Porta residencial blindada

Dom Cielo
Mensagens: 35
Registrado em: 03 Ago 2016, 12:51

Porta residencial blindada

Mensagem por Dom Cielo »

Olá a todos, estou pensando em instalar uma porta blindada no meu apartamento. Conheço apenas o fabricante imbraforte, mas devem existir outras marcas por aí. O que levar em conta na hora de escolher e quais marcas posso pesquisar?

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Mag44 »

Desculpe a pergunta, mas não é mais interessante investir em trancas?
Em caso de emergência é melhor ter uma porta que ceda com um machado, creio
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Dom Cielo
Mensagens: 35
Registrado em: 03 Ago 2016, 12:51

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Dom Cielo »

Porta comum, de madeira, com várias trancas, continua sendo de madeira... um chute bem dado e abre.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Erick Tamberg »

Os dois pontos de vista são válidos. Arrombamentos podem ser feitos tanto por ladrões quanto por bombeiros num salvamento.

O norte-americano, em geral, teme muito mais incêndios do que roubos. Os imóveis de lá são projetados tendo em mente uma rota de fuga fácil.

Eu mesmo já tive que socorrer uma vizinha idosa que sofreu uma queda no quintal. Porém, era impossível saltar o muro que separam nossas casas, já que todo o perímetro da minha residência é protegido por concertinas. Tive que saltar pela casa de outra vizinha, cujos muros eram desprotegidos.

Na prática, portas blindadas em apartamentos não se revelam muito úteis na prevenção de roubos. Normalmente, o morador já chega rendido da rua.

Dom Cielo
Mensagens: 35
Registrado em: 03 Ago 2016, 12:51

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Dom Cielo »

O que estou pensando em evitar é a seguinte situação: porteiro rendido à noite e bandido entrando no meu apartamento derrubando a porta. Falsa sensação de segurança pelo fato do prédio ter portaria (que não atrapalha, mas também não impede a ação de alguém minimante preparado). Quero ter tempo de pegar uma pistola ou uma 12 e deixar claro que escolheram a porta errada. Se o cara precisar de mais de 5 minutos para derrubar a porta, acabou a brincadeira para ele, isso dá tempo até para o 190 atender o telefone (sim, é ironia).

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Mag44 »

Olha, acho que se a porta não ceder no segundo chute, ele vai para outro apartamento, pois tempo é risco num assalto .
A não ser se ele estiver bem convicto te ir atrás de você especificamente. :shock:

Mas em ambos os casos, dá para alcançar a arma, ainda mais se forem aquelas barras paralelas chumbadas, uma em cima outra embaixo, com cadeados normais.
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Erick Tamberg »

Dom Cielo escreveu:O que estou pensando em evitar é a seguinte situação: porteiro rendido à noite e bandido entrando no meu apartamento derrubando a porta. Falsa sensação de segurança pelo fato do prédio ter portaria (que não atrapalha, mas também não impede a ação de alguém minimante preparado). Quero ter tempo de pegar uma pistola ou uma 12 e deixar claro que escolheram a porta errada. Se o cara precisar de mais de 5 minutos para derrubar a porta, acabou a brincadeira para ele, isso dá tempo até para o 190 atender o telefone (sim, é ironia).
As ocorrências de roubo a condomínio indicam que porteiros são mais ludibriados do que rendidos.

Costumamos dizer que "quem tem a chave do prédio não precisa da chave do apartamento".

O que difere um ladrão de condomínio de um ladrão de bancos é a forma com que eles lidam com o tempo de resposta da polícia.

O ladrão de bancos sabe que, ao anunciar o roubo, alguém já terá acionado o alarme. Então, ele sabe que tem um tempo curtíssimo para se apoderar do dinheiro e fugir.

Já o ladrão de condomínios não age assim. Ele procura retardar ao máximo a percepção do roubo, de forma que, quando a polícia é acionada, ele já está em fuga, tendo conseguido "limpar" dezenas de apartamentos antes que alguém dê o alarme.

Supondo que você tenha um a porta blindada e o pior aconteça: pergunte-se como você agiria se o marginal tomasse um familiar ou vizinho teu como refém e ameaçasse executá-lo caso você se recuse a abrí-la.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Erick Tamberg »

Permita-me dar duas sugestões de menor custo, e, talvez, mais eficientes:

1 - Instale um CFTV no hall de entrada (se o regulamento do condomínio o permitir). É mais seguro observar o hall pela TV do que expor a cabeça atrás de um "olho mágico".

2 - Alarme AUTONOMUS duplo.

Dom Cielo
Mensagens: 35
Registrado em: 03 Ago 2016, 12:51

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Dom Cielo »

Erick Tamberg escreveu:
Dom Cielo escreveu:pergunte-se como você agiria se o marginal tomasse um familiar ou vizinho teu como refém e ameaçasse executá-lo caso você se recuse a abrí-la.
Situações diferentes, Erick. O cenário que estou querendo evitar é a porta ceder com um impacto que derruba qualquer porta de madeira, ou seja, retardar o tempo necessário para uma invasão. Se o bandido entrar é diferente, se estiver com um refém é diferente, cada caso tem uma situação e/ou solução diferente, e uma delas é não reagir. No momento, quero impedir uma invasão colocando uma resistência mecânica maior. Alarme, CFTV também são importantes, mas isso já tenho.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Erick Tamberg »

Entendo. Nesse caso, mesmo que não se trate de uma porta blindada, é importante verificar como é a fixação dos batentes à estrutura. Em muitos imóveis (especialmente apartamentos), não há colunas nas laterais e nem viga em cima. Nesses casos, tendo-se uma porta resistente, pode ocorrer que ela resista, mas caia inteira porque a moldura foi arrancada da parede.

Nesse caso, a porta blindada tem a vantagem de que as empresas costumam fazer esse tipo de verificação antes.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Erick Tamberg »

Dom Cielo escreveu:
Erick Tamberg escreveu:
Dom Cielo escreveu:pergunte-se como você agiria se o marginal tomasse um familiar ou vizinho teu como refém e ameaçasse executá-lo caso você se recuse a abrí-la.
Situações diferentes, Erick. O cenário que estou querendo evitar é a porta ceder com um impacto que derruba qualquer porta de madeira, ou seja, retardar o tempo necessário para uma invasão. Se o bandido entrar é diferente, se estiver com um refém é diferente, cada caso tem uma situação e/ou solução diferente, e uma delas é não reagir. No momento, quero impedir uma invasão colocando uma resistência mecânica maior. Alarme, CFTV também são importantes, mas isso já tenho.
Embora sejam situações diferentes, algumas são mais frequentes do que outras em situações de roubo a condomínio.

Só vi uma vez uma porta de unidade de edifício ser derrubada a pontapés: um usuário de drogas da Cracolândia, totalmente alucinado, invadiu um edifício comercial em pleno centro de São Paulo, descalço e com um caco de vidro cravado no pé. Conseguiu derrubar a porta de um escritório no segundo andar (a marca do pé ensanguentado estava na altura do meu rosto), saiu pela janela e saltou para o muro, derrubando a cerca elétrica com o próprio peito sem nada sofrer.

Ao tentar saltar para a rua, viu que o muro era mais alto do que imaginava, pois dava uns 3 andares de diferença da rua de entrada do prédio para a lateral (ou seja, ficou numa altura de 5° andar). Precisamos chamar os Bombeiros para tirá-lo de lá.

Veja que, por se tratar de um edifício comercial, a portaria fica aberta durante todo o horário de expediente, havendo uma barreira de segurança a menos. Nesses casos, uma porta blindada é mais justificável.

Num local sem outra rota de fuga, a porta blindada pode ser uma faca de dois gumes. Eu escolheria algo resistente, com boas trancas, mas não algo que os Bombeiros não consigam arrombar rápido numa emergência.

Dom Cielo
Mensagens: 35
Registrado em: 03 Ago 2016, 12:51

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por Dom Cielo »

Erick Tamberg escreveu:invadiu um edifício comercial em pleno centro de São Paulo, descalço e com um caco de vidro cravado no pé. Conseguiu derrubar a porta de um escritório no segundo andar (a marca do pé ensanguentado estava na altura do meu rosto), saiu pela janela e saltou para o muro, derrubando a cerca elétrica com o próprio peito sem nada sofrer.

Ao tentar saltar para a rua, viu que o muro era mais alto do que imaginava, pois dava uns 3 andares de diferença da rua de entrada do prédio para a lateral (ou seja, ficou numa altura de 5° andar). Precisamos chamar os Bombeiros para tirá-lo de lá.
Cara, isso não era um viciado... era o Homem-Aranha perseguindo algum inimigo. :shock:

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Porta residencial blindada

Mensagem por flavio380 »


Responder