Arma Para Defesa do Lar

NorbsNorbs
Mensagens: 15
Registrado em: 21 Jul 2014, 07:52

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por NorbsNorbs »

Caro DiegoCG.
Como você disse que está preocupado com a "qualidade" das pistolas das Taurus, por que não busca uma marca com maior qualidade, como o Glock?
Ela é bem eficiente, leve e compacta, o modelo G25 por exemplo é de calibre permitido (.380 ACP), e originalmente têm carregador de 15 munições, podendo ser adaptado até 17.
O preço é um pouquinho salgado, paguei R$ 4.200,00, com três carregadores e mita tritium.
Espero ter ajudado.
Abraço

Sammes
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jan 2015, 22:15

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Sammes »

excluido
Editado pela última vez por Sammes em 27 Fev 2015, 22:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Lucas Parrini »

Nimo Flux escreveu:Qual a documentação necessária para possuir uma arma exclusivamente para a defesa do lar?

Em caso de necessidade de uso da arma em um invasor mal intencionado, vulgo ladrão, e eu disparar no indivíduo eu irei preso?
Sem prolongar muito o desfoco no tópico, sugiro a leitura desses dois links para suas duas dúvidas:

Documentação:
https://www.defesa.org/como-comprar-uma ... egalmente/

Ir preso se atirar no bandido:
https://www.defesa.org/o-que-e-legitima ... rasileiro/

Abraço!

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Mcout »

Vá de .12, PUMP e da CBC. Não fica um vagabundo quando vc dá o golpe.
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

Dirceu Medéa Neto
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mai 2015, 13:11

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Dirceu Medéa Neto »

Eu vendi minha G 25 (excelente arma) apenas pelo fato que sou Bombeiro Militar e não confio no calibre 380acp, depois de alguns baleados (verificado o local, numero de tiros e munição) estou a procura de um modelo de rt 38spl, estou muito na duvida, mas sei que quero um de 4pol de cano, tem oq me chamou a atenção o rt 838 mas falam que só tem com compensador de gases oq diminui a velocidade e o tamanho do cano, o rt 82s com 6 tiros dizem ser muito confiavel, e o rt 889 que aguenta um "trancão", se não fosse algumas reclamações já teria comprado o 838 e vcs oq acham??
Recomendo quem tem 380 a não usar Gold expo pelo fato dela ser mais leve e expandir muito rápido, usem silver expo +p ou similar ela penetra mais e tem boa expansão. Vi um baleado por um adv. bandidinho nojento, levou 5 tiros andou um quarteirão e não morreu, a munição era gold, como era inverno não teve penetração suficiente para atingir os orgãos vitais, resultado alguns tiros ficaram mais superficiais e se a arma do bandido fosse de verdade ele teria reagido e matado o cidadão de bem, por isso vendi minha glock, e vou de 38spl, mesmo que seja 6 tiros, mas se não fosse as reclamações do 838 seria bem melhor 8 tiros..... mas ainda tenho esperança de ouvir algum mais intimo do 838 falar bem e encontrar a arma sem o compensador...

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por neogalax »

Dirceu Medéa Neto escreveu:Eu vendi minha G 25 (excelente arma) apenas pelo fato que sou Bombeiro Militar e não confio no calibre 380acp, depois de alguns baleados (verificado o local, numero de tiros e munição) estou a procura de um modelo de rt 38spl, estou muito na duvida, mas sei que quero um de 4pol de cano, tem oq me chamou a atenção o rt 838 mas falam que só tem com compensador de gases oq diminui a velocidade e o tamanho do cano, o rt 82s com 6 tiros dizem ser muito confiavel, e o rt 889 que aguenta um "trancão", se não fosse algumas reclamações já teria comprado o 838 e vcs oq acham??
Recomendo quem tem 380 a não usar Gold expo pelo fato dela ser mais leve e expandir muito rápido, usem silver expo +p ou similar ela penetra mais e tem boa expansão. Vi um baleado por um adv. bandidinho nojento, levou 5 tiros andou um quarteirão e não morreu, a munição era gold, como era inverno não teve penetração suficiente para atingir os orgãos vitais, resultado alguns tiros ficaram mais superficiais e se a arma do bandido fosse de verdade ele teria reagido e matado o cidadão de bem, por isso vendi minha glock, e vou de 38spl, mesmo que seja 6 tiros, mas se não fosse as reclamações do 838 seria bem melhor 8 tiros..... mas ainda tenho esperança de ouvir algum mais intimo do 838 falar bem e encontrar a arma sem o compensador...
Ouvindo o senhor falar, heh acabei de comprar minha glock 25 para defesa pessoal também, pretendo usar gold intercalada com silver(silve tem uma penetração maior), tenho colegas que usam .380 direto.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Leandro Bulldog »

neogalax escreveu:
Dirceu Medéa Neto escreveu:Eu vendi minha G 25 (excelente arma) apenas pelo fato que sou Bombeiro Militar e não confio no calibre 380acp, depois de alguns baleados (verificado o local, numero de tiros e munição) estou a procura de um modelo de rt 38spl, estou muito na duvida, mas sei que quero um de 4pol de cano, tem oq me chamou a atenção o rt 838 mas falam que só tem com compensador de gases oq diminui a velocidade e o tamanho do cano, o rt 82s com 6 tiros dizem ser muito confiavel, e o rt 889 que aguenta um "trancão", se não fosse algumas reclamações já teria comprado o 838 e vcs oq acham??
Recomendo quem tem 380 a não usar Gold expo pelo fato dela ser mais leve e expandir muito rápido, usem silver expo +p ou similar ela penetra mais e tem boa expansão. Vi um baleado por um adv. bandidinho nojento, levou 5 tiros andou um quarteirão e não morreu, a munição era gold, como era inverno não teve penetração suficiente para atingir os orgãos vitais, resultado alguns tiros ficaram mais superficiais e se a arma do bandido fosse de verdade ele teria reagido e matado o cidadão de bem, por isso vendi minha glock, e vou de 38spl, mesmo que seja 6 tiros, mas se não fosse as reclamações do 838 seria bem melhor 8 tiros..... mas ainda tenho esperança de ouvir algum mais intimo do 838 falar bem e encontrar a arma sem o compensador...
Ouvindo o senhor falar, heh acabei de comprar minha glock 25 para defesa pessoal também, pretendo usar gold intercalada com silver(silve tem uma penetração maior), tenho colegas que usam .380 direto.
Bom dia!

Concordo com o colega Neogalax. Quem tem receio de expansiva no calibre .380ACP, use ogival 95gr +P que faz o serviço!

Sr. Dirceu, se eu fosse adquirir o RT 838, ficaria com o de 6,5 polegadas!

Se fosse um revólver para portar, compraria o RT 817 2"de 7 tiros, se preferisse em 4 polegadas, então ficaria com o RT 82 "canela seca" de 6 tiros, que é uma boa arma!

Abraço!

Douglas Alevato
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Fev 2016, 07:38

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Douglas Alevato »

Olá, tenho uma Taurus PT 838, ela é nova, faz duas semanas que comprei. Já dei 100 disparos com ela e gostei bastante, mas tenho uma dúvida. Será que ela suporta a munição Gold +P? Comprei 30 destas munições, mas até agora não tive oportunidade de testar. Comentem por favor, principalmente se alguém já tiver realizado o teste.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Alan Rodrigues »

Recentemente a taurus realizou um teste onde foi dado mais de 10.000 disparos usando munições gold. Só procurar no YouTube.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Erick Tamberg »

Acredito que não exista uma fórmula geral.

O importante é estudar o ambiente e as condições do defensor (físicas, idade, grau de perícia com armas, tamanho de mão, etc) antes de escolher a arma.

Não são poucos os relatos onde armas consideradas obsoletas e ineficientes, como revólveres .32 com munição ogival, salvaram seus donos - às vezes, com um único tiro.

O bom e velho revólver .38 SPL é bem sucedido como arma de defesa residencial por ser uma combinação bem balanceada, combinando facilidade de manejo, simplicidade de uso e poder de parada razoável. Mas já conheci algumas pessoas - especialmente mulheres "mignon" - que não conseguiam usar efetivamente nada maior do que um pequeno .32.

O The Judge parece ser uma opção interessante em mãos pouco treinadas.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por atrevisani »

Tenho uma calibre 12 em casa. Maravilha, me passa bastante segurança, está sempre à mão. Posso ter 200 munições (e tenho!) em casa. Um tiro de chumbo SG equivale a quase 9 tiros de .38 (em força e quantidade de chumbos). Posso até um dia utilizar para caça se o país entrar em uma guerra civil ou coisa parecida.

Contudo, minha mulher não consegue segurar ela direito.
Também não consigo levar ela para porta de casa e esperar a visita entrar/sair.
Sem falar que ela é do tamanho de uma vassoura! Tente "empunhar" uma vassoura e vá navegando pela casa...

Portanto pretendo no futuro adquirir um revolver .38, assim minha mulher pode se defender facilmente e ainda posso portá-lo quando for abrir o portão para alguma visita.

Ou seja, tudo são prós e contras e é questão de você analisar o seu cenário. Mora em um apartamento? Tem mulher mignon? Um .38 é uma ótima opção.

Mora em sítio? Casa grande? Não tem mulher mignon? Calibre 12 é uma ótima opção.

Nenhuma arma é perfeita, todas tem prós e contras, encontre a que mais se adeque ao seu cenário.
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por lucsilva »

atrevisani escreveu:Ou seja, tudo são prós e contras e é questão de você analisar o seu cenário. Mora em um apartamento? Tem mulher mignon? Um .38 é uma ótima opção.

Mora em sítio? Casa grande? Não tem mulher mignon? Calibre 12 é uma ótima opção.

Nenhuma arma é perfeita, todas tem prós e contras, encontre a que mais se adeque ao seu cenário.
É isso aí, para a maioria dos lares brasileiros um 38 5 ou 6 tiros é uma ótima opção.
Defesa do lar é praticamente contra vagabundos que querem roubar seus pertences. Você percebendo os "vagos" e dando um tiro para o alto, já é 80% do fracasso deles. O revolver é mais simples e confiável que qualquer outra arma de pequeno porte, além de ser mais em conta.
Luciano Silva

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por marini »

Se eu for atirar vai ser no cara, nunca pro alto.
Quer algo pra dar medo, 12 pump.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por lucsilva »

marini escreveu:Se eu for atirar vai ser no cara, nunca pro alto.
Quer algo pra dar medo, 12 pump.
Tá certo, falei em tiro para cima, mas a forma correta é para cima deles!!! Bem no meio!
A pump não tem erro. É um tiro só e os vagabundos correm uma semana, se derem sorte!
Luciano Silva

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Erick Tamberg »

Só para dar um relato de família, num intervalo de 16 anos (um em 1960 e outro em 1976), meu avô materno evitou dois roubos a residência com um único tiro de advertência. A arma? Uma velha garrucha belga .320! Uma porcaria de arma, é verdade, mas funcionou. Ninguém se feriu e a polícia não foi comunicada (na primeira vez, nem havia telefone na residência...).

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por lucsilva »

Erick Tamberg escreveu:Só para dar um relato de família, num intervalo de 16 anos (um em 1960 e outro em 1976), meu avô materno evitou dois roubos a residência com um único tiro de advertência. A arma? Uma velha garrucha belga .320! Uma porcaria de arma, é verdade, mas funcionou. Ninguém se feriu e a polícia não foi comunicada (na primeira vez, nem havia telefone na residência...).
Mas isso era naquele tempo Erick, em que todos nós andávamos armados, até pelas ruas! Hoje o negócio é outro. Se tu dá um tiro pra cima, uma semana depois eles voltam para te pegar entrando em casa para te levar a arma. Naquela época, até os bandidos tinham vergonha na cara.
Luciano Silva

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Aspirina »

lucsilva escreveu: Mas isso era naquele tempo Erick, em que todos nós andávamos armados, até pelas ruas! Hoje o negócio é outro. Se tu dá um tiro pra cima, uma semana depois eles voltam para te pegar entrando em casa para te levar a arma. Naquela época, até os bandidos tinham vergonha na cara.
Verdade.
Esse negócio de atirar para cima é coisa antiga, NÃO FUNCIONA e além do que o lucsilva falou, ainda tem o risco desse tiro acertar um inocente.
Outro erro bem comum, é a pessoa sair abanando a arma somente para mostrar que tem ou ficar gritando "estou armado!". Pura burrice. Se fizer isso, o agressor vai chegar atirando e já era o elemento surpresa em seu favor.
Se for para atirar, que seja no peito do bandido.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Erick Tamberg »

Concordo que o tiro de advertência tem seus riscos, ainda mais sabendo que os criminosos de hoje são mais violentos do que os de antigamente. Porém, há situações "e" situações de defesa.

Mesmo na Polícia, já tive que lançar mão desse recurso - sempre que possível, usando 12 com munição anti-motim, ou, na falta desta, tomando todos os cuidados para que o projétil atingisse um anteparo seguro.

Numa das vezes, voltando de um plantão, tive meu carro cercado por dezenas de desordeiros que obstruíram a via e estavam batendo na lataria dos veículos que tentavam passar. A situação não justificava o emprego de força letal, e, mesmo que justificasse, se fosse para dar um tiro na cabeça de cada um, faltaria munição, mesmo com cinco carregadores de 1911. Um único tiro de .45 ACP contra o tronco de uma árvore fez os desordeiros abrirem caminho. Saí da situação sem balear nem atropelar ninguém.

Na minha modesta opinião, o tiro de advertência ainda é um recurso válido, desde que se saiba avaliar a situação para usá-lo de forma adequada.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por SOPMod »

Excelente tópico!

Estou me preparando para adquirir a primeira arma - apenas para defesa do lar. Lendo o fórum, destaquei estes aqui:
  • > RT 82S 4 polegadas: meu favorito. Equilibra custo, poder de fogo e capacidade;
    > RT 817: cano curto, mas tem 07 tiros;
    > RT 889 4 polegadas: sonho de consumo, porém acima das minhas po$$ibilidades.
O que acham dessa lista? O que devo priorizar mais: tamanho do cano ou capacidade?

Não tenho interesse na aquisição de pistola pelo preço e aprendizado maiores, nem na lendária 12 Pump pq eu acho que n deve ser prático andar com um cabo de vassoura pela casa.

Agradeço a ajuda e as dicas de vcs! 8-)

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Erick Tamberg »

Na minha opinião, o 889 não faz nada melhor do que um 82. Só tem mais apelo estético.

Considere, ainda, que a alça de mira regulável é mais sensível do que miras fixas - algo a se considerar em uma arma de combate. Já vi alguns colegas portando revólveres com miras reguláveis com os aparelhos de pontaria danificados ou perdidos.... :shock:

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Morcegolino »

SOPMod escreveu:Excelente tópico!

Estou me preparando para adquirir a primeira arma - apenas para defesa do lar. Lendo o fórum, destaquei estes aqui:
  • > RT 82S 4 polegadas: meu favorito. Equilibra custo, poder de fogo e capacidade;
    > RT 817: cano curto, mas tem 07 tiros;
    > RT 889 4 polegadas: sonho de consumo, porém acima das minhas po$$ibilidades.
O que acham dessa lista? O que devo priorizar mais: tamanho do cano ou capacidade?

Não tenho interesse na aquisição de pistola pelo preço e aprendizado maiores, nem na lendária 12 Pump pq eu acho que n deve ser prático andar com um cabo de vassoura pela casa.

Agradeço a ajuda e as dicas de vcs! 8-)
Só uma palavra sobre tiro de advertência: só no desespero mesmo, lembrando que o desespero é péssimo amigo da pontaria. :mrgreen:

O tiro de advertência vai denunciar sua posição, expor sua condição - será ele um policial ou um bandido - e atrairá a atenção dos vagabundos. Mil vezes você aguardar o momento de exercitar a legítima defesa ou exercício regular de direito e largar o aço do que ficar disparando para o alto ou em muros esperando assustar a galera. Na maioria das vezes isso funciona, quando os transeuntes fogem como coelhos. Só que quando não funciona, meus amigos, a m3rd4 é certa! :?

Quanto a arma para defesa do lar, sendo ela única, sem dúvida alguma uma espingarda calibre 12 é a melhor solução. Faz barulho, busca relativamente longe e com cartuchos temos maior possibilidade de acertar o vagabundo a noite do que com balas. Além do mais na escuridão da noite - ninguém deve atirar estando com luz ao fundo - o vagabundo não saberá se você está com uma Mossberg ou uma simples CBC de 1 cano. :D

Em ambientes fechados vai estragar a parede mas o vagabundo tem maiores chances de ir pra vala. Em ambientes abertos, principalmente a noite, é um importante aliado para quem mora em casas com quintais, sitios e fazendas. Uma 12 CBC ou Boito de 1 cano, uns 40 ou 50 cartuchos com granulação diversa, incluindo balotes e pronto, pode-se dormir sossegado.

O lance é: efetuou o disparo, recarregue imediatamente a arma e efetue outro disparo. Assim o vagabundo dificilmente vai saber que a arma tem somente 1 cano e na dúvida vai bater em retirada, muita gente que está disposta a enfrentar uma pistola ou revólver desanima quando tem de encarar uma 12.

Quem está disposto $$$ a adquirir uma pump, melhor ainda e quem tem uma 12 de dois canos paralelos ou sobrepostos fica chique demais. :lol:

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Aspirina »

Se for para comprar armas curtas para defesa do lar, eu escolheria um .38 com 3 ou 4 polegadas de cano e usaria munições +P.
As munições +p+ tem seu potencial melhor aproveitado em armas a partir de 6 polegadas de cano por aproveitarem melhor a queima da pólvora.
O ideal mesmo, como já foi dito, é uma 12. Este é o calibre que geralmente você precisa efetuar apenas 1 disparo para incapacitar ou colocar o vagabundo para correr. Só acho que deveriam liberar armas nesse calibre com canos menores.
Editado pela última vez por Aspirina em 03 Jul 2017, 13:20, em um total de 2 vezes.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Raziel »

O problema é o delegado comunista autorizar a compra de uma .12
Muita gente nem tenta e compra como CAC mesmo
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por SOPMod »

Morcegolino escreveu: Quanto a arma para defesa do lar, sendo ela única, sem dúvida alguma uma espingarda calibre 12 é a melhor solução. Faz barulho, busca relativamente longe e com cartuchos temos maior possibilidade de acertar o vagabundo a noite do que com balas. Além do mais na escuridão da noite - ninguém deve atirar estando com luz ao fundo - o vagabundo não saberá se você está com uma Mossberg ou uma simples CBC de 1 cano. :D

Em ambientes fechados vai estragar a parede mas o vagabundo tem maiores chances de ir pra vala. Em ambientes abertos, principalmente a noite, é um importante aliado para quem mora em casas com quintais, sitios e fazendas. Uma 12 CBC ou Boito de 1 cano, uns 40 ou 50 cartuchos com granulação diversa, incluindo balotes e pronto, pode-se dormir sossegado.

O lance é: efetuou o disparo, recarregue imediatamente a arma e efetue outro disparo. Assim o vagabundo dificilmente vai saber que a arma tem somente 1 cano e na dúvida vai bater em retirada, muita gente que está disposta a enfrentar uma pistola ou revólver desanima quando tem de encarar uma 12.

Quem está disposto $$$ a adquirir uma pump, melhor ainda e quem tem uma 12 de dois canos paralelos ou sobrepostos fica chique demais. :lol:
Valeu pelas dicas, Morcego! Eu vi que nos EUA é comum o uso da shotgun para defesa do lar, mas eu tenho uma dúvida de leigo: usar uma arma comprida (como as 12 permitidas aqui) dentro de casa não diminui sua eficácia a ponto de ameaçar a vida do atirador?

Não moro em AP, só que mesmo assim eu tenho receio do ambiente ser estreito demais para o uso da 12. O que vocês pensam sobre isso?

Raziel escreveu:O problema é o delegado comunista autorizar a compra de uma .12
Muita gente nem tenta e compra como CAC mesmo
É por isso que eu vou de CAC mesmo. Como dizem nos EUA, depois do primeiro tiro a burocracia é certa.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Arma Para Defesa do Lar

Mensagem por Morcegolino »

Valeu pelas dicas, Morcego! Eu vi que nos EUA é comum o uso da shotgun para defesa do lar, mas eu tenho uma dúvida de leigo: usar uma arma comprida (como as 12 permitidas aqui) dentro de casa não diminui sua eficácia a ponto de ameaçar a vida do atirador?

Não moro em AP, só que mesmo assim eu tenho receio do ambiente ser estreito demais para o uso da 12. O que vocês pensam sobre isso?
Ameaçar a vida? Só saber se deslocar dentro de ambientes fechados, ninguém vai tentar agarrar o cano de uma arma com as portas internas da casa fechadas à chave pelo lado de fora. Utilize um pistol grip lembrando que de fato quanto mais escopeta e menos espingarda for a arma melhor para defesa doméstica, dentro de casa. Em ambientes externos - quintais, sítios e fazendas - quanto maior o cano, melhor, aumenta a potência e diminui o agrupamento.

Se voce mora em apartamento, tranquilo então. Voce tem grades nas janelas ou mora suficientemente alto para evitar uma invasão pela janela através de escalada? A grade evita a invasão por rapel mas excluindo essa hipótese extrema, vamos ficar só com a escalada. Nesse caso preocupe-se somente com as portas, as unicas vias de acesso. Aconselho a trocar as portas de acesso ao interior do imóvel por pranchas maciças e boas fechaduras, assim não terá uma preocupação extra a noite ou quando se ausentar. Vale a pena o investimento.

O barulho da 12 dentro de casa aliado ao poder de destruição a torna uma otima opção para defesa residencial. O combo composto por espingarda calibre 12 de 1 cano + .38 SPL me parece o mínimo para uma defesa realmente eficaz, aqui ou nos EUA, entretanto se tiver de escolher um dos dois prefiro a .12 com mais uns 40 ou 50 cartuchos.

Em fazendas e sítios a espingarda calibre .12 é imprescindível, principalmente por conta da defesa no período noturno.

Voltei para falar do led vermelho. Consiga aquela fiação de arvore de natal, pode ser velha, você só precisará de um led, vermelho de preferencia. Na suposição de que voce tem dois "olhos mágicos", um em cada porta, coloque o led aceso logo que escurecer dentro do olho mágico que é menos utilizado. O efeito para quem está no corredor/hall é sinistro, não sabem se é uma câmera gravando ou se é o reflexo de uma mira laser. :lol:

Responder