Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Partilho um artigo que escrevi prestando tributo àquele que considero o melhor calibre do mundo, o .22 LR. Espero que gostem:

http://blog.piratices.com/2017/01/calib ... agens.html







Tags / Keywords / Palavras Chave - .22, 5.5 mm, LR, Arma, carabina, Munição, Munições, CZ, Piratices, Portugal, Walther, P22, Tiro, 425, ZKM, Brasil, Ruger, 10/22, Vantagens, Desvantagens, Calibre, Velocidade, Energia, Desporto, Fiabilidade, Precisão, Preço, Ruido, Sobrevivencia, Final, Treino, SK, Geco, Rifle, Melhor, Mundo, Competição, Competicao, Defesa, Recreio, Lazer, Custo, Disponibilidade, Iniciacao, Caça, Caca, Iniciação, Fiocchi.

CristianoRS
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Dez 2016, 10:46
Localização: Pelotas/RS

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por CristianoRS »

Ótimo artigo amigo. Partilho dos seus mesmos ideais relativos ao subestimado calibre .22 LR.
Foi minha primeira arma de fogo, lá por meados dos anos 80. Sou um entusiasta desse calibre. Mesmo tendo adquirido outras armas em diversos calibres, posso dizer que o calibre 22 continua sendo um dos meus favoritos, ao lado do .357, outro calibre que admiro e considero muito versátil.
Durante meus anos de prática a caça no Brasil e Uruguai, utilizei o .22 LR com relativo sucesso. Abati desde cervos a javalis com esse calibre e, o considero o melhor para se utilizar em uma caçada de espera (ceva) devido ao pouco barulho que produz e sua eficiente precisão. Com essa legislação restritiva e absurda sobre armas que vivemos no Brasil, muitos sertanejos por esses rincões a fora utilizam-se do 22LR como ferramenta de sobrevivência e defesa. Um atirador mediano, equipado com uma carabina .22 e boa munição, em uma espera, com certeza não existe animal na fauna brasileira que o pequeno e valente calibre .22 não derrube!

Abraços cinegéticos!

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

CristianoRS escreveu:Ótimo artigo amigo. Partilho dos seus mesmos ideais relativos ao subestimado calibre .22 LR.
Foi minha primeira arma de fogo, lá por meados dos anos 80. Sou um entusiasta desse calibre. Mesmo tendo adquirido outras armas em diversos calibres, posso dizer que o calibre 22 continua sendo um dos meus favoritos, ao lado do .357, outro calibre que admiro e considero muito versátil.
Durante meus anos de prática a caça no Brasil e Uruguai, utilizei o .22 LR com relativo sucesso. Abati desde cervos a javalis com esse calibre e, o considero o melhor para se utilizar em uma caçada de espera (ceva) devido ao pouco barulho que produz e sua eficiente precisão. Com essa legislação restritiva e absurda sobre armas que vivemos no Brasil, muitos sertanejos por esses rincões a fora utilizam-se do 22LR como ferramenta de sobrevivência e defesa. Um atirador mediano, equipado com uma carabina .22 e boa munição, em uma espera, com certeza não existe animal na fauna brasileira que o pequeno e valente calibre .22 não derrube!

Abraços cinegéticos!

Muito obrigado pela sua partilha.

Em Portugal não é permitido caçar com armas de calibre .22 LR ou qualquer arma de percussão anelar, portanto o seu texto é um ótimo complemento do meu na componente da caça.

Abraços cinegéticos.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por Erick Tamberg »

O mais interessante do.22 LR é sua versatilidade. Há desde baratos "saturday night specials" até caríssimas armas olímpicas para ele.

Conheço algumas pessoas que o usam como back-up: desde excêntricos que usam revólveres North American a um delegado aposentado que portava uma Manurhin PP no tornozelo.

Arrependo-me, em especial, de ter vendido uma pistola Hi-Standard H-D Military.

Nenhum acervo é completo sem, ao menos, uma peça nesse calibre.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:O mais interessante do.22 LR é sua versatilidade. Há desde baratos "saturday night specials" até caríssimas armas olímpicas para ele.

Conheço algumas pessoas que o usam como back-up: desde excêntricos que usam revólveres North American a um delegado aposentado que portava uma Manurhin PP no tornozelo.

Arrependo-me, em especial, de ter vendido uma pistola Hi-Standard H-D Military.

Nenhum acervo é completo sem, ao menos, uma peça nesse calibre.

Comcordo completamente. Tenho várias armas de calibre .22 e não pretendo vender nenhuma. Até ao momento apenas vendi uma Walther P22 porque nunca consegui ser muito preciso com ela.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por raubvogel »

As minhas estorias favouritas sobre .22 são as que falam sobre ursos que foram mortos com este calibre

https://www.ammoland.com/2014/11/what-2 ... y-in-1953/
https://www.thehighroad.org/index.php?t ... lr.232037/

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

raubvogel escreveu:As minhas estorias favouritas sobre .22 são as que falam sobre ursos que foram mortos com este calibre

https://www.ammoland.com/2014/11/what-2 ... y-in-1953/
https://www.thehighroad.org/index.php?t ... lr.232037/
São histórias interessantíssimas e deveras impressinantes, principalmente se pensarmos que, no caso da primeira, a protagonista usou uma arma de calibre .22 Long, que desenvolve ainda menos energia que o calibre .22 LR. Não conhecia. Muito obrigado pela partilha.

Coloquei os links no meu artigo do blog.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por Erick Tamberg »

A primeira vez que empreguei arma de fogo em legítima defesa foi com uma pistola .22 LR. Star modelo F, municiada com Stingers.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:A primeira vez que empreguei arma de fogo em legítima defesa foi com uma pistola .22 LR. Star modelo F, municiada com Stingers.
Apesar de não ser necessáriamente a melhor escolha para defesa, o seu testemunho atesta perfeitamente a versatilidade deste calibre. As Stingers são a melhor escolha para defesa com armas de calibre .22.

Quer partilhar alguns detalhes do seu caso de legítima defesa? Devido ao seu comentário estou a partir do princípio de que saiu vencedor dese evento.
Editado pela última vez por AmilcarAlho em 10 Out 2018, 12:50, em um total de 1 vez.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por Erick Tamberg »

Amilcar,

Sofri uma tentativa de roubo de meu veículo quando saía da universidade. Fui abordado quando parado num semáforo, com um marginal de cada lado.

A minha sorte é que, enquanto o que estava à minha esquerda, mantendo uma pistola Taurus .380 ACP encostada na minha têmpora, tentando me arrancar do veículo, o comparsa, ao abrir a porta do passageiro, enfiou o revólver na cintura.

Por uma fração de segundo, vi que, em vez de estar sob a mira de duas armas, apenas uma estava em minha direção. Foi a oportunidade de desviar o cano da arma que estava contra a minha cabeça (com o dorso da mão esquerda, já levantada em atitude de rendição) e, apanhando a Star sob a coxa direita (engatilhada e travada, à la 1911) atirar uma única vez contra o primeiro marginal, que, atingido na fronte, desabou na hora.

Antes que o segundo sacasse a arma novamente, consegui atingí-lo três vezes. Tempos depois, tendo acesso ao laudo do IML, soube que um dos projéteis atingiu uma vértebra após entrar pela base da garganta, sendo os outros dois no tórax.

Fundamentos do tiro? Olho diretor? O medo era tanto que atirei com OS TRÊS olhos fechados....isso não fez diferença, posto que a distância até os alvos deve ter variado algo entre 20 a 50 centímetros.

Só depois que cheguei em casa, em segurança, é que começou o tremor resultante da descarga de adrenalina. Piorou quando, ao descer do carro, encontrei a arma do ladrão caída, engatilhada, entre o assento e a porta do meu carro...

Como, à época, tinha pouco mais da metade da idade que tenho hoje (e ainda estava em razoável forma física devido á prática de artes marciais), confiava na minha velocidade de explosão. O decréscimo da velocidade de reação com a idade é um fator que me preocupa. Não sei se conseguiria reagir da mesma forma hoje.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Amilcar,

Sofri uma tentativa de roubo de meu veículo quando saía da universidade. Fui abordado quando parado num semáforo, com um marginal de cada lado.

A minha sorte é que, enquanto o que estava à minha esquerda, mantendo uma pistola Taurus .380 ACP encostada na minha têmpora, tentando me arrancar do veículo, o comparsa, ao abrir a porta do passageiro, enfiou o revólver na cintura.

Por uma fração de segundo, vi que, em vez de estar sob a mira de duas armas, apenas uma estava em minha direção. Foi a oportunidade de desviar o cano da arma que estava contra a minha cabeça (com o dorso da mão esquerda, já levantada em atitude de rendição) e, apanhando a Star sob a coxa direita (engatilhada e travada, à la 1911) atirar uma única vez contra o primeiro marginal, que, atingido na fronte, desabou na hora.

Antes que o segundo sacasse a arma novamente, consegui atingí-lo três vezes. Tempos depois, tendo acesso ao laudo do IML, soube que um dos projéteis atingiu uma vértebra após entrar pela base da garganta, sendo os outros dois no tórax.

Fundamentos do tiro? Olho diretor? O medo era tanto que atirei com OS TRÊS olhos fechados....isso não fez diferença, posto que a distância até os alvos deve ter variado algo entre 20 a 50 centímetros.

Só depois que cheguei em casa, em segurança, é que começou o tremor resultante da descarga de adrenalina. Piorou quando, ao descer do carro, encontrei a arma do ladrão caída, engatilhada, entre o assento e a porta do meu carro...

Como, à época, tinha pouco mais da metade da idade que tenho hoje (e ainda estava em razoável forma física devido á prática de artes marciais), confiava na minha velocidade de explosão. O decréscimo da velocidade de reação com a idade é um fator que me preocupa. Não sei se conseguiria reagir da mesma forma hoje.
Um história verdadeiramente impressionante! Obrigado pela partilha.

Se fosse comigo, nas mesmas circunstâncias, não sei se teria tido a rapidez e agilidade necessárias. Por outro lado, desde que conduzo que tenho o hábito de circular com as portas trancadas e as janelas completamente fechadas. Isto talvez desse alguns segundos extra para reagir.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por Erick Tamberg »

Amílcar,

Eu conduzia com os vidros abertos por duas razões: mesmo às 22 horas, fazia um forte calor e meu veículo não dispunha de ar condicionado. E, por portar uma pistola .22 LR, eu temia que os vidros fossem obstáculo (ao menos para causar desvio) aos meus tiros - coisa que não seria problema para calibres maiores.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Calibre .22 LR - O melhor calibre do mundo

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Amílcar,

Eu conduzia com os vidros abertos por duas razões: mesmo às 22 horas, fazia um forte calor e meu veículo não dispunha de ar condicionado. E, por portar uma pistola .22 LR, eu temia que os vidros fossem obstáculo (ao menos para causar desvio) aos meus tiros - coisa que não seria problema para calibres maiores.
O clima brasileiro é muito diferente do Português. Para além disso só o meu primeiro carro não tinha ar condicionado, todos os restantes já vinham equipados com AC.

Em relação aos vidros desviarem os tiros, pela pouca experiencia que tive ao disparar através do vidro da frente e dos vidros laterais de um veículo, posso dizer que não desviam muito a trajetória, se o alvo estiver a curta distância. O vidro da frente retira muita energia ao projétil de calibre .22LR, mesmo se disparado de uma arma longa.

Responder