo da Força, Lesão Corporal, Direitos Humanos... e, falando nisso, não é nenhum exagero também dizer: você terá que ter um bom advogado, porque proteção a criminosos há aos montes, enquanto que às vítimas, muito pouca, no nosso país chamado Brasil que, a bem da verdade, na prática, não é de "todos".

Espero ter lhe ajudado.

Max Müller Sobrinho

Professor de Arnis, arte marcial filipina

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por aniceto »

JoãoGomes escreveu:Estou pesquisando sobre artes marciais mais voltadas para defesa pessoal. Já treinei algumas coisas, mas sempre tive a sensação que demorava muito para aprender e que fora do tatame não funcionaria muita coisa.
Moço, fora do tatame nada funciona do jeito que você quer. O que torna você capaz de lutar na rua é estar com psicológico preparado + corpo treinado + treino técnico e no treino técnico qualquer coisa já ajuda muito.

Se a arte que estiver treinando não te ensina a tomar porrada é provavelmente inadequada a situação real. Com isso, aulas de Systema, Krav Maga, etc não prestam. Não caia nessa furada. O psicológico vai pro espaço no primeiro tapa. Só quem já tomou algumas pancadas no couro vai estar afiado pra aguentar razoavelmente o início de uma briga (depois que a adrenalina sobe aí pode mudar mas até lá...). Se for treinar Judo, Jiu Jitsu, Submission, etc, coisa de luta agarrada, grappling, só o faça pensando em defesa pessoal se estiver disposto a pegar pelo menos algumas aulas, nem que seja irregularmente mesmo, algumas aulas particulares, de boxe, muay thai, kickboxing, etc pra pegar o senso de distância, timing e acostumar a sentir a pancada. Fora disso é se arriscar a entrar em pânico e perder sua vantagem técnica. Treinei JJ por uns 2 quase 3 anos e não aprendi a tomar um tapa lá dentro. Não tenho a mínima confiança de ir pra mão com alguém que seja um pouco mais forte que eu na rua porque até pegar uma perna pra conseguir derrubá-lo posso acabar levando um soco mais bem colocado por falta de experiência na hora de me aproximar e ir ver estrelas. Se tivesse pego algumas aulas de boxe teria resolvido parte do problema.

Krav Maga, Systema, e afins não funcionam a menos que esteja treinando nas forças armadas, tropas de elite, exército israelense ou russo... Já assisti aulas de Krav Maga em dois lugares e, não, não presta mesmo. Movimentos coreografados com mecânica totalmente fora do padrão real. Te garanto que no exército israelense eles botam luvas e trocam socos de verdade pra se habituar a situação de luta verdadeira. Aulas no BR não se faz isso já que ninguém que vai pra algo assim quer sair de lá com a pele roxa...
Não confie nunca em uma arte marcial que não tenha um sparring, luta treino, séria e frequente. Boxe, Muay Thai, Kickboxing, Kyokushinkaikan, Jiu Jitsu, Judo, Wrestling, MMA, Sanda, Shuai Jiao, dentre outros tem sparring de verdade, luta dura que te desafia e que vai te levar pra casa com dor em algum lugar, ou seja, te torna mais preparado, mais lapidado, mais pronto pra realidade. Todas as artes tem alguma falha mas na hora dá pra dar um jeito de reverter uma situação se você tem treino e psicológico pra isso e essas vão te dar os dois.

Outras artes te preparam muito menos. Já vi aulas de Kung Fu (tem muitos estilos, alguns são bons, outros não. Sanda, por exemplo, é um estilo que sonho em encontrar um lugar pra treinar) que são um prejuizo. Eu estou muito mais capaz de ir no tapa com alguém que os alunos daquela aula. Movimentos coreografados o tempo todo.

Artes com armas tem as filipinas como já foi falado. Tirando a parte das mãos nuas, que é muito ruim, perdão a sinceridade, a parte das armas mesmo são sérias. Muito sparring de contato e é isso que faz o sujeito evoluir. Aprende-se a usar bastão e um telescópico é muito útil.

No geral, fica a dica: olhe quem está treinando. Uma aula cheia de mulher maquiada e com unha feita só pode dar merda. Uma aula cheia de marombado, ex-presidiários e paraibanas :lol: provavelmente é algo que vai te deixar cheio de olho roxo, pescoço marcado, eventualmente um dedo quebrado, mas vai te deixar muito mais capacitado porque esse povo quer ir treinar e não dançar (que, na verdade, é muito mais benéfico do que as aulas de Kung Fu e Krav Magá que tive o desprazer de assistir na minha academia toda vez que estava malhando na sala de frente pro tatame).

Se quer uma coisa com benefício rápido e que seja eficiente, treine Boxe. Ache um lugar sério, com sujeito de cara feia, e comece a treinar. Em alguns meses terá uma melhora absurda na sua capacidade, só não inicie num lugar que te jogue pra fazer sparring muito cedo (e acabe machucado sem necessidade) mas também não vá em um lugar que nunca veja ninguém fazendo uma luvinha um pouco mais séria (já que só se divertir não é o seu objetivo). Se for fazer uma coisa só, faça o Boxing mesmo. Se for leve no peso então vá de Jiu Jitsu, recomendo muito. Tem o Kombato, basicamente o Krav Magá tupiniquim, que só conheço de vídeo mas nos vídeos eles aparentam ser bem sérios (tem luta treino de contato mesmo) e prezam muito o pré-confronto (estar sempre alerta, analisar quando deve reagir e como reagir, planejar rapidamente), coisa que mesmo outras artes voltadas pra defesa não fazem e é mais importante que saber lutar em si. Se for regular em qualidade atende tudo o que você quer, se tiver algo perto eu iria.

Mas pra falar a verdade, o melhor mesmo no final das contas é ter um bom advogado pra entrar com mandado de segurança depois da PF negar o porte, estando com mente e mão treinada, é claro. A segunda melhor coisa é um 100m rasos com um tempo muito bom e parkour. Se quer algo pra defesa mesmo Parkour salva.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Max Müller
Mensagens: 6
Registrado em: 25 Fev 2016, 17:24

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Max Müller »

Algumas sugestões, pensando nas diversas técnicas e táticas de combate:
Armas Brancas: Arnis (ou Kali, Eskrima) Filipino, Silat Malaio, Penchak-Silat Indonésio, Esgrima Olímpica, Kobudo Okinawano, etc;
Golpes de Mãos/Cotoveladas: Boxe, Muay Thai, Wing Chun, Panantukan (Boxe Filipino), Karate (estilos de contato, como Kyokushin, Wadoryu, Seiwakai, etc), Kudo, Kickboxing, Sanda, Hapkido, Jujutsu Japonês, etc;
Golpes de Pés/Joelhadas: Muay Thai, Karate (estilos de contato), Savate (Kickboxing Francês), Kudo, Kickboxing, Wing Chun, Taekwondo Tradicional (não o esportivo), Hapkido, Jujutsu Japonês, etc;
Quedas e Projeções: Jujutsu Japonês, Aikido Yoshinkan, Judo, Kudo, Luta Olímpica (Wrestling: Luta Livre e Greco-Romana), Sambo, Sanda, Catch Wrestling, Hapkido, etc;
Técnicas de Submissão, Agarramento, Luta no Chão: Jiu Jitsu Brasileiro, Judo, Kudo, Sambo, Luta Olímpica (Wrestling), Jujutsu Japonês, Catch Wrestling, etc.

Professor Max Müller Sobrinho
Faixa Preta em Arnis Filipino
Praticante de Kudo MMA Budo

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Leandro Bulldog »

Caro ancieto.

Me permita discordar do colega de fórum sobre suas impressões das artes marciais...

Não sei o tipo de academias que presenciastes, mas garanto ao colega que sua ideia sobre Kung Fu está totalmente equivocada.

Por se tratar de uma arte marcial mundo difundida e mãe de muitas outras artes, há muita falcatrua no meio, assim como acontece com o Muay Thay, que atualmente é moda.

Há vários estilos de Kung Fu e em todos eles há bastante contato físico, lutas com luvas, sem luvas, quedas, torções, imobilizações, chutes, joelhadas, cotoveladas, etc. Inclusive, após certo nível de graduação são ensinados golpes em pontos letais...

Alguns alunos podem preferir participar somente dos Katis, do Tai Chi e do Chi Kung (respiração e fortalecimento interior) e não participar da parte de luta e defesa pessoal mais efetiva.

Existem também algumas escolas alegóricas de Kung Fu e fraudes, como a liga internacional Pa Kua que denigrem o nome do verdadeiro Kung Fu - Wushu.

Se o colega um dia se interessar, procure uma academia de Kung Fu Tradicional - Shaolin do Norte, ou de Wing Chun, ou de Choy Lay Fut, entre outras, mas que sejam inscritas em federações e associações sérias.

Como o colega escreveu, é interessante o contato e porradaria para perder medo, criar confiança e resistência, além dos exercícios físicos exaustivos.

Algumas artes por serem mais complexas, requerem um maior tempo de treinamento para se conseguirem resultados.

Dentro do Kung Fu, minha opinião, para resultado mais rápido em se tratando de defesa pessoal para leigos eu sugiro o Sanda e o Wing Chun.

https://www.youtube.com/watch?v=EyDBULLGdnY

aniceto escreveu:
JoãoGomes escreveu:Estou pesquisando sobre artes marciais mais voltadas para defesa pessoal. Já treinei algumas coisas, mas sempre tive a sensação que demorava muito para aprender e que fora do tatame não funcionaria muita coisa.
Moço, fora do tatame nada funciona do jeito que você quer. O que torna você capaz de lutar na rua é estar com psicológico preparado + corpo treinado + treino técnico e no treino técnico qualquer coisa já ajuda muito.

Se a arte que estiver treinando não te ensina a tomar porrada é provavelmente inadequada a situação real. Com isso, aulas de Systema, Krav Maga, etc não prestam. Não caia nessa furada. O psicológico vai pro espaço no primeiro tapa. Só quem já tomou algumas pancadas no couro vai estar afiado pra aguentar razoavelmente o início de uma briga (depois que a adrenalina sobe aí pode mudar mas até lá...). Se for treinar Judo, Jiu Jitsu, Submission, etc, coisa de luta agarrada, grappling, só o faça pensando em defesa pessoal se estiver disposto a pegar pelo menos algumas aulas, nem que seja irregularmente mesmo, algumas aulas particulares, de boxe, muay thai, kickboxing, etc pra pegar o senso de distância, timing e acostumar a sentir a pancada. Fora disso é se arriscar a entrar em pânico e perder sua vantagem técnica. Treinei JJ por uns 2 quase 3 anos e não aprendi a tomar um tapa lá dentro. Não tenho a mínima confiança de ir pra mão com alguém que seja um pouco mais forte que eu na rua porque até pegar uma perna pra conseguir derrubá-lo posso acabar levando um soco mais bem colocado por falta de experiência na hora de me aproximar e ir ver estrelas. Se tivesse pego algumas aulas de boxe teria resolvido parte do problema.

Krav Maga, Systema, e afins não funcionam a menos que esteja treinando nas forças armadas, tropas de elite, exército israelense ou russo... Já assisti aulas de Krav Maga em dois lugares e, não, não presta mesmo. Movimentos coreografados com mecânica totalmente fora do padrão real. Te garanto que no exército israelense eles botam luvas e trocam socos de verdade pra se habituar a situação de luta verdadeira. Aulas no BR não se faz isso já que ninguém que vai pra algo assim quer sair de lá com a pele roxa...
Não confie nunca em uma arte marcial que não tenha um sparring, luta treino, séria e frequente. Boxe, Muay Thai, Kickboxing, Kyokushinkaikan, Jiu Jitsu, Judo, Wrestling, MMA, Sanda, Shuai Jiao, dentre outros tem sparring de verdade, luta dura que te desafia e que vai te levar pra casa com dor em algum lugar, ou seja, te torna mais preparado, mais lapidado, mais pronto pra realidade. Todas as artes tem alguma falha mas na hora dá pra dar um jeito de reverter uma situação se você tem treino e psicológico pra isso e essas vão te dar os dois.

Outras artes te preparam muito menos. Já vi aulas de Kung Fu (tem muitos estilos, alguns são bons, outros não. Sanda, por exemplo, é um estilo que sonho em encontrar um lugar pra treinar) que são um prejuizo. Eu estou muito mais capaz de ir no tapa com alguém que os alunos daquela aula. Movimentos coreografados o tempo todo.

Artes com armas tem as filipinas como já foi falado. Tirando a parte das mãos nuas, que é muito ruim, perdão a sinceridade, a parte das armas mesmo são sérias. Muito sparring de contato e é isso que faz o sujeito evoluir. Aprende-se a usar bastão e um telescópico é muito útil.

No geral, fica a dica: olhe quem está treinando. Uma aula cheia de mulher maquiada e com unha feita só pode dar merda. Uma aula cheia de marombado, ex-presidiários e paraibanas :lol: provavelmente é algo que vai te deixar cheio de olho roxo, pescoço marcado, eventualmente um dedo quebrado, mas vai te deixar muito mais capacitado porque esse povo quer ir treinar e não dançar (que, na verdade, é muito mais benéfico do que as aulas de Kung Fu e Krav Magá que tive o desprazer de assistir na minha academia toda vez que estava malhando na sala de frente pro tatame).

Se quer uma coisa com benefício rápido e que seja eficiente, treine Boxe. Ache um lugar sério, com sujeito de cara feia, e comece a treinar. Em alguns meses terá uma melhora absurda na sua capacidade, só não inicie num lugar que te jogue pra fazer sparring muito cedo (e acabe machucado sem necessidade) mas também não vá em um lugar que nunca veja ninguém fazendo uma luvinha um pouco mais séria (já que só se divertir não é o seu objetivo). Se for fazer uma coisa só, faça o Boxing mesmo. Se for leve no peso então vá de Jiu Jitsu, recomendo muito. Tem o Kombato, basicamente o Krav Magá tupiniquim, que só conheço de vídeo mas nos vídeos eles aparentam ser bem sérios (tem luta treino de contato mesmo) e prezam muito o pré-confronto (estar sempre alerta, analisar quando deve reagir e como reagir, planejar rapidamente), coisa que mesmo outras artes voltadas pra defesa não fazem e é mais importante que saber lutar em si. Se for regular em qualidade atende tudo o que você quer, se tiver algo perto eu iria.

Mas pra falar a verdade, o melhor mesmo no final das contas é ter um bom advogado pra entrar com mandado de segurança depois da PF negar o porte, estando com mente e mão treinada, é claro. A segunda melhor coisa é um 100m rasos com um tempo muito bom e parkour. Se quer algo pra defesa mesmo Parkour salva.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por aniceto »

Leandro Bulldog escreveu:Há vários estilos de Kung Fu e em todos eles há bastante contato físico, lutas com luvas, sem luvas, quedas, torções, imobilizações, chutes, joelhadas, cotoveladas, etc. Inclusive, após certo nível de graduação são ensinados golpes em pontos letais...

Alguns alunos podem preferir participar somente dos Katis, do Tai Chi e do Chi Kung (respiração e fortalecimento interior) e não participar da parte de luta e defesa pessoal mais efetiva.
Guerreiro, nunca disse que todos os estilos de Kung Fu são inadequados, tanto é que citei o Sanda e Shuai Jiao, dois estilos que nunca treinei mas já presenciei treinos e competições e posso afirmar que prestam. O que ocorre é que o Kung Fu, termo genérico, nunca seria o que recomendaria para alguém que não conhece nada de luta e quer defesa defesa pessoal. Querendo ou não admitir, a maioria dos estilos de Kung Fu e suas academias passam longe de um treino que seja realmente útil para defesa pessoal. Seja por falta de luta treino séria, seja por concentrar-se apenas em formas. O estilo que particularmente presenciei, por exemplo, usava de se agaixar ao chão como maneira de evitar um chute. Absurdo. 100% dos movimentos eram basicamente coreografados. Alguém leigo de tudo pode acabar acreditando que isso será útil e se machucar ao entrar em um conflito que deveria ter evitado.

Falo bem do Sanda por que é uma luta esportiva em essencia. O foco é competir um com o outro, o que gera progresso, preparação. Se não há competição, não há melhoria visível. Outro motivo pelo qual eu afirmo que um iniciante deve ignorar Krav Magá e partir pra uma luta esportiva desde o princípio até ter uma capacidade de discernimento. Quando se luta um Kickboxing sério, rapidamente aprende-se que um bloqueio de soco movendo a mão do oponente para o lado no meio do golpe é completamente ridículo, coisa que também presenciei. Todas as lutas que citei: Boxe, Muay Thai, Kickboxing, Kyokushinkaikan, Jiu Jitsu, Judo, Wrestling, MMA, Sanda, Shuai Jiao, dentre outros, são esportivas por natureza. Foco é treinar e competir. Competição = evolução.

Muay Thai tem muita falcatrua? Sim, nunca falei que não, mas é uma arte que tem muita luta treino e competições por aí. A chance do indivíduo cair em uma furada é muito menor que em Kung Fu (novamente, termo genérico). O indivíduo escolher não fazer luva é uma coisa, ele nunca fazer porque seu professor nem ao menos bota os alunos pra fazer um sparring no meio das aulas é outra muito diferente. Tem aula de Muay Thai que não tem luta treino também, já vi, mas era, novamente, cheia de gente que não queria fazer isso. Minha recomendação de evitar aula cheia de gente que passou perfume pra ir ao treino se mantêm.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Leandro Bulldog »

Desculpe- me caro amigo.

Mas nesse último comentário você mostrou completo desconhecimento das artes marciais.

Não sabe para que serve as formas, não sabe por quê em defesa pessoal se pratica com mãos livres a não somente com luvas.

As formas, ou katis em chinês, ou katas em japonês, são utilizados nas práticas das mais variadas artes, como o Kung Fu, o Karatê, o Tae Kwondo, o Hapkido, no Muay Tay, entre tantas outras, há muitos e muitos anos.

Serve para definir as bases, fortalecer pernas e braços, aperfeiçoar a forma correta dos golpes e defesas, melhorar a velocidade dos golpes, entre tantas outras.

Mas aos olhos de uma pessoa ignorante do assunto, vai parecer apenas movimentos coreografados que não servem para nada...

Procure se informar.

Att.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por aniceto »

Há outras formas melhores de definir bases, que nos katas são fixas e algumas vezes fora do contexto de luta propriamente dita. Há outras formas melhores de fortalecer pernas e braços e não é necessário um kata para treinar a forma de um golpe e mesmo a velocidade, já que no kata é feito de uma forma coreografada.

Kata funciona para mantêr a forma base de uma arte, para que ela persevere com o passar do tempo. Cada novo professor vai gerar uma nova maneira de ensinar e um kata nivela tudo, evitando que a arte de modifique tanto que torne-se outra.

Anos de TKD nas costas e te garanto que nenhum poomsae me tornou um lutador melhor. TKD pode ter suas limitações mas é uma luta esportiva, de competição, você percebe com o tempo o que funciona e o que não funciona. Nunca vi alguém fazer uma defesa como nos poomsae (kata) em competição porque simplesmente a velocidade e força de um golpe real não permite que o movimento sem fluidez e rígido das formas prevaleça.

A forma não é o problema maior, o problema maior é a falta de treino sem formas.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Leandro Bulldog »

Bom dia!

Não entendo o colega.

Antes disse que fez mais de dois anos de Jiu Jitsu e que não se garantia em sair no braço com alguém na rua.

Agora diz que tem anos de TKD nas costas?

Ainda não te garante?

Não entendi...

E diz que Kung Fu e Krav Magá não funcionam?

Por favor!

Outra coisa, as bases ajudam no equilíbrio e coordenação, mais eficiente se treinar base, luvas e mãos livres, isso eu também disse.

Mas qualquer coisa é melhor que nada, e cada indivíduo tem suas limitações. O mané pode treinar 10 anos de Muay Thay e desenvolver menos que outro com 6 meses de prática, vai da pessoa, não do mestre e da arte.

E digo mais, não se treina defesa pessoal sem praticar mãos livres, sem as luvas.

Att.

Defcon4
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Mar 2016, 22:13

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Defcon4 »

Prezados colegas de luta, falarei com certa propriedade e me baseando nos comentários anteriores o que por sinal foram esclarecedores, contudo o que ocorre atualmente no Brasil é que o oportunismo e a falta de respeito as tradições e ensinamentos das artes marciais se generalizaram, qualquer cursinho meia sola de fim de semana onde o cara te ensina três quatro movimentos, a realidade não é essa, vagabundos foram armados pelo ED e o cidadão de bem perdeu seu direito a portar arma.... nesses cursinhos pedem para vc ficar repetindo achando que é o suficiente, será cobrado no mínimo 200 reais, não se tem regulamentação, é conforme algumas artes que graduam alunos de branca a preta (estilo tradicional de cores) em menos de dois anos, isso é por em risco o próprio aluno, é estelionato velado, ensinam coisas que nunca foram testadas no real, único lugar de teste são em vídeos mal feitos do youtube, um breve exemplo é o defesa contra ataque de faca, provo para qualquer um que não existe defesa contra faca, o que existe é prevenção à ameaça de faca. Se queres aprender a se defender camarada, procure profissionais qualificados e com um bom currículo, com referências, que ministrem aulas em instituições públicas de renome como as FAA que ainda são a única parcela moral que resta nesse país, e outra.. saia fora dos cursos fast-food, é tudo picaretagem, para se começar a pensar em defesa pessoal, leva-se pelo menos 6 meses de treino constante. Paz a todos.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Leandro Bulldog »

Defcon4 escreveu:Prezados colegas de luta, falarei com certa propriedade e me baseando nos comentários anteriores o que por sinal foram esclarecedores, contudo o que ocorre atualmente no Brasil é que o oportunismo e a falta de respeito as tradições e ensinamentos das artes marciais se generalizaram, qualquer cursinho meia sola de fim de semana onde o cara te ensina três quatro movimentos, a realidade não é essa, vagabundos foram armados pelo ED e o cidadão de bem perdeu seu direito a portar arma.... nesses cursinhos pedem para vc ficar repetindo achando que é o suficiente, será cobrado no mínimo 200 reais, não se tem regulamentação, é conforme algumas artes que graduam alunos de branca a preta (estilo tradicional de cores) em menos de dois anos, isso é por em risco o próprio aluno, é estelionato velado, ensinam coisas que nunca foram testadas no real, único lugar de teste são em vídeos mal feitos do youtube, um breve exemplo é o defesa contra ataque de faca, provo para qualquer um que não existe defesa contra faca, o que existe é prevenção à ameaça de faca. Se queres aprender a se defender camarada, procure profissionais qualificados e com um bom currículo, com referências, que ministrem aulas em instituições públicas de renome como as FAA que ainda são a única parcela moral que resta nesse país, e outra.. saia fora dos cursos fast-food, é tudo picaretagem, para se começar a pensar em defesa pessoal, leva-se pelo menos 6 meses de treino constante. Paz a todos.
Muito bem colocado caro colega!

Veja esta reportagem sobre umas das artes que está em evidência atualmente.

Muito cuidado aos interessados na hora de se inscrever em uma academia.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/no ... 63801.html

Avatar do usuário
Sr. Fórum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Set 2016, 18:19

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Sr. Fórum »

Já pratiquei por anos o Karatê Shotokan, depois um tempinho de Goju-Ryu. Isso foi na época em que eu acreditava que um único estilo era suficiente. O karatê é bom para trocação, te dá um tempo de reação muito bom, até para conter mais de um adversário, mas não é completo. Se o cara pesar 20 kg a mais que você, a coisa começa a ficar complicada, pois em último caso, pode se jogar em cima de você, mesmo sendo golpeado, e te levar para o chão. Em casos de defesa, de sobrevivência (desarmado) acho que vale tudo, e não a execução perfeita daquele golpe que você treinou por anos. Areia nos olhos, uma quina de mesa, uma pedra... tudo pode ser uma arma em uma situação de necessidade.

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por marini »

Pratiquei por um tempo Taekwondo, é bom e ajuda, mas pra defesa pessoal, gostei muito do Hapkido, acho uma das melhores p/ esse quesito, até porque é basicamente isso.

Avatar do usuário
Sr. Fórum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Set 2016, 18:19

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Sr. Fórum »

marini escreveu:Pratiquei por um tempo Taekwondo, é bom e ajuda, mas pra defesa pessoal, gostei muito do Hapkido, acho uma das melhores p/ esse quesito, até porque é basicamente isso.

Sou leigo em Hapkido, por isso me desculpe se falar besteira, mas ele não é a versão coreana do ninjutsu?

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por marini »

São artes marciais semelhantes, que usam basicamente tudo que encontram pra defesa e ataque.

forcasarmadasnews
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Nov 2016, 20:09
Localização: Rio de Janeiro - Brazil
Contato:

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por forcasarmadasnews »

Acho que saber um pouco de cada coisa ajuda.
Acho que o cara tem que ter uma boa noção de "chão" (jiu-jitsu, luta-livre, submission..), saber trocar (boxe, boxe chinês, muay thai..) e saber técnicas de defesa pessoal em si (krav magá, aikido, hapkido..).
Citei essas lutas apenas como exemplo, obviamente existem muitas outras, mas acho que se tendo boas noções de cada tipo citado, tendo treinamento constante, e principalmente tendo MALDADE, o cara se torna mais auto confiante pra encarar uma situação de risco. E como disse um dos colegas, tem que treinar alguma coisa pra aprender a tomar porrada sim, pois numa situação real, o cara toma uma porrada, já perde completamente o raciocínio.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Leandro Bulldog »

https://www.youtube.com/watch?v=lTeIzVlP1TA

Um bom vídeo demonstrativo sobre defesa pessoal.

O importante é iniciar.

Procure uma boa academia, mesmo que para esporte, treinamento físico.

Você se condicionará e de quebra poderá unir o útil ao agradável, como defesa pessoal que realmente funciona e melhorar seu físico.

Faça Boxe, ou Kick Boxing, ou Savate, ou Boxe Chinês, ou Muay Tay, ou Tae Kwondo, ou Wing Chun...

Mas fundamentalmente procure uma escola, academia afiliada a uma organização maior, como associação do Estado, ou Confederação a nível nacional, internacional.

Isso lhe dará uma garantia de credibilidade ao que você irá aprender!

Eu já pratiquei diversas artes, ou esportes, mas nenhum me deu plena satisfação como o KUNG FU.

É complexo, cansativo, demorado, quando você acha que sabe alguma coisa, vê que não sabe quase nada.

Mas é inspirador, bonito, eficaz e os resultados são gratificantes!

Atualmente pratico o Kung Fu Tradicional, ou Shaolin, ou Shaolin do Norte, na minha opinião a arte mais completa, chega a ser um estilo de vida!

Sou fã!

Recomendo!

INFORMAÇÕES:

http://www.academiasinobrasileira.com.br/

Tameirao
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jan 2017, 18:26

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Tameirao »

HUm.. odeio desenterrar posts, mas como teve um post do dia 13/01/2017, me sinto na obrigação de dar meus pitacos. :lol: :lol:

Bom, ao longo dos meus 35 anos de idade, posso dizer que já fiz uns 12 a 13 anos de lutas. Não sou especialista em defesa pessoal e muito menos mestre em alguma arte, mas acredito que posso compartilhar um pouco da minha experiência.

Fiz uns 7 anos de karatê dos 6~7 aos 12~13 (mais ou menos) e depois dos 19 aos 24 fiz Krav Maga.
Posso dizer sem sombra de dúvidas que entre os dois, o que se adapta melhor ao cotidiano das pessoas é o Krav-maga. Claro! O karatê é uma arte marcial e o krav magá é uma defesa pessoal.

Muito se engana quem pensa que o Krav Magá é apenas para pessoal do exército. A filosofia do Krav Magá é atacar o oponente de forma rápida, o mais brutal possível, em pontos sensíveis, independente se vc mede 1,60 e pesa 50kg contra um cara de 2 metros com 150kg de músculos.

O Krav Magá se sobressai nesse tipo de situação por um simples motivo: ele não é um esporte e vai focar os golpes em áreas sensíveis do oponente, tais como: olhos, garganta, joelho, órgãos genitais, têmpora, etc... Mesmo se o oponente for um cara de 2 metros de altura, se vc chutar o joelho dele de forma correta, vc terá tempo de continuar atacando ou fugir se for o caso. O mesmo vale para dedo no olho, soco na garganta, etc..

Além do mais, por ser defesa pessoal, há matérias de defesa contra facas, bastões, armas de fogo, etc..
Eu indico inclusive para mulheres que pretendem saber se defender.

Mas uma coisa já adianto. As primeiras aulas são o básico mesmo. E as vezes é meio cansativo. Mas como dizem: foco no básico que vc irá voar nos níveis médio e avançado!

Espero ter ajudado!

Polonês
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Jan 2017, 13:09

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por Polonês »

Defesa pessoal é assunto que eu gosto!

Kravmagá é defesa pessoal como outras. No brasil a gente gosta de endeusar coisa que acha que funciona rápido com promessa milagrosa. Pra funcionar tem que treinar muito! Se tu é ruim, tem que treinar duro!
Nenhuma técnica vai te transformar num super herói porque o cara disse que o exército usa, que agora a polícia na china usa.
A maioria entra na academia e não quer passar trabalho, faz um dois treinos e nunca mais aparecem. Depois vem falar no fórum que fez isso e aquilo e não é bom. O bom treinador ve na hora se o cara é bundão ou não, se vai treinar mesmo ou se der bastante treino físico ele vai correr!
90% corre! Por isso agora é moda treino pra mulher onde todo mundo fica fazendo de conta que luta, mas não fazer força, não fazem resistência, o professor tem que ganhar dinheiro também.

Kravmagá funciona para defesa de agressor que não sabe lutar.
Se o outro for lutador mesmo, a há.

No mais, Chute é chute soco é soco cotovelada é cotovelada, todo treino sério vai te ensinar a dar o golpe correto! Se tu treina meio pau e pega um cara que briga mesmo na rua não adianta kravmagá jiu jitsu o que for não vai te salvar!

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por lucsilva »

Falou tudo Polonês, o primo da minha mulher é metido a lutador e coisa e tal. Em uma briga de trânsito levou uma bordoada de um magrinho que até hoje ele sonha com o cara.
Foi uma só, derrubou o machão de 1,85m de altura e fez ele dormir uns 30 minutos! :lol: :lol:
Esse carinha que aparenta ter 1,60m de altura e uns 60kg, mora aqui perto, não é de academia, não faz luta, só é bom de briga! Então não adianta, o cara tem que treinar mesmo!
Luciano Silva

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagem por marini »

Olha, não sei aonde vocês treinaram suas defesas pessoais, mas aqui eu geralmente não conseguia sair andando das aulas, sempre me arrastando.
Vai muito mais do aluno que do professor, se você vai treinar e tem vontade de aprender algo você vai tirar da aula e vai ficar melhor.

Responder