Escolhendo o Calibre para IPSC

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Escolhendo o Calibre para IPSC

Mensagem por niceguyedge »

Pessoal, estou aguardando CR e doido pra começar a praticar e competir no IPSC, mas estou numa dúvida danada pela questão do calibre.

.380 me parece o melhor para iniciantes, tanto pela categoria iniciantes, pelo recuo, pelo custo da munição e facilidade de aquisição da arma comércio, mas adorei atirar de imbel .40 e rola também aquele fetiche de atirar com um calibre um pouco mais "parrudo".

Mas o que mais esta pegando pra mim é o custo da munição mesmo, pois não tenho nem espaço e nem capacidade de investir em recarga nesse momento. Ai a principal dúvida que fica seria o custo de aquisição de .380, 9 e 40 na CBC, se alguém puder me ajudar com os valores eu agradeço.

Mas qualquer outra dica ai sobre a escolha da arma/calibre é bem-vinda também.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Escolhendo o Calibre para IPSC

Mensagem por moliternoga »

O valor da recarga dos três calibres varia muito pouco. As espoletas são as mesmas, em relação à pólvora a .380acp gasta menos e a .40sw vai gastar quase igual ou pouco a mais que a 9mm porém é uma diferença muito pequena que haverá em gasto de pólvora entre as três, assim como os estojos. O que vai diferir realmente é a categoria qhe se encaixam bem. A light se vê gente atirando de taurus, glock, cz e até imbel costumizada. Uma imbel já da pra competir legal e dá pra ir costumizando ela aos poucos (vai trabalhando mecanismos, põem funil, troca miras, bumper e etc). A 9mm já é mais usada e domina a categoria production que são permitidas apenas armas originais de fábrica e não aceita armas de ação simples somente como as imbel. Se vê todo tipo de arma e é a categoria onde a arma "pesa" menos pra competir podendo competir bem com uma taurus pt92, th9 e etc. A .40sw domina a categoria standart onde é possível atirar de fator maior ou menor e as armas são altamente costumizadas, basicamente só não se pode por miras holográficas na pistola, de resto vale tudo. Nessa categoria por exemplo com uma imbel de fábrica é difícil competir com as imbel toda costumizadas ou as sti, svi e etc.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Escolhendo o Calibre para IPSC

Mensagem por Rafael Oliveira »

Fala aí.
Eu não pratico IPSC nem faço recarga, mas o 380 é a escolha natural em termos de custo. O 40 não é tão mais caro. O 9mm é muito caro (para mim não aparece a opção de treina C do 9mm - não sei se a CBC vende).

MUN CBC 380AUTO TREINA CHOG 95GR C - R$ 1.351,63 por 500 Unidade(s)
MUN CBC 40S&W CHPP 160GR TREINA 'C' - R$ 1.631,60 por 500 Unidade(s)
MUN CBC 9MMLUGER ETOG 124GR - R$ 245,22 por 50 Unidade(s)

Mas acho que se você quer praticar IPSC é mais inteligente recarregar, pois recupera o custo do equipamento em pouco tempo.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Escolhendo o Calibre para IPSC

Mensagem por niceguyedge »

Obrigado pelas dicas senhores!

Pelo custo da munição original, 9mm só recarregando mesmo, mas interessante ver que o preço da .40 e da .380 não difere muito. Acho que eu tentar arrumar uma imbel .380 ou mesmo uma taurus no mercado só pra começar, até para não ter que pedir autorização de compra, e se o hobby virar paixão, ai eu avalio recarga e os calibres maiores.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Escolhendo o Calibre para IPSC

Mensagem por moliternoga »

A recarga é quase obrigatória, pelo custo da munição nova, para a prática de tiro desportivo, principalmenteo IPSC onde a quantidade de tiros é relativamente grande em provas. Por isso citei que a diferença de custo de recarga dos calibres não difere muito. Se está iniciando no IPSC acho que a imbel md2 ou até a md1 são ótimas opções pela resistência, facilidade de customização, durabilidade e facilidade de revenda no meio.

Responder