Uso de colete balístico, qual escolher.

Otávio
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jun 2019, 02:52

Uso de colete balístico, qual escolher.

Mensagem por Otávio »

Bom dia a todos.
Observando os tópicos disponíveis no fórum, pude verificar que não há abordagem sobre o referido tema.
Com isso decidi abrir um tópico para discutirmos mais sobre o assunto, devido ser um artefato de cunho protetivo pessoal, inclui o tema no uso de Defesa Pessoal.
Lendo alguns materiais disponíveis na internet, pude observar que a grande maioria trata sobre os níveis do colete e sua respectiva proteção a cerca dos projéteis e armas que foram disparadas, mas em contra partida não vejo materiais referindo-se ao tipo de material que os coletes são feitos.
Sabemos que há diversos materiais disponíveis no mercado em uso no colete balístico, dentre eles o Kevlar, polietileno, aramida, Twaron, Goldflex, Spectra Shields e até combinações entre eles, além do uso de placas balísticas rígida de cerâmica e metais, de uso mais restrito (níveis 3, 4 e especiais).
Pensando no uso destes coletes por civis, onde temos o uso permitido até o nível 3-A, sendo os mais comuns o uso de nível 2 e 3-A, quais marcas de coletes disponíveis no mercado brasileiro os senhores recomendam e porque tal material é mais indicado que o outro.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Uso de colete balístico, qual escolher.

Mensagem por moliternoga »

Levando em conta que independentemente do material fabricado, os coletes devem atender o nível de proteção balística e o que pra mim pesa mais é a finalidade do colete, que tipo de uso. Por exemplo, um colete de uso ostensivo, prefiriria um IIIA sem me importar tanto com o material pois a diferença de peso e espessura não é tão grande de uma marca para outra, assim como de materiais (levando em conta as marcas nacionais, há marcas importadas que estão produzindo coletes balísticos com tecnologia nova, materiais muito mais leves e resistentes porém o custo muito mais alto). Agora se for pra usar o colete de forma velada, por baixo de roupas "comuns" um nível II é mais vantajoso por ser mais leve, mais maleável e mais fino. Pra essa finalidade, uma pequena diferença no peso e espessura do colete fazem uma grande diferença no conforto e capacidade de usqr o colete de forma velada. O corte das placas também conta muito, há fabricantes que cortam as placas de maneira que o mesmo fica mais djscreto no corpo. Sei que pra essa finalidade a TAMTEX fabrica um modelo ultra slim que fica bem discreto usando ele de forma dissimulada.

Otávio
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jun 2019, 02:52

Re: Uso de colete balístico, qual escolher.

Mensagem por Otávio »

moliternoga escreveu:Levando em conta que independentemente do material fabricado, os coletes devem atender o nível de proteção balística e o que pra mim pesa mais é a finalidade do colete, que tipo de uso. Por exemplo, um colete de uso ostensivo, prefiriria um IIIA sem me importar tanto com o material pois a diferença de peso e espessura não é tão grande de uma marca para outra, assim como de materiais (levando em conta as marcas nacionais, há marcas importadas que estão produzindo coletes balísticos com tecnologia nova, materiais muito mais leves e resistentes porém o custo muito mais alto). Agora se for pra usar o colete de forma velada, por baixo de roupas "comuns" um nível II é mais vantajoso por ser mais leve, mais maleável e mais fino. Pra essa finalidade, uma pequena diferença no peso e espessura do colete fazem uma grande diferença no conforto e capacidade de usqr o colete de forma velada. O corte das placas também conta muito, há fabricantes que cortam as placas de maneira que o mesmo fica mais djscreto no corpo. Sei que pra essa finalidade a TAMTEX fabrica um modelo ultra slim que fica bem discreto usando ele de forma dissimulada.
Realmente, o uso de colete balístico dissimulado, o nível II é mais indicado.
Na escolha de alguma marca de coletes balístico de nível III-A nacionais, quais voces recomendariam? Até porque, coletes de marcas internacionais tem um custo mais elevado. Estava olhando uns da CBC, só que não sei se são bons.
Apesar de todos terem que atingir a proteção exigida nos padrões da NIJ 01.01.04, independente do material utilizado, vocês não acham que o trauma fechado causado por um disparo a um colete de aramida, não seria melhor para quem usa esse tipo de material no colete, do que um de polietileno por exemplo?! Porque acredito que a dissipação da energia do progetil será melhor distribuída no colete de aramida, causando menor lesão ao usuário

Responder