Aquisição de munição - Colecionador

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Aquisição de munição - Colecionador

Mensagem por Blademir »

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida, colecionador pode ou não adquirir munição para suas armas apostiladas? Uns dizem que só pode até duas munições por tipo e desativadas, outros dizem até mil por mês....

Afinal, o que é verdade? Poderá o Colecionador adquirir munições para suas armas apostiladas, guarda-los, e gastá-los em um clube de tiro ou que seja....?

Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Brunolam
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Out 2013, 16:40

Re: Aquisição de munição - Colecionador

Mensagem por Brunolam »

Blademir, segundo pesquisei a Portaria 24-DMB, de 25 Out 00, diz o seguinte:

"Art. 6º O Colecionador poderá possuir munição inerte (com cápsula deflagrada e/ou sem carga de projeção) para cada modelo de arma de porte ou portátil de sua coleção. As munições de calibre superior a 11,43mm poderão ser incluídas na coleção, desde que inertes (com cápsula deflagrada, sem carga de projeção, sem carga explosiva e com espoletas desativadas), em quantidades de até 3 (três) cartuchos para cada modelo de armamento pesado ou instalado em viatura militar.
Art. 7º O Colecionador poderá ter coleção de munição, onde não pode ter mais de um cartucho com exatamente as mesmas características e inscrições; poderá ter uma caixa original com a respectiva munição de arma de porte ou portátil, desde que considerada obsoleta ou impossível de execução de tiro."

Para usar armas de coleção em clube de tiro vc terá q solicitar autorização da RM para tal, é muito burocrático pois colecionador não possui guia de tráfego, a não ser em casos especiais.
Dê uma olhada nos artigos que falam sobre o tiro com arma de coleção.

"Art. 49. O Colecionador pode realizar tiro com arma de coleção em demonstrações, testes, experiências ou em datas comemorativas.
Art. 50. A realização de tiro com fuzil de calibre de uso restrito e com armas automáticas somente será permitida em estande indicado pelo Comando da Região Militar.
Art. 51. Para o tiro, o Colecionador deve solicitar autorização ao Comandante da Região Militar ou da Organização Militar de vinculação, especificando a razão da utilização da arma, tipo, munição, local, dia e hora em que será utilizada.
Art. 52. As armas de emprego militar constantes dos acervos de coleção, cuja procedência inicial tenha sido aquisição em alienações promovidas pelas Forças Armadas e Auxiliares, não poderão ser transferidas para acervo de tiro."

Espero ter ajudado.
Abraços

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de munição - Colecionador

Mensagem por Blademir »

Obrigado pela resposta amigo.

Pesquisei a lei, não pode.... só inerte e duas unidades por tipo...
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: Aquisição de munição - Colecionador

Mensagem por Mcout »

No canal do youtube, "gosto de armas", um brasileiro, radicado nos Estados Unidos, faz revisões e comentários sobre armas e assuntos relativos. Recentemente, iniciou uma coleção de armas, tendo como objeto armas que serviram e servem ao Exército Brasileiro, todas de calibre restrito na terra onde canta os sabiás. O que mais impressiona é que as armas que foram usadas aqui, pelo EB, são motivo até de recreação dos americanos, onde eles customizam estas armas para diversos fins, defesa pessoal, caça, tiro esportivo, etc.. Lá a liberdade e a democracia são levadas à sério, onde a função do Estado é garantir, ao cidadão, seu direito da legítima defesa, contudo, responsabilizando àqueles que fazem mal uso dela. Já aqui é o inverso, o cidadão de bem, o pai de família é punido pelo Estado com restrições absurdas e os vagabundos, estando à margem da lei, ficam protegidos pela impunidade. Vejam o vídeo a seguir. Grande abraço à todos.


http://www.youtube.com/watch?v=vu6MtStg ... sMVa6S5siA
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

Noob Saibot
Mensagens: 63
Registrado em: 19 Ago 2019, 00:03

Re: Aquisição de munição - Colecionador

Mensagem por Noob Saibot »

Olá amigos, sabem se a munição de coleção precisa ser apostilada? Mesmo que não tenha a arma?

Responder