Munição CCI Quiet-22 - Relato

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Munição CCI Quiet-22 - Relato

Mensagem por Leo_FuzNav »

Boa noite amigos, hoje tive o prazer de testar a munição Quiet-22 da CCI no meu humilde CBC 8122, vou aqui postar as observações e comentários sobre a experiência.

Dados da Munição:

CCI Quiet-22
Projétil: 40 grains Chumbo Ogival
Velocidade de Boca: 710 fps ( 217 m/s)
Estampido: 68 dB (segundo o fabricante, 75% a menos que as munições Standard)

Tabela Balística

Código: Selecionar todos

                    Muzzle 	50 yards 	75 yards 	100 yards
Velocidade          710 	   674 	     656 	     640       fps
Energia             45 	    40 	      38 	      36        lb/ft
Trajetória          1.5 	   0.0 	    -6.4 	    -17.8      in
Imagem

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Efetuei alguns disparos em alvo de papel a 25m e 50m, utilizando bipé e luneta. A 25m o agrupamento (3 disparos) coube em uma moeda de 10 centavos (2cm) já a 50m (4 disparos em 4cm), pensei na hora: "nada mal", mas o que me chamou mais a atenção foi que, de fato, o estampido era muito discreto, porém, ainda não satisfeito, coloquei um supressor e ao efetuar o primeiro disparo achei que havia ocorrido uma nega, pois o unico som que escutei foi um "click" do percusor.

Ao fim de algumas dezenas de disparos, confesso que fiquei entusiasmado com a pequena e tímida "CCI Quiet-22" por seu estampido extremamente baixo, chegando a praticamente zero com supressores. Esta CCI de fato é perfeita para o que promete, "Plinking", e quanto à eliminação de pequenas pragas (em locais em que é permitido) também vejo uma excelente aplicação.

Reflexão:
Muitas vezes procuramos por munições mais "potentes" chegando ao limite do calibre, mas esquecemos que o .22 LR nunca será um calibrão e ao tentar ser acaba passando por vexames, na minha experiência de hoje, vi varios atiradores curiosos e impressionados com a arma que não fazia barulho, um .22 sendo apenas o que ele deve ser, um calibre discreto.

P.S.: assim que possível postarei vídeo de alguns disparos.
Militar e CAC 1RM.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Munição CCI Quiet-22 - Relato

Mensagem por AmilcarAlho »

Gostei muito do seu relato e concordo com o que disse. Aqui em Portugal nunca vi estas munições à venda mas, se algum dia as encontrar, vou comprar certamente.

Responder