Página 1 de 1

Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal?

Enviado: 18 Jul 2018, 17:20
por giovani spl
Boa tarde. Tenho uma Carabina Puma .38 SPL e mesmo usando munição original CBC, está causando deformidade (estufamento) do estojo, próximo ao culote, após o disparo. Gostaria de saber se isso é normal ? Pergunto pois uso um kit lee loader manual para .38 SPL e não consigo mais recalibrar o estojo para ser usado novamente. O estojo usado fica muito "gordo" próximo ao culote e não entra mais na camara da arma, tem que forçar muito.

Pesquisando um pouco sobre o assunto, li que a camara da Puma é cônica e por isso permite o estufamento do estojo após a detonação.É necessário ser cônica, para viabilizar o transporte da munição pela mesa transportadora até a camara de disparo. Já o mesmo não ocorre num revolver .38 SPL pois a camara é cilindrica e não há espaço para estufamento do estojo proximo ao culote. Procede isso ? Ou a arma está com defeito na camara mesmo?

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 18 Jul 2018, 20:33
por moliternoga
Não posso falar com propriedade pois nunca tive uma puma porém conheço várias pessoas que atiram e recarregam com cargas bem quentes e reaproveitam os estojos normalmente. Se o problema está acontecendo com munição original, que provavelmente não tá excedendo a pressão, sua arma deve estar com alguma deformidade na câmara.

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 22 Jul 2018, 08:08
por Erick Tamberg
Olá.

Sim. Isso é normal.

Lembre-se de que o projeto original das Winchester 1892 usava cartuchos com um leve formato "garrafa", como o .44-40, .38-40, .32-20 e .25-20. Neste último, o formato garrafa é mais acentuado.

Nas " lever action", é necessário que a entrada da câmara tenha diâmetro superior ao do projétil para garantir a correta operação. Essa característica foi mantida nas adaptações para cartuchos de paredes paralelas (ou quase), como o. 38 SPL/357 MAG/.44 MAG.

O macete é ter um lote próprio de estojos para utilizar na Puma. Eu uso estojos Winchester como forma de marcá-los (qualquer cartucho .38 SPL com a gravação Winchester eu só uso na "Winchester").

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 22 Jul 2018, 08:13
por Erick Tamberg
Outra sugestão é empregar estojos +P niquelados. São mais espessos no culote e deslizam melhor para dentro do die de recalibração externa.

Caso a deformação seja muito significativa, sugiro adquirir um calibrador para cartuchos Presidente em calibre 40 de espingarda (não confundir com o .40 S&W). É um simples tubo onde o estojo é introduzido forçado por meio de um torno de bancada ("morsa"). Nesse tipo de calibrador, o estojo entra até o fim, já que não há o espaço do shell holder. As medidas do .38 SPL e do 40 de espingarda são bem próximas.

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 23 Jul 2018, 07:40
por moliternoga
Tá aí uma resposta de um cara que tenho certeza que se pode confiar. O Erick é "antigo" no tiro e um grande conhecedor do assunto. Como já tinha dito antes quando eu comecei a pesquisar sobre armas de fogo e munições (lá no início dos anos 2000), o Erick e o Celso já eram grandes conhecedores e mais importante de tudo, sempre prestativos e humildes. (Tenho saudades do Orkut por conta das comunidades de armas de fogo e EDC).

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 23 Jul 2018, 15:34
por Erick Tamberg
Moliternoga,

Grato pelas palavras. Se eu disser que comecei a conversar com o Celso numa BBS, seremos chamados de dinossauros! :lol: :lol: :lol:

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 12 Mai 2019, 17:38
por Demetriuslopes
Recomenda a arma para defesa pessoal? Estou com uma autorização deferida. Compro ou espero para ver se o decreto passa a valer e pego uma 357?

Re: Carabina Puma .38 SPL. Deformidade nos estojos. É normal

Enviado: 13 Mai 2019, 19:01
por Erick Tamberg
Demetriuslopes escreveu:Recomenda a arma para defesa pessoal? Estou com uma autorização deferida. Compro ou espero para ver se o decreto passa a valer e pego uma 357?
Depende das condições do teu ambiente. Eu sempre recomendei esse tipo de arma para quem tenha um ponto estratégico.

Ex: num posto de gasolina, por exemplo, o escritório costuma ficar num mezanino com visão das bombas. Normalmente, quem são abordados pelos ladrões são os frentistas e clientes. Nessa situação, quem estiver no mezanino com uma carabina tem uma enorme vantagem tática em relação ao ladrão em campo aberto com uma arma curta.

Para combates cara a cara, prefira uma 12 "pump".