Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Re: Defesa Pessoal - Qual arte marcial?

Mensagempor aniceto » 12/09/2017 16:44

No tema do tópico, uma opção que aparenta ser interessante como arte voltada a defesa pessoal é o Kombato.

Um vídeo de exame de faixa:
https://youtu.be/lGCelKL28A8?t=23

Em todos os vídeos e leituras da arte sempre vejo darem importância ao condicionamento físico (como diria um professor de Jiu Jitsu amigo meu, "ele é monstro, quem tem que treinar somos nós"), darem importância ao treinamento em todos os aspectos da luta de trocação, wrestling, luta de solo e luta com armas brancas. Treinam como desarmar um inimigo com arma de fogo, e inclusive treinam quando não há a menor possibilidade de fazer isso com sucesso. E o mais importante, o foco é na avaliação da situação, para sempre estar a um passo antes do problema. Que é aquilo que é o mais importante no final das contas.

Já assisti a umas aulas de Krav-Magá no qual a maioria dos praticantes estava visivelmente fora de forma, no qual se utilizava clichês de filme como desarmes contra faca que se baseavam em coreografia, uso incorreto de técnicas de solo. Nunca vi um sparring, nunca vi uma luta treino, nunca vi um treino full-contact de fato... Qualquer vídeo do Krav Magá para forças militares sempre se vê isso, pois é uma parte fundamental de qualquer treino sério.

Qualquer arte que seja "letal" de mais pra ser treinada full-contact provavelmente é letal para o próprio cara que usa. Um cara maloqueiro que só sabe dar um tipo de soco moeria qualquer cara que sabe como quebrar um dedo em 10 formas diferentes mas que não consegue segurar esse dedo no meio da porrada franca.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.
aniceto

Mensagempor Erick Tamberg » 14/09/2017 10:27

aniceto escreveu:Uma excelente estratégia. Já escutei de uns policiais comentários sobre questionamentos absurdos da promotoria, como por qual motivo o policial atirou no peito, e não contra a perna, do indivíduo que vinha contra ele com uma faca na mão...

Em um país onde a lógica do capa-preta não é necessariamente o que a realidade impõe, qualquer documento oficial é bom ter por questão de defesa. O advogado que te defenderia não necessariamente tem acesso a esse material, ou sabe que existe.

O questionamento sobre o "tiro na perna", muitas vezes, é culpa das próprias Instituições policiais. Ou, melhor dizendo, da orientação dos advogados de defesa dos policiais.

De fato, há muitos casos onde o policial, POR GATILHADA ou ANTECIPAÇÃO DE RECUO, alveja o oponente na perna. Porém, na apuração, alega que atirou na perna intencionalmente, visando "minimizar os riscos". Como diria Goebbels, é uma mentira repetida mil vezes que torna-se verdade.

Em países civilizados, o policial passa, no seu curso de formação, por audiências simuladas, tal qual se faz nas faculdades de Direito. Isso faz muita falta por aqui.

Quando eu estava na faculdade, houve um julgamento simulado, onde o autor, alegando legítima defesa, alvejou o oponente na perna. E o colega que fazia o papel de advogado de defesa adotou essa manjada linha de defesa. Eu, que fazia o papel de promotor, desmontei a tese de defesa com uma única pergunta: "Se o réu temia por sua vida, como teve raciocínio e sangue frio para, deliberadamente, visar e atingir um alvo menor?"
Erick Tamberg

Mensagempor Polonês » 17/02/2018 22:10

Uma coisa fundamental que muita gente não entende!

Defesa pessoal, artes marciais focadas em defesa pessoal, treinam visando contra ataque e a melhor forma de esquivar e defender golpes.

Na rua não existe essa história de absorver golpe.

Tirem isso da cabeça!!!

Você receber um soco com luva de 12, ou 14 onças, um chute de caneleira é uma coisa...

Levar um low na rua, um bicudo de bota com biqueira, uma unhada no olho um tapa com a faca da mão atrás da orelha, ou na nuca e já era... Não tem essa de acostumar com porrada...

O bom do sparring é para pegar tempo, reflexo, distância de combate...

Faz parte do treinamento, é bom, mas não define. Dizer que defesa pessoal que não faz sparring não adianta também não é certo...

Mas defender luva com luva é uma coisa. Levar um soco sem luva é outra,

Em defesa pessoal se aprende que uma briga termina em menos de um minuto, não existe regras nem 3 rounds de 5 minutos!!!!
Polonês

Mensagempor Polonês » 14/05/2018 14:40

Estou postando um video também.
Pra quem acha que o karate não é efetivo.
Depende, quem treina, como treina, qual o foco do mestre.
Se tu não está satisfeito, procure outra arte, ou outro mestre com o treinamento direcionado para o que tu deseja.

Polonês

Mensagempor Leandro Bulldog » 17/05/2018 14:21

O que acontece...

Todas as artes marciais tem a parte de luta, treinamento de técnicas, bases, condicionamento físico, alongamento e, especialmente as orientais, a parte interna, respiração, meditação e filosofia.

Tudo isso demanda de muito envolvimento, tempo e dedicação do aluno até se alcançar resultados.

Tem as artes que se voltaram mais para o esporte, porém, algumas escolas ainda mantém o foco para o combate, defesa pessoal.

Mesmo no Kickboxing, nenhum professor porá um aluno iniciante a fazer luvas, sem treinar o básico. Evidentemente, o aluno tem que saber dar soco, chutar, antes de praticá-los em movimento!

Como atualmente, tudo é em função do imediatismo, a gurizada acha que existe uma arte, na qual ela faz um download de técnicas e pode sair por aí metendo a mão e se garantindo com todo mundo! Tudo sem muito esforço, sem perder muito tempo.

O que mais se vê por aí é surfista de internet que fica lendo blogs e assistindo vídeos de lutas, ficam comparando artes, para saber qual a melhor e aparecem para dar opinião, sem nunca ter sequer treinado!

Digo treinado, pois o cara ir um mês ou dois, ou três, sem muito compromisso, não vai ter nem a mínima noção do que está praticando.

Depois escreve por aí que fez, que não tem aplicação nenhuma, que não viu sentido prático nenhum.

O cara ser artista marcial, não quer dizer que é lutador, e o lutador, também pode não ser artista marcial.

Tudo depende do foco! Depende da pessoa!

Um cara pode ser mestre, saber tudo sobre uma arte, ser um excelente professor, ter uma técnica refinada, mas se chegar um aluno de um esporte de combate para um desafio, que pratica todos os dias somente luta, provavelmente o primeiro perderá o embate.

E daí? O que envolve uma arte marcial é muito mais que luta. É uma atividade prazerosa para o verdadeiro praticante. Uma atividade que vai proporcionar saúde, motivação, forma atlética, auto controle, confiança, concentração, coordenação física, etc..

Meu conselho, quem não se interessa por artes marciais, porém quer lutar, ou precisa aprender a se defender deve procurar escolas de defesa pessoal, ou praticar mais de uma arte, ou esporte de combate e deixar claro para seu professor que quer desenvolver a parte de luta.

Quero deixar claro, Kung Fu não é luta!

Alguns colegas cometeram a gafe de dizer que foram em academias de Kung Fu e acharam fraco o treinamento de luta, que os caras só faziam movimentos coreografados.

Provavelmente estavam praticando katis. Não estavam lutando, ou praticando combate!

Os katis são exercícios excelentes, que estimulam a pessoa a praticar em casa mesmo, sozinha, sem instrumentos. Te inspiram motivação em praticar para melhorar a plástica, a coordenação, a velocidade, o equilíbrio, a força. Não é luta? Não. Mas, melhor do que ficar desmotivado em casa, assistindo novela, comendo e engordando.

Nas artes marciais chinesas, combate é Wushu!

Dentro das artes marciais chinesas, a meu ver, mais conhecidas no Brasil e que são direcionadas para o combate, e defesa pessoal são: o Wing Chun, o Choy lay Fut, o Sanda (Boxe Chinês), mais outras tantas, mas as mais conhecidas que focam combate são estas.

Interessante que existe prática de Boxe Chinês em escolas de Kung Fu tradicional, como Shaolin do Norte e Choy Lay Fut, até mesmo em escola de Wing Chun!

Outra coisa. Tenho um amigo que praticou Hapkido por anos, não gostava de fazer sparring com os colegas, preferia apenas praticar... Era cagão, não se garantia em sair na mão com alguém na rua, mas, em relação a ele mesmo, melhorou bastante!!! Não seria nunca um lutador, porém, se um dia precisasse se defender em uma situação mais séria, teria muito mais chance agora, do que antes, quando não praticava.

Em suma:

Se você leu até aqui, gostaria de iniciar hoje uma prática que te proporcione defesa pessoal e quer ter uma indicação, eu vou citar abaixo... Não sou melhor do que ninguém, também não sou professor, não ganho dinheiro com artes marciais, não quero aparecer, sou civil, sobrevivente, amante dos desportos, das artes, pratiquei Kung Fu Garra de Águia, Capoeira, Boxe, Kickboxing, Wing Chun, Shaolin do Norte (nesta arte Chi Na, Shuai Jiao, Sanda, Chi Kung, Tai Chi), ou seja, tenho a minha experiência.

Eu indicaria hoje Wing Chun, Hapkido, karatê Kyokushin, Jeet Kune Do.

Que são mais focados em defesa pessoal.

Melhor ainda se puder fazer intercaladamente com Boxe, ou KickBoxing, esportes efetivos de combate em que se treina muito trocação.

Certamente, alguma das artes acima você encontrará na sua região!

Abraço a todos.
Leandro Bulldog

Mensagempor Raziel » 23/05/2018 13:07

Leandro Bulldog escreveu:O que acontece...

Todas as artes marciais tem a parte de luta, treinamento de técnicas, bases, condicionamento físico, alongamento e, especialmente as orientais, a parte interna, respiração, meditação e filosofia.

Tudo isso demanda de muito envolvimento, tempo e dedicação do aluno até se alcançar resultados.

Tem as artes que se voltaram mais para o esporte, porém, algumas escolas ainda mantém o foco para o combate, defesa pessoal.

Mesmo no Kickboxing, nenhum professor porá um aluno iniciante a fazer luvas, sem treinar o básico. Evidentemente, o aluno tem que saber dar soco, chutar, antes de praticá-los em movimento!

Como atualmente, tudo é em função do imediatismo, a gurizada acha que existe uma arte, na qual ela faz um download de técnicas e pode sair por aí metendo a mão e se garantindo com todo mundo! Tudo sem muito esforço, sem perder muito tempo.

O que mais se vê por aí é surfista de internet que fica lendo blogs e assistindo vídeos de lutas, ficam comparando artes, para saber qual a melhor e aparecem para dar opinião, sem nunca ter sequer treinado!

Digo treinado, pois o cara ir um mês ou dois, ou três, sem muito compromisso, não vai ter nem a mínima noção do que está praticando.

Depois escreve por aí que fez, que não tem aplicação nenhuma, que não viu sentido prático nenhum.

O cara ser artista marcial, não quer dizer que é lutador, e o lutador, também pode não ser artista marcial.

Tudo depende do foco! Depende da pessoa!

Um cara pode ser mestre, saber tudo sobre uma arte, ser um excelente professor, ter uma técnica refinada, mas se chegar um aluno de um esporte de combate para um desafio, que pratica todos os dias somente luta, provavelmente o primeiro perderá o embate.

E daí? O que envolve uma arte marcial é muito mais que luta. É uma atividade prazerosa para o verdadeiro praticante. Uma atividade que vai proporcionar saúde, motivação, forma atlética, auto controle, confiança, concentração, coordenação física, etc..

Meu conselho, quem não se interessa por artes marciais, porém quer lutar, ou precisa aprender a se defender deve procurar escolas de defesa pessoal, ou praticar mais de uma arte, ou esporte de combate e deixar claro para seu professor que quer desenvolver a parte de luta.

Quero deixar claro, Kung Fu não é luta!

Alguns colegas cometeram a gafe de dizer que foram em academias de Kung Fu e acharam fraco o treinamento de luta, que os caras só faziam movimentos coreografados.

Provavelmente estavam praticando katis. Não estavam lutando, ou praticando combate!

Os katis são exercícios excelentes, que estimulam a pessoa a praticar em casa mesmo, sozinha, sem instrumentos. Te inspiram motivação em praticar para melhorar a plástica, a coordenação, a velocidade, o equilíbrio, a força. Não é luta? Não. Mas, melhor do que ficar desmotivado em casa, assistindo novela, comendo e engordando.

Nas artes marciais chinesas, combate é Wushu!

Dentro das artes marciais chinesas, a meu ver, mais conhecidas no Brasil e que são direcionadas para o combate, e defesa pessoal são: o Wing Chun, o Choy lay Fut, o Sanda (Boxe Chinês), mais outras tantas, mas as mais conhecidas que focam combate são estas.

Interessante que existe prática de Boxe Chinês em escolas de Kung Fu tradicional, como Shaolin do Norte e Choy Lay Fut, até mesmo em escola de Wing Chun!

Outra coisa. Tenho um amigo que praticou Hapkido por anos, não gostava de fazer sparring com os colegas, preferia apenas praticar... Era cagão, não se garantia em sair na mão com alguém na rua, mas, em relação a ele mesmo, melhorou bastante!!! Não seria nunca um lutador, porém, se um dia precisasse se defender em uma situação mais séria, teria muito mais chance agora, do que antes, quando não praticava.

Em suma:

Se você leu até aqui, gostaria de iniciar hoje uma prática que te proporcione defesa pessoal e quer ter uma indicação, eu vou citar abaixo... Não sou melhor do que ninguém, também não sou professor, não ganho dinheiro com artes marciais, não quero aparecer, sou civil, sobrevivente, amante dos desportos, das artes, pratiquei Kung Fu Garra de Águia, Capoeira, Boxe, Kickboxing, Wing Chun, Shaolin do Norte (nesta arte Chi Na, Shuai Jiao, Sanda, Chi Kung, Tai Chi), ou seja, tenho a minha experiência.

Eu indicaria hoje Wing Chun, Hapkido, karatê Kyokushin, Jeet Kune Do.

Que são mais focados em defesa pessoal.

Melhor ainda se puder fazer intercaladamente com Boxe, ou KickBoxing, esportes efetivos de combate em que se treina muito trocação.

Certamente, alguma das artes acima você encontrará na sua região!

Abraço a todos.

Eu fiz Aikidô por 6 meses e gostei bastante, mas não tive oportunidade de continuar por causa da escala de serviço
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."
Raziel

Mensagempor Anderson_ » 14/06/2018 23:37

Kyokushin
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html
Anderson_

Mensagempor Germankick » 26/07/2018 17:27

Boa Tarde!

É a minha primeira postagem.

Minha experiência em artes marciais Boxe e o Kickboxing.

Não adianta ficar treinando firulas e outras enrolações, pois quando levar a primeira porrada vai tudo a baixo!

Se você não tem experiência nenhuma pense primeiro no Boxe/Kickboxing/MuaiThai!!!!

Depois complemente com uma arte tipo Judô, BJJ.

OSS.
Germankick

Mensagempor Erick Tamberg » 27/07/2018 12:31

Só como referência histórica: a primeira arte marcial treinada por nossas Forças Armadas (e algumas Polícias Militares) foi o Savate francês. Os primeiros instrutores chegaram aqui com a Missão Militar Francesa de Instrução, antes mesmo de o Kasato Maru trazer os primeiros imigrantes japoneses.
Erick Tamberg

Mensagempor Germankick » 30/07/2018 17:40

Mesmo sendo bem mais antigo que o caratê fullcontact, que originou o kickboxing moderno.

O Savate é rotulado como kickboxing (chute boxe) no sentido desportivo.

Editado pela última vez por Germankick em 30/07/2018 18:31, em um total de 1 vez.
Germankick

AnteriorPróximo

Voltar para Defesa Pessoal e Artes Marciais