Quantas munições .380 posso comprar?

pedro mayworm
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Mai 2015, 14:35

Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por pedro mayworm »

Tenho registro sinarm e tenho uma taurus 838, quanto de munição posso comprar por mês??
OBs.: não tenho CR ainda, só SINARM...

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por Vitinho »

São 50 unidades por ano.

pedro mayworm
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Mai 2015, 14:35

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por pedro mayworm »

Vitinho escreveu:São 50 unidades por ano.
Por ano ou por mês ?? Se for por ano é ridículo...

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por variedades »

Vitinho, isso é a regra geral porque a interpretação tem sido restritiva. Mas a norma diz que pode comprar "para manter em sua posse" 50 unidades por ano. Eu fiz a prova de porte e gastei cerca de 50 unidades, e no outro dia fui comprar mais 50 unidades, e deixei bem claro que se o militar recusasse a autorização sairia dali com um processo nas contas, no mínimo.

Ele leu com calma... mais calma ainda... e concordou que a autorização é para comprar 50 para manter em meu poder, e como ei tinha gasto as 50 anteriores no dia anterior, no estande da PF, ele autorizou a compra.

Se você provar que não tem mais as 50 unidades anteriores, pode comprar todo dia 50 unidades. O Exército vai negar? Inicialmente sim, mas como ninguém gosta de receber processo e ser condenado posteriormente, com sérias implicações administrativas, acabam autorizando.

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por Vitinho »

Concordo totalmente Variedades, no entanto, você terá de provar que utilizou as 50 que tinha de maneira lícita, como foi o seu caso, arma no SINARM por força de regra não pode ser utilizada em stand de tiro ou para prática de tiro (salvo em caso de detentores de porte de armas), diferentemente disso, sua arma não pode sair da sua casa, sendo assim não há treino.

Logo salvo em caso de utilização da munição em confronto real ou em uma situação de prova de porte, dificilmente você conseguirá comprar mais do que 50 unidades por ano.

Concordo totalmente que isso é ridículo... a lei deveria por obrigação permitir GT para treino, donos de armas de fogo deveriam por obrigação treinar, até porque como eu costumo falar, alvo não reage e nem gera stress, logo a repetição exaustiva do treino é que levará o atirador a ter um aproveitamento razoável em uma situação real, isso deveria ser algo normal e corriqueiro, mas por lei, infelizmente somos impedidos disso, a não ser que nos utilizemos do artifício do CR e nos tornemos desportistas.

wfrobots
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Fev 2016, 14:56

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por wfrobots »

Ainda neste assunto, a compra de munição para uso em um clube de tiro por exemplo, entra nessa "regra" ?

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por Alan Rodrigues »

wfrobots escreveu:Ainda neste assunto, a compra de munição para uso em um clube de tiro por exemplo, entra nessa "regra" ?
Para armas do acervo de CAC o quantitativo é outro. 50 anuais é somente para armas do sinarm/ defesa

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por aniceto »

variedades escreveu:Mas a norma diz que pode comprar "para manter em sua posse" 50 unidades por ano.
Segundo a portaria Nº 012 - COLOG, DE 26 DE AGOSTO DE 2009,

"Art. 5º A quantidade de munição de uso permitido, por arma registrada, que cada cidadão
r no comércio especializado (lojista), anualmente, é de até 50 (cinqüenta) unidades. "
A portaria fala 50 por ano, independente de quantas foram gastas. Bem ridículo considerando a quantidade utilizada em provas de tiro.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Quantas munições .380 posso comprar?

Mensagem por Alan Rodrigues »

Para cac a quantidade de munição depende do nível do caa. são bem maiores que as 50 anuais.
Port. 51:
Da Aquisição de Munições, Insumos e Equipamentos de Recarga
Art. 91. O atirador desportivo poderá adquirir, no período de doze meses, as seguintes quantidades de munições e insumos para uso exclusivo no tiro desportivo:
I – atirador desportivo nível I:
a) total de cartuchos novos ou insumos: até quatro mil;
b) total de cartuchos .22 LR ou SHORT: até dez mil;
c) pólvora: até quatro quilogramas.
Aumenta de acordo com o nível qe vai até o IV.


Responder