Na Hora H

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Na Hora H

Mensagem por atrevisani »

Caros,

neste fim de semana um episódio muito triste aconteceu no bairro onde moro.

Uma mulher foi assaltada por dois meliantes, entretanto seu marido estava perto e armado. Conseguiu render os bandidos. Eis que um policial à paisana enxerga um homem armado na rua e imaginou que ele era o bandido, corre até o local e dispara, atingindo o cidadão enquanto os bandidos fugiram. Ainda não sei o estado de saúde do cidadão.

A pergunta que quero colocar para discussão aqui é: O que podemos fazer para evitar que isso ocorra?
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Na Hora H

Mensagem por José Soares »

Situação que não encontraremos em nenhum manual para evitar que isso aconteça, uma vez que o casal em foco foi vítima de um malfeitor, culminando, simplesmente, na reação em legítima defesa.
Por outro lado, infelizmente, caso esse Sr não tenha porte de arma, certamente, a depender da interpretação do delegado, será indiciado por porte ilegal.

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Na Hora H

Mensagem por AgenteLeal »

Sendo policial ou não, vc tendo porte de arma sendo um civil normal, puxa a arma e grita: Polícia deita vagabundo, caso não deite, sapeca!

Armas em inox ajudam a policia pensar que vc não é bandido tb, claro que só isso n contribui!
Editado pela última vez por AgenteLeal em 26 Ago 2015, 17:30, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Na Hora H

Mensagem por atrevisani »

A intenção aqui é fomentar a discussão de como evitarmos ser baleados por um policial a paisana ao reagir a uma agressão.

Já pensei também se seria interessante gritar "POLÍCIA! Deita, deita!".
Penso que se um policial a paisana estiver perto ele vai pensar duas vezes antes de disparar em mim... não?
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Na Hora H

Mensagem por variedades »

Este risco sempre existirá, até porque, infelizmente, 95% das policias tem um treinamento (não por culpa deles) bastante precário. E tem mais, na prática o policial vai gritar polícia e atirar direto, acredite.

Então só reaja se realmente houver grande risco de seres assassinado, porque uma carteira custa uns R$ 100, atirar no bandido custará R$ 10 mil em advogado, se errar o disparo e pegar em alguém vai ser pior ainda e ainda poderá ser baleado pela polícia :?

Por fim, SEMPRE retorne a arma ao coldre após o risco, não fique nunca apontando a arma ao bandido até a policia chegar. Eu confesso que, infelizmente, é melhor mandar o bandido correr do que esperar a policia :roll: Mas aqui um adendo: você só irá sacar a arma com grave risco a sua vida. Se for grave o risco (ser esfaqueado ou alvejado por arma de fogo) você irá ATIRAR e não só sacar. Se alguém pensa em só sacar a arma em uma parte relevante das vezes algo está errado...

Defcon4
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Mar 2016, 22:13

Re: Na Hora H

Mensagem por Defcon4 »

AgenteLeal escreveu:Sendo policial ou não, vc tendo porte de arma sendo um civil normal, puxa a arma e grita: Polícia deita vagabundo, caso não deite, sapeca!

Armas em inox ajudam a policia pensar que vc não é bandido tb, claro que só isso n contribui!
Armas em inox ajudam?? tirou isso de onde camarada?

Defcon4
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Mar 2016, 22:13

Re: Na Hora H

Mensagem por Defcon4 »

variedades escreveu:Este risco sempre existirá, até porque, infelizmente, 95% das policias tem um treinamento (não por culpa deles) bastante precário. E tem mais, na prática o policial vai gritar polícia e atirar direto, acredite.

Então só reaja se realmente houver grande risco de seres assassinado, porque uma carteira custa uns R$ 100, atirar no bandido custará R$ 10 mil em advogado, se errar o disparo e pegar em alguém vai ser pior ainda e ainda poderá ser baleado pela polícia :?

Por fim, SEMPRE retorne a arma ao coldre após o risco, não fique nunca apontando a arma ao bandido até a policia chegar. Eu confesso que, infelizmente, é melhor mandar o bandido correr do que esperar a policia :roll: Mas aqui um adendo: você só irá sacar a arma com grave risco a sua vida. Se for grave o risco (ser esfaqueado ou alvejado por arma de fogo) você irá ATIRAR e não só sacar. Se alguém pensa em só sacar a arma em uma parte relevante das vezes algo está errado...
Cara desculpa descordar mais a questão do treinamento precário é sim também culpa dos policiais que não exigem um curso eficiente.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Na Hora H

Mensagem por Erick Tamberg »

Já vi até policiais à paisana serem abatidos por "fogo amigo".

Se o inox ajuda ou não, eu não sei. Quando eu usava revólver de 4", uma das providências que tomei foi instalar um ZARELHO no revólver, ainda que eu não o usasse com fiel.

Quando um ladrão usa um revólver roubado de um policial ou vigilante, a primeira coisa que ele faz é tirar o zarelho. Então, imagino que ele ajude a identificar o portador da arma como uma pessoa "de bem".

Infelizmente, um dos grandes culpados por isso é o tal "método Giraldi". Há 3 tipos de alvo:
- Civil desarmado (não atire);
- PM fardado armado (não atire);
- Civil armado (atire).

A princípio, pode parecer interessante, mas condiciona o policial a atirar em qualquer pessoa armada sem farda. Não se faz distinção entre um bandido, um cidadão armado, um agente de segurança privada ou um policial de folga!

Pode funcionar em um país com leis ainda mais restritivas do que a nossa, onde policiais só possam andar armados em serviço e a figura do "paisano de bem armado" seja praticamente inexistente.

Luc
Mensagens: 50
Registrado em: 26 Jan 2017, 22:12

Re: Na Hora H

Mensagem por Luc »

Uma coisa que ajuda é usar um distintivo! Mas na hora ali é como já falaram tem que gritar polícia e ficar atento, pois quando os colegas fardados chegarem já grita de longe se identificando!

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Na Hora H

Mensagem por moliternoga »

A situação é complicada e difícil de prever. Creio que o melhor é adotar uma postura mais próxima de policial, manter a arma em uma posição sul e verbalizar. Se a acionar a PM já passa suas características, trajes e etc. Ao perceber a aproximação de pessoas verbalizar com elas sem parecer ser bandido (bandido fica com a armA na mão, balançando e apontando de um lado para o outro). Se a PM estiver aproximando, coldreie a arma. Mas mesmo assim não tem como garantir 100% que não possa ocorrer. Mas acredito que a postura faz muita diferença pra quem está chegando na cena e procurando entender o que está ocorrendo.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Na Hora H

Mensagem por SOPMod »

Sem contar que falar que é policial sem ser de verdade pode ser usurpação de função pública (art. 328 do Código Penal).

Claro, melhor arriscar isso (pena máxima de 02 anos) que tomar um tiro :D

Talvez a melhor postura para evitar ser confundido por policial é falar em alto e bom som que está reagindo a assalto. Talvez.

No calor do momento não há garantia.

Responder