novas munições CBC

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

novas munições CBC

Mensagem por ELF »

Pessoal, viram no site da CBC as muniçõEs BONDED? o que vcs acham?
Inclusive a CBC está com um novo site. Estou na dúvida no calibre 380 e 9mm no caso dessas BONDED!

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: novas munições CBC

Mensagem por Rock Shooter »

Essa "Bonded" é uma munição onde o chumbo está colado na jaqueta. Isso impede que o projétil se "desmonte" no alvo e perca massa. Quando o projétil se desmonta, ele penetra menos no alvo.
Em munições expansíveis é desejado que seja colada, para que a massa do projétil permaneça constante e se desloque no interior do alvo pelo maior comprimento possível.
O ideal seria que a CBC fizesse isso em toda munição expansível, a Gold Hex já deveria ser assim desde sempre.

O selamento da munição é outra característica que a CBC deveria adotar. Assim, a umidade não adentra o interior do cartucho e a pólvora não se deteriora.

Certamente, a série Bonded é uma forma de lançar munições com massas e cargas variadas, pois as munições mais pesadas são mais desejadas por alguns atiradores e as Gold Hex são mais leves.
.380 Auto EXPO +P Gold Hex 85gr
.380 Auto EXPO +P Bonded 90gr

9mm EXPO +P+ Gold Hex 115gr
9mm EXPO +P+ Bonded 115gr
9mm EXPO +P Bonded 124gr
9mm EXPO +P Subsônico Bonded 147gr

.40 S&W EXPO Gold Hex 155gr
.40 S&W EXPO Bonded 155gr e 180gr

.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: novas munições CBC

Mensagem por Rock Shooter »

Para munições .380, o ideal é a Bonded de 90gr, pois percorre um caminho maior dentro do alvo.

Para 9mm, depende da sua preferência ou necessidade... na prática, tanto faz!!!
Até a munição subsônica despeja muita energia cinética no alvo.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: novas munições CBC

Mensagem por ELF »

tô pensando em utilizar essa 9mm EXPO +P Bonded 124gr na minha g2c. Tenho essa opção ou a Gold HEx ou A ponta oca sem ser +p. Tô pensando!! Os especialistas em 9mm falem por favor. O que é melhor numa 9 mm de cano curto? Para disparos indiretos? Por exemplo: vc está dentro do seu veículo e atira no indivíduo que está fora dele. O que é melhor considerando 0 9 mm da G2C?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: novas munições CBC

Mensagem por moliternoga »

Cara escolha de munição é algo complexo ainda mais aqui no Brasil que temos poucas opções e não temos acesso a materiais para realizar testes balísticos (difícil de conseguir e caro). Uma determinada munição pode ter comportamento diferente em diferentes tamanhos de cano e nem sempre a maior velocidade do projétil (cano maior) vai trazer mais penetração ou melhor desempenho do projétil. Tirando esses fatores de lado que são muitas variáveis vou ficar apenas em um aspecto (minha opinião pessoal baseado em minhas experiências). Considerando que a g2c é uma arma leve e tem mais recuo que uma full size por exemplo, eu optaria por uma carga padrão e não as +p ou +p+, pois esses munições vão ter um recuo maior e vão na contra mão da vantagem da 9mm que é justamente por ser mais controlável consegue ser mais efetivo em disparos subsequentes e colo ar maior quantidade de tiros no alvo em tempo menor. Eu atirei com uma 809c com munição ogival 124grains e a arma já apresentou um recuo considerável comparado com armas mais pesadas. Vi uma vez um americano dizendo que saiu da .40sw pra 9mm justamente pra melhorar a eficiência nos disparos porém ao adotar uma munição +p+ a arma recuava tanto quanto uma .40sw, o que o fazia perder a vantagem que poderia ganhar com o 9mm, depois de pesquisar adotou a federal HST 124grains carga padrão. Sinceramente, hoje eu mesmo sou adepto de munições ogivais pra qualquer calibre comum de defesa pois se consegue a penetração necessária para atingir órgãos vitais e com munições mais menos "quentes". Entendo que nem todos ficam confortáveis com munições ogivais então nesse caso minha sugestão é a 115 grains expansiva carga padrão. Se a cbc tivesse feito a bonded 124 grains carga padrão (sem ser +p) também seria uma opção viável. Não fique com receio de a munição não ser +p pois como disse anteriormente nem sempre isso traz alguma vantagem. Já vi testes em gelatina que um projétil 115grains carga padrão teve melhor penetração que com carga +p (mesma arma, mesmo projétil e mesmo bloco de gelatina).

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: novas munições CBC

Mensagem por Rock Shooter »

ELF escreveu:tô pensando em utilizar essa 9mm EXPO +P Bonded 124gr na minha g2c. Tenho essa opção ou a Gold HEx ou A ponta oca sem ser +p. Tô pensando!! Os especialistas em 9mm falem por favor. O que é melhor numa 9 mm de cano curto? Para disparos indiretos? Por exemplo: vc está dentro do seu veículo e atira no indivíduo que está fora dele. O que é melhor considerando 0 9 mm da G2C?
A Gold Hex é +P+ e possui a mesma energia da Bonded +P+ (405 joules)... é trocar seis por meia dúzia.

A Bonded 124gr +P tem 370 joules, mas compensa pela massa do projétil (no interior do alvo).

O ideal para canos de 3 polegadas são munições com projéteis leves e carga +P ou +P+. Portanto, na minha opinião, o ideal seriam a Gold Hex ou a Bonded 115gr +P+. Mas a Bonded 124gr +P também atende a demanda de sua arma.

Você pode comprar tanto uma quanto a outra... basicamente, terá o mesmo tipo de munição, com características balísticas muito semelhantes.

Essa é uma das vantagens da 9mm... não tem frescura com munição, ela é efetiva.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Galeguinho2002
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Ago 2017, 09:28

Re: novas munições CBC

Mensagem por Galeguinho2002 »

Questionei a CBC. As Bonded só serão comercializadas para as instituições de segurança.

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: novas munições CBC

Mensagem por Guina »

Galeguinho2002 escreveu:Questionei a CBC. As Bonded só serão comercializadas para as instituições de segurança.

Estranha essa afirmação da CBC, pois está em processo de homologação no EB a Bonded nos calibres .38 e .380.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: novas munições CBC

Mensagem por Carlos Adão »

Galeguinho2002 escreveu:Questionei a CBC. As Bonded só serão comercializadas para as instituições de segurança.
Eu questionei um representante da CBC mas ainda não obtive retorno.

Podia pelo menos liberar a comercialização das pontas bonded.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: novas munições CBC

Mensagem por ELF »

ROCK,
você disse: "Essa é uma das vantagens da 9mm... não tem frescura com munição, ela é efetiva." Com qualquer munição? mesmo a ogival carga padrão? ou ponta oca carga padrão? E se considerarmos um disparo indireto?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: novas munições CBC

Mensagem por moliternoga »

Elf sei que a pergunta foi dirigida ao rock porém se permitir vou dar a minha opinião. Qualquer uma das munições pode ser efetiva assim como podem não ser. Em disparos indiretos as ogivais tendem a ser mais efetivas pois não costumam deformar ou deformam pouco quando comparado às expansivas. As expansivas por vezes podem deformar somente a ponta e se comportar como uma ogival ao atingir o alvo. Por vezes podem fragmentar e após a barreira ter faltar penetração no alvo pois deformaram muito. Já vi acontecer também de separar a camisa ao realizar um disparo em parabrisas, seguindo somente o núcleo de chumbo e de certa forma deformado (munições bonded devem reduzir bastante essa possibilidade), enfim após transfixar alguma barreira,as expansivas tendem a não funcionar perfeitamente como em um disparo direto. Quanto à munição ser efetiva lembre que o que pode levar à incapacitar um agressor não é a expansão do projétil e sim o projétil ter capacidade de atingir diretamente órgãos vitais e causar hemorragia. De nada adianta um projétil expandir e não ter capacidade de penetrar o suficiente para atingir órgãos dentro da cavidade torácica por exemplo, o efeito do disparo será menor que um ogival que atingiu os órgãos dentro da cavidade torácica. Outro fator a ser levado em conta é que testes em gelatina balística não representam o corpo humano de forma real (o corpo tem vários tecidos de diferentes densidades, ossos e etc) que necessitam de mais capacidade de penetração do que gelatina balística. Por esse motivo defendo o uso de munição ogival em calibres típicos de defesa (.380acp, 9mm, .40sw, .45acp e etc) pois o projétil ogival terá mais chances de atingir órgãos vitais em disparos diretos, pegando em membros primeiro e em disparos indiretos. Quanto ao receio de excesso de penetração o Erick, que é policial civil e trabalhou na divisão de homicídios, já comentou aqui no fórum que mesmo as munições ogivais quando transfixavam o corpo eram encontradas caídas próximo do mesmo, ou seja, já deixam o corpo praticamente sem energia.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: novas munições CBC

Mensagem por ELF »

Sem problemas, moliternoga! Obrigado pela resposta.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: novas munições CBC

Mensagem por Erick Tamberg »

moliternoga escreveu:Elf sei que a pergunta foi dirigida ao rock porém se permitir vou dar a minha opinião. Qualquer uma das munições pode ser efetiva assim como podem não ser. Em disparos indiretos as ogivais tendem a ser mais efetivas pois não costumam deformar ou deformam pouco quando comparado às expansivas. As expansivas por vezes podem deformar somente a ponta e se comportar como uma ogival ao atingir o alvo. Por vezes podem fragmentar e após a barreira ter faltar penetração no alvo pois deformaram muito. Já vi acontecer também de separar a camisa ao realizar um disparo em parabrisas, seguindo somente o núcleo de chumbo e de certa forma deformado (munições bonded devem reduzir bastante essa possibilidade), enfim após transfixar alguma barreira,as expansivas tendem a não funcionar perfeitamente como em um disparo direto. Quanto à munição ser efetiva lembre que o que pode levar à incapacitar um agressor não é a expansão do projétil e sim o projétil ter capacidade de atingir diretamente órgãos vitais e causar hemorragia. De nada adianta um projétil expandir e não ter capacidade de penetrar o suficiente para atingir órgãos dentro da cavidade torácica por exemplo, o efeito do disparo será menor que um ogival que atingiu os órgãos dentro da cavidade torácica. Outro fator a ser levado em conta é que testes em gelatina balística não representam o corpo humano de forma real (o corpo tem vários tecidos de diferentes densidades, ossos e etc) que necessitam de mais capacidade de penetração do que gelatina balística. Por esse motivo defendo o uso de munição ogival em calibres típicos de defesa (.380acp, 9mm, .40sw, .45acp e etc) pois o projétil ogival terá mais chances de atingir órgãos vitais em disparos diretos, pegando em membros primeiro e em disparos indiretos. Quanto ao receio de excesso de penetração o Erick, que é policial civil e trabalhou na divisão de homicídios, já comentou aqui no fórum que mesmo as munições ogivais quando transfixavam o corpo eram encontradas caídas próximo do mesmo, ou seja, já deixam o corpo praticamente sem energia.

Moliternoga,

Ainda estou lotado na Divisão de Homicídios do DHPP. Só não estou mais no plantão, atendendo pessoalmente a locais de crime.

O grande desafio é descobrir "qual" tipo de projétil vai funcionar melhor em cada situação.

Há uns dez anos, o então chefe do 73° DP foi baleado no pescoço, com uma .380 ACP ogival. O projétil passou entre a jugular e a carótida e ficou alojado. Se fosse uma Gold, ele não teria sobrevivido. Só que o projétil, atingindo apenas tecidos moles, penetrou cerca de 12 cm (5 polegadas). Pergunto: quanto uma Gold penetraria num impacto lateral contra a caixa torácica?

Noutra ocorrência, um colega baleou dois ladrões com uma Glock 25. Usava munição intercalada: Gold com Silver Point ogival. Um dos ladrões levou um tiro frontal de Gold, virou-se ao impacto e tomou uma Silver Point no "mata-porco" (lateral do tórax, sob a axila). O segundo ladrão levou uma Gold no meio da cara.

Quando cheguei ao local para apoiar o colega (estava no GOE à época), os dois ladrões estavam "como manda o manual": incapacitados, porém vivos. Nossa equipe levou os dois ao hospital, onde morreram depois de algum tempo.

Foi um típico caso que me convenceu de que intercalar munições mais penetrantes com expansivas é uma técnica válida e com fundamento.

A ogival +P no calibre .380 ACP mostrou penetração praticamente ideal num tiro na lateral do tronco. No tiroteio de Miami, de 11 de abril de 1986, a 9mm Luger Silvertip de 115 grains foi " malhada" nesse aspecto. Na prática, a .380 ogival +P e a 9mm Luger expansiva de 115 grains tem o mesmo índice de penetração.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: novas munições CBC

Mensagem por Leo_FuzNav »

Estão só de enfeite no site.

Imagem
Militar e CAC 1RM.

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: novas munições CBC

Mensagem por Mindtilt »

Sei que um tiro na cabeça de .380 para mais que um de 9x19 ou .40 mal colocado, mas considerando as precárias munições nacionais qual calibre vocês escolheriam .40 ou 9x19m tendo em vista que o atirador é treinado e consegue colocar o tiro onde quer?

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: novas munições CBC

Mensagem por Guina »

Escolho 9x19.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: novas munições CBC

Mensagem por Rock Shooter »

Mindtilt escreveu:Sei que um tiro na cabeça de .380 para mais que um de 9x19 ou .40 mal colocado, mas considerando as precárias munições nacionais qual calibre vocês escolheriam .40 ou 9x19m tendo em vista que o atirador é treinado e consegue colocar o tiro onde quer?
Com certeza 9x19.

Você tem a mesma energia cinética no projétil disparado e tem mais poder de fogo (munição no carregador), além de um recuo um pouco mais controlado, que resulta numa aquisição mais rápida.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: novas munições CBC

Mensagem por Mindtilt »

Essas bonded são apenas para policiais?
Me falaram que CAC não pode comprar.
Geralmente, quando pergunto por que um atirador prefere o 9x19, me citam o texto do FBI que foi pro 40 sw e voltou pro 9x19. Acho que o principal fator envolvido nesta escolha foi o custo treinamento (munição mais barata) com um calibre mais fácil de manejar, além munições eficientes acessíveis.
Quase todos atiradores que converso no Brasil dizem que preferem o 9x19 com motivos relacionados ao tiro esportivo, mas para defesa, no que diz respeito a energia cinética, não acredito quer o 9x19 entregue a mesma energia que um .40 sw. De acordo com as leis da física quanto mais pesado (maior massa) um projétil e mais rápido, mais energia cinética. Sabemos que o .40sw acelera projétil na mesma velocidade do 9x19, logo sendo mais pesado, mais energia cinética.

Estou adquerindo mais uma glock, e estou ainda indeciso entre a g23 e a g19, considerando as munições que tenho acesso como CAC. A princípio eu não usaria munições que extrapolam a pressão máxima especificada para a arma (+p+) por receio de alguma pane induzida por isso. Esta arma seria apenas para proteger o acervo no trajeto casa / clube e para tiro recreativo no clube, para competir usarei outra arma.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: novas munições CBC

Mensagem por moliternoga »

Minha opinião é que os três calibres (9mm, .40sw e .45acp) são muito próximos em desempenho na balística terminal, os três tem a mesma capacidade de penetrar o suficiente no alvo para atingir órgãos vitais, mesmo após passar por alguma barreira intermediária. A questão é gosto pessoal. O 9mm traz a vantagem de ter maior capacidade em uma arma e um recuo mais controlável que os outros dois calibres. É baseado em melhor desempenho do atirador em tiro de combate/defesa que os órgãos estão retornando para o 9mm.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: novas munições CBC

Mensagem por Rock Shooter »

moliternoga escreveu:Minha opinião é que os três calibres (9mm, .40sw e .45acp) são muito próximos em desempenho na balística terminal, os três tem a mesma capacidade de penetrar o suficiente no alvo para atingir órgãos vitais, mesmo após passar por alguma barreira intermediária. A questão é gosto pessoal. O 9mm traz a vantagem de ter maior capacidade em uma arma e um recuo mais controlável que os outros dois calibres. É baseado em melhor desempenho do atirador em tiro de combate/defesa que os órgãos estão retornando para o 9mm.
Exatamente.

No mundo real, não existe diferença entre 9m ou .40... os resultados são similares, por isso que se concluiu que o 9mm é ideal para o porte.

Não se trata de um cálculo feito numa calculadora científica ou uma planilha do Excel, se trata de décadas de experiência policial que levaram à conclusão de que o 9mm é ideal para o porte.

Mas é claro que no final o que vale é a preferência de cada pessoa.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: novas munições CBC

Mensagem por Mindtilt »

Rock Shooter escreveu:
moliternoga escreveu:Minha opinião é que os três calibres (9mm, .40sw e .45acp) são muito próximos em desempenho na balística terminal, os três tem a mesma capacidade de penetrar o suficiente no alvo para atingir órgãos vitais, mesmo após passar por alguma barreira intermediária. A questão é gosto pessoal. O 9mm traz a vantagem de ter maior capacidade em uma arma e um recuo mais controlável que os outros dois calibres. É baseado em melhor desempenho do atirador em tiro de combate/defesa que os órgãos estão retornando para o 9mm.
Exatamente.

No mundo real, não existe diferença entre 9m ou .40... os resultados são similares, por isso que se concluiu que o 9mm é ideal para o porte.

Não se trata de um cálculo feito numa calculadora científica ou uma planilha do Excel, se trata de décadas de experiência policial que levaram à conclusão de que o 9mm é ideal para o porte.

Mas é claro que no final o que vale é a preferência de cada pessoa.
Concordo com o amigo, mas no caso do FBI, o que fez eles trocarem todo arsenal do 9x19 para o .40 na época foi que a munição 9x19 ponta oca não teve uma penetração adequada por falta de tecnologia de munição, minha dúvida é justamente se as munições ponta oca que a CBC disponibilizadas pela CAC (parece que não terei acesso as bonded) são tão efetivas como uma ponta oca .40.

Alguem já atirou com aquela munição +p+ ponta oca da cbc no 9x19? Me falaram no meu clube que não compensa por aumentar muito a pressão interna, acima da especificação do 9x19 além de fazer a arma ter um recuo parecido com o .40.

Agora entendo que tem esta tendência oposta do FBI voltar ao 9x19, não sei quanto as outras corporações policiais americanas.

Acabei optando pela G19 geração 5, mas fiquei com a pulga atrás da orelha se foi a melhor opção considerando nossas munições.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: novas munições CBC

Mensagem por moliternoga »

A Magnum publicou um teste com ambos calibres usando munições cbc, inclusive as bonded, e algumas importadas. Ambas tiveram desempenho parecido no teste com gelatina balística poréma gelatina não representa o corpo humano. Qualquer projétil expansivo pode falhar em expandir, pode acabar fragmentado, penetrando pouco e etc. por isso sou adepto de projéteis ogivais pois é certo que haverá mais penetração. Se no tiroteio do fbi que ocorreu em Miami aquele policial estivesse com ogival o projétil teria chegado no coração, e mesmo que não aceitasse o coração causaria mais dano no interior da cavidade torácica pois penetraria mais. Ultimamente vi casos de .40sw no Brasil (projétil Gold e copperbullet) tendo pouquíssima penetração nos alvos humanos. Muitos policiais estão optando por usar o projétil etpp (Ponta plana) pois estãocom receio das expansivas falharem em penetrar.

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: novas munições CBC

Mensagem por Mindtilt »

moliternoga escreveu:A Magnum publicou um teste com ambos calibres usando munições cbc, inclusive as bonded, e algumas importadas. Ambas tiveram desempenho parecido no teste com gelatina balística poréma gelatina não representa o corpo humano. Qualquer projétil expansivo pode falhar em expandir, pode acabar fragmentado, penetrando pouco e etc. por isso sou adepto de projéteis ogivais pois é certo que haverá mais penetração. Se no tiroteio do fbi que ocorreu em Miami aquele policial estivesse com ogival o projétil teria chegado no coração, e mesmo que não aceitasse o coração causaria mais dano no interior da cavidade torácica pois penetraria mais. Ultimamente vi casos de .40sw no Brasil (projétil Gold e copperbullet) tendo pouquíssima penetração nos alvos humanos. Muitos policiais estão optando por usar o projétil etpp (Ponta plana) pois estãocom receio das expansivas falharem em penetrar.
Obrigado pelas considerações.
Presumo que o amigo também prefere o 9x19 para defesa?
Confesso que comprei a g19 para defesa do acervo / recreação muito influenciado pelo que falaram, de que o poder de parada em arma curta é mito, espero ter feito uma boa escolha. Para defesa sempre opto por intercalar uma ponta oca com ogival tendo em vista que muitos defendem ogival e outros ponta oca.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: novas munições CBC

Mensagem por moliternoga »

Para tiro esportivo o calibre vai depender muito da categoria em que vai atirar. Há categorias que o 9mm é a melhor opção, outras o melhor é o .40sw devido a capacidade do calibre atirar em fator maior, em outras categorias o .38 super auto é a melhor pedida. Eu pessoalmente gosto muito do .45acp porém o calibre é limitado em opções de armas, além do custo da munição/insumos serem maiores. Há muito mais opções de armas em 9mm e .40sw e entre esses dois calibres prefiro o 9mm. Não que o .40sw seja ruim, mas vejo mais vantagens no 9mm, principalmente em relação à eficiência no tiro.

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: novas munições CBC

Mensagem por Mindtilt »

moliternoga escreveu:Para tiro esportivo o calibre vai depender muito da categoria em que vai atirar. Há categorias que o 9mm é a melhor opção, outras o melhor é o .40sw devido a capacidade do calibre atirar em fator maior, em outras categorias o .38 super auto é a melhor pedida. Eu pessoalmente gosto muito do .45acp porém o calibre é limitado em opções de armas, além do custo da munição/insumos serem maiores. Há muito mais opções de armas em 9mm e .40sw e entre esses dois calibres prefiro o 9mm. Não que o .40sw seja ruim, mas vejo mais vantagens no 9mm, principalmente em relação à eficiência no tiro.
No tiro esportivo pretendo competir ano que vem na standard de md7lx, estou esperando ela chegar. A pergunta foi mais direcionada a defesa, em uma arma compacta (g19 ou g23) esta arma eu portaria para defender o acervo (porte trânsito) e tiro recreativo em provas não oficiais do clube. Também gosto do 45.

Responder