...Defesa Pessoal...

Lenine de Carvalho
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Out 2013, 12:18

...Defesa Pessoal...

Mensagem por Lenine de Carvalho »

Defesa Pessoal...

Lenine de Carvalho



......A mão armada com a faca avança velozmente contra meu peito.
Dou um passo para o lado esquerdo, giro o corpo, bloqueio com o antebraço esquerdo o movimento, agarro seu pulso com a mão direita, meu cotovelo esquerdo golpeia rapidamente seu abdômem, meu braço passa por baixo do seu, minha mão esquerda segurando meu pulso direito, numa chave, forço um pouco apenas e ele dá um pequeno grito de dor, soltando a faca...
A faca é de madeira....e eu estou a pedido de nosso Sensei, (Mestre) dando um curso de defesa pessoal para 5 jovens, 4 garotas e um japonês muito forte, lutador de jiu-jitsu, que é quem tinha a faca na mão, tentando me atingir....
Ficam todos espantados com a facilidade com que eu desarmei o agressor...
Coloco-os dois a dois, fazendo-os repetir o movimento inúmeras vezes, corrigindo as posições, até que condicionem instintivamente os movimentos.
Durante dois meses, duas vezes por semana, eu os treinarei e os ensinarei como se defenderem de praticamente todos os tipos de agressões, contra facas, armas de fogo a curta distancia, agarramentos, socos, pontapés, enfim, as maneiras mais comuns com que um ser humano tenta ferir, maltratar ou matar um outro ser humano....
Ficam cada vez mais espantados ao perceberem como é fácil e simples para alguém treinado, desarmar e imobilizar um agressor, sem fazer praticamente força, utilizando-se apenas de técnicas milenares, desenvolvidas e aprimoradas ao longo do Tempo...
Enquanto eu os observo, quase tenho vontade de dizer-lhes que contra as agressões emocionais, não há defesa possível....pode-se com certa facilidade tomar a faca, punhal, revólver ou pistola de um agressor, mas não se consegue impedir que alguém nos fira a alma, o coração, a sensibilidade....
Contra isso, não há defesa, ou bloqueio que funcione....
Acreditariam eles que escrevo poemas?....
O treinamento prossegue....
Digo ao rapaz japonês que me agarre pelo pescoço, na famosa "gravata" e ele prende meu pescoço na curva de seu musculoso braço esquerdo, fazendo alavanca com o braço direito.
Coloco minha perna direita atrás de suas pernas, dobro o joelho, meu braço direito passa por trás de seu ombro esquerdo e o bordo de minha mão se posiciona na base de seu nariz.
Empurro minha mão num movimento rápido contra a base de seu nariz e ele gira sobre si mesmo, invertendo nossas posições....agora é o pescoço dele que esta preso em meus braços.....dou uma leve cutilada com o bordo da mão em sua nuca e ele percebe que o golpe poderia matá-lo se fosse desferido com mais força...
Olham-me cada vez com mais respeito e admiração....
Acreditariam que sou capaz de chorar silenciosamente observando o por do sol, ouvindo uma canção, que uma tarde dourada na mata pode se gravar para sempre em meu coração, em minha alma...??
Noto que as garotas se tornam cada vez mais confiantes em si mesmas e isso me deixa satisfeito, contente.
Após eu mostrar cada tipo de agressão e como defender-se dela, eu os coloco dois a dois, para treinarem, repetirem o movimento muitas vezes e depois um por um treinando comigo....
Tão frágil o ser humano.....e ao mesmo tempo tão poderoso....
Tão frágil a Vida....e ao mesmo tempo tão persistente...
Mais tarde, eu os treinarem também nos movimentos básicos com o uso do bastão e as garotas principalmente se darão conta que um simples cabo de vassoura corretamente usado pode se transformar em uma arma mortal....
A técnica, desde que corretamente utilizada, sempre dominará a força bruta.
Mas....não há tecnicas contra as armadilhas do Destino e no fundo, a oração faz bem apenas ao que reza....ao que ora....a algum Deus, pedindo, suplicando por alguma coisa....que dificilmente será modificada....
Eu poderia também treiná-los no uso de armas de fogo, rifles, pistolas, revólveres, ensiná-los a atirar....em alvos fixos ou em movimento...mas, não poderia dizer-lhes que a mata contém o Verde de todas as cores, que é possível se conversar com rio à noite, acariciar uma flor, sentir a ternura dos macios pássaros da noite....
Isso, eles terão que descobrir sozinhos um dia, se a Vida lhes permitir...
O treinamento de hoje terminou e é um dia muito especial para mim.
Hoje, é o dia 11 de junho de 2005...e eu estou completando 60 anos de idade...
A Vida continua persistindo....
Lenine...













http://www.loboazul.avbl.com.br
http://www.usinadeletras.com.br

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Fantástico o texto.
Gostaria de ter tempo para dedicar a uma arte marcial... Já foram algumas as vezes que tentei ingressar, mas a vida se encarregou de me ocupar de outra forma.

Um dia eu consigo.
Imagem

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Daniel Modolo »

Pratiquei, por 4 anos, o Karatê estilo Shotokan. Atingi o grau de faixa verde, a quinta faixa desse estilo. Embora essa arte marcial tenha me ensinado valiosas lições - como disciplina, respeito à hierarquia, respeito aos mais experientes, superação -, sinto que ela deixou a desejar no quesito "defesa pessoal". Há que se argumentar que as artes marciais mais tradicionais não são voltadas à defesa pessoal propriamente dita; são resquícios históricos de tradições de um tipo de batalha que, infelizmente, já não existe mais. Obviamente, há técnicas e conceitos valiosíssimos inseridos nela, mas num contexto de combate urbano, com o perigo de armas de fogo, armas brancas e golpes "baixos", elas se tornam mera curiosidade.

Neste sentido, uma arte marcial que tem que atraído por sua aplicabilidade é o krav magá, desenvolvido por militares israelenses para uso em contexto de sobrevivência. Apesar de reter os fundamentos disciplinares das artes marciais tradicionais, sua função é puramente utilitarista: desarmar (se necessário) e neutralizar o inimigo o mais rapidamente possível, sem margem para falhas. Infelizmente, a despeito do meu interesse pelo conceito e pela arte, moro em uma cidade que torna impossível a prática por não haver escolas que a ensinem. Pretendo, com o fim da faculdade, me estabelecer em algum local em que possa praticá-la.
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

arcanjosna
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Out 2013, 15:51

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por arcanjosna »

cara. muito bom, digo tanto como lutador, como quanto poeta. sim, é possível ser forte e sensível!

Skull Lord
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Out 2013, 10:19

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Skull Lord »

Muito bom o texto!

E faço minhas as palavras do Daniel, até mesmo no estilo praticado e graduação alcançada, rs!

Lenine de Carvalho
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Out 2013, 12:18

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Lenine de Carvalho »

Daniel Ribeiro escreveu:Fantástico o texto.
Gostaria de ter tempo para dedicar a uma arte marcial... Já foram algumas as vezes que tentei ingressar, mas a vida se encarregou de me ocupar de outra forma.

Um dia eu consigo.
Fico contente que tenha gostado de meu humilde texto meu amigo, pratico karate há 25 anos, até agora contabilizo 3 costelas quebradas, ponta da clavícula direita quebrada, alguns dedos quebrados, torções, distensões e hematomas mil.....Tem sido muito divertido....rssssss.....dia 11 de junho passado, completei 68 anos sobre o " tatami "....
Um grande abraço,
Lenine.

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Daniel Modolo »

Gostei bastante do texto também, embora não tenha dito em minha mensagem. Respeito muito seus 68 anos de treinamento, prática e aperfeiçoamento e tenho certeza que terá muito a nos ensinar nesta seção do Fórum, Lenine.
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por jardimgj »

Caro Lenine de Carvalho
Parabéns por sua dedicação às técnicas relatadas. Eu nunca fiz nenhum curso da área de defesa que não fosse armada.
Ao final de seu texto comenta que poderia instruí-los a atirar com rifles, pistolas e revólveres.
Com certeza uma técnica que leva uma vítima a reverter uma agressão sem um alto risco de tirar a vida do agressor é preferível a uma atitude mais letal. A defesa pessoal armada acaba por gerar, normalmente, desfechos mais trágicos.
Infelizmente nem sempre o agressor chega perto o suficiente para poder ser empregadas as técnicas mencionadas. Entendo eu que, infelizmente, hodiernamente a defesa pessoal armada é imprescindível para arrostar todas as situações.

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Daniel Modolo »

jardimgj escreveu:Entendo eu que, infelizmente, hodiernamente a defesa pessoal armada é imprescindível para arrostar todas as situações.
Com certeza. Cabe ao agredido julgar a quantidade de força necessária para impedir o agressor de cometer seu intento. Algumas vezes, como o colega mencionou, apenas é possível fazê-lo com força letal - e isso é plenamente justificável.
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

Antonio Peccini
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Out 2013, 12:11

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Antonio Peccini »

Muito bonito o texto e mais ainda o amor pela Arte Marcial.
Vivencio esse amor no meu dia a dia. Faço aulas de Wyng Tjun e vivencio como uma simples mas perfeita postura pode sobrepujar uma pessoa mais truculenta. Parabéns pelo texto, parabéns pelo amor e pela sabedoria.

Avatar do usuário
eduleon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Out 2013, 12:12

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por eduleon »

Também sou praticante (e instrutor) de Wyng Tjun, e recomendo a leitura desta entrevista:

http://wyngtjunudi.blogspot.com.br/2011 ... omeco.html
"Si cecidit de genu pugnat"
(Se caíres luta de joelhos)

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por jardimgj »

[quote="eduleon"]Também sou praticante (e instrutor) de Wyng Tjun, e recomendo a leitura desta entrevista:

"Entrevista Keith R. Kernspecht no começo dos anos 1980. Keith R. Kernspecht (10° Grau de Mestre em WingTsun e líder vitalício da Europäische WT Organisation)... que sistema de defesa pessoal você recomendaria a alguém cuja vida dependesse disto? Kernspecht: Se houver possibilidade, o sistema Smith & Wesson. Eles fabricam armas excelentes. ?:
Eu estava pensando em um sistema de defesa pessoal desarmada. Nem todos podem ou estão inclinados a portar uma arma consigo. Kernspecht: Neste caso, ele (ou ela) deveria consultar um instrutor que seja capaz de ensinar o melhor método de defesa sem armas. ?:
Kernspecht: ...O melhor método de defesa pessoal é um que ofereça ao homem comum na rua a melhor proteção contra agressões cotidianas e ataques, dentro do menor tempo possível. Isso significa proteção contra agarramentos, chaves-de-braço, estrangulamentos, arremessos, socos, empurrões, chutes ou, até pior, contra uma combinação destes elementos. Mas antes de tudo, o fator tempo é muito importante… ?: Espere um minuto. O que acontece se o adversário tiver uma arma de fogo, uma faca, um taco de beisebol ou uma arma semelhante? Kernspecht: Não há nenhum sistema de auto-defesa desarmada que possa lhe garantir cem por cento de proteção quando armas estão envolvidas. Sem mencionar proteção contra um perito em facas. Qualquer instrutor que reivindica ensinar tal defesa garantida contra armas é indigno de confiança ou irresponsável. Ou ainda, ele não sabe realmente sobre o que está falando...

Este senhor realmente tem os pés no chão!

Avatar do usuário
eduleon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Out 2013, 12:12

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por eduleon »

Este senhor realmente tem os pés no chão!
Tem sim, jardimgj!! Foi a pessoa mais sensata que já vi falando sobre defesa pessoal com REALISMO.
"Si cecidit de genu pugnat"
(Se caíres luta de joelhos)

Avatar do usuário
Felipe Batistuzzo
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Mar 2014, 22:23
Localização: Campinas - SP

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Felipe Batistuzzo »

Faz 2 anos que pratico o Jiu-Jitsu, nunca precisei usa-lo mais se for necessário estará em dia. Toda arte marcial é bem vinda para a defesa pessoal, ainda mais onde o cidadão não pode se armar. Belo texto sensei. OSS!!
Imagem

Fabricio juca
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jul 2014, 15:30

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Fabricio juca »

Lenine Sensei. Seria uma honra conhece-lo pessoalmente. Sou um simples praticante de Karate-dô em busca do Satori. Grande abraço OSS!

Defcon4
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Mar 2016, 22:13

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por Defcon4 »

Felipe Batistuzzo escreveu:Faz 2 anos que pratico o Jiu-Jitsu, nunca precisei usa-lo mais se for necessário estará em dia. Toda arte marcial é bem vinda para a defesa pessoal, ainda mais onde o cidadão não pode se armar. Belo texto sensei. OSS!!
Camarada, desculpa falar mas usar Jiu-Jitsu para defesa pessoal é um risco terrível, vc aplica uma baiana no cara e o leva para o chão.. até ai tudo bem.. mas e o amigo dele que esta com a cadeira do bar na mão.. aquelas de ferro.. lhe acerta bem no meio da cabeça.... Já era seu treino cumpadi..... Na rua não tem Tatame brother.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: ...Defesa Pessoal...

Mensagem por flavio380 »


Responder