CAC - Caçador como tirar?

Nitro007
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Jun 2017, 21:56

CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Nitro007 »

Galera beleza?

procureino Blog e não encontrei, pra tirar o CR de Caçador, é o mesmo processo de atirador esportivo? que seria primeiro se afiliar a um clube etc e etc...?

Obrigado

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Morcegolino »

Tem javalis na sua área? Eu tenho pena deles, eles só querem comer algumas espigas de milho ou alguns pés de cana docinhos, mas tem uns psicopatas que caçam com cachorros onde o que se vê não é o abate profissional e indolor do animal e sim tortura explícita, de filhotes inclusive. :cry:

Sobre o CR de caçador, você inclui essa modalidade no requerimento.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Aspirina »

Procure assuntos referentes ao impacto causado pelos javalis em lavouras e você verá que não são somente algumas espigas de milho, isso sem contar o risco que eles representam aos moradores de sítios e fazendas que recebem a "visita" deste animal.
Há relatos de agricultores que perdem mais de 20% da colheita por causa deles, fora a destruição causada na fauna e flora nativos.
Nitro007:
Quanto ao CR, você tem que ser filiado a alguma entidade de tiro para poder incluir a atividade de caça. Segue abaixo definição do EB para caçador:
"Caçador: é a pessoa física registrada no Exército, vinculado a uma entidade ligada à caça ou ao tiro esportivo, e que realiza o abate de espécies da fauna conforme normas do IBAMA."

Fonte: http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/gui ... o-e-cacado
Editado pela última vez por Aspirina em 20 Jun 2017, 08:41, em um total de 3 vezes.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Carlos Adão »

Nitro007 escreveu:Galera beleza?

procureino Blog e não encontrei, pra tirar o CR de Caçador, é o mesmo processo de atirador esportivo? que seria primeiro se afiliar a um clube etc e etc...?

Obrigado
Sim, você tira o CR e depois apostila a atividade de caçador (não sei se dá pra fazer os dois juntos). O detalhe é que seu clube precisa obrigatoriamente ser um clube de caça.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Aspirina »

Um detalhe que esqueci de mencionar....
Entenda entidade como sendo uma federação, confederação ou clube de tiro/caça que pratique o abate.
Caso o clube que você seja filiado não possua a atividade de caça, você terá que se filiar a uma federação ou confederação de caça para depois solicitar a inclusão de caçador no seu CR.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Carlos Adão »

Aspirina escreveu:Um detalhe que esqueci de mencionar....
Entenda entidade como sendo uma federação, confederação ou clube de tiro/caça que pratique o abate.
Caso o clube que você seja filiado não possua a atividade de caça, você terá que se filiar a uma federação ou confederação de caça para depois solicitar a inclusão de caçador no seu CR.
Realmente não havia me tocado que não precisa ser necessariamente um clube de caça, obrigado.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Morcegolino »

Aspirina escreveu:Procure assuntos referentes ao impacto causado pelos javalis em lavouras e você verá que não são somente algumas espigas de milho, isso sem contar o risco que eles representam aos moradores de sítios e fazendas que recebem a "visita" deste animal.
Há relatos de agricultores que perdem mais de 20% da colheita por causa deles, fora a destruição causada na fauna e flora nativos.
Pobrezinhos. Eles não tem culpa se as fronteiras estão abertas e portanto fugiram do Uruguai e Argentina em busca de pastos verdejantes. Um javali só ataca seres humanos quando se sente acuado, eles são legais e amigos. É bem verdade que uma vara de javalis - vara é substantivo coletivo de porcos - famintos pode provocar algum estrago nas plantações, nada que não se resolva com cercas eletrificadas e alguns espantalhos.

O que acontece na prática é que praticamente NINGUÉM abate os animais invasores de acordo com as regras impostas pelo IBAMA. Ninguém envia relatórios e a maioria acaba transportando os animais abatidos, isso quando os pobres animais não são selvagemente torturados por cachorros bravos e caçadores malvados.

Nas minhas terras os javalis podem ficar a vontade, podem nadar nos açudes e também comer o que encontrarem, até por que não planto nada, só crio algum gado leiteiro e aviso ao caçadores de javalis que se pularem para dentro da minha porteira vão voltar para casa dentro de sacos, body bags.

Nitro007
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Jun 2017, 21:56

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Nitro007 »

Nitro007 escreveu:Galera beleza?

procureino Blog e não encontrei, pra tirar o CR de Caçador, é o mesmo processo de atirador esportivo? que seria primeiro se afiliar a um clube etc e etc...?

Obrigado
Na Verdade eu também tenho dó, é que como eu quero tirar o CR e por enquanto o valor de associação do Clube de Tiro é proibitivo imaginei que por um clube de caça eu conseguiria com mais facilidade, apenas pra ter o CR, arma tudo legal pra atirar e treinar no stand de tiro hehehe.
apenas isso, nem caçar eu ia kkkkk por isso as duvidas, só quero treinar tiro:D

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Aspirina »

Nitro007 escreveu: Na Verdade eu também tenho dó, é que como eu quero tirar o CR e por enquanto o valor de associação do Clube de Tiro é proibitivo imaginei que por um clube de caça eu conseguiria com mais facilidade, apenas pra ter o CR, arma tudo legal pra atirar e treinar no stand de tiro hehehe.
apenas isso, nem caçar eu ia kkkkk por isso as duvidas, só quero treinar tiro:D
Mas para ter CR, você tem obrigatoriamente que ser filiado a um clube, não tem jeito....

"09 - Declaração de filiação a Entidade de Tiro desportivo ou caça"
Fonte: http://www.2rm.eb.mil.br/portalsfpc/ind ... egistro-cr
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Morcegolino »

Na Verdade eu também tenho dó, é que como eu quero tirar o CR e por enquanto o valor de associação do Clube de Tiro é proibitivo imaginei que por um clube de caça eu conseguiria com mais facilidade, apenas pra ter o CR, arma tudo legal pra atirar e treinar no stand de tiro hehehe.
apenas isso, nem caçar eu ia kkkkk por isso as duvidas, só quero treinar tiro:D
Legal. Bom saber que voce é uma pessoa equilibrada que não sente prazer tirando vidas de animais sem necessidade.

Concordo com você que as matriculas, taxas e emolumentos dos clubes de tiro são quase que proibitivas, principalmente em épocas de crise econômica. Um desserviço à popularização do esporte que deu a primeira medalha olímpica ao país. Quanto mais pessoas praticarem tiro esportivo, melhor para se tirar a falsa impressão de que armas somente servem para matar, impressão essa criada por ONGs de vagabundos e de comunistas, o que dá na mesma.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Carlos Adão »

Aproveitando o tópico, alguém aqui já utilizou a atividade de caça com o intuito de expandir a quantidade de armas do acervo?

Pergunto pois um atirador Nível I pode ter até quatro armas (sendo duas de calibre restrito), já o caçador pode ter até doze armas (sendo até oito de uso restrito). Entretanto o caçador possui mais restrições com relação aos tipos de armas e as quantidades de munições e insumos que pode adquirir.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Nitro007
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Jun 2017, 21:56

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Nitro007 »

Aspirina escreveu:
Nitro007 escreveu: Na Verdade eu também tenho dó, é que como eu quero tirar o CR e por enquanto o valor de associação do Clube de Tiro é proibitivo imaginei que por um clube de caça eu conseguiria com mais facilidade, apenas pra ter o CR, arma tudo legal pra atirar e treinar no stand de tiro hehehe.
apenas isso, nem caçar eu ia kkkkk por isso as duvidas, só quero treinar tiro:D
Mas para ter CR, você tem obrigatoriamente que ser filiado a um clube, não tem jeito....

"09 - Declaração de filiação a Entidade de Tiro desportivo ou caça"
Fonte: http://www.2rm.eb.mil.br/portalsfpc/ind ... egistro-cr
disso eu sei, é que eu estava vendo e aqui na minha cidade tem clube de tiro e de caça separados, para entrar no clube de tiro é R$ 6 000,00 , o de caça eu não cheguei a ver ainda mas acho difícil ser mais caro, a minha ideia era tirar CR me afiliando ao clube de caça, apenas pra poder treinar legalmente no stand de tiro e não pra caçar, porém por fim das contas achei fora de mão fazer tudo isso sendo que no fim vou querer praticar tiro esportivo participar de campeonatos e etc como hobbie, então tive uma ideia melhor de me afiliar ao clube de tiro de Brasília, já que lá é como minha segunda cidade pois nasci lá e tenho parentes, e o Valor da Anuidade é de R$ 600,00(muito mais tranquilo pra iniciar no esporte). daí após isso solicito o CR aqui onde eu moro, acredito que assim funcione né?
Claro que uma hora ou outra eu vou ter que me afiliar ao Clube de Tiro na minha cidade, porém quero começar o esporte primeiro, e portanto os R$ 6000 que eu gastaria apenas para me afiliar ao clube daqui, a principio eu utilizo para começar o esporte e treinar e mais pra frente me afiliar.

Acho que me entenderam né?! kkk

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por Raziel »

Jamais caçaria qualquer animal, mas respeito o abate legal e controlado de javalis pois são predadores, espécie invasora e podem facilmente matar um ser humano. Já vi vídeos de caça a javalis e tem um que o atirador arranca uma perna do javali com um tiro e ele continua a correr com três pernas. Uma mordida dele é mortal.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

thiagocunhaa
Mensagens: 20
Registrado em: 16 Jan 2019, 09:48

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por thiagocunhaa »

já tenho CR na modalidade atirador, gostaria de incluir como caçador, teriam ideia de como é o procedimento? só fazer o pedido de apostilamento da modalidade ou preciso fazer todo processo novamente?
e qual arma vocês recomendam para iniciar?

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: CAC - Caçador como tirar?

Mensagem por flavio380 »


Responder