recarga de estojos 357 , com carga de 38

eduardo69
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Fev 2019, 17:42

recarga de estojos 357 , com carga de 38

Mensagem por eduardo69 »

amigos do grupo, recentemente adquiri um 357 com 6.polegadas, como atiro a 25m, basicamente em papel, e pequenas silhuetas , não vi a necessidade de forçar a arma com a carga original do 357, que é um canhão!!! pensei em 216 com 4.2 que estaria dentro de um padrão normal, para o calibre 38, quem pode me dar uma orientação? grato de antemão,

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: recarga de estojos 357 , com carga de 38

Mensagem por Carlos Adão »

Lembre-se que a carga de pólvora varia basicamente em função do peso da ponta, de forma "inversamente proporcional" (ponta mais leve = mais pólvora / ponta mais pesada = menos pólvora).

A carga "padrão" da CBC para 38 SPL com ponta de 158gr (ogival) é de 3.9gr de 216 (vide https://www.cbc.com.br/wp-content/uploa ... strito.pdf), supondo que tenha utilizado esta mesma ponta, creio que a carga está adequada, já que trata-se de um 357.

OBS.: Também faço esse tipo de recarga (munição 357 com "carga de 38") mas para utilização em uma carabina Puma, minha receita é 4.0gr de 216 com ponta de 158gr.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

eduardo69
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Fev 2019, 17:42

Re: recarga de estojos 357 , com carga de 38

Mensagem por eduardo69 »

obrigado amigo antes de mais nada, unidos somos invencíveis, a ponta que uso normalmente é de 158 ogival pintada, pensei na 219 pela queima mais lenta, o sr chegou testar?

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: recarga de estojos 357 , com carga de 38

Mensagem por Carlos Adão »

eduardo69 escreveu:obrigado amigo antes de mais nada, unidos somos invencíveis, a ponta que uso normalmente é de 158 ogival pintada, pensei na 219 pela queima mais lenta, o sr chegou testar?
Sim, acho que a 219 seria mais adequada mas não tenho muita experiência em recarga e principalmente com outras pólvoras (até o momento só utilizei a 216 e 219 em minhas recargas).

Cheguei a testar sim, fiz um carga com 4.5gr de 219 (ponta de 158gr) e me pareceu normal mas não fiz maiores testes e não tenho cronógrafo para comparar as velocidades.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: recarga de estojos 357 , com carga de 38

Mensagem por Erick Tamberg »

Há que se tomar um cuidado em fazer cargas de .38 SPL em estojos de .357 Magnum: como os estojos do calibre mais potente possuem paredes mais grossas, TEORICAMENTE, existe a possibilidade de as paredes do estojo não expandirem o suficiente para selarem a câmara quando se usa uma carga que gera menos da metade da pressão de trabalho original. Com isso, há possibilidade de escape de gases para trás.

Ressalto que não fiz esse teste para saber se o fenômeno ocorre na prática, mas, na teoria, é possível.

Responder