Denúncia! Munição de baixa qualidade!

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Denúncia! Munição de baixa qualidade!

Mensagem por Sergio-7 »

Existem vários vídeo no youtube como do Instrutor Takuya Takano e também do canal "Sobrevivencialismo" onde fizeram testes de perfuração com vários tipos de munições.

O que está ocorrendo nestes teste é que a munição .380 expansiva está apresentando maior penetração do que a ogival!

A única razão lógica para isto ocorrer na minha opinião é se a munição ogival está vindo com menor carga explosiva!

É obvio que uma munição não expansiva terá penetração maior que uma expansiva se as duas apresentarem a mesma energia cinética!

Alguém mais ja observou esta situação? O que está acontecendo com as munições brasileiras?
Estão vindo de fábrica propositalmente adulteradas?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Denúncia! Munição de baixa qualidade!

Mensagem por moliternoga »

O teste tem que ser analisado. Primeiro, ambos os projéteis são encamisados e tendem a deformar muito pouco quando comparado com projéteis de chumbo. Segundo, projéteis expansivos quando passam por barreiras rígidas como chapas de metal, madeira dura e etc tendem a fechar a cavidade e não expandir como acontece em meios que tem líquido. Outra coisa que observei em um dos testes do takuya é que ele usou munição ogival carga padrão e a expansiva era +p, como a expansiva tem mais velocidade naturalmente em alvos rígidos terá mais capacidade de penetração. O correto para o teste se ter uma constância no teste era utilizar a ogival +p (projétil de 95 grains) e a expo +p (projétil de 95 grains), assim seria possível verificar a capacidade de penetração de ambos projéteis pois as velocidades e pesos de ambos são basicamente idênticas.

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Denúncia! Munição de baixa qualidade!

Mensagem por Sergio-7 »

Se souber de algum teste nestas condições me envie.

Eu estava olhando algumas munições 380 americanas na internet e a energia cinética delas varia bastante, de fabricante para fabricante, e modelo para modelo, cobrindo quase a faixa de 200 a 300 ft.lbf.

O problema fica justamente para quem quer ter as duas variações da munição e está pensando nesses objetivos de expansão e penetração. O sujeito compra uma ogival achando que comprou uma munição com maior capacidade de penetração e entra pela cano!

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Denúncia! Munição de baixa qualidade!

Mensagem por Erick Tamberg »

Esse fenômeno é perfeitamente possível de ocorrer, em especial se houver o "plugging".

" Plugging" é quando as bordas afiadas da cavidade do projétil cortam uma rodela de tecido, que acaba por entupir a cavidade expansiva.

Responder